Boletim Acontece na FFLCH-USP n. 251

Aula Inaugural do Curso de Geografia, com Wanderley Messias da Costa

O Prof. Dr. Wanderley Messias da Costa proferirá na segunda-feira, 23 de fevereiro, às 18h, no Anfiteatro de História, a Aula Inaugural do curso de Geografia "Sociedade, território e poder: velhas e novas geopolíticas neste turbulento Século 21".

SEG | 23.02.2015 | 18h00

Anfiteatro de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

Aula Inaugural do Curso de História, com Maria Helena Rolim Capelato

O Departamento de História convida para a Aula Inaugural "O ofício do historiador: pensar sobre a história e pensar com a história", que será proferida pela Profa. Dra. Maria Helena Rolim Capelato, na terça-feira, 24 de fevereiro, às 14h, no Anfiteatro do Departamento.

TER | 24.02.2015 | 14h00

Aula Inaugural do Curso de Filosofia, com Caetano Plastino

O Departamento de Filosofia convida para a Aula Inaugural "O conhecimento com base no testemunho", que será proferida pelo Prof. Dr. Caetano Plastino, na terça-feira, 24 de fevereiro, às 19h30, na sala 14 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais.

TER | 24.02.2015 | 19h30 | convite

Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo.

Debate de lançamento do livro "Monções", de Sérgio Buarque de Holanda, com Laura de Mello e Souza e André Sekkel Cerqueira

A Biblioteca Mário de Andrade e a editora Companhia das Letras convidam para debate de lançamento do livro Monções, de Sérgio Buarque de Holanda, que será realizado nesta terça-feira, 24 de fevereiro, às 19h30.

Publicado originalmente em 1945, o livro trata de expedições por rios ao interior da Colônia. Em sua quarta edição, é publicado ao lado da coletânea Capítulos de expansão paulista, de organização inédita, ancorada em pesquisas desenvolvidas pelos organizadores, Laura de Mello e Souza e André Sekkel Cerqueira.

TER | 24.02.2015 | 19h30 | convite

Biblioteca Mário de Andrade. Rua da Consolação, 94, São Paulo

Lançamento do Projeto Dicionário etimológico da língua portuguesa (DELPO)

O NEHiLP (Núcleo de apoio à pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa) convida para o lançamento dos programas desenvolvidos em parceria com FFLCH, IME, EACH e POLI ao longo de 2013-2014 e vinculados ao projeto DELPo (Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa), do NEHiLP, da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP-USP).

O trabalho envolve as mais diversas áreas de conhecimentos e especialidades. Em abril planeja-se um curso para aprendizado do uso dos programas.

Aos interessados, informar por e-mail ou durante o lançamento do projeto, se o mais conveniente seria fazê-lo em duas semanas de curso (quatro dias por semana) ou em dois meses (uma vez por semana). No dia do lançamento do projeto haverá uma lista para interessados.

Mais informações: nehilp@usp.br

QUA | 25.02.2015 | das 13 às 16h00 | convite

Prédio de Letras (sala 266). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo

Próximas Defesas:

A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH está disponível em http://fflch.usp.br/calendar/2015