Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP n. 252

 

IV Colóquio Mindlin: História do Brasil, história territorial e história global

 

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin convida para o IV Colóquio Mindlin: História do Brasil, história territorial e história global, a ser realizado nesta segunda-feira,  2 de março, às 10h, no Complexo Brasiliana USP, situado à Rua da Biblioteca s/nº, Cidade Universitária.
 
 
Mais informações: http://www.bbm.usp.br/
 

 


 

Lançamento: "Uma sociologia do amor romântico no cinema: Hollywood, anos 1990 e 2000", de Túlio Rossi

 

Na terça-feira, 03 de março, às 19h, no bar Canto Madalena, será lançado o livro Uma sociologia do amor romântico no cinema: Hollywood, anos 1990 e 2000, de autoria de Túlio Rossi.
 
O livro é baseado em tese de doutorado defendida pelo autor na FFLCH/USP em março de 2013.
 
TER | 03.03.2015 | 19h00 | convite
 
Bar Canto Madalena. Rua Medeiros de Albuquerque, 471, Vila Madalena, São Paulo
 

 


 

 

Palestra: "A tradução em movimento: o Zibaldone di Pensieri, de Giacomo Leopardi, em português", com Andréia Guerini (UFSC)

 

O Departamento de Letras Modernas promove nesta terça-feira, 03 de março, às 19h30, na sala 260 do prédio de Letras, a palestra "A tradução em movimento: o Zibaldone di Pensieri, de Giacomo Leopardi, em português", que será ministrada pela Profa. Dra. Andréia Guerini (UFSC).
 
TER | 03.03.2015 | das 19h30 às 21h00
 
Prédio de Letras (sala 260). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

 

Conferência: "Migração e Saúde na África do Oeste", com Acácio Almeida (UNILAB)

 

O Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil África promove na quinta-feira, 05 de março, às 17h, na sala de vídeo do Departamento de História, a conferência Migração e Saúde na África do Oeste, com o professor Acácio Almeida.
 
 
Acácio Almeida é doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP/SP) e Pós-doutor pela Faculdade de Saúde Pública / USP. Foi bolsista CAPES (programa doutorado Sanduíche no exterior) na Université de Cocody (Côte d´Ivoire). Atualmente é professor da UNILAB - Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (IES Federal). Presidente do Conselho Deliberativo da Casa das Áfricas; pesquisador associado ao Grupo de Antropologia da Comunicação da Université Félix Houphouët-Boigny (Côte d'Ivoire) e do grupo de pesquisa "Processos migratórios e saúde: perspectivas interdisciplinares" - FCMSCSP.
 
Resumo: A situação dos imigrantes internacionais é caracterizada pelo fato de que eles devem se reorientar socialmente e redefinir seu modo de vida no seio da sociedade de acolhida. Esse processo de integração que abre para os imigrantes a via para uma nova vida é também permeado por tensões que levam, nos casos mais extremos, à marginalização. As tensões entre os aspectos sociais, comunitários e econômicos, como encontrados no país de origem e no país de acolhida, podem se exprimir muitas vezes por problemas de saúde. Relacionar saúde e migração é falar da integração dos migrantes no corpo social, das instituições de apoio e do diálogo, mas também das interdições e incompreensões de práticas sociais, e das transformações de significados do corpo, da religião, das tradições terapêuticas decorrentes deste encontro. Entretanto, apesar do crescimento exponencial dos estudos sobre imigração e emigração nos últimos anos, o tema da saúde e da doença em contexto migratório constitui um domínio de investigação incipiente. 
 
QUI | 05.03.2015 | 17h 
 
Sala de Vídeo do Departamento de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 

 


 

I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira - inscrições até 5 de março

 

Estão abertas até 5 de março as inscrições para o I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira, que será realizado de 9 a 13 de março de 2015, na sala 102 do prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo)

A programação completa pode ser consultada em http://literaturabrasileira.fflch.usp.br/node/47
 
Serão emitidos certificados de participação aos inscritos.
 
As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição.
 
 
 

 

"Primeiros Passes - Documentos para a História do Futebol em São Paulo", com Wilson Roberto Gambetta

 

O LUDENS - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas, promove na terça-feira, 10 de março, das 18h15 às 20h30, o evento Primeiros Passes - Documentos para a História do Futebol em São Paulo, com a participação do Dr. Wilson Roberto Gambetta (DH/FFLCH/USP).

TER | 10.03.2015 | das 18h15 às 20h30

Sala de Vídeo do Departamento de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária

 


 

 

 

 

 

 

Abertura das Atividades da Cátedra W. B Yeats 2015

 

A Cátedra de Estudos Irlandeses W. B Yeats, a Embaixada da Irlanda e a FFLCH/USP convidam para a abertura das atividades da Cátedra em 2015.
 
O evento faz parte das comemorações pelos 150 anos de William Butler Yeats.
 
TER a QUI | 17 a 19.03.2015 | Consulte a programação completa
 

 


 

Lançamento: "Exile, Home and City: The Poetic Architecture of Belfast", de Viviane Carvalho da Annunciação

 

Editora Humanitas acaba de lançar Exile, Home and City: The Poetic Architecture of Belfast, de Viviane Carvalho da Annunciação, que possui graduação, mestrado e doutorado em Letras pela FFLCH/USP.
 
O livro tem como objetivo compreender como a poesia escrita na Irlanda do Norte representa a cidade de Belfast durante o século XX. A hipótese defendida pela tese é a de que o trabalho poético com a métrica, figuras de linguagem e imagens cria uma constelação de experimentos estéticos. A análise dos poemas de Belfast, escritos por Louis MacNeice, John Hewitt, Padraic Fiacc, Michael Longley, Derek Mahon, Ciaran Carson, Paul Muldoon, Medbh McGuckian, Seamus Heaney, Sinéad Morrissey, Leontia Flynn, Allen Gillis e Miriam Gamble, demonstra que a arquitetura poética de Belfast aponta para espaços sociológicos mais abrangentes. A cidade não é retratada singularmente, mas em sua conexão com outras localidades globais. Por meio de um espaço de confluência, os poemas selecionados apresentam um desejo simbólico de possuir Belfast, uma cidade em que arte, história e memórias interagem de forma dinâmica.
 

 

Leia mais

 

 

 

X Semana de Filologia na USP

 

De 4 a 8 de maio de 2015 será realizada a X Semana de Filologia na USP.
 
As inscrições para comunicação, gratuitas e com a duração de quinze minutos, estão abertas a professores e estudantes de pós-graduação. Para se inscrever, preencha os dados solicitados em "Leia mais" para Comunicadores.
 
Se deseja participar apenas como ouvinte, inscreva-se preenchendo os dados para esta modalidade e os envie ao e-mail:semanadefilologiausp@gmail.com, fazendo constar do cabeçalho da mensagem que se trata de “Inscrição de Ouvinte”.
 
O programa completo de palestras e mesas-redondas estará disponível em breve no site do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP.
 
Os comunicadores e participantes assíduos receberão um certificado de participação.
 
Locais: Anfiteatro de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
e Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (Sala 11). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 

Leia mais

 

 

Pinceladas sobre a Pintura Alheia

 

O Prof. Dr. Francisco Maciel Silveira, docente da Área de Literatura Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, convida a acessar, pelo Google Chrome, as mais recentes publicações de seu Pinceladas sobre a Pintura Alheia:

Sétimas Iluminuras: Los caprichos

Na seção Quintas Iluminuras do site há duas partes também dedicadas a Goya: Goya e Goya 2

Pinceladas sobre a Pintura Alheia é um site dedicado à divulgação de pintura e pintores, além da reflexão sobre a criação artística.

 

 


 

 

Próximas Defesas:

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 


 

* A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH está disponível em http://fflch.usp.br/calendar/2015