Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP n. 254

Conversa de livraria com o Prof. Dr. José de Souza Martins

 

A Alpharrabio Livraria e Editora convida para Conversa de livraria com o Prof. Dr. José de Souza Martins, Professor Emérito da FFLCH/USP, seguida de sessão de autógrafos dos livros Desavessos - Crônicas de poucas palavras e Linchamentos: a justiça popular no Brasil.
 
O evento acontece neste sábado, 14 de março, às 10h30, na  Alpharrabio Livraria.
 
SÁB | 14.03.2015 | 10h30 
 
Alpharrabio Livraria. Rua Dr. Eduardo Monteiro, 151, Jardim Bela Vista, Santo André 
 

Leia mais

 


 

Marcello Moreira e João Adolfo Hansen recebem Grande Prêmio da Crítica na 59ª edição do Prêmio da APCA

 

A APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte - comunica a premiação de João Adolfo Hansen e Marcello Moreira com o Grande Prêmio da Crítica pela obra Gregório de Matos, contemplada nesta 59ª edição do Prêmio da APCA na categoria Literatura.
 
A cerimônia de premiação acontecerá na terça-feira, 17 de março de 2015, às 20h, no Sesc Pinheiros, Teatro Paulo Autran (Rua Pais Leme, 195, Pinheiros, São Paulo). 
 

 


 

Abertura das Atividades da Cátedra W. B Yeats 2015

 

A Cátedra de Estudos Irlandeses W. B Yeats, a Embaixada da Irlanda e a FFLCH/USP convidam para a abertura das atividades da Cátedra em 2015.
 
O evento faz parte das comemorações pelos 150 anos de William Butler Yeats.
 
TER a QUI | 17 a 19.03.2015 | Consulte a programação atualizada
 

 


 

Seminário: "The Politics of Constitutional Change in Latin America", com Gabriel Negretto (CIDE / México)

 

Já está disponível a programação de seminários do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política para este semestre. Confira aqui.
 
As atividades terão início nesta quinta-feira, 19 de março, às 17h30, na sala 14 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais, com a Aula Inaugural "The Politics of Constitutional Change in Latin America", a ser dirigida pelo professor Gabriel Negretto (CIDE / México).
 
Haverá transmissão ao vivo pelo IPTV USP em: http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=26764
 
QUI | 19.03.2015 | 17h30 
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 

 


 

Seminário: "The International Politics of Economic Globalization and Emerging Market Economies"

 

O NUPPs - Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas da USP - convida para o Seminário Princeton-USP, The International Politics of Economic Globalization and Emerging Market Economies, que será realizado nos dias 19 e 20 de março, na sala da Congregação da FEA-USP.
 
QUI e SEX | 19 e 20.03.2015 | Programação
 
FEA - USP - Sala da Congregação. Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, 1º andar, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Lançamento: "Dialogismo: teoria e(m) prática", Beth Brait e Anderson Salvaterra Magalhães (Orgs.)

 

Os organizadores, Profs. Drs. Beth Brait e Anderson Salvaterra Magalhães, a Terracota editora e a Livraria Cultura convidam para o lançamento do livro Dialogismo: teoria e(m) prática, que será realizado nesta quinta-feira, 19 de março, das 18 às 21h30, na Livraria Cultura (Conjunto Nacional).
 
 
QUI | 19.03.2015 | das 18 às 21h30 | convite
 
Livraria Cultura (Conjunto Nacional). Av. Paulista, 2073, São Paulo
 
 

 

Lançamento: "Nas tramas do crack: Etnografia da abjeção", de Taniele Rui

 

A Editora Terceiro Nome, o Núcleo de Antropologia Urbana (NAU) da FFLCH/USP e a Ação Educativa convidam para o lançamento do livro Nas tramas do crack: Etnografia da abjeção, de Taniele Rui, cuja pesquisa foi vencedora do Prêmio Capes de Tese de Doutorado de 2013.
 
Veja o convite
 
Debate e lançamento: QUI | 19.03.2015 | das 19 às 21h30
Ação Educativa. Rua General Jardim, 660, Vila Buarque, São Paulo
 
 
Noite de Autógrafos: SEG | 23.03.2015 | das 19 às 21h30
Livraria Martins Fontes. Av. Paulista, 509, São Paulo

 

 

Ditadura ontem e hoje

 

O Departamento de História convida para o evento "Ditadura ontem e hoje", sob coordenação do Prof. Dr. Marcos Silva, que será realizado de 23 a 27 de março, das 18 às 19h30, no Anfiteatro de História.

 
Programação:
 
23/3 - A USP e a Ditadura Militar: Apontamentos para uma História de Baixo pra Cima. Coordenador e expositor: Prof. Dr. Sean Purdy (FFLCH/USP). Debatedor: Murilo René Schoeps (Graduando em História, FFLCH/USP).
 
24/3 – Cinema e ditadura. Coordenador e expositor: Prof. Dr. Mauricio Cardoso (FFLCH/USP). Debatedores: a confirmar.
 
25/3 – Arquivos, fontes e pesquisa sobre a Ditadura. Coordenadora e expositora: Profª. Drª. Heloísa Cruz (PUC/SP). Debatedores: Joana Cortes Rollemberg (Jornalista e Historiadora, PUC/SP), Rodolfo Machado (Doutorando, PUC/SP ) e Lauro Ávila Pereira (Professor da PUC/SP e Ex-Diretor do APESP - a confirmar)
 
26/3 – Ditadura hoje e a Internacional das ditaduras. Coordenador e expositor: Prof. Dr. Lincoln Secco (FFLCH/USP). Debatedores: Fernando Sarti Ferreira (Argentina), Fernando Camargo (Espanha),  Ana Carolina Ramos (Colômbia) e Joana Salem (Chile. a confirmar). OBS.: esta atividade ocorrerá na Sala de Video.
 
27/3 – Ensino de História e ditadura. Coordenador e expositor: Prof. Dr. Marcos Silva (FFLCH/USP). Debatedores: Profª. Drª. Elaine Lourenço (UNIFESP/Guarulhos), Prof. Dr. Sergio Souza (Coordenador Pedagógico na EMEF Carlos de Andrade Rizzini) e Prof. MA. Thiago Faria Silva (Doutorando na FFLCH/USP e Bolsista CNPq).
 

 


 

Lançamento: Coleção Metageografia, volume 1 - Crise Urbana

 

Coordenação:  Ana Fani Alessandri Carlos
Realização: GESP - Departamento de Geografia - FFLCH-USP
 
As análises contidas nesta coleção se desenvolvem a partir da centralidade  que a produção/reprodução do espaço urbano desempenha na, hoje, na realização da sociedade capitalista. Em suas profundas metamorfoses, o  espaço aponta a realização do capitalismo no plano mundial, como um momento da reprodução da sociedade, que saída da história da industrialização, que permitiu com o desenvolvimento do mundo  da mercadoria, a  generalização do valor de troca- divisão do trabalho no seio da sociedade, o desenvolvimento das comunicações, a expansão da informação -, a redefinição das relações entre os lugares de realização da vida. A extensão do capitalismo no espaço, ele próprio tornado mercadoria, faz da produção do espaço um pressuposto, condição e produto da reprodução social e nesta direção, elemento definidor dos conteúdos da prática sócio-espacial, o que modifica as relações espaço-tempo da vida social, redefinindo contradições e produzindo novas.
 
O GESP (Grupo de Geografia Urbana Crítica Radical sediado no Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - USP) reúne diversos pesquisadores em torno do  objetivo de desvendar os conteúdos da urbanização hoje tendo como foco de  
análise os fundamentos que explicitam a desigualdade vivida concretamente no cotidiano da metrópole  tendo como perspectiva a construção de uma “geografia crítica radical”.
 
 

 

Leia mais

 

 

Lançamento: "Landscapes and Landforms of Brazil"

 

 
Acaba de ser lançado pela editora europeia SPRINGER, em parceria com a Associação Internacional de Geomorfologia (IAG), o livro Landscapes and Landforms of Brazil.
 
O livro faz parte de uma coleção sobre as paisagens de outros paises (The World Geomorphological Landscapes). Esta é a primeira publicação internacional escrita por 75 professores e pesquisadores, reunindo resultados das pesquisas sobre a origem e as formas do relevo de 36 paisagens de todas as regiões brasileiras. Os autores e editores esperam que este livro contribua para o desenvolvimento e reconhecimento internacional da Geomorfologia Brasileira.
 
Entre os editores está a Profa. Dra. Bianca Carvalho Vieira, docente do Departamento de Geografia da FFLCH/USP.
 
 

 

 
 

 
 

V Colóquio Internacional "Visões da Antiguidade Clássica"

 
 
Mais informações serão divulgadas oportunamente.
 

Chamada para Publicação: Revista Magma

O Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada convida pesquisadores em literatura de todos os programas de pós-graduação, sobretudo mestrandos e doutorandos, para a publicação de artigos, traduções e criações na Revista Magma.

 
O tema para publicação é livre e os textos devem ser submetidos até 07/04/2015 pelo sistema online da revista em: http://www.revistas.usp.br/magma
 
Consulte as normas
 
Mais informações: magma@usp.br
 

 


 

Curso: Paleografia Medieval

 

O Departamento de Filosofia da FFLCH/USP, com apoio da FAPESP e sob organização do Prof. Dr. José Carlos Estêvão, promoverá, neste maio de 2015, curso de paleografia medieval. A proposta desta iniciativa é continuar e aprofundar curso promovido há cerca de 3 anos.
 
A profa. Greti Dinkova-Bruun (PIMS - Toronto) retornará para apresentar uma versão mais aprofundada dos seminários, atentando agora principalmente para as escritas góticas entre os séculos 11 e 15 (iniciando o estudo pela breve retomada de escritas anteriores e encerrando pelas escritas humanísticas).
 
Os seminários ocorrerão entre 4 e 22 de maio, às segundas, quartas e sextas, das 14h às 18h, no prédio de Letras.
 
O curso é gratuito, mas as vagas são limitadas (aproximadamente 25).
 
O público alvo são os interessados em escritas antigas que já possuam algum conhecimento de latim (o curso será ministrado em inglês).
 
Os interessados devem entrar em contato com Gustavo Paiva, por e-mail: gustavo.barreto.paiva@usp.br
 
 
 

 

Revista de História passa a operar no sistema Ahead of Print

 

A Revista de História passou a operar no sistema Ahead of Print. Essa é uma forma nova de publicar previamente artigos e resenhas já aprovados, que antes aguardavam o fechamento editorial dos volumes semestrais. Agora os textos não precisam mais esperar meses para serem publicados e lidos. Cada artigo já possui um número DOI (Digital Object Identifier – Identificador de Objeto Digital) que padroniza a identificação de documentos em redes de computadores, como a internet. Este identificador é composto de números e letras e atribuído ao objeto digital, oferecendo identificação unívoca da propriedade intelectual dos textos, permitindo a imediata citação completa.
 
Essa forma de publicação antecipada está de acordo com as políticas editoriais científicas internacionais mais recentes, que indicam a necessidade de circulação rápida das informações acadêmicas. 
 
A seção Ahead of print já está funcionando nio site da revista, em http://revhistoria.usp.br/index.php/ahead-of-print e no Portal de Periódicos da USP http://www.revistas.usp.br/revhistoria
 
Nestas páginas é possível baixar, abrir e ler os artigos já aprovados pela comissão editorial. 
 

 

 

 

 

Próximas Defesas:

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 


 

 A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH está disponível em http://fflch.usp.br/calendar/2015