Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP n. 261

A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH pode ser vista em http://fflch.usp.br/calendar/2015

 

 

Acesse o Portal de Vídeos da FFLCH em nossa página http://comunicacao.fflch.usp.br/portaldevideos

 

 

 

 

V Seminário Discente da Pós-Graduação em Ciência Política / FFLCH-USP

 

Será realizado nesta semana, de 4 a 08 de maio, das 09 às 19h, no prédio de Filosofia e Ciências Sociais, o V Seminário Discente da Pós-Graduação em Ciência Política da FFLCH-USP. São 20 mesas e 60 trabalhos.
 
O evento é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia.
 
Os textos base para as discussões estão disponíveis em: www.sistemas.fflch.usp.br/ocspkp/sdpscp/Vsem
 
Consulte a programação
 
 

 

 

Seminário: "Desafios e Oportunidades para a Ciência Política Brasileira", com Gláucio Ary Dillon Soares (IESP/UERJ)

 

 
Nesta segunda-feira, 04 de maio, às 18h, na sala 14 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais, Gláucio Ary Dillon Soares  (IESP/UERJ) dirigirá o seminário "Desafios e Oportunidades para a Ciência Política Brasileira".
 
Haverá transmissão ao vivo no site do IPTV USP: http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=27644
 
SEG | 04.05.2015 | 18h00
 
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 

 

 

 

X Semana de Filologia na USP

 

O Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas convida para a X Semana de Filologia na USP, que será realizada de 04 a 08 de maio, no prédio de Filosofia e Ciências Sociais (Av. Prof. Luiciano Gualberto, 315, sala 11).

Confira a programação.

 

 

 

Seminário Permanente História e Arqueologia da Mesoamérica e Andes

 

O Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos (CEMA/USP) convida para a próxima reunião do Seminário Permanente História e Arqueologia da Mesoamérica e Andes, a realizar-se na próxima segunda-feira, 04 de maio, às 17h30 no Laboratório do CEMA.
 
Neste seminário, Márcia Alvim, Professora de História da Ciência da Universidade Federal do ABC, apresentará e debaterá seu trabalho "Cultura, conhecimento e evangelização: a obra de Frei Bernardino de Sahagún".
 
Os textos-base para a reunião estão no site do CEMA:  www.usp.br/cema
 
SEG | 04.05.2015 | 17h30
 
Laboratório do CEMA (próximo à Seção de Alunos, no Prédio de Geografia e História da FFLCH/USP). Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

 

Seminários de Sociologia, com Michel Misse

 

Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 118). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

 
 

 

Palestras sobre Filologia Românica

O GMHP (Grupo de Morfologia Histórica do Português) e o NEHiLP (Núcleo de Apoio à Pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa), ambos coordenados pelo Prof. Dr. Mário Eduardo Viaro, iniciando os Seminários de 2015, têm o prazer de convidar a todos para as duas palestras gratuitas e sem necessidade de inscrição prévia, que serão proferidas no próximo dia 06 de maio, quarta-feira, às 13h, no prédio de Letras da FFLCH-USP (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, sala 266), conforme publicado em:
 
  
 
1ª Palestra: Prof. Dr. Bruno Fregni Bassetto (DLCV - FFLCH-USP). "Visão diacrônica da ortografia e da semântica"
2ª Palestra: Prof. Dr. Everton Altmayer Leopoldino (DLCV/DLM - FFLCH-USP). "O dialeto trentino"
 
 
 

 

Colóquio Dalton 90 - Homenagem aos 90 anos de Dalton Trevisan

 

O Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira e o Instituto de Estudos Brasileiros (IEB/USP) convidam para o Colóquio Dalton 90 - Homenagem aos 90 anos de Dalton Trevisan.
 
No primeiro dia do evento, a conferência de abertura será proferida pela professora Berta Waldman (Unicamp / USP). Haverá também um debate entre os professores Arnaldo Franco Júnior, Augusto Massi e Eliane Robert Moraes.
 
No segundo dia, a mesa intitulada "Depoimento de Escritores" reunirá Francisco Alvim, Fernando Paixão e André Sant'Anna. A conferência de encerramento será proferida por Michael Wood, da Princeton University.
 
O evento será realizado nos dias 7 e 8 de maio, na sala 107 do Prédio de Letras. As inscrições para participação devem ser realizadas por e-mail coloquiodalton90@gmail.com. 
 
Confira a programação
 
QUI e SEX | 07 e 08.05.2015 
 
Prédio de Letras (sala 107). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

 

Palestra: "Imigração judaico-alemã: de apátridas a cidadãos brasileiros (1933-1950)", com Maria Luiza Tucci Carneiro

 

O Instituto Martius-Staden  de Ciências Letras e Intercâmbio Cultural Bras Alemão convida para a palestra  "Imigração judaico-alemã:  de apátridas a cidadãos brasileiros (1933-1950)", que será proferida pela Profa. Dra. Maria Luiza Tucci Carneiro, na quinta-feira, 07 de maio, às 19h, no  Colégio Visconde de Porto Seguro (Auditório Heiner Dauch).
 
QUI | 07.05.2015 | 19h00 | convite
 
 
Colégio Visconde de Porto Seguro (Auditório Heiner Dauch). Rua Floriano Peixoto Santos, 55, Morumbi
 
 
 

 

 

Debates: "Observatório da Conjuntura e da Democracia: Visões da Crise"

 

O Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (CENEDIC) e o Laboratório de Estudos Marxistas (LEMARX) promovem no dia 07 de maio, quinta-feira, às 19h, o debate "Observatório da Conjuntura e da Democracia: Visões da Crise".
 
Os debatedores serão Sérgio Nobre (Secretário Geral da CUT) e Guilherme Boulos (Coordenador do MTST), com mediação de Ricardo Musse (USP).
 
Haverá transmissão ao vivo no site http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=27426
 
QUI | 07.05.2015 | 19h00
 

Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

 


 
  • Próximo debate no dia 13 de maio de 2015 (quarta-feira), às 18h, no mesmo local, terá participação de Alexandre Padilha (Secretário municipal de Relações Governamentais e ex-Ministro da Saúde) e Luciana Genro (PSOL). Coordenação: Ricardo Musse (USP).
  
 

 

 

II Encontro Nacional de Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens - Fantástico e Imaginário: Reflexões Contemporâneas

O II Encontro Nacional de Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens – Fantástico  e Imaginário: Reflexões Contemporâneas acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de maio, na FFLCH/USP, e tem como objetivo propor uma discussão, em perspectiva interdisciplinar, considerando o fantástico em sua estreita relação com o imaginário, tendo como foco a literatura para os jovens e seus diálogos com outras linguagens. 

 
O evento, organizado pelo Grupo de Pesquisa em Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens-USP, irá contemplar a apresentação de seminários, mesas redondas e conferências, promovendo debate entre pesquisadores da Universidade de São Paulo e de instituições no âmbito nacional.
 
Entre os participantes, destacam-se os Profs. Drs. Maria José Palo (PUC), Ricardo Iannace (FATEC), Regina Michelli (UNERJ) e Luciane Santos (UFPB-PB), entre outros convidados.
 
O último dia do encontro será palco do lançamento da publicação Tecendo Literatura, livro-homenagem à Prof. Dra. Lúcia Pimentel Góes, da Universidade de São Paulo. 
 
A programação completa será publicada em breve no site: http://grupoplccj.webnode.com.br , onde também estão disponíveis as inscrições de ouvintes. 

 
Haverá emissão de certificados aos participantes.
 
 
 

 

 

Jornada Discurso Religioso: possibilidades retórico-argumentativas

 

O Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação (GERAR), coordenado pela Prof. Dra. Lineide do Lago Salvador Mosca, convida para a Jornada Discurso Religioso: possibilidades retórico-argumentativas, a realizar-se no dia 14 de maio, das 9 às 17h, na sala 102 do Prédio de Letras.
 
O evento reunirá estudiosos do discurso religioso de algumas perspectivas teóricas, tais como teoria literária, semiótica da cultura, ciências da religião, sociologia e estudos discursivos, criando um espaço de diálogo interdisciplinar em torno de diferentes objetos de pesquisa.
 
Haverá emissão de certificados aos participantes.
 
Confira a programação
 
 
QUI | 14.05.2015 | 9 às 17h00
 
Prédio de Letras (sala 102). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 

 

 

Abertura da Exposição: "O Olhar de Hercule Florence sobre os Índios Brasileiros"

 

O Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria da Cultura, o Instituto Hercule Florence, o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, o LEER-USP, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin/PRCEU-USP e o Instituto Socioambiental convidam para a abertura da exposição "O Olhar de Hercule Florence sobre os Índios Brasileiros". 
 
Informações detalhadas em: http://www.bbm.usp.br/node/149

 

 

 

 

Festa cultural paulistana homenageia livro sobre jovens que desafiaram o nazismo

 

O livro "A Rosa Branca. A história dos estudantes alemães que desafiaram o nazismo", de Inge Scholl, foi traduzido por um grupo de alunos da Área de Alemão do Departamento de Letras Modernas (FFLCH - USP) sob coordenação das Profas. Dras. Juliana P. Perez e Tinka Reichmann e publicado em 2013 pela Editora 34.



Depois de receber o selo de qualidade “altamente recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil (FNLIJ) e chegar à segunda edição em 2014, será homenageado na 16a. edição da festa "Maifest", organizada pela Associação de Empreendedores e Moradores do bairro do Brooklin, em São Paulo. Em parceria com a Maifest, o Instituto Goethe, a Editora 34 e a Fundação Rosa Branca de Munique, o grupo dos tradutores do livro oferecerá diversas atividades culturais para apresentar ao público a história da Rosa Branca sob o mote do evento ("Tempo de Desabrochar - celebrando a liberdade e o diálogo multicultural nas ruas do Brooklin"): 



1. Exibição do filme "A Rosa Branca“ (Michael Verhoeven, 1982) com legendas em português, seguida de mesa-redonda com Janaina Salgado e Yasmin Utida sobre a tradução do livro. Local: Museu da Imigração, Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca.

Data: sexta-feira, 15/05/2015confira a programação no site: http://museudaimigracao.org.br/en/encontro-rosa-branca

2. Exposição de painéis sobre os principais integrantes da Rosa Branca no edifício da CIESP (R. Bernardino de Campos, 145-Brooklin) e venda de livros com sessão de autógrafos das tradutoras Datas: sábado e domingo, 23 e 24/05/2015, das 10h às 22h. 



Participe!



Mais informações:

http://comunicacao.fflch.usp.br/node/3037

http://www.editora34.com.br/detalhe.asp?id=778

http://agitosp.com/2015/03/11/16a-maifest-celebrara-a-liberdade-e-o-dialogo-multicultural-nas-ruas-do-brooklin/ 

 

 

 

Palestra: “China Versus Índia: o caso da guerra sino-indiana de 1962”

 
O Laboratório de Estudos da Ásia (LEA), do Departamento de História da FFLCH/USP, convida para a palestra: “China Versus Índia: o caso da guerra sino-indiana de 1962”. 
 
A palestra será ministrada pelo Prof. Dr. Shu Changsheng, no dia  27 de maio, quarta-feira, às 18h30, no Anfiteatro do Departamento de História.
 
* Shu Changsheng é professor da USP, com formação pela UFF e Universidade de Fudan, China, e autor do livro "História da China Popular no Século XX" (editora FGV). 
 
A palestra é gratuita e não é necessária inscrição prévia.
 
QUA | 27.05.2015 | 18h30
 
Anfiteatro de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Cadernos de Língua e Literatura Hebraica n. 12

 

O Centro de Estudos Judaicos anuncia que o 12º número dos Cadernos de Língua e Literatura Hebraica – a revista eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Língua Hebraica, Literatura e Cultura Judaica  da FFLCH/USP -  está pronto e pode ser acessado em: www.revistas.usp.br/cllh.