Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP n. 263

 

V Colóquio Internacional Visões da Antiguidade Clássica:

Augustan Poetry - New Trends and Revaluations

 

O Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas convida para o V Colóquio Internacional Visões da Antiguidade Clássica: Augustan Poetry - New Trends and Revaluations.

O evento será realizado de 8 a 10 de julho, das 09 às 18h, na Casa Guilherme de Almeida.

Informações e inscrições no site http://paulomar.wix.com/augustanpoetrybrazil

 

 

 

Seminário: Why do judges leave the Bench? Evidence from African and Latin American cases

 

 
Nesta quinta-feira, 14 de maio, às 17h30, na sala 14, Mariana Llanos (GIGA - Hamburg) dirigirá o seminário "Why do judges leave the Bench? Evidence from African and Latin American cases ".
 
Este seminário poderá ser assistido em tempo real no link http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=27897 e o texto base para a discussão está disponível aqui.
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 

 


 

Lançamento: "Cadernos do Outro Mundo: o Fórum Social Mundial em Porto Alegre", de Julia Ruiz di Giovanni

 

A Editora Humanitas, a Livraria Martins Fontes Paulista e a autora, Julia Ruiz di Giovanni, convidam para o lançamento do livro Cadernos do Outro Mundo: o Fórum Social Mundial em Porto Alegre.
 
O evento será realizado nesta quinta-feira, 14 de maio, das 18h30 às 21h30.
 
Julia Ruiz di Giovanni é Doutora em Antropologia Social pela FFLCH/USP.
 
QUI | 14.05.2015 | das 18h30 às 21h30 | convite
 
Livraria Martins Fontes Paulista. Av. Paulista, 509, São Paulo
 

 


 

Seminário: "Adjuroná: percursos simbólicos da trompa Karajá", com Pedro Paulo Salles (ECA/USP)

 

O Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos (CEMA/USP) convida para a próxima reunião do Seminário Permanente História e Arqueologia da Mesoamérica e Andes, a realizar-se na próxima segunda-feira, 18 de maio, às 17h30, no Laboratório do CEMA.
 
Neste seminário, Pedro Paulo Salles, professor do Departamento de Música da ECA/USP, apresentará e debaterá seu trabalho "Adjuroná: percursos simbólicos da trompa Karajá".
 
Os textos-base para a reunião estão no site do CEMA:  www.usp.br/cema
 
SEG | 18.05.2015 | 17h30
 
Laboratório do CEMA (próximo à Seção de Alunos, no Prédio de Geografia e História da FFLCH/USP). Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 

 


 

Conferência Internacional: "Dostoiévski: múltiplas perspectivas"

 

O Departamento de Letras Orientais da FFLCH/USP convida para a Conferência Internacional “Dostoiévski: múltiplas perspectivas”, que será realizada de 19 a 21 de maio, no Prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, sala 266).
 
Consulte a programação
 
As inscrições para participação como ouvinte podem ser feitas no site http://letrasorientais.fflch.usp.br/node/486
 
Serão emitidos certificados aos participantes.
 
 
 
 

 

Voz do Escritor: poesia brasileira contemporânea, com Alcides Villaça e Fernando Paixão

 

O Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada promove na terça-feira, 19 de maio, às 19h30, no Anfiteatro de História, o encontro Voz do Escritor: poesia brasileira contemporânea, com os professores Alcides Villaça (FFLCH/USP) e Fernando Paixão (USP - IEB).
 
 
TER | 19.05.2015 | 19h30
 
 
Anfiteatro de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 

 


 

Debate: Visões da Crise

 

O Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (CENEDIC) e o Laboratório de Estudos Marxistas (LEMARX) promovem no dia 20 de maio, quarta-feira, às 18h,  mais um debate do ciclo "Observatório da Conjuntura e da Democracia: Visões da Crise".
 
Os debatedores serão Alexandre Padilha (Secretário municipal de Relações Governamentais e ex-Ministro da Saúde) e Luciana Genro (PSOL), com mediação de Ricardo Musse (USP).
 
 
QUA | 20.05.2015 | 18h00 | convite
 

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (Auditório Istvan Jancsó). Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária, São Paulo

 

 

 

Lançamento: O Brasil na Monarquia Hispânica (1580-1668): Novas interpretações

 

 
 
Ana Paula T. Megiani; José Manuel S. Pérez; Kalina V. Silva
(Organizadores)
 
A passagem para o domínio da Coroa espanhola em 1580, devido à crise dinástica da Coroa portuguesa, inaugura um novo tempo para a América lusa, marcado por câmbios políticos e administrativos, entre outros. Regida pela Casa de Habsburgo, a Monarquia Hispânica estende seus tentáculos sobre os domínios portugueses já estabelecidos nas quatro partes do planeta, produzindo uma nova configuração de dimensão global que nunca deixa de desafiar aqueles que se debruçam sobre essa época. Este livro reúne trabalhos recentes de pesquisadores que se dedicam a essas problemáticas, apresentados em seminários ocorridos nas cidades de Salamanca e São Paulo no ano de 2012, e discutem diferentes aspectos da situação do Brasil durante o período da União Dinástica das Coroas Ibéricas e seu processo de dissolução (1580-1668). Pretende-se, assim, divulgar estudos recentes sobre o período, apontar novas perspectivas e retomar algumas questões consagradas pela historiografia brasileira e luso-espanhola.
 
Editora: Humanitas

 

 
 
 

 

Lançamento: Ensino - Aprendizagem de Línguas e a Teoria Sócio - Histórico - Cultural e da Atividade

 

 
 
Marília M. Ferreira; Lilian de Melo F. Martinelli; José Augusto R. de Souza (Orgs.)
 
O objetivo desta obra é divulgar, junto a linguistas aplicados, professores de línguas estrangeiras e alunos de pós-graduação em Letras, a potencialidade da teoria sócio-histórico-cultural e da atividade para a área de ensino-aprendizagem de línguas. Os artigos desta coletânea trazem uma visão abrangente dos principais fundamentos da teoria sócio-histórico-cultural e da atividade, ligados a uma variedade de temas específicos, e, por conseguinte, suscitam inúmeras reflexões sobre o ensino e a aprendizagem em si, além de oferecerem um novo olhar sobre essa área da linguística aplicada.
 
Editora: Humanitas
 

 

 

 

 

 

A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH pode ser vista em http://fflch.usp.br/calendar/2015

 

Acesse o Portal de Vídeos da FFLCH em nossa página http://comunicacao.fflch.usp.br/portaldevideos