Boletim Acontece na FFLCH-USP n. 265

VII Colóquio Mindlin: Lima Barreto e a Linha Imaginária da Central do Brasil, com Lilia Schwarcz

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin convida para o "VII Colóquio Mindlin: Lima Barreto e a Linha Imaginária da Central do Brasil".

O evento é coordenado pela Profa. Dra. Lilia Schwarcz (FFLCH-USP) e será realizado nesta segunda-feira, 1º de junho, às 10h, na Sala de Palestras do Complexo Brasiliana-USP.

Mais informações em: http://www.bbm.usp.br/node/158

SEG | 01.06.2015 | 10h00

Complexo Brasiliana USP (sala de palestras). Rua da Biblioteca s/nº, Cidade Universitária, São Paulo

Minicurso: Vanguardas Artísticas e Nacionalismo Cosmopolita, com Fernando Cabral Martins (Universidade Nova de Lisboa)

O Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada promove o minicurso "Vanguardas Artísticas e Nacionalismo Cosmopolita", que será ministrado pelo Prof. Dr. Fernando Cabral Martins, nos dias 01, 02 e 03 de junho, das 14hs às 18hs.

Devido ao grande número de inscritos, o Minicurso “Vanguardas Artísticas e Nacionalismo Cosmopolita” será realizado no Anfiteatro de Geografia e não no prédio de Letras, como informamos anteriormente.

Fernando Cabral Martins é professor de Literatura portuguesa na Universidade Nova de Lisboa. Autor de inúmeros artigos e livros sobre a literatura e a arte portuguesas: Cesário Verde ou a Transformação do Mundo (1988), O Modernismo em Mário de Sá-Carneiro (1994), O Trabalho das Imagens (2000), Julio. O Realismo Mágico (2005). Desde 1996, organizou pela editora Assirio e Alvim várias edições de Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada Negreiros e outros. Coordenou o Dicionário de Fernando Pessoa e do Modernismo português (2008) e também publicou livros de ficção.

SEG a QUA | 01 a 03.06.2015 | das 14hs às 18hs

Anfiteatro de Geografia. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

Lançamento: “A construção da climatologia geográfica no Brasil”

SEG | 01.06.2015 | 18h00

Auditório de Geografia. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

Trajetórias da Desigualdade: como o Brasil mudou nos últimos 50 anos

Na terça-feira, 2 de junho, o Centro de Estudos da Metrópole lança o livro Trajetórias da Desigualdade: como o Brasil Mudou nos últimos 50 anos, organizado pela Profa. Dra. Marta Arretche.

A obra apresenta contribuições para as Ciências Sociais em aspectos relativos às conexões entre democracia, políticas públicas e desigualdade, apresentando pesquisas sobre a trajetória da desigualdade no Brasil nos últimos 50 anos.

O evento acontecerá na sala 14 do  Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo).

Confira a programação

Conferência: "La pragmatica nella comunicazione interculturale", com Elena Nuzzo

O Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas e a Área de Língua Italiana convidam para a conferência "La pragmatica nella comunicazione interculturale", que será proferida pela Profa. Dra. Elena Nuzzo (Università degli Studi Roma Tre), nesta terça-feira, 02 de junho, das 17h30 às 19h00, na Sala 266 do prédio de Letras.

TER | 02.06.2015 | das 17h30 às 19h00

Prédio de Letras (sala 266). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo

Brasil: Política e Relações Internacionais

O Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM/USP), o Programa de Pós-Graduação em História Econômica (FFLCH - USP) e o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (FFLCH - USP) realizam no dia 30 de junho, terça-feira, no Auditório István Jancsó, o evento Brasil: Política e Relações Internacionais.

Coordenação Geral: Osvaldo Coggiola e Luiz Bernardo Pericás (Departamento de História – FFLCH – USP)

Presidência de Honra: Luiz Alberto Moniz Bandeira (Professor Titular UnB, Cônsul Honorário do Brasil em Heidelberg, Alemanha)
Apoio: Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP) - GACInt (Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da USP)

O evento é gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição.

TER | 30.06.2015 | Programação

Auditório István Jancsó (Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária, São Paulo)

IV Encontro Nacional de Antropologia do Direito

O IV Encontro Nacional de Antropologia do Direito, evento bianual realizado pelo NADIR, Núcleo de Antropologia do Direito da USP, receberá propostas de trabalhos para seus 18 GTs (Grupos de Trabalho)  até 11 de junho.

Informações detalhadas em: http://enadir2015.blogspot.com.br/

Inscrições com 50% de desconto até 30 de maio e com outros descontos até 20 de agosto.

A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH pode ser vista em http://fflch.usp.br/calendar/2015

Acesse o Portal de Vídeos da FFLCH em nossa página http://comunicacao.fflch.usp.br/portaldevideos