Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP n. 266

Inquietudes urbanas: discriminação contra LGBTs

 

O Centro Universitário Maria Antonia realiza na segunda-feira, 08 de junho, às 19h, debate sobre a discriminação contra LGBTs
 
O debate, que faz parte da série Inquietudes Urbanas, contará com a participação do Prof. Dr. Julio Simões, docente do Departamento de Antropologia da FFLCH/USP.
 
entrada Franca | retirar senha 30 min. antes
 
 
SEG | 08.06.2015 | 19h00
 
Centro Universitário Maria Antonia. Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo
 
 
 

 
 

Mesa redonda: Literatura e Justiça

 

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês convida para a Mesa redonda: Literatura e Justiça, a ser realizada no dia 9 de junho, terça-feira, às 19h, na sala 266 do Prédio de Letras.
 
Entrada livre, não é necessário fazer inscrição prévia.
 
Serão concedidos certificados que valem como AACCs.
 
Confira os resumos 
 
TER | 09.06.2015 | 19h00
 
Prédio de Letras (sala 266). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

 

Seminário: "O Jogo na Rua: Estudo dos Impactos Desiguais da Copa no Comércio Ambulante em São Paulo"

 

Na quarta-feira, 10 de junho, o Centro de Estudos da Metrópole promove o seminário  "O Jogo na Rua: Estudo dos Impactos Desiguais da Copa no Comércio Ambulante em São Paulo", que será dirigido pelo Professr Jacinto Cuvi (PhD candidate, Department of Sociology, University of Texas at Austin).
 
Resumo: O objeto do estudo que gera o seminário é entender e avaliar o impacto da Copa no comércio ambulante na cidade de São Paulo. Para além da oposição entre a perspectiva estrutural, que enfatiza a exclusão ou exploração dos informais, e a visão dos ambulantes como empreendedores individuais, este trabalho procura determinar quais foram os ganhadores e perdedores no comércio de rua. Por meio de entrevistas, surveys, e observação etnográfica, procura-se capturar as experiencias e estratégias de diversos grupos de ambulantes. As estruturas políticas refletidas no acesso à informação e localização das barracas mediaram o impacto da Copa sobre os ambulantes autorizados, enquanto a repressão espacializada favoreceu camelos com capacidade de coordenação e maior disposição a correr riscos. Outros fatores, entre eles os protestos, também influenciaram os resultados.
 
QUA | 10.06.2015 | das 17  às 18h30 | convite
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 8).  Av. Prof.  Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Seminário: 100 anos do Genocídio Armênio: Negacionismo, Silêncio e Direitos Humanos (1915-2015)

 

O Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação realiza nos dias 11 e 12 de junho, na Sala do Conselho Universitário da USP, o Seminário: 100 anos do Genocídio Armênio: Negacionismo, Silêncio e Direitos Humanos (1915-2015).
 
contatos: (11) 3091-8598 | leer@usp.br
 
 
QUI e SEX | 11 e 12.06.2015 | programação
 
 
Sala do Conselho Universitário da USP. Rua da Reitoria, 374, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
 
 

 

Palestra: “Dos dois lados do Atlântico: trânsitos interculturais Brasil/Portugal (séc. XXI)”

 

O  Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa (CELP) e o Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa convidam para a palestra  “Dos dois lados do Atlântico: trânsitos interculturais Brasil/Portugal (séc. XXI)”,  a ser proferida pela Profa. Dra. Isabel Pires de Lima, na quinta-feira, 11 de junho, das 14h às 17h, no prédio de Letras (sala 260).
 
Haverá certificado de participação.
 
As inscrições serão realizadas pela secretaria do CELP, por e-mail: celp@usp.br.
Os interessados  que enviarem sua inscrição por e-mail deverão escrever no campo assunto "PALESTRA" (em caixa alta) e, no corpo do e-mail, devem informar nome completo, telefone, e-mail e instituição.
 
 
QUI | 11.06.2015 |  das 14h às 17h | convite
 
Prédio de Letras (sala 260). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 

 


 

Debate sobre Literatura Hebraica: "Minotauro", de Benjamim Tamuz

 

O Centro de Estudos Judaicos convida para debate sobre a obra “Minotauro”, do romancista israelense Benjamim Tamuz. O evento será realizado no dia 11 de junho, quinta-feira, às 19h30, na sala 261 do prédio de Letras.
 
Os professores ministrantes serão os docentes do Departamento de Letras Orientais da FFLCH/USP: Profs. Drs. Nancy Rozenchan, Moacir Amâncio e Luis S. Krausz.
 
Contato: cejudaic@usp.br   | (11) 3813-6528
 
QUI | 11.06.2015 | 19h30
 
Prédio de Letras (sala 261). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
Atenção: O novo número da Revista Vértices - Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos Judaicos e Estudos Árabes do Departamento de Letras Orientais da FFLCH/USP já está disponível no Portal de Revistas da USP. Acesse: http://www.revistas.fflch.usp.br/vertices.
 
 
 

 

Simpósio Internacional: "Hjelmslev, 50 anos depois"

 

O Departamento de Linguística realiza nos dias 11 e 12 de junho o Simpósio Internacional: "Hjelmslev, 50 anos depois", evento que marca o cinquentenário do falecimento do linguista dinamarquês Louis Hjelmslev, criador da Glossemática.
 
 
 
 

 

Seminário: "Instituições políticas brasileiras numa perspectiva comparada"

 

 
Nesta quinta-feira, 11 de junho, às 17h30, na sala 14 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais, haverá o seminário "Instituições políticas brasileiras numa perspectiva comparada", com Vicente Palermo (Conicet, Buenos Aires).
 
QUI | 11.06.2015 | 17h30
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Mesa Redonda: "Sozinhos juntos: Beckett e o Coletivo Irmãos Guimarães"

 

O  Grupo de Pesquisa Estudos sobre Samuel Beckett e o Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada convidam para "Sozinhos juntos: Beckett e o Coletivo Irmãos Guimarães", mesa-redonda que será realizada no Prédio de Letras (sala 260), na sexta-feira, 12 de junho, às 14h.
 
O evento terá participação de Adriano e Fernando Guimarães, diretores teatrais e artistas visuais brasilienses, atualmente em cartaz no SESC Belenzinho, de 22/05 a 28/06, com “Quadrado”, “Ato sem palavras I”, “Ato sem palavras Ii”, “Passos” e “Improviso de Ohio”.
 
Mediação: Fábio de Souza Andrade
 
SEX | 12.06.2015 | 14h00 | convite | convite SESC
 
Prédio de Letras (sala 260). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Seminário Internacional: "Antislavery and Proslavery Forces in a Global Comparative Perspective"

 

O Programa de Pós-Graduação em História Social realiza na segunda-feira, 15 de junho, das 14 às 18h, no Departamento de História (sala Joaquim Barradas de Carvalho), o Seminário Internacional: "Antislavery and Proslavery Forces in a Global Comparative Perspective".

 
O evento, coordenado pelo Prof. João Paulo Garrido Pimenta, contará com a participação dos Professores Richard Hussey (University of Liverpool), Rafael Marquese (USP), Tâmis Parron (USP) e Leonardo Marques (UFF).
 
Confira a programação
 
SEG | 15.06.2015 | das 14 às 18h00
 
Departamento de História (sala Joaquim Barradas de Carvalho). Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Lançamento: "Tornando-se livre: Agentes Históricos e Lutas Sociais no Processo de Abolição"

 

 

 

Leia mais

 

 

 

"Fabrik funk: a realidade de um sonho", lançamento de filme no Maria Antonia

 

No dia 17 de junho, às 19h, o Centro Universitário Maria Antonia, o Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA-USP) e a University of Victoria (UVIC) realizam o lançamento do filme Fabrik funk: a realidade de um sonho, de Alexandrine Boudreault-Fournier, Rose Satiko Gitirana Hikiji e Sylvia Caiuby Novaes. Além das diretoras do filme, o evento conta ainda com a presença de Alexandre Barbosa Pereira, José Abilio Ferreira, Walter Garcia e dos atores Daniel Hylario e MC Negaly.
 
Fabrik Funk: a realidade de um sonho é resultado de uma colaboração entre antropólogas da FFLCH/USP e da University of Victoria com moradores de Cidade Tiradentes que atuam de diferentes maneiras na cena artística deste distrito. Karoline, a protagonista da história, é uma jovem que deseja uma vida mais interessante que seu cotidiano em uma central de telemarketing. Nas ruas de Cidade Tiradentes, o maior conjunto habitacional popular da América Latina, a personagem corre atrás do sonho de ser uma MC, neste lugar que é conhecido como uma Fábrica de funk. O filme é uma etnoficção que aborda o universo do funk, prática que envolve música, dança, tecnologia, moda, consumo, e que se tornou um dos principais fenômenos culturais da juventude no Brasil.
 
Gravado em junho e julho de 2014, em Cidade Tiradentes, um bairro da zona leste de São Paulo, e editado entre São Paulo e Victoria, Canadá, o filme contou com apoio da FAPESP e da UVIC.
 
 
entrada franca – sujeito à lotação do espaço
retirar senha 30 min. antes
 
informações: 11 3123 5200   
 
 
QUA | 17.06.2015 | 19h00
 
 
Centro Universitário Maria Antonia. Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo
 
 
 

 

 

Lançamento: "Era uma vez uma voz: O cantar ídiche, suas memórias e registros no Brasil", de Sonia Goussinsky

 

 
Era uma vez uma voz: o cantar ídiche, suas memórias e registros no Brasil apresenta um estudo da cultura ídiche através do cantar e do seu significado para os imigrantes e descendentes dessa vertente cultural no Brasil. O cantar ídiche foi um dos elos que esses indivíduos mantiveram com suas raízes. Esses vínculos foram investigados através de entrevistas e relatos de suas memórias. Logo, o livro retrata o passado vivo de um grupo cultural que sempre cultivou formas de expressão musical no seu cotidiano, e seu significado. O resultado do trabalho propõe uma reflexão sobre a importância do cantar na preservação dessa cultura musical e sobre questões relativas à identidade judaica brasileira. Os gêneros musicais ídiches acalentam a saudade velada e simbólica que os imigrantes e seus descendentes sentem do território evocativo do ídiche. O cancioneiro ídiche traz, no plano coletivo e individual, uma herança apreciada de forma universal e crescente, por diversas esferas culturais.
 
A autora é doutora pelo Programa de Estudos Judaicos e Árabes da FFLCH/USP
 
Editora: Humanitas
 

 

 

 

 

 

 

Lançamento: "A metrópole de São Paulo no século XXI, Espaços, Heterogeneidades e Desigualdades", Eduardo Marques (org.)

 

No dia 19 de Junho (sexta-feira) será lançado com um seminário o livro organizado pelo professor livre-docente do Departamento de Ciência Política da USP, Eduardo Marques: A metrópole de São Paulo no século XXI, Espaços, Heterogeneidades e Desigualdades. A obra é constituída por treze capítulos, divididos em três partes: “Dinâmicas econômicas, estrutura social e mercado de trabalho”; “Dinâmicas demográficas e segregação residencial” e “A produção dos espaços da metrópole”. 
 
O seminário é aberto ao público e não pede inscrição prévia.
 
Confira a programação
 
Mais informações no site do Centro de Estudos da Metrópole: http://www.fflch.usp.br/centrodametropole/1224
 
SEX | 19.06.2015 | das 14 às 18h00 | convite
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 

 

Brasil: Política e Relações Internacionais

 

O Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM/USP), o Programa de Pós-Graduação em História Econômica (FFLCH - USP) e o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (FFLCH - USP) realizam no dia 30 de junho, terça-feira, no Auditório István Jancsó, o evento Brasil: Política e Relações Internacionais.
 
Coordenação Geral: Osvaldo Coggiola e Luiz Bernardo Pericás (Departamento de História – FFLCH – USP)
 
Presidência de Honra: Luiz Alberto Moniz Bandeira (Professor Titular UnB, Cônsul Honorário do Brasil em Heidelberg, Alemanha)
Apoio: Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP) - GACInt (Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da USP)
 
O evento é gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição.
 
 
TER | 30.06.2015 | Programação
 
Auditório István Jancsó (Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária, São Paulo)
 
 

 

Lançamento: Cadernos de Campo nº 23 - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social 

 

A Comissão Editorial da Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da FFLCH-USP anuncia o lançamento do nº 23 da publicação.
 
 

A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH pode ser vista em http://fflch.usp.br/calendar/2015

Acesse o Portal de Vídeos da FFLCH em nossa página http://comunicacao.fflch.usp.br/portaldevideos