Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP n. 267

José de Souza Martins ocupará na Academia Paulista de Letras a Cadeira que foi do poeta Guilherme de Almeida e de Inezita Barroso

 

A Academia Paulista de Letras, na noite desta quinta-feira, dia 11 de junho, elegeu o escritor José de Souza Martins sucessor de Inezita Barroso, falecida em março, na Cadeira nº 23, que tem como patrono João Monteiro, que foi professor e diretor da Faculdade de Direito. Essa cadeira foi ocupada, sucessivamente, por Estêvão de Almeida, pai do poeta Guilherme de Almeida, pelo próprio Guilherme de Almeida, pelo historiador Raimundo Menezes, pelo historiador Odilon Nogueira de Matos e pela romancista Ruth Guimarães. 
José de Souza Martins nasceu em São Caetano do Sul, em 1938, e ali viveu até 1961, quando ingressou no Curso de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo. Publicou 34 livros no Brasil, alguns dos quais foram  traduzidos para outras línguas e publicados, total ou parcialmente, em outros países.  Ganhou três prêmios Jabuti por alguns de seus livros, o Prêmio Érico Vanucci Mendes, do CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, pelo conjunto de sua obra; e o Prêmio Florestan Fernandes, da Sociedade Brasileira de Sociologia.
 
Fez conferências em Universidades e instituições científicas de vários países da Europa e dos Estados Unidos. Foi professor visitante da Universidade da Flórida (EUA) e da Universidade de Lisboa. Em 1992, foi eleito professor titular da Cátedra Simón Bolivar, da Universidade de Cambridge (Inglaterra) e fellow de Trinity Hall, um dos mais antigos Colleges de Cambridge, fundado em 1350. Nomeado pelo Secretário Geral das Nações Unidas, foi membro da Junta de Curadores do Fundo Voluntário da ONU contra as Formas Contemporâneas de Escravidão, em Genebra, com mandatos renovados durante 12 anos. No Brasil, em 2002, representou o Presidente Fernando Henrique Cardoso na Comissão Interministerial que preparou o Plano de Erradicação do Trabalho Infantil e Escravo, que coordenou.
 
Sociólogo, fez carreira científica e docente na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde fez o bacharelado, o mestrado, o doutorado e a livre-docência em Sociologia e onde se tornou professor titular por concurso, sendo aprovado com distinção e louvor. Foi aluno e assistente de Florestan Fernandes. É Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
 
José de Souza Martins é membro do Conselho Superior da Fapesp, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e dela representante no Conselho Universitário da Unesp – Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho e no Conselho da Univesp – Universidade Virtual do Estado de São Paulo.
 
 
 
 

 

IX CINDAC – Congresso Internacional da Associação de Cervantistas

 

Entre os dias 29 de junho e 03 de julho será realizado (na Casa de Cultura Japonesa) o IX CINDAC – Congresso Internacional da Associação de Cervantistas.
 
Esta é a primeira edição do evento em solo americano, e acontece no ano em que se comemora o 4º centenário da publicação da segunda parte do Quixote
 
Consulta ao programa e demais informações, inclusive ficha de inscrição como ouvinte em: http://ixcindac.wix.com/ixcongresoac  
 
Aqueles que desejam fazer sua inscrição na qualidade de ouvinte/assistente, deverão acessar a página do congresso, preencher o formulário de inscrição e efetivar o pagamento via Banco do Brasil, na seguinte conta bancária: Agência: 8441-7; Conta corrente: 1615-2; CPF: 01171778-10. Os valores são os seguintes:
- Assistentes: R$30,00 / - Assistentes/estudantes de graduação: R$20,00.
 
Ao realizar o pagamento, favor enviar uma mensagem para ixcindac@gmail.com, anexando o formulário preenchido assim como o comprovante de depósito. Não serão aceitos comprovantes de depósito realizados em caixas eletrônicos por meio de envelope. 
 
As vagas para ouvintes/assistentes são limitadas.
 
 
 

 

Seminário: "Considerações sobre o capital da FIFA a partir da análise de seus relatórios financeiros"

 

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (LUDENS) promove na terça-feira, 16 de junho, das 18h30 às 20h30, na Sala de Vídeo do Departamento de História, o  Seminário: "Considerações sobre o capital da FIFA a partir da análise de seus relatórios financeiros".
 
O seminário será dirigido pelo Ms. Glauco Roberto Gonçalves (Doutorando em Geografia pela FFLCH/USP).
 
TER | 16.06.2015 | 18h30 às 20h30
 
Sala de Vídeo do Departamento de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Seminário: "Gramsci como intérprete do Brasil"

 

 
Nesta quinta-feira, 18 de junho, às 10h, na sala 08 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais, haverá o seminário "Gramsci como intérprete do Brasil", com Álvaro Bianci (UNICAMP).
 
QUI | 18.06.2015 | 10h00
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 08). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Palestra: "Literatura, realismo, política"

 

A disciplina de Literatura Hispano-Americana convida para a palestra "Literatura, realismo, política", que será proferida pelo escritor Martín Kohan, na sexta-feira, 26 de junho, às 14h30, na sala 8 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais.
 
SEX | 26.06.2015 | 14h30
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 8). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 

 


 

Brasil: Política e Relações Internacionais

 

O Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM/USP), o Programa de Pós-Graduação em História Econômica (FFLCH - USP) e o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (FFLCH - USP) realizam no dia 30 de junho, terça-feira, no Auditório István Jancsó, o evento Brasil: Política e Relações Internacionais.
 
Coordenação Geral: Osvaldo Coggiola e Luiz Bernardo Pericás (Departamento de História – FFLCH – USP)
 
Presidência de Honra: Luiz Alberto Moniz Bandeira (Professor Titular UnB, Cônsul Honorário do Brasil em Heidelberg, Alemanha)
Apoio: Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP) - GACInt (Grupo de Análise da Conjuntura Internacional da USP)
 
O evento é gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição.
 
 
TER | 30.06.2015 | Programação
 
Auditório István Jancsó (Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin - Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária, São Paulo)
 

 


 

V Colóquio Internacional Visões da Antiguidade Clássica: Augustan Poetry - New Trends and Revaluations

 

O Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas convida para o o V Colóquio Internacional Visões da Antiguidade Clássica: Augustan Poetry - New Trends and Revaluations, que será realizado de 8 a 10 de julho, das 09 às 18h, na Casa Guilherme de Almeida.

Informações e inscrições no site http://paulomar.wix.com/augustanpoetrybrazil

 

 

 

Lançamento: "Português como Língua de Herança: a filosofia do começo, meio e fim"

 

 
Em maio passado, foi lançado pela Brasil em Mente (BEM), de Nova Iorque, o livro Português como Língua de Herança: a filosofia do começo, meio e fim, organizado numa parceria com a Profa. Dra. Maria Célia Lima-Hernandes, docente do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH/USP. 
 
O livro presenta os fundamentos teóricos e metodológicos para o tratamento da língua portuguesa falada por brasileirinhos em várias partes do mundo. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

II Encontro Internacional de Poesia Hispano-americana

 

 
O evento será realizado na FFLCH/USP nos dias 28 e 29 de abril de 2016.
 
 
 

 

A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH pode ser vista em http://fflch.usp.br/calendar/2015

Acesse o Portal de Vídeos da FFLCH em nossa página http://comunicacao.fflch.usp.br/portaldevideos