Boletim Acontece na FFLCH-USP n. 272

Palestra: Alguns bons exemplos de tradução literária e o que podemos aprender com eles

Citrat e Tradusp/DLM convidam para a palestra "Alguns bons exemplos de tradução literária e o que podemos aprender com eles", que será proferida pela professora Isa Mara Lando, no dia 24 de julho, das 14h30 às 16h, no Prédio de Letras (Sala 266).

Isa Mara Lando é tradutora, professora de tradução e autora do dicionário VocabuLando – Vocabulário Prático Inglês-Português.

Serão emitidos certificados aos participantes.

SEX | 24.07.2015 | das 14h30 às 16h | convite

Prédio de Letras (Sala 266). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo

Congresso Crossings: Brazil, Portugal and Greater China

Entre os dias 27 e 31 de julho de 2015 será realizado, numa parceria entre departamentos dos cursos de Letras da FFLCH/USP e universidades chinesas, o Congresso Crossings: Brazil, Portugal and Greater China.

A abertura será realizada no Auditório Mindlin e os demais dias do evento ocorrerão na Casa de Cultura Japonesa, na USP.

Informações detalhadas no site: www.crossingsbrazil.fflch.usp.br

Entre os dias 4 e 5 de agosto participe da segunda edição do evento "Simpósio Internacional: 70 anos de publicação de A Rosa do Povo, de Carlos Drummond de Andrade". O evento é uma parceria entre o Programa de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo e o Programa de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Princeton, em torno das relações entre "Poesia, Guerra e Cidadania".

A palestra de abertura será proferida pelo Professor Emérito Alfredo Bosi, com o título "Em torno de um poema de A Rosa do Povo". O evento é gratuito e será realizado no Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Não há necessidade de inscrição.

O evento é organizado pelos professores Vagner Camilo (DLCV-FFLCH-USP) e Pedro Meira Monteiro (Plas-Princeton University). Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV-FFLCH) e Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM-USP).

VI JEALAV - Jornada de ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais

A programação de 2015 prevê a realização de conferência, mesa-redonda e apresentação de comunicações. O eixo condutor das discussões deste ano girará em torno do tema “Tecnologias na sala de aula” e o evento será aberto à participação de professores e pesquisadores, além de alunos de graduação e de pós-graduação interessados em divulgar seus trabalhos de Iniciação Científica ou pesquisas de Mestrado e Doutorado na área.

As inscrições para a VI JEALAV estarão abertas até o dia 10 de outubro de 2015 e devem ser realizadas no site: http://jealavusp.wix.com/jealav2015

​Envio de resumos com propostas de comunicações: de 10/07/2015 a 15/08/2015

Contato: jealav.usp@gmail.com  ou monitoriadofrances@gmail.com

Grupo no Facebook: http://www.facebook.com/groups/jealav.usp/

SEX | 16.10.2015 | das 8h às 18h

Prédio de Letras. Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo

Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Letras

Estão abertas as inscrições até o dia 10 de agosto de 2015, pelo site www.comperve.ufrn.br

O PROFLETRAS é um programa de pós-graduação stricto sensu em Letras, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Ele tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País.

Várias Universidades brasileiras participam. A USP é uma delas.

O Exame ocorrerá no dia 30 de agosto (domingo), no prédio de Letras- FFLCH e constará de prova objetiva e dissertativa.

Chamada de Trabalhos - Boletim Grupo de Trabalho Oriente Médio e Mundo Muçulmano

Confira a chamada de trabalhos para o Boletim MALALA, do Grupo de Trabalho Oriente Médio e Mundo Muçulmano.

Envio de propostas até 31 de Agosto de 2015.

As normas exigidas para a publicação estão disponíveis no site: http://sites.usp.br/malala/normas-de-publicacao/

Cursos de Agosto e Setembro no Maria Antonia

Em agosto e setembro, o Centro Universitário Maria Antonia da USP continua com a sua programação de cursos nas áreas de música, artes, literatura, estética, filosofia e cultura, com Sidney Molina, Bruno Zeni, Danilo Ramos, Eduardo Vicente, Vladimir Safatle, Maria Hirszman, Ivan Vilela, Silvio Rosa Filho e Pedro de Niemeyer Cesarino.

A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH pode ser vista em http://fflch.usp.br/calendar/2015

Acesse o Portal de Vídeos da FFLCH em nossa página http://comunicacao.fflch.usp.br/portaldevideos