Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP n. 274

 
 

Ciclo de Palestras: Ensino e Pesquisa no Magistério Superior - desafi€os contemporâneos

A primeira palestra "O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE da FFLCH: Objetivos, Metas e Procedimentos", será proferida pela Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz, no dia 25 de agosto, terça-feira, das 10h às 12h.

Rita de Cássia Ariza da Cruz é Professora Adjunta do Departamento de Geografia e Coordenadora do PAE.

Confira a programação
 
Anfiteatro de Geografia.  Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 
 

 

Seminário: “Força, fragilidade e ruptura dos laços sociais: esboço de uma teoria da vinculação”, com Serge Paugam

 

O Departamento de Sociologia promove nesta segunda-feira, 03 de agosto, às 17h30, na sala 14 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais, o Seminário “Força, fragilidade e ruptura dos laços sociais: esboço de uma teoria da vinculação”, com Serge Paugam.
Serge Paugam é sociólogo, diretor de estudos na EHESS e diretor de pesquisa no CNRS. Coordena a equipe de pesquisa sobre Desigualdades Sociais do Centro Maurice Halbwachs. É autor de várias obras sobre a pobreza e a precariedade. Um dos livros que organizou, A Pesquisa Sociológica, acaba de ser lançado no Brasil.
 
SEG | 03.08.2015 | 17h30 
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

 

 

 

Simpósio Internacional: 70 anos de publicação de A Rosa do Povo, de Carlos Drummond de Andrade

 

 
Entre os dias 4 e 5 de agosto participe da segunda edição do evento "Simpósio Internacional: 70 anos de publicação de A Rosa do Povo, de Carlos Drummond de Andrade". O evento é uma parceria entre o Programa de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo e o Programa de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Princeton em torno das relações entre "Poesia, Guerra e Cidadania".
 
A palestra de abertura será proferida pelo Professor Emérito Alfredo Bosi, com o título "Em torno de um poema de A Rosa do Povo". O evento é gratuito e será realizado no Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Não há necessidade de inscrição. 
 
O evento é organizado pelos professores Vagner Camilo (DLCV-FFLCH-USP) e Pedro Meira Monteiro (Plas-Princeton University). Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV-FFLCH) e Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM-USP).
 
 
 
 
 

 

 

Seminário: "Is it All Personal? Explaining Policy Preferences through Economic Insecurity", com Christine Lipsmeyer (Universidade do Texas A&M)

 

Na quarta-feira, 5 de agosto, das 17h30 às 19 horas, a professora Christine Lipsmeyer, do Departamento de Ciência Política da Universidade do Texas A&M, dirigido na FFLCH/USP, o seminário "Is it All Personal? Explaining Policy Preferences through Economic Insecurity".
 
Ementa: No seminário, a professora apresentará seu projeto de pesquisa, em andamento, em colaboração com Mallory Compton. Trata-se de pesquisa sobre como a insegurança econômica dos indivíduos influencia suas preferências de políticas públicas, levando em conta o contexto político em que criam tais preferências. O projeto utiliza os Surveys ISSP de 1996 e 2006. Inclui: Austrália, Canadá, França, Alemanha, Noruega, Espanha, Suécia, Grã Bretanha e Estados Unidos.  O estudo se apoia em uma combinação dos dados sobre insegurança individual (desemprego ocupacional, usando o método Iversen e Soskice), insegurança macroeconômica  (índice nacional de desemprego) e insegurança institucional (Centre for the Study of Living Standards, Osberg and Sharpe 2014). Com base nestes dados, o projeto examina em que medida a insegurança individual e nacional influencia as políticas de combate ao desemprego.
 
Aberto a todos, sem necessidade de inscrição,  o seminário será em inglês, sem tradução simultânea.
 
QUA | 05.08.2015 | das  17h30 às 19h.
 
Prédio de Filosofia e  Ciências Sociais (sala 14). Av. Prof.  Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

 

 

 

Lançamento: "Cidades da Patrimonialização Global", de Everaldo Batista da Costa

 

O autor é doutor em Geografia Humana pela FFLCH - USP e Professor do Departamento de Geografia da Universidade de Brasília.

 

 

 

Mini-curso: "Entre as escritas etnográfica e literária", com Bruno Zeni e Danilo Ramos

 

Ao longo do século XX, a aproximação entre etnógrafos e escritores de ficção propiciou um interessante campo de diálogo a partir do qual novas referências foram incorporadas à produção textual de ambas as áreas.  Partindo da análise de diferentes gêneros discursivos, tais como o relato de viagem, o relato etnográfico, o diário de campo, o ensaio, a narrativa mítica, a crônica e o conto, o curso leva os participantes a proporem seus próprios percursos de observação e escrita, buscando formas articuladas entre o texto literário e o etnográfico.  
  
 
quintas, 18 às 21h
 
6 de agosto
Diálogos entre a etnografia e a literatura.
 
13 de agosto
Observação, participação e escrita: montagem e multivocalidade no texto etnográfico.
 
20 de agosto
A crônica e o conto como gêneros de referência para a escrita etnográfica.
 
27 de agosto
Experimentações expressivas em etnografia e literatura.
 
 
Danilo Paiva Ramos é doutor em Antropologia Social pela FFLCH-USP e autor dos livros Nervos da terra: histórias de assombração e política entre os sem-terra de Itapetininga-SP (Annalume, 2009) e Círculos de coca e fumaça: encontros noturnos e caminhos vividos pelos Hupd’äh (Hedra, no prelo).
 
Bruno Zeni é doutor em Teoria Literária pela FFLCH-USP, jornalista e autor de Sobrevivente André du Rap (Labortexto, 2002), Corpo a corpo com o concreto (Azougue, 2009) e Sinuca de malandro: ficção e autobiografia em João Antônio (Edusp, no prelo).
 
 

Leia mais

 
 

 

Palestras: "A obscenidade shakespeariana aos olhos de tradutores brasileiros" e "O escritor no papel de tradutor"

 

O CITRAT (Centro Interdepartamental de Tradução e Terminologia) e o Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução da FFLCH convidam para palestras que serão proferidas pela Profa. Dra. Elizabeth Ramos (UFBa), no dia 07 de agosto, sexta-feira, às 10 e às 11h, na sala 261 do Prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo).
 
 
10h: A obscenidade shakespeariana aos olhos de tradutores brasileiros
A palestra apresenta e contrasta algumas soluções para a tradução interlingual, em português do Brasil, de uma parcela da linguagem obscena ou chula utilizada por William Shakespeare em duas de suas comédias As alegres comadres (1597-8) e Muito barulho por nada (1598-9), traduzidas por Carlos Alberto Nunes (1954), F. Carlos de Almeida Cunha e Oscar Mendes (1969), Millor Fernandes (1995), Beatriz Viegas (2008) e Bárbara Heliodora (2009), tradutores oriundos de histórias de vida diferentes e com visões de mundo distintas, que certamente deixaram as marcas de seu tempo e lugar de fala, nas suas escolhas tradutórias das peças aqui consideradas.
 
 
 
11h: O escritor no papel de tradutor
O renomado romancista brasileiro, Graciliano Ramos, também traduziu. Entre os dois trabalhos de que temos notícia, publicou, em português, A peste, do francês Albert Camus, e Memórias de um negro, do norte-americano Booker T. Washington.
Nesta apresentação, abordarei a tradução das memórias de Washington, publicadas no Brasil, em 1940, interessando-me observar, em particular, as interferências do estilo do escritor sobre o texto traduzido.Universidade Federal da Bahia.
 
 
 

 

Simpósio Internacional de Língua Japonesa como Língua Global - EJHIB e III Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Japoneses

 
 
A proposta do evento é oferecer um lócus de discussão local, regional, nacional e internacional para os estudos japoneses que abrangem diversas áreas voltadas ao estudos de língua, literatura, ensino-aprendizagem, tradução, história, arte e cultura com pessoas que atuam na área de ensino da língua japonesa e de outros saberes relacionados, neste ano em que se comemoram os 120 Anos do Tratado de Amizade entre Brasil e Japão e dos 100 Anos de Escola Japonesa no Brasil.
 
 
Inscrições pelo site: http://letrasorientais.fflch.usp.br/node/498 e http://ejhib2015.com entrando no MENU: VALORES E PRAZOS para recebimento de CERTIFICADO.
 
Contato: ejhibbrazil2015@gmail.com
 
 

 

Exame Nacional de Acesso ao Mestrado Profissional em Letras

 

 
 
Estão abertas as inscrições até o dia 10 de agosto de 2015, pelo site www.comperve.ufrn.br
 
O PROFLETRAS é um programa de pós-graduação stricto sensu em Letras, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Ele tem como objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no País.
 
Várias Universidades brasileiras participam. A USP é uma delas.
 
O Exame ocorrerá no dia 30 de agosto (domingo), no prédio de Letras- FFLCH e constará de prova objetiva e dissertativa.
 
 
 
 
 

 
 

 

Homenagem ao Professor Nicolau Sevcenko

 

 

Anfiteatro de História.  Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 

 
 

Filiações: encontro sobre a obra de Laura de Mello e Souza

 

Em setembro de 2014  Laura de Mello e Souza aposentou-se de suas funções no Departamento de História da FFLCH-USP e assumiu a Cátedra de Estudos Brasileiros da Universidade de Paris IV - Sorbonne em Paris. 
 
Autora de obras fundamentais para o pensamento brasileiro e a História do Brasil, tais como,  Desclassificados do ouro (1982), O diabo e a Terra de Santa Cruz (1986), Inferno atlântico (1993) e O sol e a sombra (2006), Laura de Mello e Souza continua a atuar de forma intensa na escrita da história e na orientação de pesquisas de pós-graduação, agora também na França. 
 
Este encontro tem por objetivo fazer um primeiro balanço de sua produção acadêmica, e desse modo render homenagem à professora, orientadora e grande intelectual brasileira. 
 
 
TER e QUA | 18 e 19.08.2015 |  programação
 
Anfiteatro de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 
 

 

Lançamento: "Novas Tendências no Ensino/Aprendizagem de Línguas Românticas e na Formação de professores", Olga Alejandra Mordente; Roberta Ferroni (Orgs.)

 

 

A obra congrega nove artigos, escritos em português, espanhol, francês e italiano por autores brasileiros e europeus com experiências diversas em importantes e respeitados projetos de intercompreensão em línguas tipologicamente próximas, tais como Galapro, Galanet, Miriadi e Redinter, entre outros, faz refletir sobre o conceito, ainda em construção – com base em experiências e reflexões de projetos em andamento – assim como sobre suas potencialidades e desafios para a formação docente, o que a torna, portanto, leitura obrigatória para professores de línguas românicas. 
 
 
 
 

 
 

VIII SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais: Diálogos no Estudo de Gêneros Textuais/Discursivos - Uma escola brasileira?

 
Criado em 2003, o SIGET é um simpósio internacional que teve lugar inicialmente na Universidade Estadual de Londrina. Visa a discutir o papel e o funcionamento dos gêneros textuais/discursivos nas práticas sociais. Já teve lugar em Londrina (PR), União da Vitória (PR), Santa Maria (RS), Tubarão (SC), Caxias do Sul (RS), Natal (RN) e Fortaleza (CE). 
 
Em 2015, o SIGET chega a sua 8ª edição e será realizado na FFLCH/USP, de 08 a 10 de setembro.
 
Informações detalhadas no site: http://siget2015.fflch.usp.br/
 
 
 

 
 
 

Lançamento: "Literatura Cabo-Verdiana: Leituras Universitárias", Simone Caputo Gomes, Antonio Aparecido Mantovani e Érica Antunes Pereira (Orgs.)

 

Acaba de ser publicado o livro "Literatura Cabo-Verdiana: Leituras Universitárias", em homenagem à Simone Caputo Gomes, Professora de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa  e Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, da FFLCH-USP.
 
A edição foi feita pela Editora da UNEMAT e contou com o apoio do Grupo de Estudos Cabo-verdianos de Literatura e Cultura CNPq/USP e da Academia Cabo-verdiana de Letras.
 
GOMES, Simone Caputo; MANTOVANI, Antonio Aparecido; PEREIRA, Érica Antunes (org.). Literatura Cabo-verdiana: leituras universitárias. Cáceres: Editora da UNEMAT, 2015, e-book. ISBN: 978-85-7911-145-7.
 
 

 

 

 

Próximas Defesas:

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH pode ser vista em http://fflch.usp.br/calendar/2015

Acesse o Portal de Vídeos da FFLCH em nossa página http://comunicacao.fflch.usp.br/portaldevideos