Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP n. 276

 

Seminário Permanente História e Arqueologia da América indígena

O Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos (CEMA - FFLCH/USP) convida para a primeira sessão neste segundo semestre do "Seminário Permanente História e Arqueologia da América indígena".

O seminário será realizado nesta segunda-feira, 17 de agosto, às 18h, no Anfiteatro de História, com exibição e debate sobre o filme "O Retorno da Terra Tupinambá".
 
SEG | 17.08.2015 | 18h00 | convite
 
Anfiteatro de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 

 


 

Encontro de Pesquisadores sobre a América Latina

 

O Programa de Pós Graduação em Integração da América Latina (PROLAM) convida para mais um Encontro de Pesquisadores sobre a América Latina, que será realizado no dia 18 de agosto, terça-feira, das 14 às 17h30, no prédio principal da ECA/USP.
 
Não é preciso fazer inscrição prévia.  
 
Contato: epal.prolam@gmail.com
 
TER | 18.08.2015 | das 14 às 17h30 | convite | programação 
 
ECA/USP. Sala de Defesa (237), CCA, 2º andar. Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Lançamento: "Antologia da poesia erótica brasileira", Eliane Robert Moraes (org.)

 

Ateliê Editorial e Livraria da Vila convidam para o lançamento do livro Antologia da poesia erótica brasileira, organizado pela Profa. Dra. Eliane Robert Moraes, docente da Área de Literatura Brasileira da FFLCH/USP.
 
O lançamento acontece na terça-feira, 18 de agosto, das 18h30 às 21h30, na Livraria da Vila - Fradique Coutinho.
 
TER | 18.08.2015 | das 18h30 às 21h30 | convite
 
Livraria da Vila - Fradique Coutinho. Rua Fradique Coutinho, 915 (piso superior),  São Paulo
 
 
 

 

Poética das Margens no Espaço Literário Franco Brasileiro

(Seminário Internacional de Pós-Graduação em Letras)

 

O Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas promove nos dias 19 e 20 de agosto o "Seminário Internacional Poética das Margens no Espaço Literário Franco Brasileiro".
 
Confira a apresentação e programação do evento.
 
Organização: Camille Dumoulié e Eliane Robert Moraes 
 
QUA e QUI | 19 e 20.08.2015 | das 10 às 16h30
 
Prédio de Letras (Sala 266). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo 
 
 
 

 

Cursos e palestras em Linguística

 

Confira os cursos e palestras oferecidos pelo Departamento de Línguística nas próximas semanas:
 
 
 
 
 
 

 

Seminário: Fotografia, Conhecimento e Memória II

 

O Laboratório de Estudos sobre Etnicidade Racismo e Discriminação (LEER) convida para o seminário "Fotografia, Conhecimento e Memória II".
 
O evento acontecerá nesta quarta-feira, 19 de agosto,  das 08h30 às 17h30, no Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.
 
Inscrições gratuitas no dia do evento.
 
Serão emitidos certificados aos participantes.
 
Informações: (11) 3091-8598
 
QUA | 19.08.2015 | das 08h30 às 17h30 | Programação
 
Auditório István Jancsó da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Palestras sobre Tradução com Dennys Silva-Reis (UnB)

 

O CITRAT (Centro Interdepartamental de Tradução e Terminologia) e o Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução convidam para palestras que serão proferidas por Dennys Silva-Reis (UnB), no dia 19 de agosto, quarta-feira, às 9h e às 10h15, no Prédio de Geografia e História (Sala Caio Prado).
 
9h: História(s) da tradução no Brasil do século XIX: (re)fazer caminhos
O campo da história da tradução abrange outras áreas das ciências humanas, que já têm história própria. A disciplina que nos propomos a estudar aqui é recente e tem poucos trabalhos específicos no Brasil. Por meio da metodologia da micro-história e também das esferas da tradução, visamos investigar os tempos, os espaços, os discursos e os agentes da história da tradução no Brasil, especificamente no Oitocentos, em que a eclosão de traduções foi muito significativa, em especial no que tange aos folhetins. 
 
10h15: Por uma história da tradução oral no Brasil do século XIX: uma introdução 
Se para a história da tradução escrita já temos estudos descritivos e relatos críticos, a história da interpretação (ou da tradução oral) ainda está por vir. O trabalho de Lia Wyler (2003) dá um panorama do início dessa história no Brasil Colônia e de sua profissionalização, especialmente no Rio de Janeiro no século XX. Há uma lacuna no século XIX a ser preenchida e da qual ainda não temos grandes investigações. Pretendemos aqui mostrar alguns roteiros possíveis para o estudo da história da interpretação no Brasil no século XIX, bem como expor uma pesquisa inicial do tema.
 
QUA | 19.08.2015 | às 9h e às 10h15
 
Prédio de Geografia e História (Sala Caio Prado). Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

ALESP promove exposição "Cenários - cidades do interior de São Paulo no começo do Século 20"

 

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promove a primeira exposição nesta legislatura do seu Acervo Histórico, ligado ao Departamento de Documentação e Informação. A partir desta quarta-feira, 19 de agosto, às 18h, data da inauguração, o público poderá visitar no Hall da Biblioteca da Casa a exposição de fotos "Cenários - Cidades do Interior de São Paulo no Começo do Século 20", que mostra a história do Estado através de 220 fotos e oito mapas com imagens de 12 cidades paulistas. Esse material foi usado nas décadas de 1910 e 1920 como documentação para nove processos de emancipação, um de elevação à comarca (Penápolis) e dois de recursos contra cobrança de impostos municipais (Jaú e Araraquara), que tramitavam no Parlamento paulista. 
 
Sob a curadoria de Carlos Ungaretti Dias, a exposição traz uma linha do tempo para contar a história dos critérios de emancipação dos municípios desde o Brasil Colônia. As cidades retratadas, além das citadas, são Americana, Avaí, Aparecida, Cajobi, Macatuba, Pindorama, Tapiratiba, Uchoa e Vargem Grande do Sul. "Para dar suporte à mostra, foram produzidos textos que apresentam os principais argumentos dos moradores e autoridades para justificar a reivindicação constante nos processos em questão", explicou Carlos Dias. 
 
 
 
R.S.V.P: cerimonial@al.sp.gov.br | (11) 3886.6282 / 6280
 
 
 

 

Seminário: "Pensando sociologicamente sobre os tempos dos processos de homicídio doloso em cinco capitais: factoides em busca de uma explicação?"

 

O Laboratório de Pesquisa Social do Departamento de Sociologia (LAPS) promove na quinta-feira, 20 de agosto, às 17h30, na sala 118 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais, o seminário "Pensando sociologicamente sobre os tempos dos processos de homicídio doloso em cinco capitais: factoides em busca de uma explicação?", que será dirigido por Ludmila Ribeiro (UFMG).
 
QUI | 20.08.2015 | 17h30 
 
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 118). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Palestra: “Rússia e Migração: desafios do espaço pós-soviético”, com Sergei Ryazantsev

 

O Laboratório de Estudos da Ásia (LEA) da USP convida para a palestra: “Rússia e Migração: desafios do espaço pós-soviético”, que será proferida pelo professor Sergei Ryazantsev (Instituto de Pesquisas Sociopolíticas da Academia de Ciências da Rússia), no dia 21 de agosto, sexta-feira, às 18h30, no Anfiteatro de História.
 
A entrada é franca e não é necessária inscrição prévia.
 
SEX | 21.08.2015 | 18h30
 
Anfiteatro de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

The Yenching Academy: Master's in China Studies

 

O Departamento de Letras Orientais promove na sexta-feira, 21 de agosto, das 14h às 16h, a palestra "The Yenching Academy: Master's in China Studies". 
 
A palestra será ministrada em inglês e tem por objetivo divulgar o programa de Mestrado em Estudos Chineses (com bolsa) oferecido pela Yenching Academy aos alunos da USP.
 
 
SEX | 21.08.2015 | das 14h às 16h
 
Prédio de Letras (sala 260). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Lançamento: "Caderno Italiano", de Boris Schnaiderman

 

A Casa Guilherme de Almeida promove no sábado, 22 de agosto, às 15h, o lançamento do livro Caderno Italiano, de Boris Schnaiderman, Professor Emérito da FFLCH/USP.

Participação de Boris Schnaiderman, Jerusa Pires Ferreira e Simone Homem de Mello.
 
Inscrições pelo site: www.casaguilhermedealmeida.org.br
 
SÁB | 22.08.2015 | 15h00 | convite
 
Casa Guilherme de Almeida. Rua Cardoso de Almeida, 1943, Pacaembu, São Paulo
 
 
 

 

Minicurso: "Moçambique: Cinema, Literatura e História"

 

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa e de História Social da FFLCH/USP realizarão nos dias 24 e 27 de agosto, 03, 14, 17, 21 e 28 de setembro de 2015, das 15h às 19h, o minicurso "Moçambique: Cinema, Literatura e História", ministrado pelos cineastas Camilo de Sousa e Isabel Noronha.
 
O minicurso pretende propiciar aos alunos de graduação e pós-graduação da FFLCH da USP, bem como aos demais interessados, a possibilidade de discutir alguns temas contemporâneos da história de Moçambique sob o prisma de abordagens multidisciplinares, além de sublinhar os possíveis usos do cinema nas diversas áreas das Ciências Humanas e das Literaturas Africanas. O mini-curso contará com a presença dos cineastas moçambicanos Camilo de Sousa e Isabel Noronha, realizadores, produtores dos filmes e documentários que serão exibidos ao longo das aulas, o que poderá possibilitar aos alunos o diálogo com os idealizadores, expondo seu enfoque acerca das questões discutidas na filmografia em questão.
 
As inscrições para a participação no evento ocorrerão de 03 a 21 de agosto no site do CELP http://celp.fflch.usp.br/inscricoesminicurso
 
O valor da taxa de inscrição é de R$10,00, sendo o prazo final de pagamento 21 de agosto de 2015.
 
São 110 vagas!
 
 
 

 

Lançamento: "Bazar Paraná", de Luis S. Krausz

 

O autor, Prof. Dr. Luis S. Krausz, docente do Departamento de Letras Orientais, e a Benvirá convidam para o evento de lançamento do livro Bazar Paraná, que será realizado no dia 25 de agosto, terça-feira, a partir das 19h30, na Livraria Saraiva - Shopping Pátio Higienópolis.
 
TER | 25.08.2015 | 19h30 | convite
 
Livraria Saraiva - Shopping Pátio Higienópolis. Av. Higienópolis, 618, São Paulo
 
 

 

Ciclo de Palestras:

"Ensino e Pesquisa no Magistério Superior - desafi€os contemporâneos"

A primeira palestra "O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE da FFLCH: Objetivos, Metas e Procedimentos", será proferida pela Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz, no dia 25 de agosto, terça-feira, das 10h às 12h.

Rita de Cássia Ariza da Cruz é Professora Adjunta do Departamento de Geografia e Coordenadora do PAE.

Confira a programação
 
Anfiteatro de Geografia.  Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 

 

Palestra: "Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra", com Kabengele Munanga

O Prof. Dr. Kabengele Munanga participará na terça-feira, 25 de agosto, às 14h, da aula de abertura da disciplina "Literatura, educação e questão étnico-racial", ministrada pela Profa. Dra. Rosângela Sarteschi .

O professor falará sobre seu livro Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra.
 
Kabengele Munanga é natural da atual República Democrática do Congo (antigo Zaire), e brasileiro por naturalização. Por causa da ditadura militar instalada em seu país de origem, ele foi obrigado a terminar seu doutorado na Universidade de São Paulo, graças à uma bolsa concedida por esta universidade. Doutorado esse concluído entre 1975-1977, em Ciências Humanas (área de concentração em Antropologia Social). Fez toda sua carreira acadêmica como professor efetivo na Universidade de São Paulo, de 1980-2012, de onde se aposentou como Professor Titular do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. É autor de mais de cem publicações entre livros, capítulos de livros e artigos científicos sobre temas relacionados com a Antropologia da África e da População Negra no Brasil. Ocupou cargos de diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (1983-1989) – Vice-Diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP (2002-2006) – Diretor do Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo (2006-2010). Recebeu vários prêmios e títulos honoríficos, entre os quais: A Comenda da Ordem do Mérito Cultural, contribuição aos estudos da cultura brasileira, pela Presidência da República Federativa do Brasil (2002) – Grau de Oficial da Ordem do Rio Branco do Ministério Das Relações Exteriores – Palácio do Itamaraty(2013) – Prêmio Benedito Galvão, da Ordem dos Advogados do Estado de São Paulo – Troféu raça negra 2012, pelo Afro- Brás e Faculdade Zumbi dos Palmares. Comenda da Ordem do Mérito dos Palmares, Grau de Oficial, pelo Governo do Estado de Alagoas, entre outros.
 
Atualmente é Professor Visitante Sênior na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
 
TER | 25.08.2015 | 14h00 | convite
 
Prédio de Letras (sala 107). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 

 

Palestra: “Educación intercultural en Chile: genealogías de la colonialidad, y emergencia de la razón etnogubernamental”

CEDHAL - Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina convida para a palestra “Educación intercultural en Chile: genealogías de la colonialidad, y emergencia de la razón etnogubernamental”, que será proferida pelo Prof. Dr. Patricio Lepe-Carrión (pós-doutorando Faculdade de Educação/USP), no dia 26 de agosto, quarta-feira, às 14h30, na sede do CEDHAL.

Contato: (011) 3091-3745
 
QUA | 26.08.2015 | 14h30
 
CEDHAL. Prédio de Geografia e História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338,  2º andar, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Encontros de Artes Afro-Brasileiras 2015 

 

 O Núcleo de Extensão e Cultura em Artes Afro-Brasileiras da USP promove nos dias 26, 27 e 28 de agosto, em sua sede, os Encontros de Artes Afro-Brasileiras 2015 – Iê, viva meu mestre!.
 
Esta segunda edição dos Encontros abordará a atuação de mestres da capoeira e da cultura popular em diferentes espaços públicos e privados ao longo de suas vidas. O Núcleo prestará homenagem aos mestres e mestras convidados, reconhecendo a dedicação e importância dessas lideranças no processo de formação e desenvolvimento educacional do país, através do ensino, afirmação e disseminação da cultura afro-brasileira. Também serão apresentados trabalhos atuais realizados pelo Núcleo de Artes Afro-Brasileiras, além do seu histórico de formação na USP, desde 1997, através do trabalho conjunto de Mestre Gato Preto, Contramestre Pinguim e do Grupo Capoeira Angola Guerreiros de Senzala.
 
Participação do Professor Emérito da FFLCH/USP, Prof. Dr. João Baptista Borges Pereira.
 
O evento é gratuito e aberto ao público.
 
QUA a SEX 26 a 28.08.2015 | Consulte a programação
 
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, Travessa 5, Bloco 28 (conjunto dos barracões), Cidade Universitária, São Paulo 
 
 

 

 

Sessão de Comunicação "África: independências e nacionalismos"

 

O CERU - Centro de Estudos Rurais e Urbanos - convida para a Sessão de Comunicação "África: independências e nacionalismos", que será realizada no dia 27 de agosto, quinta-feira, a partir das 13h30, no prédio de Filosofia e Ciências Sociais.
 
O evento faz parte das atividades do 42º Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos.
 
Mais informações: http://www.fflch.usp.br/ceru/eventos_42.html | ceru@usp.br | (11) 3091-3784 / 3735
 
QUI | 27.08.2015 | 13h30 | programação
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 20). Av. Prof. Luciano Guaberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 

 

Seminário: "Crise do trabalho e fetiche do capital, determinações da reprodução contemporânea"

 

Os Laboratórios de Geografia Urbana (LABUR) e Geografia Política (GEOPO) realizam no dia 27 de agosto, quinta-feira, a partir das 14h30, no Anfiteatro de Geografia, o seminário "Crise do trabalho e fetiche do capital, determinações da reprodução contemporânea".
 
QUI | 27.08.2015 | das 14h30 às 22h00 | programação
 
Anfiteatro de Geografia. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 

 

Conferência: "Racconti di vita linguistica e il loro uso nel processo di insegnamento e apprendimento delle lingue"

 

O Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas e a Área de Língua Italiana convidam para a conferência: "Racconti di vita linguistica e il loro uso nel processo di insegnamento e apprendimento delle lingue", com a Profa. Dra Marilisa Birello (Universitat Autònoma de Barcelona).
 
A conferência será realizada no dia 1º de setembro, terça-feira, das 10 às 11h30, na sala 260 do prédio de Letras. 
 
TER | 01.09.2015 | das 10 às 11h30 | convite
 
Prédio de Letras (sala 260). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 

 

Casa Guilherme de Almeida abre inscrições para Encontro de Tradutores, o Transfusão

 

O tema da quinta edição é “Tradução e Antropologia” e contará com a presença de especialistas no assunto
 
O Centro de Estudos de Tradução Literária da Casa Guilherme de Almeida promove, de 10 a 12 de setembro, a quinta edição do TRANSFUSÃO – Encontro de Tradutores, um dos mais importantes eventos da área no país. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio de formulário online no site (www.casaguilhermedealmeida.org.br). O museu é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela POIESIS. A entrada é gratuita.
 
Dedicado à reflexão sobre tradução literária e ao diálogo entre tradutores, pesquisadores, teóricos e interessados no assunto, o TRANSFUSÃO focaliza, este ano, o tema Tradução e Antropologia e será composto por palestras e mesas-redondas. O evento reúne tradutores, antropólogos, poetas e filósofos para discutir a possibilidade de tradução de tradições indígenas e afro-brasileiras, o papel da tradução na antropologia e o processo de assimilação intercultural ou de marcação da diferença no fazer literário e no tradutório.
 
 
 

 

Debate: A crise econômica na Europa

 
O Programa de Pós-Graduação em História Econômica (PPGHE) convida para o debate  "A crise econômica na Europa", que será realizado na sexta-feira, 18 de setembro, às 18h, no Anfiteatro de História.
 
O debate contará com a participação de Raquel Varela (Universidade Nova de Lisboa), Valério Arcary, Osvaldo Coggiola, Ruy Braga e Beatriz Abramides .
 
SEX | 18.09.2015 | 18h00 | convite
 
Anfiteatro de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

 


 

Curso: "Narrativas africanas de língua portuguesa: leituras e reflexões"

O Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil-África e o Centro de Estudos de Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa (CELP) promovem, de 19 de setembro a 28 de novembro, o curso "Narrativas africanas de língua portuguesa: leituras e reflexões". 

As aulas acontecerão aos sábados, das 09 às 13h, na sala 162 do prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo).
 
O curso é gratuito e as matrículas estarão disponíveis no Sistema Apolo de 01 a 15 de setembro de 2015.
 
Consulte a programação
 
 
 
 

 

 

I Jornada de Tradução e Adaptação (JOTA)

 

A primeira edição da Jornada de Tradução e Adaptação (JOTA), organizada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução (TRADUSP)  e pelo CITRAT, acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro de 2015, no edifício da Casa de Cultura Japonesa, no Campus Butantã (Cidade Universitária), entre 9 e 17 horas.
 
A JOTA pretende ser um estímulo intelectual a todos que atuam no campo da tradução/adaptação. Entre os objetivos da jornada destaca-se o de oferecer um espaço de reflexão e diálogo em torno das diferentes maneiras de se pensar tradução/adaptação literária e intermidiática.
 
A primeira JOTA contará com a participação de conferencistas nacionais e estrangeiros, professores e alunos de pós-graduação. Com esta iniciativa, espera-se que os estudos de tradução/adaptação apontem para novas pesquisas sobre narrativa, poesia, teatro, cinema e artes em geral.
 
Assim, a comissão organizadora convida agora a comunidade acadêmica a apresentar propostas de comunicação oral. O prazo para submissão de resumos é de 15 de agosto a 13 de setembro. As propostas aceitas serão divulgadas em 20 de outubro.
 

Normas de publicação

 

 

 

Próximas Defesas:

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH pode ser vista em http://fflch.usp.br/calendar/2015

Acesse o Portal de Vídeos da FFLCH em nossa página http://comunicacao.fflch.usp.br/portaldevideos