Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP n. 277

 

Conferência: “Ceuta, Ormuz e o Brasil”

 

A Cátedra Jaime Cortesão realiza nesta segunda-feira, 24 de agosto, às 17h, a conferência: “Ceuta, Ormuz e o Brasil”, com o Prof. Dr. António Dias Farinha.
 
O conferencista é Diretor do Instituto de Estudos Árabes e Islâmicos e do Instituto Infante D. Henrique.
 
SEG | 24.08.2015 | 17h00 | convite
 
Cátedra Jaime Cortesão/Sala Didática / Prédio de Geografia e História. Av Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Palestra: "Morte em Veneza", com Claudia Sibylle Dornbusch

 

O LERo (Laboratório de Estudos do Romance) promove nesta segunda-feira, 24 de agosto, às 14h, na sala 210 do prédio de Letras, a palestra "Morte em Veneza", que será proferida pela docente da Área de Língua e Literatura Alemã, Profa. Dra. Claudia Sibylle Dornbusch.
 
SEG | 24.08.2015 | 14h00 | convite
 
Prédio de Letras (sala 210). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo

 


 

Minicurso: "Agreements", com Shigeru Miyagawa

 

O Departamento de Linguística recebe nos dias 24, 25 e 26 de agosto o Prof. Shigeru Miyagawa, que lecionará o minicurso de pós graduação "Agreements".
 
O curso tratará dos desenvolvimentos de sua teoria sobre Agree e Movimento sintático, dentro do quadro minimalista proposto por Chomsky (2000, et seq.). 
 
Será ministrado das 14 às 17h, na sala 171 do prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo).
 
Shigeru Miyagawa é Professor de Linguística do MIT (Massachusetts Institute of Technology) e da Universidade de Tóquio.
 
 
 

 

 

Lançamento: "Bazar Paraná", de Luis S. Krausz

 

O autor, Prof. Dr. Luis S. Krausz, docente do Departamento de Letras Orientais, e a Benvirá convidam para o evento de lançamento do livro Bazar Paraná, que será realizado no dia 25 de agosto, terça-feira, a partir das 19h30, na Livraria Saraiva - Shopping Pátio Higienópolis.
 
TER | 25.08.2015 | 19h30 | convite
 
Livraria Saraiva - Shopping Pátio Higienópolis. Av. Higienópolis, 618, São Paulo
 
 

 

Ciclo de Palestras:

"Ensino e Pesquisa no Magistério Superior - desafi€os contemporâneos"

A primeira palestra "O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE da FFLCH: Objetivos, Metas e Procedimentos", será proferida pela Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz, no dia 25 de agosto, terça-feira, das 10h às 12h.

Rita de Cássia Ariza da Cruz é Professora Adjunta do Departamento de Geografia e Coordenadora do PAE.

Confira a programação
 
Anfiteatro de Geografia.  Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 

 

Palestra: "Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra", com Kabengele Munanga

O Prof. Dr. Kabengele Munanga participará na terça-feira, 25 de agosto, às 14h, da aula de abertura da disciplina "Literatura, educação e questão étnico-racial", ministrada pela Profa. Dra. Rosângela Sarteschi .

O professor falará sobre seu livro Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra.
 
Kabengele Munanga é natural da atual República Democrática do Congo (antigo Zaire), e brasileiro por naturalização. Por causa da ditadura militar instalada em seu país de origem, ele foi obrigado a terminar seu doutorado na Universidade de São Paulo, graças à uma bolsa concedida por esta universidade. Doutorado esse concluído entre 1975-1977, em Ciências Humanas (área de concentração em Antropologia Social). Fez toda sua carreira acadêmica como professor efetivo na Universidade de São Paulo, de 1980-2012, de onde se aposentou como Professor Titular do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. É autor de mais de cem publicações entre livros, capítulos de livros e artigos científicos sobre temas relacionados com a Antropologia da África e da População Negra no Brasil. Ocupou cargos de diretor do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (1983-1989) – Vice-Diretor do Museu de Arte Contemporânea da USP (2002-2006) – Diretor do Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo (2006-2010). Recebeu vários prêmios e títulos honoríficos, entre os quais: A Comenda da Ordem do Mérito Cultural, contribuição aos estudos da cultura brasileira, pela Presidência da República Federativa do Brasil (2002) – Grau de Oficial da Ordem do Rio Branco do Ministério Das Relações Exteriores – Palácio do Itamaraty(2013) – Prêmio Benedito Galvão, da Ordem dos Advogados do Estado de São Paulo – Troféu raça negra 2012, pelo Afro- Brás e Faculdade Zumbi dos Palmares. Comenda da Ordem do Mérito dos Palmares, Grau de Oficial, pelo Governo do Estado de Alagoas, entre outros.
 
Atualmente é Professor Visitante Sênior na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.
 
TER | 25.08.2015 | 14h00 | convite
 
Prédio de Letras (sala 107). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 

IV Encontro Nacional de Antropologia do Direito

 

 
 
 
 
O minicurso, as 4 mesas e as 3 conferências ocorrerão na sala 14 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais (Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo). Os 16 GTs, nas manhãs dos dias 27 e 28, ocorrerão em várias salas de aula do mesmo prédio.
 
 
Em sua 4a edição bianual, o evento consolidou-se junto à CAPES (PAEP - Programa de Apoio a Eventos no País) e, principalmente, entre antropólogos(as) de todo o país.
 
 

 

 
 
 

 

Lançamento: "A viagem como vocação: itinerários, parcerias e formas de conhecimento", de Fernanda Arêas Peixoto

 

A autora, Profa. Dra. Fernanda Arêas Peixoto, e a EDUSP convidam para o evento de lançamento do livro "A viagem como vocação: itinerários, parcerias e formas de conhecimento", que será realizado no bar Canto Madalena, nesta quarta-feira, 26 de agosto, das 19 às 22h.
 
QUA | 26.08.2015 | das 19 às 22h | convite
 
 
Bar Canto Madalena. Rua Medeiros de Albuquerque, 471, Vila Madalena, São Paulo
 
 
 

 

 

Abertas as inscrições para a disciplina "Autoridade, Influência e a Contra-influência dos Séculos XX e XI", com Yves Cohen

 

Estão abertas de 17 a 26 de agosto as inscrições para a disciplina: FLS-5161 – Autoridade, Influência e a Contra-influência dos Séculos XX e XI. 
 
Início das aulas: 24/08/2015 (segunda-feira).
 
Término das aulas: início de outubro de 2015.
 
Ministrante: Prof. Dr. Yves Cohen* 
 
*Yves Cohen é directeur d’études (professor) na École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris). Ele publicou Le siècle des chefs. Une histoire transnationale  du commandement et de l’autorité (1890-1940) (Paris, Éditions Amsterdam). É uma história comparativa das práticas de autoridade, da figura do chefe e também do leadership como cultura e discurso na França, Alemanha, União soviética e Estados Unidos. O trabalho dele acentua as circulações entre diversos países e também entre diversas áreas da atividade. A pesquisa atual é sobre a historia das praticas, sobre uma historia transnacional das praticas da influência e sobre o movimentos sociais e políticos dos anos 2010.
 
Horário: 14:00-18:00.
 
Local: Sala 105 - Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (Av. Prof. Luciano Gualberto, 315).
 
Ementa: Para consultar a ementa com a bibliografia da disciplina acesse o seguinte site e insira o código da disciplina: https://uspdigital.usp.br/janus/componente/disciplinasOferecidasInicial.jsf
 
Alunos da USP: somente enviar um email para: sociousp@usp.br, informando nome completo, número USP e a disciplina.
 
Alunos de outras Universidades: comparecer ao Serviço de Pós-Graduação da FFLCH dentro do período de inscrições com comprovante de pagamento da Taxa de Inscrição, cópia do RG, cópia do diploma de graduação e ficha de requerimento de inscrição preenchida.
 
Endereço do Serviço de Pós-Graduação da FFLCH: 
Rua do Lago, 717, sala 118 CEP: 05508-080 - Cidade Universitária São Paulo - SP
Brasil | (11) 3091-4623 / 3091-4626 
 
 
Requerimento de inscrição: http://pos.fflch.usp.br/node/149
 
 
 

 

Palestra: “Educación intercultural en Chile: genealogías de la colonialidad, y emergencia de la razón etnogubernamental”

CEDHAL - Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina convida para a palestra “Educación intercultural en Chile: genealogías de la colonialidad, y emergencia de la razón etnogubernamental”, que será proferida pelo Prof. Dr. Patricio Lepe-Carrión (pós-doutorando Faculdade de Educação/USP), no dia 26 de agosto, quarta-feira, às 14h30, na sede do CEDHAL.

Contato: (011) 3091-3745
 
QUA | 26.08.2015 | 14h30
 
CEDHAL. Prédio de Geografia e História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338,  2º andar, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Encontros de Artes Afro-Brasileiras 2015 

 

 O Núcleo de Extensão e Cultura em Artes Afro-Brasileiras da USP promove nos dias 26, 27 e 28 de agosto, em sua sede, os Encontros de Artes Afro-Brasileiras 2015 – Iê, viva meu mestre!.
 
Esta segunda edição dos Encontros abordará a atuação de mestres da capoeira e da cultura popular em diferentes espaços públicos e privados ao longo de suas vidas. O Núcleo prestará homenagem aos mestres e mestras convidados, reconhecendo a dedicação e importância dessas lideranças no processo de formação e desenvolvimento educacional do país, através do ensino, afirmação e disseminação da cultura afro-brasileira. Também serão apresentados trabalhos atuais realizados pelo Núcleo de Artes Afro-Brasileiras, além do seu histórico de formação na USP, desde 1997, através do trabalho conjunto de Mestre Gato Preto, Contramestre Pinguim e do Grupo Capoeira Angola Guerreiros de Senzala.
 
Participação do Professor Emérito da FFLCH/USP, Prof. Dr. João Baptista Borges Pereira.
 
O evento é gratuito e aberto ao público.
 
QUA a SEX 26 a 28.08.2015 | Consulte a programação
 
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, Travessa 5, Bloco 28 (conjunto dos barracões), Cidade Universitária, São Paulo 
 
 

 

 

Sessão de Comunicação "África: independências e nacionalismos"

 

O CERU - Centro de Estudos Rurais e Urbanos - convida para a Sessão de Comunicação "África: independências e nacionalismos", que será realizada no dia 27 de agosto, quinta-feira, a partir das 13h30, no prédio de Filosofia e Ciências Sociais.
 
O evento faz parte das atividades do 42º Encontro Nacional de Estudos Rurais e Urbanos.
 
Mais informações: http://www.fflch.usp.br/ceru/eventos_42.html | ceru@usp.br | (11) 3091-3784 / 3735
 
QUI | 27.08.2015 | 13h30 | programação
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 20). Av. Prof. Luciano Guaberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 

 

Seminário: "Crise do trabalho e fetiche do capital, determinações da reprodução contemporânea"

 

Os Laboratórios de Geografia Urbana (LABUR) e Geografia Política (GEOPO) realizam no dia 27 de agosto, quinta-feira, a partir das 14h30, no Anfiteatro de Geografia, o seminário "Crise do trabalho e fetiche do capital, determinações da reprodução contemporânea".
 
QUI | 27.08.2015 | das 14h30 às 22h00 | programação
 
Anfiteatro de Geografia. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 

 

Lançamento: "Da música folclórica à música mecânica: Mário de Andrade e o conceito de música popular", de Juliana Pérez González

 
A autora, Juliana Pérez González, mestre em História Social pela FFLCH-USP, convida para o lançamento do livro Da música folclórica à música mecânica: Mário de Andrade e o conceito de música popular.
 
O evento será realizado na sexta-feira, 28 de agosto, a partir das 18h, no Bar El Guatón, Vila Madalena.
 
SEX | 28.08.2015 | 18h00 
 
Bar El Guatón. R. Mourato Coelho, 861, Vila Madalena, São Paulo
 
 

 
 

Palestra: "Cartographo Ergo Sum: new forms of maps and mapping"

 
O Programa de Pós-Graduação em Geografia Física da FFLCH/USP convida para a palestra Cartographo Ergo Sum: new forms of maps and mapping, com Fraser Taylor (Universidade de Carleton, Ottawa, Canadá  - Centro de Pesquisa Geomatics and Cartographic Research Centre-GCRC).
 
A palestra acontece no dia 31 de agosto, segunda-feira, das 18 às 19h30, no Anfiteatro de Geografia.
 
SEG | 31.08.2015 | das 18 às 19h30 | convite
 
Anfiteatro de Geografia. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

Conferência: "Racconti di vita linguistica e il loro uso nel processo di insegnamento e apprendimento delle lingue"

 

O Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas e a Área de Língua Italiana convidam para a conferência: "Racconti di vita linguistica e il loro uso nel processo di insegnamento e apprendimento delle lingue", com a Profa. Dra Marilisa Birello (Universitat Autònoma de Barcelona).
 
A conferência será realizada no dia 1º de setembro, terça-feira, das 10 às 11h30, na sala 260 do prédio de Letras. 
 
TER | 01.09.2015 | das 10 às 11h30 | convite
 
Prédio de Letras (sala 260). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 

 

II Congresso Internacional do Laboratório de Interlocuções com a Ásia

 

O tema deste II Congresso Internacional do LIA é “Histórias Literárias e Culturais de Goa: Conflito, Negociação e Impasse”. Pretende reunir especialistas brasileiros e do exterior em um evento interdisciplinar que se centrará na reflexão acerca das histórias literárias de Goa a partir da sua tradição de língua portuguesa. Contemplará ainda estudos da China e Macau, do Japão e do Timor, na medida em que retoma o I Congresso, realizado em Agosto de 2013, dedicado ao  Extremo Oriente.
 
O evento é gratuito e tem carga horária de 22 horas. Acontecerá de 3 a 5 de setembro de 2015, das 9h às 18h, na Biblioteca da Casa de Portugal (Av. Liberdade, 602, próximo ao metrô Liberdade).
 
Promoção: Laboratório de Interlocuções com a Ásia (LIA), Área de Literatura Chinesa (DLO), Programas de Pós-Graduação em Língua Portuguesa e em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (ECLLP) e Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa (CELP).
 
Apoio: FAPESP e da Casa de Portugal. 
 
As inscrições estão abertas até o dia 02 de setembro.
 
Mais informações: 
 
Os participantes receberão certificados válidos para AACCs (atividades acadêmico-científicos culturais). 
 
 

 

Dante e Boccaccio e os Caminhos da Literatura Moderna

 
O Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas promoverá a disciplina FLM5535 - “Dante e Boccaccio e os Caminhos da Literatura Moderna”, (8 créditos), que será ministrada pelo Prof. Dr. Renzo Bragantini (Professor convidado da Università di Roma, "La Sapienza”, Itália) e pela Profa. Dra.  Doris Natia Cavallari, nos dias:  03, 16, 17, 18, 22, 23 e 24 de setembro; 01, 08, 15 e 22 de outubro de 2015 e 05 de novembro de 2015, das 14h às 18h.
 
O Curso será ministrado em Português e Italiano na Sala: 202, do Prédio de Letras. 
 

 

 

 

Cursos, oficinas e seminários metodológicos do

Centro de Estudos da Metrópole - CEM

 
No segundo semestre de 2015, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) promove a série de eventos Metodológicas CEM, que inclui cursos, oficinas e seminários.
 
Trata-se de uma série de eventos que busca promover a reflexão metodológica plural, oferecendo subsídio a pesquisas multimétodos. Esta se constitui em uma das características centrais da produção do Centro e, neste sentido, no segundo semestre de 2015, o CEM prossegue compartilhando seus avanços metodológicos por meio de Cursos, Seminários e Oficinas sobre Metodologia abertos a pesquisadores e estudantes interessados.
 
Os eventos são de curta duração, sendo organizados e apresentados por pesquisadores do CEM e professores convidados tendo em vista as suas linhas de pesquisas convergentes com as do Centro. 
 
Confira a programação
 

 


 

Minicurso: "Mitologias ameríndias", com Pedro de Niemeyer Cesarino

Estão abertas, no Centro Universitário Maria Antonia, as inscrições para o minicurso "Mitologias ameríndias", que será ministrado pelo Prof. Dr. Pedro de Niemeyer Cesarino, nos dias 23 e 30 de setembro, 7 e 14 de outubro (quartas-feiras, das 20 às 22h).

O curso traça um panorama das mitologias ameríndias, promovendo uma aproximação entre suas concepções sobre o tempo, a finitude e a transformação. A partir da leitura de narrativas dos povos Marubo, Guarani, Yanomami e Tukano, entre outros, as aulas exploram os processos de formação do mundo, a origem dos humanos e dos animais e, ainda, o destino pós-morte na cosmogonia de cada um desses povos.
 
Pedro de Niemeyer Cesarino é mestre e doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ e professor do Depto. de Antropologia da FFLCH-USP. Publicou, entre outros, Oniska: poética do xamanismo na Amazônia (Perspectiva, 2011) e Quando a terra deixou de falar: cantos da mitologia marubo (Editora 34, 2013).
 

Leia mais

 
 

 

 

VII Simpósio Nacional de Estudos Judaicos

 

As inscrições de trabalhos para o VII Simpósio Nacional de Estudos Judaicos estão abertas até o dia 04/09/2015. Os interessados em apresentar seus trabalhos autorais devem enviá-los para simposiojudaica@gmail.com (pdf ou word), acompanhados das seguintes informações:
 
Nome completo; Endereço; Cidade; Estado; CEP; E-mail; Tel.; Cel.; Instituição; Titulação; Link do currículo Lattes; Áreas de interesse, Título do Trabalho e Resumo: (até 15 linhas em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, justificado).
 
 

 

Simpósio Internacional 70 Anos do Fim da Segunda Guerra Mundial

 

Já está disponível a programação do Simpósio Internacional 70 Anos do Fim da Segunda Guerra Mundial, evento que será realizado pelo Departamento de História da FFLCH /USP, de 10 a 12 de novembro de 2015.
 
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site www.segundaguerramundial.fflch.usp.br    
 
Serão emitidos certificados de frequência.
 
 
 

 

Próximas Defesas:

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH pode ser vista em http://fflch.usp.br/calendar/2015

 

Acesse o Portal de Vídeos da FFLCH em nossa página http://comunicacao.fflch.usp.br/portaldevideos