Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP n. 278

Ciclo de Palestras: Ensino e Pesquisa no Magistério Superior - desafi€os contemporâneos

Etapa I - Preparação Pedagógica - 2º semestre 2015
Coordenação PAE - Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz
Confira a programação
Anfiteatro de Geografia.  Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
Leia mais


 

Palestra: "Cartographo Ergo Sum: new forms of maps and mapping"

O Programa de Pós-Graduação em Geografia Física da FFLCH/USP convida para a palestra Cartographo Ergo Sum: new forms of maps and mapping, com Fraser Taylor (Universidade de Carleton, Ottawa, Canadá  - Centro de Pesquisa Geomatics and Cartographic Research Centre-GCRC).

A palestra acontece no dia 31 de agosto, segunda-feira, das 18 às 19h30, no Anfiteatro de Geografia.
SEG | 31.08.2015 | das 18 às 19h30 | convite
Anfiteatro de Geografia. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 

 

Chamada para a 7ª Edição Anual da Escola de Verão IPSA-USP em Conceitos, Métodos e Técnicas em Ciência Política

 

 
 Inscrições podem ser feitas até 4 de outubro de 2015
 
Criada em 2010, a Escola de Verão IPSA-USP em Conceitos e Métodos em Ciência Política busca proporcionar aos acadêmicos das ciências sociais acesso a uma capacitação avançada  e de alta-qualidade em métodos em ciências sociais. Integram o corpo docente, os melhores talentos no ensino dessa área na Europa e nas Américas, ministrando cursos em uma ampla gama de métodos das ciências sociais. Além de serem destaques em suas áreas de estudo e pesquisa, os instrutores são docentes experientes.
 
 A programação da Escola de Verão IPSA-USP 2016 é dividida em três módulos de sessões de uma semana. A programação inclui sessões de informações especiais (special information sessions) que trazem capacitação em habilidades especiais e seminários que proporcionam aos participantes a oportunidade de vislumbrar o impacto de várias metodologias em temas substantivos específicos.
 
 Os participantes da Escola de Verão IPSA-USP em geral se constituem em acadêmicos de alto potencial em ciência política, relações internacionais, sociologia e disciplinas correlatas. Enquanto o maior número dos participantes constitui-se de docentes, estudantes de doutorado e de pós-doutorado, existe também um número crescente de alunos de mestrado excepcionais que completaram com sucesso os cursos da Escola. Os participantes da Escola de Verão IPSA-USP representam também um número variado de países e perfis metodológicos.
 
 A 7ª edição da Escola de Verão IPSA-USP 2016 acontecerá na Universidade de São Paulo entre 18 de janeiro a 5 de fevereiro de 2016. Todos os cursos e seminários são ministrados em inglês. Mais informações veja no site: http://summerschool.fflch.usp.br/
A lista completa de cursos também já está on line: http://summerschool.fflch.usp.br/course-offerings/courses

 

Curso: "Narrativas africanas de língua portuguesa: leituras e reflexões"

O Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil-África e o Centro de Estudos de Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa (CELP) promovem, de 19 de setembro a 28 de novembro, o curso "Narrativas africanas de língua portuguesa: leituras e reflexões". 

As aulas acontecerão aos sábados, das 09 às 13h, na sala 162 do prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo).
O curso é gratuito e as matrículas estarão disponíveis no Sistema Apolo de 01 a 15/09/2015.
Consulte a programação

 

José de Souza Martins toma posse da 22ª Cadeira da APL

Em cerimônia que será realizada nesta quinta-feira, 03 de setembro de 2015, o Professor Emérito da FFLCH-USP, Prof. Dr. José de Souza Martins, tomará posse da 22ª cadeira da Academia Paulista de Letras, cujo patrono é João Monteiro.

Leia mais


 

Conferência: "Racconti di vita linguistica e il loro uso nel processo di insegnamento e apprendimento delle lingue"

O Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas e a Área de Língua Italiana convidam para a conferência: "Racconti di vita linguistica e il loro uso nel processo di insegnamento e apprendimento delle lingue", com a Profa. Dra Marilisa Birello (Universitat Autònoma de Barcelona), que será realizada no dia 1º de setembro, terça-feira, das 10 às 11h30, na sala 260 do prédio de Letras. 

TER | 01.09.2015 | das 10 às 11h30 | convite
Prédio de Letras (sala 260). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo

 

Dante e Boccaccio e os Caminhos da Literatura Moderna

O Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas promoverá a disciplina FLM5535 - “Dante e Boccaccio e os Caminhos da Literatura Moderna”, (8 créditos), que será ministrada pelo Prof. Dr. Renzo Bragantini (Professor convidado da Università di Roma, "La Sapienza”, Itália) e pela Profa. Dra.  Doris Natia Cavallari,    3ª , 4ª ,  5ª  e  6ª feiras, nos dias:  03, 16, 17, 18, 22, 23 e 24 de setembro; 01, 08, 15 e 22 de outubro de 2015; 05 de novembro de 2015, das 14h às 18h. O Curso será ministrado em Português e Italiano na Sala: 202, do Prédio de Letras. 


 

I Jornada de Tradução e Adaptação (JOTA)

A primeira edição da Jornada de Tradução e Adaptação (JOTA), organizada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução (TRADUSP) da FFLCH/USP e CITRAT, acontecerá em 12 e 13 de novembro de 2015, no edifício da Casa de Cultura Japonesa, no Campus Butantã (Cidade Universitária), entre 9 e 17 horas.

A JOTA pretende ser um estímulo intelectual a todos que atuam no campo da tradução/adaptação. Entre os objetivos da jornada destaca-se o de oferecer um espaço de reflexão e diálogo em torno das diferentes maneiras de se pensar tradução/adaptação literária e intermidiática.
 
A primeira JOTA contará com a participação de conferencistas nacionais e estrangeiros, professores e alunos de pós-graduação. Com esta iniciativa, espera-se que os estudos de tradução/adaptação apontem para novas pesquisas sobre narrativa, poesia, teatro, cinema e artes em geral.
 
Assim, a comissão organizadora convida agora a comunidade acadêmica a apresentar propostas de comunicação oral. O prazo para submissão de resumos é de 15 de agosto a 13 de setembro. As propostas aceitas serão divulgadas em 20 de outubro.

 

Debate: A crise econômica na Europa

O Programa de Pós-Graduação em História Econômica (PPGHE) convida para o debate  "A crise econômica na Europa", que será realizado na sexta-feira, 18 de setembro, às 18h, no Anfiteatro de História.

O debate contará com a participação de Raquel Varela (Universidade Nova de Lisboa), Valério Arcary, Osvaldo Coggiola, Ruy Braga e Beatriz Abramides .
SEX | 18.09.2015 | 18h00 | convite
Anfiteatro de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

 

VIII SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais: Diálogos no Estudo de Gêneros Textuais/Discursivos - Uma escola brasileira?

Criado em 2003, o SIGET é um simpósio internacional que teve lugar inicialmente na Universidade Estadual de Londrina. Visa a discutir o papel e o funcionamento dos gêneros textuais/discursivos nas práticas sociais. Já teve lugar em Londrina (PR), União da Vitória (PR), Santa Maria (RS), Tubarão (SC), Caxias do Sul (RS), Natal (RN) e Fortaleza (CE). 

Em 2015, o SIGET chega a sua 8ª edição e será realizado na FFLCH/USP, de 08 a 10 de setembro.
Informações detalhadas no site: http://siget2015.fflch.usp.br/

 

Lançamento: "O caso de Pedro e Inês: Inês (quecível) até o fim do mundo", de Francisco Maciel Silveira

O autor, Francisco Maciel Silveira, docente do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, e a Editora Kapulana convidam para o evento de lançamento e sessão de autógrafos do livro O caso de Pedro e Inês: Inês (quecível) até o fim do mundo, que será realizado no sábado, 29 de agosto, às 11h, na Livraria Cultura (Conjunto Nacional).

Apresentação do livro, feita pela Profa. Dra. Flavia Maria Corradin http://www.editorakapulana.com/?cat=10
SÁB | 29.08.2015 | 11h | convite
Livraria Cultura (Conjunto Nacional). Av. Paulista, 2073, Bela Vista, São Paulo

 

Literatura Tradutora e Literatura Traduzida. Ungaretti e Montale tradutores de Poesia

O Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas promoverá a disciplina de Pós-Graduação: FLM5534 - “Literatura Tradutora e Literatura Traduzida. Ungaretti e Montale tradutores de Poesia” (4 créditos), que será ministrada pelos Profs. Lucia Wataghin (DLM/ FFLCH), Murilo Marcondes Moura (DLCV/ FFLCH) e Yuri Brunello (Universidade Federal do Ceará),  nos dias: 25, 28, 30 de setembro e 02, 05 e 07 de outubro de 2015, das 14h às 18h. 

O Curso será ministrado em Português e Italiano na Sala: 202, do Prédio de Letras. 

 

Seminário Internacional: "Imagens e discursos sobre a cidade. construção e mobilização das representações urbanas em dois exemplos: Lyon e São Paulo"

O Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da FFLCH da Universidade de São Paulo e a  Equipe do Projeto Junior IMAGO da Université Jean Moulin Lyon 3 convidam para o Seminário Internacional:

"Imagens e discursos sobre a cidade - construção e mobilização das representações urbanas em dois exemplos: Lyon e São Paulo"

Le langage comme instrument psychologique dans la théorie de Vygotski

A Área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês convida para a palestra "Le langage comme  instrument psychologique dans la théorie de Vygotski", que será proferida pela Profa. Dra. Janette Friedrich (Université de Genève), no dia 3 de Setembro, das 16h às 18h, na sala 261 do prédio de Letras.

Professeure à la Faculté de Psychologie et des Sciences de l'Éducation de l'Université de Genève, Janette Friedrich a fait des études de philosophie à l’Université de de Rostow-sur-le-Don (Russie) et a soutenu, en 1990, une thèse de doctorat intitulée « La forme de la langue : paradigmes de Bakhtine à Vygotski » à l'Université de Humboldt (Berlin). Depuis 2006, elle est également Enseignante-Chercheuse au Laboratoire d’histoire des théories linguistiques du CNRS  (UMR 7597). Spécialiste de l’œuvre de Vygotski elle a publié de nombreuses études sur la vie et la pensée du psychologue russe.
 
Será feita tradução consecutiva da palestra.
Inscrições pelo email: monitoriadofrances@gmail.com
QUI | 03.09.2015 | das 16h às 18h | convite
Prédio de Letras (sala 261). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo

 

Conferência: José Bergamín: un fantasma de la literatura española, com Prof. Dr. Max Hidalgo

Data: 3 de setembro de 2015
Horário: 21h horas.
Sala: 210 do Prédio de Letras.

Palestra: Dislocations, decenterings: novels without frontiers

Leia mais


 

Amas e mães escravas: Perspectivas comparadas sobre maternidade de escravas, infertilidade, separação de mães e filhos e cuidado de crianças nas sociedades escravistas do Atlântico

 

 
A FFLCH/USP realiza nos dias 24 e 25 de setembro, o evento “Mothering Slaves: Comparative Perspectives on Motherhood, Childlessness and the Care of Children in Atlantic Slave Societies”
 
Acesse a programação, que terá lugar na sala 8 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo).
 
Inscrições abertas a partir de 1º de setembro no site: http://research.ncl.ac.uk/motheringslaves/events
 
* clique na imagem para ampliá-la

Leia mais


Minicurso: "Mitologias ameríndias", com Pedro de Niemeyer Cesarino

Estão abertas, no Centro Universitário Maria Antonia, as inscrições paa o minicurso "Mitologias ameríndias", que será ministrado pelo Prof. Dr. Pedro de Niemeyer Cesarino, nos dias 23 e 30 de setembro, 7 e 14 de outubro (quartas-feiras, das 20 às 22h).

O curso traça um panorama das mitologias ameríndias, promovendo uma aproximação entre suas concepções sobre o tempo, a finitude e a transformação. A partir da leitura de narrativas dos povos Marubo, Guarani, Yanomami e Tukano, entre outros, as aulas exploram os processos de formação do mundo, a origem dos humanos e dos animais e, ainda, o destino pós-morte na cosmogonia de cada um desses povos.
 
Pedro de Niemeyer Cesarino é mestre e doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ e professor do Depto. de Antropologia da FFLCH-USP. Publicou, entre outros, Oniska: poética do xamanismo na Amazônia (Perspectiva, 2011) e Quando a terra deixou de falar: cantos da mitologia marubo (Editora 34, 2013).

 

VII Simpósio Nacional de Estudos Judaicos

 

As inscrições de trabalhos para o VII Simpósio Nacional de Estudos Judaicos estão abertas até o dia 04/09/2015. Os interessados em apresentar seus trabalhos autorais devem enviá-los para simposiojudaica@gmail.com (pdf ou word), acompanhados das seguintes informações:
 
Nome completo; Endereço; Cidade; Estado; CEP; E-mail; Tel.; Cel.; Instituição; Titulação; Link do currículo Lattes; Áreas de interesse, Título do Trabalho e Resumo: (até 15 linhas em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, justificado).

 

II Congresso Internacional do Laboratório de Interlocuções com a Ásia

O tema deste II Congresso Internacional do LIA, que se realiza de dois em dois anos, é “Histórias Literárias e Culturais de Goa: Conflito, Negociação e Impasse”, e pretende reunir especialistas brasileiros e do exterior em um evento interdisciplinar que se centrará na reflexão acerca das histórias literárias de Goa a partir da sua tradição de língua portuguesa.  Contemplará ainda estudos da China e Macau, do Japão e do Timor, na medida em que retoma o anterior evento, realizado em Agosto de 2013, que se debruçou sobre o Extremo Oriente.

O Congresso tem carga  horária de 22 horas e acontecerá de 3 a 5 de setembro de 2015, das 9h às 18h, na Biblioteca da Casa de Portugal (Av. Liberdade, 602, próximo ao metrô Liberdade).
 
Este evento, gratuito, é promovido pelo Laboratório de Interlocuções com a Ásia (LIA), pela Área de Literatura Chinesa (DLO), pelos Programas de Pós-Graduação de Língua Portuguesa e de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (ECLLP) e pelo Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa (CELP). E conta com o apoio da FAPESP e da Casa de Portugal. 
 
As inscrições estão abertas até o dia 02 de setembro.
 
Mais informações: 
 
Os participantes receberão certificados válidos para AACCs (atividades acadêmico-científicos culturais). 

 

Cursos, oficinas e seminários metodológicos do Centro de Estudos da Metrópole - CEM

No segundo semestre de 2015, o Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) promove a série de eventos Metodológicas CEM, que inclui cursos, oficinas e seminários.

Trata-se de uma série de eventos que busca promover a reflexão metodológica plural, oferecendo subsídio a pesquisas multimétodos. Esta se constitui em uma das características centrais da produção do Centro e, neste sentido, no segundo semestre de 2015, o CEM prossegue compartilhando seus avanços metodológicos por meio de Cursos, Seminários e Oficinas sobre Metodologia abertos a pesquisadores e estudantes interessados.
 
Os eventos são de curta duração, sendo organizados e apresentados por pesquisadores do CEM e professores convidados tendo em vista as suas linhas de pesquisas convergentes com as do Centro. 
 
Confira a programação

 

Congregação - Dia 20.08.2015

Assista os vídeos no link abaixo:

Leia mais


 

Lançamento: "Da música folclórica à música mecânica: Mário de Andrade e o conceito de música popular", de Juliana Pérez González

A autora, Juliana Pérez González, mestre em História Social pela FFLCH-USP, convida para o lançamento do livro Da música folclórica à música mecânica: Mário de Andrade e o conceito de música popular.

O evento será realizado na sexta-feira, 28 de agosto, a partir das 18h, no Bar El Guatón, Vila Madalena.
SEX | 28.08.2015 | 18h00 
Bar El Guatón. R. Mourato Coelho, 861, Vila Madalena, São Paulo

Próximas Defesas:

O truque e a técnica: representações do trabalho em Lavoura Arcaica (filme e romance) e S. Bernardo