Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP n. 279

 

Seminário Internacional: "Imagens e discursos sobre a cidade. Construção e mobilização das representações urbanas em dois exemplos: Lyon e São Paulo"

 

O Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da FFLCH/USP e a Equipe do Projeto Junior IMAGO da Université Jean Moulin Lyon 3 convidam para o Seminário Internacional: "Imagens e discursos sobre a cidade. Construção e mobilização das representações urbanas em dois exemplos: Lyon e São Paulo", que será realizado nesta terça-feira, 08 de setembro, a partir das 10h, na sala de vídeo do Departamento de Geografia.
 
TER | 08.09.2015 | Programação
 
Sala de Vídeo do Departamento de Geografia. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 

Leia mais

 

 

 

Seminário do Centro de Estudos da Metrópole aborda escolas e a relação entre desempenho e entorno social

 

Como parte da série de eventos com pesquisadores que atualmente desenvolvem ou desenvolveram recentemente pesquisas de pós-doutorado junto ao CEM, será realizado no próximo dia 10 de setembro o seminário com a professora Luana Costa Almeida (Univás e Unicamp), que está voltado para a área de educação com preocupações acerca do trabalho desenvolvido nas escolas. 
 
Em sua apresentação, denominada "Escolas vizinhas, desempenho e composição socioeconômica desiguais: problematizando a relação entre desempenho e localização socioespacial", Costa Almeida (doutora em Eduação na área de Ensino e Práticas Culturais pela Unicamp) analisará a  relação entre desempenho e entorno social, problematizando a desigualdade escolar tomando uma de suas possíveis facetas, a distribuição de alunos entre escolas vizinhas.
 
QUI | 10.09.2015 | das 17h30 às 19 horas | convite
 
Prédio da Filosofia e das Ciências Sociais (Sala  8).  Av. Prof.  Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 
 

 

Reuniões do GEAL - Grupo de Estudos em Antropologia e Linguística

 

O GEAL - Grupo de Estudos em Antropologia e Linguística - é um espaço de interlocução colaborativa entre pesquisadores de Antropologia e Linguística. A pesquisa interdisciplinar da Antropologia Linguística vem colaborando para a discussão epistemológica sobre os diálogos desses campos do saber, sobre os conceitos analíticos-chave, e sobre as metodologias e técnicas de pesquisa utilizadas. Esse grupo tem se encontrado quinzenalmente às 6as. feiras, entre 10 e 12 horas, no Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, para a realização de oficinas, debates e seminários. Aqueles interessados em participar devem escrever para os coordenadores: Dr. Danilo P. Ramos (danilo.ramos@usp.br) ou Prof. Dr. Leland McCleary (lemccbr@gmail.com).

 

 
 

 

Tardes de Linguística

 

O Departamento de Linguística convida para a próxima palestra do Tardes de Linguística, "Sintaxe Experimental", que será ministrada pelo Prof. Dr. Marcus Maia (UFRJ), na sexta-feira, 11 de setembro, das 14h às 16h, na sala 102 do prédio de Letras.
 
 
SEX | 11.09.2015 | das 14h às 16h
 
Prédio de Letras (sala 102). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Professora da FFLCH, em parceria com o Brasil em Mente, lançará seu livro sobre o PLH na Casa das Rosas

 

 
 
 
A editora Brasil em Mente tem a honra de anunciar que lançará uma de suas obras em São Paulo, na prestigiosa Casa Das Rosas. O livro Português como Língua de Herança: a filosofia do começo, meio e fim, lançado em maio em NY, foi escrito por 14 mulheres que desenvolvem diferentes trabalhos e pesquisas, dentre as quais a Profa Dra. Maria Célia Lima-Hernandes, que também organiza o volume, sintetizando o panorama desta língua-cultura ao redor do mundo em 300 páginas de excelente conteúdo. A publicação apresenta e discute um velho/novo conceito - o português como língua de herança. Velho porque a diáspora brasileira tem um histórico complexo, de longa data, com inúmeros cenários nos quais a língua portuguesa e a cultura brasileira fizeram e fazem parte, de alguma forma, da vida dos filhos e netos de imigrantes brasileiros. Novo porque recentemente as comunidades de língua portuguesa, especialmente a brasileira, têm se profissionalizado e participado de maneira cada vez mais influente nas discussões sobre as línguas de herança. É preciso agora conectar experiências passadas e experiências atuais a fim de celebrar e conscientizar pais e professores acerca desta especialidade linguística.
 

 

 

 

IV Jornada do Programa de Pós-graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana

 

O Departamento de Letras Modernas convida para a IV Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana, a ser realizada nos dias 17 e 18 de setembro de 2015, no prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo).
 
Desde sua criação, em 2010, o principal objetivo deste evento consiste em ampliar a interlocução e promover o debate entre os pesquisadores das diversas linhas do programa, além de proporcionar um espaço de diálogo entre a pós-graduação e a graduação do Departamento de Letras Modernas, Área do Espanhol.
 
Serão entregues atestados de presença aos ouvintes das mesas e emitidos certificados aos participantes.
 
Confira a programação
 
Informações detalhadas em: http://dlm.fflch.usp.br/jornada/1461 
 

 

 

 

II EEPFOL - Encontro de Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas da USP 

 

Estão abertas as inscrtições para o II EEPFOL, que será realizado nos dias 24 e 25 de setembro, no Auditório da Casa de Cultura Japonesa e no Prédio de Letras (salas 260 e 266).
 
Contará com cinco oficinas. A conferência de abertura será feita pela Profa. Dra. Daniele Grannier (UnB) e a conferência de encerramento será proferida pela Profa. Dra.Eliana Sturza (UFSM).
 
Programação e inscrições na página do GE-PFOL: http://pfol.fflch.usp.br/node/25
 

 

 

 

Amas e mães escravas: Perspectivas comparadas sobre maternidade de escravas, infertilidade, separação de mães e filhos e cuidado de crianças nas sociedades escravistas do Atlântico

 

 
 
A FFLCH/USP realiza nos dias 24 e 25 de setembro, o evento “Mothering Slaves: Comparative Perspectives on Motherhood, Childlessness and the Care of Children in Atlantic Slave Societies”.
 
Acesse a programação, que terá lugar na sala 8 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo).
 
Inscrições abertas a partir de 1º de setembro no site: http://research.ncl.ac.uk/motheringslaves/events
 
* Haverá tradução simultânea para o português.
 
* clique na imagem para ampliá-la
 
 
 
 
 
 

Simpósio Internacional 70 Anos do Fim da Segunda Guerra Mundial

 

Já está disponível a programação do Simpósio Internacional 70 Anos do Fim da Segunda Guerra Mundial, evento que será realizado pelo Departamento de História da FFLCH /USP, de 10 a 12 de novembro de 2015.
 
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site www.segundaguerramundial.fflch.usp.br    
 
Serão emitidos certificados de frequência.
 

 

 
 

 

A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH pode ser vista em http://fflch.usp.br/calendar/2015

 

Acesse o Portal de Vídeos da FFLCH em nossa página http://comunicacao.fflch.usp.br/portaldevideos