Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP n. 280

 

Simpósio Internacional 70 Anos do Fim da Segunda Guerra Mundial

 

 
 
Já está disponível a programação do Simpósio Internacional 70 Anos do Fim da Segunda Guerra Mundial, evento que será realizado pelo Departamento de História da FFLCH /USP, de 10 a 12 de novembro de 2015.
 
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site www.segundaguerramundial.fflch.usp.br    
 
Serão emitidos certificados de frequência.
 

 


 

 

Tardes de Linguística

 

O Departamento de Linguística convida para a Apresentação dos Grupos de Pesquisa - Língua de Sinais e Cognição (LiSCo) e Laboratório de Estudos em Aquisição de Linguagem (LEAL), a realizar-se nesta segunda-feira, 14 de setembro, das 14h às 16h, na sala 163 do prédio de Letras.
 
 
SEG | 14.09.2015 | das 14h às 16h
 
Prédio de Letras (sala 163). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

I Jornada do Curso Letras - Espanhol e I Encontro Ángel Rama de Alunos da Graduação em Espanhol: Espaço de formação de saberes

 

A I Jornada do Curso de Letras/Espanhol e o I Encontro Ángel Rama de Alunos da Graduação em Espanhol, a serem realizados na FFLCH/USP nos dias 15 e 16 de Setembro de 2015, têm como objetivo propiciar um espaço de discussão sobre questões relacionadas à formação e atuação do profissional de Letras e ao ensino da língua espanhola e suas literaturas em diferentes contextos. Propõem-se, também, a divulgar as pesquisas produzidas no âmbito da Graduação em Letras da USP, nas áreas de língua e literatura espanhola e hispanoamericana.
 
Inscrições e informações pelo site: http://jornadaespanholffl.wix.com/jornadaespanholfflch
 
Anfiteatro de Hitória. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
e Prédio de Letras (sala 262 e 263). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Cátedra de Estudos Irlandeses recebe ator e diretor da peça "Esperando Godot", de Samuel Beckett

 

 

 


 

Série Inquietudes urbanas discute intolerância religiosa no Maria Antonia

15 de setembro • exibição de filmes, 22 de setembro • debate

terças, às 19h
entrada franca • retirar senha 30 min. antes
 
Participação dos Profs. Drs. Vagner Gonçalves da Silva e Marcelo Natividade, ambos do Departamento de Antropologia da FFLCH/USP.
 
A série de debates Inquietudes Urbanas está voltada para a discussão das relações entre a universidade pública e a cidade no contexto contemporâneo, trazendo à tona questões nas quais os mais diversos problemas ligados à violência e à segregação social, entre outros, contracenam com o papel formador do ensino universitário, entendido como o ‘lugar’ em que as fissuras da sociedade são tratadas de forma crítica.
 
O debate deste mês aborda a Intolerância Religiosa verificada no Brasil que afeta não apenas a convivência inter-religiosa, mas a discussão pública sobre temas cruciais para a sociedade civil, como as fronteiras entre o político e o religioso na gestão de um Estado laico, o ensino religioso nas escolas públicas, a legalização do aborto, o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo, a subordinação do direito civil à liberdade religiosa e às estratégias autoritárias de conversão religiosa, entre outros.
 

Leia mais

 
 
 

 
 

Curso: As direções da poesia contemporânea 

 
Estão abertas no Serviço de Cultura e Extensão Universitária da FFLCH/USP as matrículas para o curso As direções da poesia contemporânea: a arte contaminada, que será realizado no prédio de Letras, às terças-feiras, das 14 às 16h, do dia 15 de setembro ao 17 de novembro.
 
O curso é voltado a estudantes de letras e interessados em geral com bons conhecimentos em língua italiana.
 
 
Informações detalhadas em: http://sce.fflch.usp.br/node/2034
 
 

 
 
 

Conferência: “Progênie em Machado: algumas questões em Memórias póstumas de Brás Cubas e Esaú e Jacó”, com Élide Valarini Oliver (University of California)

 

O Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira convida a todos para a conferência “Progênie em Machado: algumas questões em Memórias póstumas de Brás Cubas e Esaú e Jacó”, que será ministrada pela professora Élide Valarini Oliver (University of California), no dia 17 de setembro, quinta-feira, às 14h00, na sala 102 do prédio de Letras.
 
Autora dos livros Variações sob a mesma luz: Machado de Assis repensado (Edusp/Nankin, 2012) e Joyce e Rabelais: três leituras menipeias (Ateliê Editorial, 2008), a professora Élide Valarini Oliver pretende focalizar alguns aspectos envolvidos na questão da concepção e da progênie em Machado de Assis, destacando a articulação de reflexões biológicas, éticas, filosóficas e teológicas, além da união entre ideia e palavra, reflexão e ironia, profundidade e sutileza, que fazem a singularidade do recorte machadiano.
 
A apresentação e a mediação serão feitas pelo professor Luiz Roncari (FFLCH-USP).
 
QUI | 17.09.2015 | 14h00
 
Prédio de Letras (sala 102). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 

 

IV Semana de Estudos sobre o Período Helenístico

 

O Programa de Pós-Graduação em Letras Clássicas promove nos dias 17 e 18 de setembro de 2015 a IV Semana de Estudos sobre o Período Helenístico.
 
O evento será realizado na sala 266 do prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo).
 
Inscrições: enviar nome e e-mail para flavia.benini@usp.br 
 
Frequência mínima de 75% para obtenção de certificado.

 

Leia mais

 

 

 
 

IV Jornada do Programa de Pós-graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana 

 
O Departamento de Letras Modernas convida para a IV Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana, a ser realizada nos dias 17 e 18 de setembro de 2015, no prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo).
 
Desde sua criação, em 2010, o principal objetivo deste evento consiste em ampliar a interlocução e promover o debate entre os pesquisadores das diversas linhas do programa, além de proporcionar um espaço de diálogo entre a pós-graduação e a graduação do Departamento de Letras Modernas, Área do Espanhol.
 
Serão entregues atestados de presença aos ouvintes das mesas e emitidos certificados aos participantes.
 
Confira a programação
 
Informações detalhadas em: http://dlm.fflch.usp.br/jornada/1461 
 
 
 

 

Ciclo de Palestras: Ensino e Pesquisa no Magistério Superior - desafi€os contemporâneos

 
Nesta quinta-feira, 17 de setembro, a Profa. Dra. Sara Albieri (Professora Titular do Departamento de História da FFLCH/USP) fará a palestra "O conhecimento como questão: o papel da epistemologia na formação superior".
 
As palestras do Ciclo "Ensino e Pesquisa no Magistério Superior - desafi€os contemporâneos" acontecem sempre das 10 às 12h, no Anfiteatro de Geografia (Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo).
 
 
Confira a programação
 
 
 
 

 

Seminário Temático: "Vigiar e Punir", de Michael Foucault

 

Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 118). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

Mais informações: http://sociologia.fflch.usp.br/node/931

 

 

 

Debate: A crise econômica na Europa

 

O Programa de Pós-Graduação em História Econômica (PPGHE) convida para O Debate A crise econômica na Europa, que será realizado em 18 de setembro, sexta-feira, às 18h, no Anfiteatro do Departamento.
 
O debate terá a participação de Raquel Varela (Universidade Nova de Lisboa).
 
Debatedores:
Valério Arcary, Osvaldo Coggiola, Ruy Braga e Beatriz Abramides
 
SEX | 18.09.2015 | 18h00
 
Anfiteatro de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 

 

 

 

Poesia e Prosa: Especificidades da Tradução

 

Coordenação: Marcelo Tápia e Simone Homem de Mello
 
Segundas-feiras, 21 e 28 de setembro; 5, 19 e 26 de outubro; 9, 16, 23 e 30 de novembro; e 7 de dezembro, das 14h às 16h
 
Local: Prédio de Letras 
 
Os desafios impostos pela tradução de prosa narrativa e de poesia serão abordados em uma série de palestras ministradas por tradutores-professores da USP e outros convidados. Tanto os aspectos textuais distintivos de poesia e prosa, como as habilidades específicas que se requerem do tradutor em ambos os casos serão apresentados com base em exemplos concretos de tradução. Tipos textuais limítrofes, como o poema em prosa e a prosa poética, receberão atenção especial. O curso também pretende destacar traduções de línguas cujo ensino é pouco propagado no Brasil, como o árabe, o hebraico e o russo. Este curso é organizado mediante uma cooperação entre a Casa Guilherme de Almeida – Centro de Estudos de Tradução Literária e o Centro Interdepartamental de Tradução e Terminologia (CITRAT) da FFLCH/USP.
 
Informações: (11) 3091-3764
 

Leia mais

 

 

Lançamento: "Navios iluminados", de Ranulfo Prata

 

 

Release aqui

Prédio de Letras (sala 102). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, cidade Universitária, São Paulo

 

 

 
 

II EEPFOL - Encontro de estudos de Português para falantes de outras línguas da USP 

 
 
Estão abertas as inscrições para o II EEPFOL, que será realizado nos dias 24 e 25 de setembro, no Auditório da Casa de Cultura Japonesa e no Prédio de Letras (salas 260 e 266).
 
Contará com cinco oficinas. A conferência de abertura será feita pela Profa. Dra. Daniele Grannier (UnB) e a conferência de encerramento será proferida pela Profa. Dra.Eliana Sturza (UFSM).
 
Programação e inscrições na página do GE-PFOL: http://pfol.fflch.usp.br/node/25
 
 
 

 

Palestra: “O Que Fazer? Na Rússia”, com Angelo Segrillo

 

O Laboratório de Estudos da Ásia (LEA) do Departamento de História - FFLCH/USP convida para a palestra “O Que Fazer? Na Rússia”, que será realizada no dia 25 de setembro, às 18h30, no Anfiteatro de História.
 
A palestra marcará o lançamento da primeira tradução para o português, pela editora Prismas, do famoso romance *“O Que Fazer?” de Tchernichevski, a obra que incendiou a juventude russa para o caminho da revolução no século XIX. 
 
Será ministrada pelo tradutor do livro, Prof. Dr. Angelo Segrillo, historiador da USP formado pela UFF e Instituto Pushkin de Moscou. No lançamento a obra poderá ser adquirida com 40% de desconto sobre o preço de livraria, de R$80 por R$50.
 
 
SEX | 25.09.2015 | 18h30
 
 
Anfiteatro de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
* clique para ver a capa do livro
 
 

 

Chamada de Artigos: Revista Teresa

 

O número 17 da revista Teresa, do Programa de Pós-graduação em Literatura Brasileira da FFLCH – USP, publicará no 1º semestre de 2016 o dossiê Literatura brasileira, autoritarismo e violência. Serão aceitos artigos dedicados a romances ou contos publicados entre 1930 e 1990. Cada artigo deve estar de acordo com uma das seguintes propostas de tópicos:

1. Narrativas brasileiras que se referem diretamente a episódios da Segunda Guerra Mundial;

2. Imagens da violência em romances ou contos que se referem a repressão política e violência de Estado no período da Ditadura Militar;

3. A historiografia, a crítica literária e o estudo das relações entre literatura e regimes autoritários no Brasil

4. Violência urbana, desigualdade e antagonismo social na narrativa brasileira;

5. Pacifismo e literatura no Brasil;

6. Violência, preconceito e exclusão social na narrativa brasileira,

7. O ensino de literatura brasileira e a crítica da violência e do autoritarismo.

A ideia é reunir estudos originais que ajudem a ampliar a compreensão da presença de imagens da violência e do autoritarismo na literatura brasileira. O volume pretende contribuir para debates referentes a relações entre literatura, memória e política no Brasil. Também serão aceitas propostas de resenhas de livros, publicados nos últimos três anos, que contemplem pelo menos um dos tópicos enumerados anteriormente.

Prazo de envio dos textos: 4 de dezembro de 2015

Diretrizes para autores e modo de submissão: acessar o endereço eletrônico http://www.revistas.usp.br/teresa/about/submissions#onlineSubmissions

Comissão organizadora: Jaime Ginzburg (USP) e Marcos Flamínio Peres (USP).

 


 
 

Chamada de Artigos: Opiniães - Revista dos alunos de Literatura Brasileira

 

A Opiniães - Revista dos alunos de Literatura Brasileira, criada em 2010 pelos alunos do programa de pós-graduação em Literatura Brasileira da FFLCH/USP, está com chamada aberta até dia 02/10/2015 para publicação de trabalhos que discorram sobre o tema LITERATURA EM CENA NO BRASIL.
 
Informações detalhadas no site: http://literaturabrasileira.fflch.usp.br/node/103
 
 
 

 

Próximas Defesas:

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH pode ser vista em http://fflch.usp.br/calendar/2015

 

Acesse o Portal de Vídeos da FFLCH em nossa página http://comunicacao.fflch.usp.br/portaldevideos