Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP n. 281

 

Palestra com Dr. Boaventura de Sousa Santos 

 

O Dr. Boaventura de Sousa Santos, diretor do Centro de Estudos Sociais e Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, ministrará no Auditório de História da FFLCH/USP, no dia 27 de outubro de 2015, às 16h, a palestra "As Epistemologias do Sul e a Descolonização das Ciências Sociais" .
 
As vagas são limitadas. 
 
Inscrições devem ser realizadas por e-mail: boaventurausp2015@gmail.com: informar nome completo, e-mail para contato, instituição, grau acadêmico (aluno de graduação, pós, professor etc).
 
Para disponibilizar mais vagas, é possível que seja mudado o local da palestra. Uma página no Facebook comunicará possíveis mudanças: https://www.facebook.com/events/1698694207016937/
 
TER | 27.10.2015 | 16h00 | convite
 
Auditório da História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

Seminário: Construção social da desigualdade: prisões da Ilha Grande

 

O Departamento de Sociologia promove na segunda-feira, 21 de setembro, às 17h30, na sala 118 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais, o Seminário: "Construção social da desigualdade: prisões da Ilha Grande", que será dirigido pela professora Myrian Sepúlveda dos Santos (UERJ).
 
SEG | 21.09.2015 | 17h30 | convite
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 118). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

Tardes de Linguística

 

O Departamento de Linguística convida para a palestra "Interrogativas-Q no Português do Brasil: variação no adulto e na criança", que será ministrada pela professora Mary Kato (UNICAMP), na segunda-feira, dia 21 de setembro, das 13h30 às 16h, na sala 102 do prédio de Letras.
 
 
SEG | 21.09.2015 | das 13h30 às 16h
 
Prédio de Letras (sala 102). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 

 

 

Palestra: As Classes populares chegam à Universidade: estamos preparados para recebê-los?

 

O Prof. Dr. Roberto da Silva (Professor Livre Docente do Departamento de Administração Escolar e Economia da FEUSP) estará no Anfiteatro de Geografia da FFLCH/USP, nesta terça-feira, 22 de setembro, das 10h às 12h, para a palestra "As Classes populares chegam à Universidade: estamos preparados para recebê-los?".
 
A palestra faz parte do ciclo "Ensino e Pesquisa no Magistério Superior - desafi€os contemporâneos".
 
Confira a programação
 
TER | 22.09.2015 | das 10h às 12h
 
 
Anfiteatro de Geografia.  Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Seminário: Liberdade e Igualdade em Celia Galvão Quirino

 

O Departamento de Ciência Política convida para seminário em homenagem à Professora Célia Galvão Quirino, que será realizado na terça-feira, 22 de setembro, a partir das 14h30, no Conjunto Didático de Filosofia e Ciência Sociais, sala 8.
 
Participações de: Gabriel Cohn (USP), Oliveiros Ferreira (USP), Maria Tereza Sadek (USP), Marcelo Jasmin (PUC-RJ), Gabriela Nunes Ferreira (UNIFESP), Bernardo Ricupero (USP), Maria Hermínia Tavares de Almeida (USP), Cláudio Vouga (USP), Walquíria Leão Rego (UNICAMP) e André Singer (USP).
 
Evento gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição.
 
Informações: (11) 3091-3754
 
TER | 22.09.2015 | a partir das 14h30 | programação
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 8). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

XV Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa

 

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa promove de 22 a 24 de setembro o "XV Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa".
 
Esta edição privilegiará a pesquisa no campo do comparativismo, destacando a presença da professora Rita Schmidt (UFRGS), importante investigadora brasileira de Literatura Comparada na atualidade. Em correspondência às incursões crítico-teóricas da área, o evento contará com a participação do escritor paulistano Allan da Rosa e dos cineastas moçambicanos Isabel de Noronha e Camilo de Sousa. O diálogo com diferentes esferas artísticas, uma prática comum aos Estudos Comparados, possibilitará a análise e o debate sobre desdobramentos importantes na órbita do comparatismo contemporâneo, com foco nas repercussões em diferentes contextos culturais. 
 
Destaques da programação: 
 
22/09 - 14h15 – Palestra Profa. Rita Schimdt (UFRGS) -  sala 107
 
23/09 - 18h00 - Conversa com o escritor Allan da Rosa - sala 107
 
24/09 - 14h – Palestra dos cineastas moçambicanos Isabel Noronha e Camilo de Souza - sala 109
 
TER a QUI | 22, 23 e 24.09.2015 | Programação geral | Sessões de comunicação
 
Prédio de Letras (salas diversas - consulte a programação). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

Segurança em acervos culturais

 

 

 

 
 

 

20 anos sem Florestan

 

Neste ano em que são completados 20 anos do falecimento de Florestan Fernandes, estudantes de graduação e pós-graduação da FFLCH/USP, bem como graduados, estão organizando o evento 20 anos sem Florestan com o intuito de homenageá-lo e refletir sobre o seu legado.
 
Entre os dias 23 e 24 de setembro, o evento contará com quatro mesas, que terão como temas o papel de Florestan Fernandes na institucionalização das ciências sociais brasileiras, sua contribuição teórica paras as diferentes disciplinas que compõem o que se chama hoje de ciências sociais, seu papel político como constituinte e, por fim, a atualidade de suas ações e reflexões.
 
QUA e QUI | 23 e 24.09.2015 | Programação
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (salas 8 e 14). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

Palestra: Re-wilding literature, or The importance of Literary predators

 

A Área de Inglês do Departamento de Letras Modernas promove na quarta-feira, 23 de setembro, às 10h, na sala 102, a palestra "Re-wilding literature, or The importance of Literary predators", com o Professor Ian Buchanan (University of Wollongong - Australia).
 
QUA | 23.09.2015 | 10h00 | convite
 
Prédio de Letras (sala 102). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

I Encontro de Música Popular Brasileira: A música popular brasileira em questão

Participe nesta quinta-feira, 24 de setembro de 2015, a partir das 9h, no Auditório de História, do I Encontro de Música Popular Brasileira: A música popular brasileira em questão.

Informações e inscrições: www.mpbemquestao.weebly.com 
 
QUI | 24.09.2015 | Programação
 
Auditório de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

Conferência: Zona cinzenta e assalariamento: o exemplo dos pilotos de helicóptero no Brasil

 

 

Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 24).

Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mesa-redonda: Canguilhem, a história e os historiadores

 

O Grupo de Pesquisa em História Intelectual da USP convida para a mesa-redonda "Canguilhem, a história e os historiadores".
 
O evento sobre a obra do historiador das ciências, filósofo e médico Georges Canguilhem, acontecerá no dia 24 de setembro, quinta-feira, às 14h30, na sala de vídeo do Departamento de História. 
 
Participarão os Professores Francisco Vázquez García (Universidad de Cádiz, Espanha), André Mota (Museu Histórico da Faculdade de Medicina da USP) e José Ricardo de C. M. Ayres (Faculdade de Medicina da USP), além do doutorando Tiago Almeida (Programa de Pós-Graduação em História Social da USP).
 
QUI | 24.09.2015 | 14h30 | convite
 
Sala de vídeo do Departamento de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 

 

 

 
 

II EEPFOL - Encontro de estudos de Português para falantes de outras línguas da USP 

 
 
Há vagas remanescentes para o II EEPFOL, que será realizado nos dias 24 e 25 de setembro, no Auditório da Casa de Cultura Japonesa e no Prédio de Letras (salas 260 e 266).
 
O evento contará com cinco oficinas. A conferência de abertura será feita pela Profa. Dra. Daniele Grannier (UnB) e a conferência de encerramento será proferida pela Profa. Dra.Eliana Sturza (UFSM).
 
Programação e inscrições na página do GE-PFOL: http://pfol.fflch.usp.br/
 
 
 

 

Ato Público pelos refugiados da África e do Oriente Médio

 

Nesta sexta-feira, 25 de setembro, a partir das 18h, será realizado no Anfiteatro de História, Ato Público pelos refugiados da África e do Oriente Médio.
 
Participações de: Eduardo M. Suplicy, Pe. Paolo Parisi, Davi Guarani, Ildo Sauer, Guilherme Boulos, Jayme Brener, Jorge Luiz Souto Maior, Priscila Pedrosa Prisco, Salomão Shecaira, Gilberto Bercovici, Paulo Rizzo, Marcelo Haydu, Talal al-Tinawi, Sean Purdy, Arlene Clemesha, Deisy Ventura, Soraya Misleh, Fedo, Mohamad El Kadri, Mariza Bertoli, Valério Arcary, José Arbex, Amelinha Teles, José Farhat, Mauro Puerro, Antonio Espinosa, Lúcio Flávio Rodrigues de Almeida e Otaviano Helene.
 
Coordenação: Osvaldo Coggiola
 
SEX | 25.09.2015 | 18h00 | convite
 
Auditório do Departamento de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

 

Palestra: “O Que Fazer? Na Rússia”, com Angelo Segrillo

 

O Laboratório de Estudos da Ásia (LEA) do Departamento de História - FFLCH/USP convida para a palestra “O Que Fazer? Na Rússia”, que será realizada no dia 25 de setembro, às 18h30, no Anfiteatro de História.
 
A palestra marcará o lançamento da primeira tradução para o português, pela editora Prismas, do famoso romance *“O Que Fazer?” de Tchernichevski, a obra que incendiou a juventude russa para o caminho da revolução no século XIX. 
 
Será ministrada pelo tradutor do livro, Prof. Dr. Angelo Segrillo, historiador da USP formado pela UFF e Instituto Pushkin de Moscou. No lançamento a obra poderá ser adquirida com 40% de desconto sobre o preço de livraria, de R$80 por R$50.
 
 
SEX | 25.09.2015 | 18h30
 
 
Anfiteatro de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
* clique para ver a capa do livro
 
 

 
 

Palestra: Grande tradução: veredas

 

O CITRAT - Centro de Tradução e Terminologia -  e o TRADUSP - Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução da FFLCH/USP, convidam para a palestra "Grande tradução: veredas", que será proferida por Alison Entrekin, na sexta-feira, 25 de setembro, às 14h, na sala 261 do Prédio de Letras.
 
A palestrante irá descrever a trajetória de um livro desde sua publicação no Brasil até a publicação em língua inglesa, com foco especial no trabalho do tradutor e outros fatores que influenciam no resultado final, com exemplos de livros por ela traduzidos.
 
Alison é tradutora de Chico Buarque, Cristovão Tezza, e Paulo Lins entre outros, e está planejando traduzir Grande Sertão: Veredas
 
SEX | 25.09.2015 | das 14 às 16h00
 
Prédio de Letras ( sala 261). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 

Leia mais

 
 

 

Seminário de Pesquisa do LEHA – Laboratório de Estudos de História das Américas

O Seminário de Pesquisa  do LEHA – Laboratório de Estudos de História das Américas será realizado no dia 25 de setembro, sexta-feira, nas dependências do Departamento de História da FFLCH/USP.

O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição. Mais informações no site: http://leha.fflch.usp.br/

PROGRAMAÇÃO

Exposição Teórica: 9:30h (Sala Nelson Werneck Sodre).
Prof. Bernardo Ricupero (Ciência Política – USP)  - Ariel na América: as viagens de um símbolo.

Apresentação de Pesquisas – 14:00h (Sala 12)

Nome: Prof. Adriano Duarte – UFSC  -    (Pós-doc – DH-USP)
Título: The Office of the Coordinator of Inter-American Affairs: Santa Catarina,1942-1945

Nome: Aura Hurtado  (Mestrado – DH – USP)
Título: Escrever para Radio Sutatenza: práticas epistolares camponesas na Colômbia (1953-1974)

Nome: Alexandre Queiroz de Oliveira (Mestrado - UNIFESP)
Título: O conceito de Libertação e as Conferências Episcopais Latino-americanas (1968-1979)

 

 

 

Leitura em voz alta e produção da subjetividade: um caminho para a apropriação da escrita

 

A autora, Lucila Maria Pastorello, a Edusp e a Livraria da Vila convidam para o lançamento do livro Leitura em voz alta e produção da subjetividade: um caminho para a apropriação da escrita.
 
Lucila Maria Pastorello é mestre em Linguística pela FFLCH/USP e doutora em Educação pela FEUSP
 
O evento acontece no sábado, 26 de setembro, das 15 às 18h, na Livraria da Vila - Lorena.
 
SÁB | 26.09.2015 | das 15 às 18h | convite
 
Livraria da Vila. Alameda Lorena, 1731, São Paulo
 
 
 

 
 

Conferência: Who Read Pierre Pithou? The Impact of the French Renaissance on Visigothic History and Modern representations of early medieval past

 

O Programa de Pós-Graduação em História Social convida para a conferência "Who Read Pierre Pithou? The Impact of the French Renaissance on Visigothic History and Modern representations of early medieval past", com o Dr. Michael J. Kelly (Diretor, editor e co-fundador do Networks & Neighbours).
 
O evento será realizado no dia 05 de outubro, segunda-feira, às 17h30, na sala de vídeo do Departamento de História.
 
SEG | 05.10.2015 | 17h30 | convite
 
Sala de vídeo do Departamento de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

XI Workshop Produção Escrita e Psicanálise - Fronteiras invisíveis: a leitura e a escrita mapeadas

A FEUSP - Faculdade de Educação da USP (Av. da Universidade, 308) promove nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2015 o XI Workshop Produção Escrita e Psicanálise - Fronteiras invisíveis: a leitura e a escrita mapeadas.

 
Horários: 
 - dia 21: das 8h30 às 13h (Auditório da FEUSP); das 15h às 17h (Sala 124 da FEUSP)
 - dia 22: das 9h às 17h (Auditório da FEUSP)
 - dia 23: das 9h às 17h (Auditório da FEUSP)
 
 
 
 
O evento é destinado a alunos de graduação e pós-graduação, professores e profissionais da educação.
 
 
 

 
 

Journées du Laboratoire du Manuscrit Littéraire

 

A Área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês promove nos dias 26 e 27 de outubro de 2015, na sala 261 do prédio de Letras, as Journées du Laboratoire du Manuscrit Littéraire - 2015.
 
Evento gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição.
 
Serão emitidos certificados de participação mediante assinatura de lista de presença.
 
Informações: monitoriadofrances@gmail.com
 
SEG e TER | 26 e 27.10.2015 | Programação
 
Prédio de Letras (sala 261). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Simpósio Internacional 70 Anos do Fim da Segunda Guerra Mundial

 

 
 
Já está disponível a programação do Simpósio Internacional 70 Anos do Fim da Segunda Guerra Mundial, evento que será realizado pelo Departamento de História da FFLCH /USP, de 10 a 12 de novembro de 2015.
 
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site www.segundaguerramundial.fflch.usp.br    
 
Serão emitidos certificados de frequência.
 

 

Próximas Defesas:

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH pode ser vista em http://fflch.usp.br/calendar/2015

Acesse o Portal de Vídeos da FFLCH em nossa página http://comunicacao.fflch.usp.br/portaldevideos