Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP n. 282

 

Vídeos em destaque: Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) 

 
Assista em nosso site http://comunicacao.fflch.usp.br/node/4899 aos vídeos do Ciclo de Palestras promovido pela FFLCH-USP com o tema: "Ensino e Pesquisa no Magistério Superior: desafios contemporâneos".
 
Palestras de: Rita Cruz, Marilena Chauí, Zilda Iokoi, Sônia Castellar, Sara Albieri, Roberto da Silva e Maria Aparecida Basile

 

 


 

Homenagem ao professor Lísias Negrão

 

O Departamento de Sociologia  convida para homenagem ao Prof. Lísias Nogueira Negrão, que será realizada nesta segunda-feira, 28 de setembro, das 17h30 às 19h30, na sala 8 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais.

SEG | 28.09.2015 | das 17h30 às 19h30 | convite

Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 8). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

 

 

 

VII Seminário de Pesquisa dos Alunos de Pós-Graduação do DTLLC

 

Entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro, participe do VII Seminário de pesquisa dos alunos de pós-graduação do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada.

As sessões serão realizadas na sala 102 do Prédio de Letras, às 14h e às 16h20.

O evento é gratuito e não há necessidade de inscrição. Haverá emissão de certificados para os ouvintes.

Confira a programação

Mais informações no site http://dtllc.fflch.usp.br/

 
 

 

Conferência: Atenuação e cumplicidade: análise de estratégias politicamente corretas

 

 

 

 

 
 

Palestra: Leituras cruzadas: Machado de Assis e Flaubert

 

A Área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês convida para a palestra "Leituras cruzadas: Machado de Assis e Flaubert", que será proferida pelos professores Jean-Claude Laborie (Paris X- Nanterre) e Verónica Galíndez (FFLCH-USP), nesta segunda-feira, 28 de setembro, às 19h30, na sala 200 do prédio de Letras. 
 
Serão emitidos certificados aos participantes.
 
Contato: monitoriadofrances@gmail.com
 
SEG | 28.09.2015 | 19h30 | convite
 
Prédio de Letras (sala 200). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

O impacto da ditadura e o exílio na história da medicina brasileira

 

O Laboratório de História das Ciências, Tecnologia e Sociedade (LABCITE) do Departamento de História, convida para a palestra "O impacto da ditadura e o exílio na história da medicina brasileira: depoimento", com Michel Rabinovitch (Doutor pela USP 1951, professor UNIFESP - Área de Parasitologia).
 
Nesta segunda-feira, 28 de setembro, às 14h, no Auditório do CAPH.
 
Apresentação: Mônica Teixeira - Mestranda
 
SEG | 28.09.2015 | 14h00
 
Auditório do CAPH - Departamento de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Projeção de filme seguida de debate: "Na Dobra da Capulana"

 

 
 
Nesta segunda-feira, 28 de setembro, participem da aula de encerramento do curso de difusão "Moçambique: Cinema, Literatura e História", promovido pelo CELP - Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa e pelo NAP Brasil África.
 
Será projetado o filme "Na Dobra da Capulana" (2014) dos cineastas moçambicanos Camilo de Sousa e Isabel Noronha. Em seguida, haverá a palestra do Prof. Dr. Omar Ribeiro Thomaz (UNICAMP) e debate sobre o filme com os realizadores, mediado pela professora Cristina Wissenbach (Departamento de História-FFLCH).
 
SEG | 28.09.2015 | das 15 às 19h00
 
Prédio de Letras (sala 107). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
* clique na imagem para ampliá-la

Leia mais

 

 

 
 

 

Debate Cedem/Unesp: Revolução Russa - um balanço necessário

 

O Cedem (Centro de Documentação e Memória da Unesp) convida para o debate: “Revolução Russa – um balanço necessário”, que será realizado no dia 29 de setembro de 2015, terça-feira, às 18h30.
 
Expositor
Danilo Chaves Nakamura:  graduado em História, é mestrando em História Econômica – ambos pela FFLCH/USP.
 
Debatedores
Isabel Loureiro: professora aposentada do dep. de Filosofia da Unesp/Marília, foi presidente do Instituto Rosa Luxemburgo e autora dos livros: Rosa Luxemburgo - dilemas da ação revolucionária e A revolução alemã (1918-1919).
 
Osvaldo Coggiola:  professor titular de História Contemporânea – FFLCH/ USP, autor dos livros: História e Revolução; História do trotskismo na Argentina e na América Latina e, publicou recentemente,  A Revolução Iraniana.
 
Mediação
Solange Souza:  graduada em História pela FFLCH/USP, é historiógrafa do Cedem/Unesp.
 
Inscrições gratuitas: enviar nome completo, e-mail e instituição para Sandra Santos (organização e produção): ssantos@cedem.unesp.br
 
Duração: 2h30 – 60 lugares
 
Certificado de participação: a ser retirado no evento
 
Contatos: www.facebook.com/cedemunesp   www.cedem.unesp.br (11) 3116–1701
 
TER | 29.09.2015 | 18h30
 
Praça da Sé, 108, 1º andar (metrô Sé), São Paulo
 
 
 

 

Seminário do Departamento de Ciência Política discute a crise 

 

Participem na sexta-feira, 02 de outubro, a partir das 10h, na sala 24 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, do Seminário: "A crise política", promovido pelo CEDEC - Centro de Estudos de Cultura Contemporânea.
 
O seminário discutirá a natureza desta crise, quais seus possíveis desdobramentos e que alternativas estariam disponíveis aos atores sociais e políticos para sair dela.
 
SEX | 02.10.2015 | Confira a programação
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 24). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

“Relações literárias Brasil-Itália”, com Alfredo Bosi e Ettore Finazzi-Agrò

 

Diálogo literário entre Alfredo Bosi (FFLCH/USP) e Ettore Finazzi-Agrò (La Sapienza/Roma), que falarão sobre suas respectivas experiências de estudiosos de literatura italiana no Brasil e de literatura brasileira na Itália, proporcionando uma reflexão sobre a atualidade dos estudos culturais ítalo-brasileiros.
 
Organização: Professores Cecilia Casini (Área de Língua e Literatura Italiana/DLM) e Ivan Marques (Área de Literatura Brasileira/DLCV)
 
SEX | 02.10.2015 | das 10 às 12h00 
 
Prédio de Letras (sala 107). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Oficina: Práticas Teatrais e Formação Docente: recursos para a sala de aula

 

A Área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês convida para a oficina "Práticas Teatrais e Formação Docente: recursos para a sala de aula", que será ministrada pela Profa. Dra. Maria da Glória Magalhães dos Reis, na sexta-feira, 02 de outubro, das 14h30 às 17h30, na sala 270 do Prédio de Letras.
 
Glória Magalhães é professora adjunta do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) da Universidade de Brasília, atuando na área de formação de professores de línguas e literaturas e teatro. Criou e coordena o grupo teatral En classe et en scène.
 
Serão emitidos certificados aos participantes.
 
Inscrições até dia 01/10. Enviar nome completo para o e-mail: monitoriadofrances@gmail.com
 
SEX | 02.10.2015 | das 14h30 às 17h30 | convite
 
Prédio de Letras (sala 270). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Chamada para a 7ª Edição Anual da Escola de Verão IPSA-USP em Conceitos, Métodos e Técnicas em Ciência Política

 

 
 Inscrições podem ser feitas até 4 de outubro de 2015
 
Criada em 2010, a Escola de Verão IPSA-USP em Conceitos e Métodos em Ciência Política busca proporcionar aos acadêmicos das ciências sociais acesso a uma capacitação avançada  e de alta-qualidade em métodos em ciências sociais. Integram o corpo docente, os melhores talentos no ensino dessa área na Europa e nas Américas, ministrando cursos em uma ampla gama de métodos das ciências sociais. Além de serem destaques em suas áreas de estudo e pesquisa, os instrutores são docentes experientes.
 
 A programação da Escola de Verão IPSA-USP 2016 é dividida em três módulos de sessões de uma semana. A programação inclui sessões de informações especiais (special information sessions) que trazem capacitação em habilidades especiais e seminários que proporcionam aos participantes a oportunidade de vislumbrar o impacto de várias metodologias em temas substantivos específicos.
 
 Os participantes da Escola de Verão IPSA-USP em geral se constituem em acadêmicos de alto potencial em ciência política, relações internacionais, sociologia e disciplinas correlatas. Enquanto o maior número dos participantes constitui-se de docentes, estudantes de doutorado e de pós-doutorado, existe também um número crescente de alunos de mestrado excepcionais que completaram com sucesso os cursos da Escola. Os participantes da Escola de Verão IPSA-USP representam também um número variado de países e perfis metodológicos.
 
 A 7ª edição da Escola de Verão IPSA-USP 2016 acontecerá na Universidade de São Paulo entre 18 de janeiro a 5 de fevereiro de 2016. Todos os cursos e seminários são ministrados em inglês.
 
 Mais informações veja no site: http://summerschool.fflch.usp.br/
 
A lista completa de cursos também já está on line: http://summerschool.fflch.usp.br/course-offerings/courses
 
 
 

 

I Seminário Discente - Programa de Pós-Graduação em Sociologia FFLCH/USP

 

O  Programa de Pós-Graduação em Sociologia realiza de 05 a 07 de outubro, na sala 14 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais o I Seminário Discente PPGS USP.
 
Contato: (11) 3091-3724
 
SEG a QUA | 05 a 07.10.2015 | Confira a programação
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Conferência: Who Read Pierre Pithou? The Impact of the French Renaissance on Visigothic History and Modern representations of early medieval past

 

O Programa de Pós-Graduação em História Social convida para a conferência "Who Read Pierre Pithou? The Impact of the French Renaissance on Visigothic History and Modern representations of early medieval past", com o Dr. Michael J. Kelly (Diretor, eidtor e co-fundador do Networks & Neighbours).
 
O evento será realizado no dia 05 de outubro, segunda-feira, às 17h30, na sala de vídeo do Departamento de História.
 
SEG | 05.10.2015 | 17h30 | convite
 
Sala de vídeo do Departamento de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

III Jornada de Literatura Portuguesa homenageia a professora Lilian Lopondo

 

O CELP - Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa - promove no dia 07 de outubro, a III Jornada de Literatura Portuguesa: Dialogia na Literatura Portuguesa.
 
O evento homenageia a professora Lílian Lopondo, falecida no ano passado.
 
Há 10 vagas para ouvintes, que terão direito a certificado de participação. Inscrições no site do CELP: http://celp.fflch.usp.br/jornada
 
Informações: (11) 3091-3751  celp@usp.br
 
QUA | 07.10.2015 | das 09h às 18h30 | Programação
 
Prédio de Letras (sala 266). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Reforming public services and the implications for citizen participation - the UK experience

 

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e o NUPPs convidam para o seminário "Reforming public services and the implications for citizen participation - the UK experience", com Chris Skelcher e Catherine Durose.
 
O seminário será realizado no dia 8 de outubro, quinta-feira, às 17h30, na sala 14 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais.
 
Em inglês. Haverá transmissão ao vivo.
 
QUI | 08.10.2015 | 17h30 | convite
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 
 

Congresso Internacional: Claude Lefort - a invenção democrática hoje

 

 

O Congresso Internacional “Claude Lefort: a Invenção Democrática hoje” acontecerá na FFLCH/USP, entre os dias 13 e 16 de outubro de 2015.

Acesse www.claudelefort.com para inscrições gratuitas, programa, resumos, palestrantes, materiais de leitura e audiovisuais.

 

 
 

 

VI JEALAV - Jornada de ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais

 

 
 
A programação de 2015 prevê a realização de conferência, mesa-redonda e apresentação de comunicações. O eixo condutor das discussões deste ano girará em torno do tema “Tecnologias na sala de aula” e o evento será aberto à participação de professores e pesquisadores, além de alunos de graduação e de pós-graduação interessados em divulgar seus trabalhos de Iniciação Científica ou pesquisas de Mestrado e Doutorado na área. 
 
Inscrições de ouvintes até o dia 08 de outubro, no site: http://jealavusp.wix.com/jealav2015 
 
Contato: jealav.usp@gmail.com  ou monitoriadofrances@gmail.com
 
 
SEX | 16.10.2015 | das 8h às 18h
 
Prédio de Letras e Prédio de Filosofia e Ciências Sociais. Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 / 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 
 

 

Inquietudes Urbanas: Sistema prisional brasileiro, no Maria Antonia

 

No dia 19 de outubro, às 19h, acontece no Centro Universitário Maria Antonia (Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque) o debate Sistema Prisional Brasileiro, da série Inquietudes Urbanas. Esta edição conta ainda com exibição de filmes sobre o tema, nos dias 30 de setembro e 1 e 2 de outubro, seguidos de conversa com convidados especialistas no assunto.
 
O debate deste mês discute a situação atual do sistema carcerário brasileiro e as várias instâncias e condições do sistema de justiça criminal, que processam desde as interpretações dos tipos penais até a execução das penas. Nos meandros traçados por esses filtros operam marcadores como gênero, raça-etnia, classe social, escolaridade, entre outros.
 
A série de debates Inquietudes Urbanas está voltada para a discussão das relações entre a universidade pública e a cidade no contexto contemporâneo, trazendo à tona questões nas quais os mais diversos problemas ligados à violência e à segregação social, entre outros, contracenam com o papel formador do ensino universitário, entendido como o ‘lugar’ em que as fissuras da sociedade são tratadas de forma crítica.
 
Ana Lúcia Pastore é professora do Depto. de Antropologia da FFLCH-USP, coordenadora do Núcleo de Antropologia do Direito e publicou, entre outros, Jogo, ritual e teatro: um estudo antropológico do Tribunal do Júri (Terceiro Nome, 2012).
 
Bruna Angotti é doutoranda em Antropologia na FFLCH-USP, pesquisadora do Núcleo de Antropologia do Direito e professora da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
 
Fernando Salla é doutor em Sociologia pela FFLCH-USP, pesquisador Sênior do Núcleo de Estudos da Violência da USP e autor de As prisões em São Paulo: 1822-1940 (Annablume, 1999).
 
 
 
entrada franca
retirar senha 30 min. antes
 

 

 

 

VI Jornada do GERAR: Conflito e negociação: a função da argumentação retórica

 

No próximo dia 21 de outubro, das 9h às 17h30min, na Biblioteca Brasiliana Mindlin (Cidade Universitária - USP), acontecerá o próximo evento promovido pelo GERAR (Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação).
 
Com o tema “Conflito e negociação: a função da argumentação retórica”, a VI Jornada do GERAR tratará da presença do conflitual e da negociação, seja de modo velado, seja de modo explícito, nas diversas manifestações discursivas. Nos variados espaços sócio-discursivos em que se dão interações conflituais ou polêmicas, a argumentação retórica ocupa o papel decisivo de mediação, uma vez que os sujeitos compactuem a busca de uma negociação resolutiva. É através dela que “a distância entre indivíduos a respeito de uma dada questão” poderá diminuir (cf. MEYER, Principia Rethorica, p. 21) e uma razoável comunhão dos espíritos ser garantida (cf. PERELMAN & TYTECA, Tratado da Argumentação: A Nova Retórica, p. 17).
 
Informações detalhadas sobre a programação serão enviadas em breve.
 
 
 
 

 

XI Workshop Produção Escrita e Psicanálise - Fronteiras invisíveis: a leitura e a escrita mapeadas

 

A FEUSP - Faculdade de Educação da USP (Av. da Universidade, 308) promove nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2015 o XI Workshop Produção Escrita e Psicanálise - Fronteiras invisíveis: a leitura e a escrita mapeadas.
 
Horários: 
 - dia 21: das 8h30 às 13h (Auditório da FEUSP); das 15 às 17h (Sala 124 da FEUSP)
 - dia 22: das 9 às 17h (Auditório da FEUSP)
 - dia 23: das 9 às 17h (Auditório da FEUSP)
 
 
 
 
O evento é destinado a alunos de graduação e pós-graduação, professores e profissionais da educação.
 
 
 

 

Boaventura de Sousa Santos faz palestra na FFLCH/USP

 

O Dr. Boaventura de Sousa Santos, diretor do Centro de Estudos Sociais e Professor Catedrático da Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, ministrará no Auditório de História da FFLCH/USP, no dia 27 de outubro de 2015, às 16h, a palestra "As Epistemologias do Sul e a Descolonização das Ciências Sociais" .
 
O evento é gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição.
 
O Serviço de Comunicação Social da FFLCH/USP transmitirá o evento pelo IPTV USP, no link http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=29849
 
Contato: boaventurausp2015@gmail.com  https://www.facebook.com/events/1698694207016937/
 
TER | 27.10.2015 | 16h00 | convite
 
Auditório da História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

V Seminário Internacional de História do Açúcar: Civilizações do Açúcar. Economias e Sociedades Açucareiras no Mundo Iberoamericano

 

A Cátedra Jaime Cortesão USP/ Instituto Camões e o Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, Base Avançada da Pró - Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo em Santos, organizam o V Seminário Internacional de História de Açúcar, entre 18 e 21 de novembro de 2015, em Santos.
O evento dá continuidade aos encontros bienais, que desde 2005 tem permitido a constituição de uma Rede Internacional de História do Açúcar, estimulando pesquisas e publicações.
Em sua 5ª edição, o Seminário  articula, na perspectiva da História do Açúcar, as diferentes economias açucareiras dos espaços ibéricos e americanos, discutindo as singularidades dessas configurações, verdadeiras civilizações do açúcar.
 
 Sub Temas:
            1. Sociedades açucareiras
            2. Açúcar e técnica
            3. Açúcar e ocupação territorial
            4. Arquiteturas e arqueologias dos espaços açucareiros
            5. Capitais, finanças e açúcar
            6. Sociabilidade e cultura nos espaços açucareiros
            7. Açúcar e meio ambiente
            8. Linhas de pesquisa , fontes e métodos de análise
            9. Açúcar e escravidão
            10. Açúcar e trabalho livre
            11. Historiografia do açúcar: paradigmas e debates
 
Inscrições para apresentação de trabalhos:
As inscrições on-line de comunicações serão realizadas no período de 23 de setembro a 04 de outubro;
Até 10 de outubro: sistematização e divulgação das inscrições aprovadas;
Até 25 de outubro: envio, pelos aprovados, de texto de, no máximo, 10 páginas;
Até 03 de novembro, divulgação das mesas (locais e horários);
Dias 18,19, 20 e 21 de novembro, realização do V Seminário de História do Açúcar.
 
Prazo para envio de trabalhos completos: Até 29 de Novembro de 2013
Realização do Evento: De 18 a 21 de novembro de 2015
Local: Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos
Endereço: Rua Alan Ciber Pinto, 96, Vl. São Jorge – Zona Noroeste, Santos/SP – Brasil
 
Inscrições:  cjc.fflch.usp.br
 

 

 

 

Brazil and the Dialectic of Colonization, de Alfredo Bosi, The provocative classic in its first-ever English translation

 

 

 

A FFLCH tem o prazer de anunciar a publicação de Dialética da colonização, do Prof. Alfredo Bosi, pela University of Illinois Press .

Leia mais em: http://www.press.uillinois.edu/books/catalog/34dcd6dw9780252039300.html

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

Chamada de Artigos: Opiniães - Revista dos alunos de Literatura Brasileira

 

Opiniães - Revista dos alunos de Literatura Brasileira, criada em 2010 pelos alunos do programa de pós-graduação em Literatura Brasileira da FFLCH/USP, está com chamada aberta até dia 02/10/2015 para publicação de trabalhos que discorram sobre o tema LITERATURA EM CENA NO BRASIL.
 
Informações detalhadas no site: http://literaturabrasileira.fflch.usp.br/node/103
 
 
 

 

Próximas Defesas:

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH pode ser vista em http://fflch.usp.br/calendar/2015

 

Acesse o Portal de Vídeos da FFLCH em nossa página http://comunicacao.fflch.usp.br/portaldevideos