Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP n. 284

 

Congresso Internacional: Claude Lefort - a invenção democrática hoje

 

 

O Congresso Internacional “Claude Lefort: a Invenção Democrática hoje” acontecerá na FFLCH/USP, entre os dias 13 e 16 de outubro de 2015.

Acesse www.claudelefort.com para inscrições gratuitas, programa, resumos, palestrantes, materiais de leitura e audiovisuais.

 

 

 
 

Debate: O desemprego no Brasil

 

O Instituto de Estudos Avançados (IEA/USP) convida para o debate "O desemprego no Brasil", que será realizado na sexta-feira, 16 de outubro, das 9h às 12h, na Sala de Eventos do IEA.
 
Participação de: Anselmo Santos (Cesit), José Dari Krein (Unicamp), Marcio Pochmann (Unicamp) e Patrícia Pelatieri (Dieese)
Moderação: Alfredo Bosi (Revista Estudos Avançados - IEA)
 
Evento gratuito e aberto ao público, sem inscrição prévia.
 
Transmissão ao vivo: www.iea.usp.br/aovivo 
 
Contato: Claudia Regina (11) 3091-1686  clauregi@usp.br
 
 
SEX | 16.10.2015 | das 9h às 12h00
 
Sala de Eventos do IEA. Rua da Praça do Relógio, 109, 5º andar, bloco K, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

 

VI JEALAV - Jornada de ensino e aprendizagem de línguas em ambientes virtuais

 

 
 
A programação de 2015 prevê a realização de conferência, mesa-redonda e apresentação de comunicações. O eixo condutor das discussões deste ano girará em torno do tema “Tecnologias na sala de aula” e o evento será aberto à participação de professores e pesquisadores, além de alunos de graduação e de pós-graduação interessados em divulgar seus trabalhos de Iniciação Científica ou pesquisas de Mestrado e Doutorado na área. 
 
Contato: jealav.usp@gmail.com  ou monitoriadofrances@gmail.com http://jealavusp.wix.com/jealav2015 
 
 
SEX | 16.10.2015 | das 8h às 18h
 
Prédio de Letras e Prédio de Filosofia e Ciências Sociais. Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 / 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 

FFLCH na Virada Científica 2015

 

Neste sábado, 17 de outubro, às 15h, a Profa. Dra. Rosane de Sá Amado, Docente da Área de Filologia e Língua Portuguesa, da FFLCH/USP, ministrará no Instituto de Geociências, a palestra "O ensino de português como língua de acolhimento a imigrantes e refugiados".
 
A atividade faz parte da Virada científica 2015. Não é necessário fazer inscrição.
 
Mais informações: 
 
SÁB | 17.10.2015 | das 15h às 15h50
 
Instituto de Geociências da USP. Rua do Lago, 562, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

Oficina de atividades lúdicas no ensino de história

 

O Departamento de História promove de 17 de outubro a 28 de novembro uma oficina de atividades lúdicas no ensino de história, voltada a professores da disciplina, bem como a estudantes de cursos de licenciatura em história.
 
Local: Prédio de História e Geografia/USP (sala a definir). Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
Horário: 7h30 às 13h30
 
São 60 vagas e as inscrições devem ser feitas de 13 a 15 de outubro no site do LEMAD - Laboratório de Ensino e Material Didático -  http://lemad.fflch.usp.br/
 
Contato: lemad.dh@gmail.com   (11) 3091-8595.
 
 
Programa:
17/10/2015: Teorias sobre o lúdico; lúdico e ensino de história;
24/10/2015: Dinâmicas de ensino;
07/11/2015: Jogos de tabuleiro;
14/11/2015: Role-Playing Game (RPG), videogame e ensino de História;
28/11/2015: Criação de atividades lúdicas.
 
Coordenação: José Antonio Vasconcelos
Colaboradores: Acainã Luiz de Azevedo, Carolina Bednarek Sobral, Catherine Elisabeth Bresser Galli, Felipe Amado, José Guilherme Zago de Souza, Luciano Nunes de Almeida e Robson Bello
 
 
 

 
 

A questão da modernidade em James Joyce e Ítalo Svevo

 

Participem no dia 19 de outubro, segunda-feira, das 09 às 18h, na sala 102 do prédio de Letras, do evento "A questão da modernidade em James Joyce e Ítalo Svevo", promovido pela Área de Língua e  Literatura Italianas da FFLCH/USP.
 
Programação:
 
09:00 - “Il segno dela guerra nella Coscienza di Zeno”, conferência de abertura do Prof. Giulio Ferroni (La Sapienza, Roma)
11:00 - 12:30: Mesa redonda (profs. Munira Mutran, Cecilia Casini, Fábio de Souza Andrade, USP; Dirceu Villa, UNIFESP)
14:00 - 16:00: Sessão de comunicações de trabalhos de pesquisa
16:00 - Exibição do filme Senilità (1962), de Mauro Bolognini
 
SEG | 19.10.2015 | das 09 às 18h00
 
Prédio de Letras (sala 102). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

Seminário Permanente do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos

 

O  CEMA - Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos da USP - receberá para um seminário na segunda-feira, 19 de outubro, às 17h30, a professora Indira Nahomi Viana Caballero, doutora em Antropologia pelo Museu Nacional da UFRJ.
 
Os debates serão feitos com base no texto “Vitalidades em transformação: sobre pedras, andenerías, montanhas e outros seres do centro-sul dos Andes peruanos”.
 
A reunião é aberta a interessados e será realizada no Laboratório do CEMA, próximo à Seção de Alunos de Geografia e História.
 
Textos-base das reuniões e programação para todo o semestre no site:  www.usp.br/cema
 
SEG | 19.10.2015 | 17h30
 
 
Laboratório do CEMA (próximo à Seção de Alunos de Geografia e História). Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

Inquietudes Urbanas: Sistema prisional brasileiro, no Maria Antonia

 

No dia 19 de outubro, às 19h, acontece no Centro Universitário Maria Antonia (Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque) o debate Sistema Prisional Brasileiro, da série Inquietudes Urbanas. 
 
O debate deste mês discute a situação atual do sistema carcerário brasileiro e as várias instâncias e condições do sistema de justiça criminal, que processam desde as interpretações dos tipos penais até a execução das penas. Nos meandros traçados por esses filtros operam marcadores como gênero, raça-etnia, classe social, escolaridade, entre outros.
 
A série de debates Inquietudes Urbanas está voltada para a discussão das relações entre a universidade pública e a cidade no contexto contemporâneo, trazendo à tona questões nas quais os mais diversos problemas ligados à violência e à segregação social, entre outros, contracenam com o papel formador do ensino universitário, entendido como o ‘lugar’ em que as fissuras da sociedade são tratadas de forma crítica.
 
Ana Lúcia Pastore é professora do Depto. de Antropologia da FFLCH-USP, coordenadora do Núcleo de Antropologia do Direito e publicou, entre outros, Jogo, ritual e teatro: um estudo antropológico do Tribunal do Júri (Terceiro Nome, 2012).
 
Bruna Angotti é doutoranda em Antropologia na FFLCH-USP, pesquisadora do Núcleo de Antropologia do Direito e professora da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
 
Fernando Salla é doutor em Sociologia pela FFLCH-USP, pesquisador Sênior do Núcleo de Estudos da Violência da USP e autor de As prisões em São Paulo: 1822-1940 (Annablume, 1999).
 
 
 
entrada franca
retirar senha 30 min. antes
 
 

 
 

VII Simpósio Nacional de Estudos Judaicos

 

 
 
 

 
 

6º Festival Internacional de Música Judaica

 

O Departamento de Letras Orientais, o Centro de Estudos Judaicos e o Instituto da Música Judaica Brasil convidam para o 6º Festival Internacional de Música Judaica, que será realizado no dia 20 de outubro, às 19h,  na sala 266 do Prédio de Letras. 
 
Nessa ocasião, será exibido o filme The Wandering Muse e acontecerá o lançamento mundial do site wanderingmuse.net, após o qual os presentes ouvirão o diretor do filme, Tomás Wormser. Para verificar a agenda completa do Festival, acesse: http://www.imjbrasil.com.br/kleztival/kleztival2015.html.
 
TER | 20.10.2015 | 19h00 | convite
 
Prédio de Letras (sala 266). Av. Prof. Luciano  Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 
 

VI Jornada do GERAR: Conflito e negociação: a função da argumentação retórica

 

O Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação (GERAR), sob a coordenação da Prof. Dra. Lineide do Lago Salvador Mosca, realizará sua VI Jornada no próximo dia 21 de outubro, das 9h às 17h30min, na Biblioteca Brasiliana Mindlin (Cidade Universitária - USP).

Com o tema “Conflito e negociação: a função da argumentação retórica”, a VI Jornada do GERAR tratará da presença do conflitual e da negociação, seja de modo velado, seja de modo explícito, nas diversas manifestações discursivas. Nos variados espaços sócio-discursivos em que se dão interações conflituais ou polêmicas, a argumentação retórica ocupa o papel decisivo de mediação, uma vez que os sujeitos compactuem a busca de uma negociação resolutiva. É através dela que “a distância entre indivíduos a respeito de uma dada questão” poderá diminuir (cf. MEYER,Principia Rethorica, p. 21) e uma razoável comunhão dos espíritos ser alcançada (cf. PERELMAN & TYTECA, Tratado da Argumentação: A Nova Retórica, p. 17).

Programação completa 

 
 
 

 
 

XI Workshop Produção Escrita e Psicanálise - Fronteiras invisíveis: a leitura e a escrita mapeadas

 

A FEUSP - Faculdade de Educação da USP (Av. da Universidade, 308) promove nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2015 o XI Workshop Produção Escrita e Psicanálise - Fronteiras invisíveis: a leitura e a escrita mapeadas.
 
Horários: 
 - dia 21: das 8h30 às 13h (Auditório da FEUSP); das 15 às 17h (Sala 124 da FEUSP)
 - dia 22: das 9 às 17h (Auditório da FEUSP)
 - dia 23: das 9 às 17h (Auditório da FEUSP)
 
 
 
 
O evento é destinado a alunos de graduação e pós-graduação, professores e profissionais da educação.
 
 
 

 
 

XVII EAGiLE - Encontro de Alunos de Graduação em Inglês como Língua Estrangeira

 

 
22 de outubro, quinta-feira, das 8h às 11h40 e das 19h30 às 23h.
 
Inscrição para ouvintes:
Caso  não queira apresentar, mas tenha interesse em receber um certificado de ouvinte, você pode se inscrever por e-mail eagile.fflch.usp@gmail.com, com os seguintes dados: nome completo, ano de ingresso na graduação, e-mail para contato, período(s) em que assistirá às apresentações do evento. A taxa de inscrição é de R$5,00 e esta pode ser feita até o dia do evento. (Caso não queira receber certificado, poderá assistir ao evento gratuitamente).
 
Caso tenha interesse em fazer uma apresentação artística, entrar em contato por e-mail eagile.fflch.usp@gmail.com
 
* clique na imagem para ampliá-la
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 

 
 

Palestra: Marina Tsvetáieva em 4 atos: drama, correspondência, prosa e poesia

 

O Departamento de Letras Orientais convida para a palestra "Marina Tsvetáieva em 4 atos: drama, correspondência, prosa e poesia", que será realizada no dia 22 de outubro, quinta-feira, às 10h, na sala 266 do prédio de Letras.
 
Professores Ministrantes: Aurora Fornoni Bernardini, Paula Costa Vaz de Almeida, Cecília Rosas, Raquel Arantes Toledo Caregaro
Mediação: Bruno Barretto Gomide
 
 
QUI | 22.10.2015 | das 10 às 13h00
 
Prédio de Letras (sala 266). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade universitária, São Paulo
 
 
 

 

II Encontro de Estudos Africanos “Abrindo Caminhos”

 

O Centro de Estudos Africanos, como apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e do CELP - Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa - convida para as atividades do II Encontro de Estudos Africanos “Abrindo Caminhos”, que serão realizadas nos dias 27 e 29 de outubro, na sala 14 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais (Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo).
 
Confira a programação em http://celp.fflch.usp.br/abrindocaminhos
 
 
 
 

 
 

Palestra: Choques ibéricos: literatura e história – Uma revisão, otimista, de algumas tensões políticas e literárias entre Portugal e Espanha

 
O programa de pós-graduação em Literatura Portuguesa convida para a palestra "Choques ibéricos: literatura e história – Uma revisão, otimista, de algumas tensões políticas e literárias entre Portugal e Espanha", que será proferida pela Profa. Dra. Maria Fernanda de Abreu, em conversa com o poeta Horácio Costa (DLCV-FFLCH-USP/ CHAM-UNL), no dia 27 de outubro, terça-feira, às 14h30, na sala 266 do prédio de Letras.
 
TER | 27.10.2015 | 14h30 | convite
 
Prédio de Letras (sala 266). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
Maria Fernanda de Abreu, professora e ensaísta, doutorada em Literaturas Românicas Comparadas com uma tese sobre a recepção de Cervantes no romantismo português (1993), foi fundadora e coordenadora científica da área de Estudos Hispânicos e Latino-Americanos da Universidade Nova de Lisboa e do respectivo grupo de investigação. Sendo também membro associado do CRIMIC (Paris-Sorbonne), tem dedicado parte da sua investigação e publicações às relações literárias entre Portugal e Espanha. Professora visitante em distintas universidades (Coimbra, Rio de Janeiro-PUC y UFRJ, Paris 8, Lyon2, Ca Foscari), conferencista em universidades europeias e latino-americanas e Visiting Scholar y Research Fellow nas universidades de Harvard e Brown. Membro das direções da Asociación Internacional de Hispanistas (2004-2010) e da Asociación de Cervantistas (2006-2012), foi recentemente (São Paulo, 2015) nomeada membro de honra desta última.
 
 
 
 

 
 

Cursos básicos de geoprocessamento voltados para políticas sociais

O Centro de Estudos da Metrópole  ministra cursos básicos de geoprocessamento voltados para políticas sociais. Os dois últimos cursos de 2015 acontecem em Outubro (28, 29 e 30/10/2015) e Novembro (25, 26 e 27/11/2015). O curso, presencial, propicia a qualquer profissional produzir e analisar informações geográficas. Os SIG funcionam como organizadores de diversas camadas de informação gerando mapas para explorar dados para descobrir padrões e correlações. Essas camadas correspondem a diversos tipos de dados para uma determinada região (quadra, estado, cidade ou o globo terrestre). A manipulação dos dados é feita dentro de um sistema no computador que permite: coletar, manusear e analisar informações.

 
 
 

Leia mais

 

 

 

Palestra: Tempo-espaço da pós-colonialidade portuguesa: migrações, africanos e cultura afro-portuguesa

 

O CELP - Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa - convida para a palestra "Tempo-espaço da pós-colonialidade portuguesa: migrações, africanos e cultura afro-portuguesa", que será proferida pelo Prof. Dr. Fernando Arenas (Universidade de Michigan), no dia 29 de outubro, às 14h, na sala 260 do prédio de Letras.
O evento é gratuito. Serão emitidos certificados aos ouvintes.
 
São 45 vagas. Inscrições: http://celp.fflch.usp.br/palestra
 
QUI | 29.10.2015 | 14h00
 
Prédio de Letras (sala 260). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 

Leia mais

 
 

 
 

Próximas Defesas:

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 

A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH pode ser vista em http://fflch.usp.br/calendar/2015

Acesse o Portal de Vídeos da FFLCH em nossa página http://comunicacao.fflch.usp.br/portaldevideos