Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP n. 285

Seminário: "A palavra segredo: origem e étimo", com Mário Eduardo Viaro

 

 

 

 
 

 

Seminário: Gênero, trabalho, cuidado: pistas e desafios

 

O Departamento de Sociologia promove nos dias 19 de outubro e 6 de novembro de 2015, das 10h às 17h, no prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 118), o seminário Gênero, trabalho, cuidado: pistas e desafios, organizado pelas Profas. Dras. Helena Hirata e Nadya Araujo Guimarães.
 
Objetivos: A perspectiva de gênero tem inegável valor heurístico. Sua capacidade de revigorar debates tem tido efeito seminal no campo dos estudos do trabalho. Desvelou dimensões obscurecidas pelos vieses de uma ciência social que concebia o trabalho como uma experiência de homens, brancos, qualicados, tecida nos espaços fabris e embebida nos valores e representações (do indivíduo e do coletivo) extraídos de uma visão ocidental e europeizante do mundo. Como todo modo de conhecer, vivo e autocritico, o campo dos estudos de gênero produz desaos, mas também tem se renovado através de controvérsias que o desaam internamente. Nestes seminários tem-se como objetivo enriquecer o debate, trazendo à luz novas pistas fornecidas por pesquisas empíricas e reexões teóricas recentes, que se nutrem da perspectiva de gênero e enfrentam controvérsias teóricas que desaam o debate atual. O campo dos estudos do cuidado servirá como um domínio privilegiado para ilustrarmos o riqueza interpretativa de novas análises que vêem sendo produzidas no Brasil nos âmbitos da Sociologia, da Antropologia e da História.
 
Contato: (11) 3091-3703
 
Acesse aqui a programação completa
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 118). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Tardes de Linguística

 

O Departamento de Línguística convida para as próximas Tardes de Linguística, nestas segunda e terça-feira, no prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo).
 
 
SEG | 19.10.2015 | das 14 às 16h00 - Apresentações de grupos de pesquisa - o Projeto LIBOLO e os Seminários Carlos Franchi
Prédio de Letras (sala 163)
 
Projeto LIBOLO: estuda o português e o quimbundo falado na região do Libolo, Angola, coordenado pela Profa. Dra. Margarida Petter (em parceria com as professoras Evani Viotti e Esmeralda Negrão)
Seminários Carlos Franchi: grupo de estudos clássicos em Sintaxe fundado pela Profa. Dra. Esmeralda Negrão, que será apresentado pelo Prof. Marcello Modesto
 
 
TER | 20.10.2015 | das 14 às 15h30 - Palestra "Inteligência Artificial - Sucessos e Incompreensões", com Marcelo Finger (IME-USP/CNPq)
Prédio de Letras (sala 102)
 
O Prof. Marcelo Finger tem pesquisas na área da Ciência da Computação, com ênfase em Lógicas e Raciocínio Lógico-Probabilístico, atuando principalmente nos seguintes temas: Lógica, Inteligência Artificial, Humanidades Digitais e Linguística Computacional.
 
Contato: (11) 3091-4586
 
 
 

 

A questão da modernidade em James Joyce e Ítalo Svevo

 

Participem no dia 19 de outubro, segunda-feira, das 09 às 18h, na sala 102 do prédio de Letras, do evento "A questão da modernidade em James Joyce e Ítalo Svevo", promovido pela Área de Língua e  Literatura Italianas da FFLCH/USP.
 
Programação:
 
09:00 - “Il segno dela guerra nella Coscienza di Zeno”, conferência de abertura do Prof. Giulio Ferroni (La Sapienza, Roma)
11:00 - 12:30: Mesa redonda (profs. Munira Mutran, Cecilia Casini, Fábio de Souza Andrade, USP; Dirceu Villa, UNIFESP)
14:00 - 16:00: Sessão de comunicações de trabalhos de pesquisa
16:00 - Exibição do filme Senilità (1962), de Mauro Bolognini
 
SEG | 19.10.2015 | das 09 às 18h00
 
Prédio de Letras (sala 102). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

Seminário Permanente do Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos

 

O  CEMA - Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos da USP - receberá para um seminário na segunda-feira, 19 de outubro, às 17h30, a professora Indira Nahomi Viana Caballero, doutora em Antropologia pelo Museu Nacional da UFRJ.
 
Os debates serão feitos com base no texto “Vitalidades em transformação: sobre pedras, andenerías, montanhas e outros seres do centro-sul dos Andes peruanos”.
 
A reunião é aberta a interessados e será realizada no Laboratório do CEMA, próximo à Seção de Alunos de Geografia e História.
 
Textos-base das reuniões e programação para todo o semestre no site:  www.usp.br/cema
 
SEG | 19.10.2015 | 17h30
 
 
Laboratório do CEMA (próximo à Seção de Alunos de Geografia e História). Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

Inquietudes Urbanas: Sistema prisional brasileiro, no Maria Antonia

 

No dia 19 de outubro, às 19h, acontece no Centro Universitário Maria Antonia (Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque) o debate Sistema Prisional Brasileiro, da série Inquietudes Urbanas. 
 
O debate deste mês discute a situação atual do sistema carcerário brasileiro e as várias instâncias e condições do sistema de justiça criminal, que processam desde as interpretações dos tipos penais até a execução das penas. Nos meandros traçados por esses filtros operam marcadores como gênero, raça-etnia, classe social, escolaridade, entre outros.
 
A série de debates Inquietudes Urbanas está voltada para a discussão das relações entre a universidade pública e a cidade no contexto contemporâneo, trazendo à tona questões nas quais os mais diversos problemas ligados à violência e à segregação social, entre outros, contracenam com o papel formador do ensino universitário, entendido como o ‘lugar’ em que as fissuras da sociedade são tratadas de forma crítica.
 
Ana Lúcia Pastore é professora do Depto. de Antropologia da FFLCH-USP, coordenadora do Núcleo de Antropologia do Direito e publicou, entre outros, Jogo, ritual e teatro: um estudo antropológico do Tribunal do Júri (Terceiro Nome, 2012).
 
Bruna Angotti é doutoranda em Antropologia na FFLCH-USP, pesquisadora do Núcleo de Antropologia do Direito e professora da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
 
Fernando Salla é doutor em Sociologia pela FFLCH-USP, pesquisador Sênior do Núcleo de Estudos da Violência da USP e autor de As prisões em São Paulo: 1822-1940 (Annablume, 1999).
 
 
 
entrada franca
retirar senha 30 min. antes
 
 

 
 

VII Simpósio Nacional de Estudos Judaicos

 

 
 
 

 
 

6º Festival Internacional de Música Judaica

 

O Departamento de Letras Orientais, o Centro de Estudos Judaicos e o Instituto da Música Judaica Brasil convidam para o 6º Festival Internacional de Música Judaica, que será realizado no dia 20 de outubro, às 19h,  na sala 266 do Prédio de Letras. 
 
Nessa ocasião, será exibido o filme The Wandering Muse e acontecerá o lançamento mundial do site wanderingmuse.net, após o qual os presentes ouvirão o diretor do filme, Tomás Wormser. Para verificar a agenda completa do Festival, acesse: http://www.imjbrasil.com.br/kleztival/kleztival2015.html.
 
TER | 20.10.2015 | 19h00 | convite
 
Prédio de Letras (sala 266). Av. Prof. Luciano  Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Ciclo de Debates: 25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

 

Em 2015, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completará 25 anos de criação, ano em que também se debate intensamente a possibilidade da redução da idade penal no Brasil.
Para refletir sobre o momento atual dos direitos da criança e do adolescente no Brasil, o Ciclo de Debates “25 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Direitos, História e Perspectivas”, que será realizado no da 21 de outubro (quarta-feira), das 10 às 13h, fará um balanço do desenvolvimento histórico desses direitos, discutindo sobre as conquistas e os desafios relativos à implementação do ECA.
 
Inscrições gratuitas, no local do evento (valerá como atividade complementar)
 
Programação
 
Temas:
1. Estatuto da Criança e do Adolescente: conquistas e história recente.
2. História e Memória: 25 anos do ECA no Nordeste.
3. Afetos e família: a adoção e o Estatuto da Criança e do Adolescente.
 
Apresentadores:
Dr. Eduardo Silveira Netto Nunes (Coordenador do Grupo de Trabalho de História da Infância e Juventude da Associação Nacional de História – Seção São Paulo; Professor Universitário – Unicastelo/Unisantanna)
Dr. Humberto da Silva Miranda (Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco; Coordena o Programa Escola de Conselhos de Pernambuco; Preside a Comissão de Direitos Humanos da UFRPE)
Dra. Tania Mara Tavares da Silva (Professora Adjunto da Universidade da Cidade do Rio de Janeiro; Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa de História da Educação Brasileira da UNIRIO; Coordenadora do Curso de Pedagogia da UNIRIO)
 
Local: Memorial da Resistência / Estação Pinacoteca. Largo General Osório, 66, Luz, Auditório Vitae, 5º andar, São Paulo
 
Informações: juventudinfancia@hotmail.com    http://1drv.ms/1LHGKSE
 
Organização e promoção:
Grupo de Trabalho de História da Infância e Juventude da ANPUH – Seção São Paulo
Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina (CEDHAL-USP)
Secretaria de Cultura do Estado - Associação Pinacoteca Arte e Cultura - Memorial da Resistência de São Paulo
 
 

 

Fundamento – Profundidade – Sem-fundamento: Ponderações sobre a problemática da fundamentação em conexão com o Escrito sobre a liberdade de Schelling

 

Departamento de Filosofia convida para a palestra "Fundamento – Profundidade – Sem-fundamento: Ponderações sobre a problemática da fundamentação em conexão com o Escrito sobre a liberdade de Schelling", que será proferida pelo Prof. Dr. Christoph Asmuth (Technische Universität – Berlin/Alemanha), na quarta-feira, 21 de outubro, às 16h30, no prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 106B).
 
Contato: (11)  3091-3761
 
QUA | 21.10.2015 | 16h30
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 106B). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

VI Jornada do GERAR: Conflito e negociação: a função da argumentação retórica

 

O Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação (GERAR), sob a coordenação da Prof. Dra. Lineide do Lago Salvador Mosca, realizará sua VI Jornada no próximo dia 21 de outubro, das 9h às 17h30min, na Biblioteca Brasiliana Mindlin (Cidade Universitária - USP).

Com o tema “Conflito e negociação: a função da argumentação retórica”, a VI Jornada do GERAR tratará da presença do conflitual e da negociação, seja de modo velado, seja de modo explícito, nas diversas manifestações discursivas. Nos variados espaços sócio-discursivos em que se dão interações conflituais ou polêmicas, a argumentação retórica ocupa o papel decisivo de mediação, uma vez que os sujeitos compactuem a busca de uma negociação resolutiva. É através dela que “a distância entre indivíduos a respeito de uma dada questão” poderá diminuir (cf. MEYER,Principia Rethorica, p. 21) e uma razoável comunhão dos espíritos ser alcançada (cf. PERELMAN & TYTECA, Tratado da Argumentação: A Nova Retórica, p. 17).

Programação completa 

 
 
 

 
 

XI Workshop Produção Escrita e Psicanálise - Fronteiras invisíveis: a leitura e a escrita mapeadas

 

A FEUSP - Faculdade de Educação da USP (Av. da Universidade, 308) promove nos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2015 o XI Workshop Produção Escrita e Psicanálise - Fronteiras invisíveis: a leitura e a escrita mapeadas.
 
Horários: 
 - dia 21: das 8h30 às 13h (Auditório da FEUSP); das 15 às 17h (Sala 124 da FEUSP)
 - dia 22: das 9 às 17h (Auditório da FEUSP)
 - dia 23: das 9 às 17h (Auditório da FEUSP)
 
 
 
 
O evento é destinado a alunos de graduação e pós-graduação, professores e profissionais da educação.
 
 
 

 
 

XVII EAGiLE - Encontro de Alunos de Graduação em Inglês como Língua Estrangeira

 

 
22 de outubro, quinta-feira, das 8h às 11h40 e das 19h30 às 23h.
 
Inscrição para ouvintes:
Caso  não queira apresentar, mas tenha interesse em receber um certificado de ouvinte, você pode se inscrever por e-mail eagile.fflch.usp@gmail.com, com os seguintes dados: nome completo, ano de ingresso na graduação, e-mail para contato, período(s) em que assistirá às apresentações do evento. A taxa de inscrição é de R$5,00 e esta pode ser feita até o dia do evento. (Caso não queira receber certificado, poderá assistir ao evento gratuitamente).
 
Caso tenha interesse em fazer uma apresentação artística, entrar em contato por e-mail eagile.fflch.usp@gmail.com
 
* clique na imagem para ampliá-la
 

 

 
 
 
 
 
 
 
 

 
 

Palestra: Marina Tsvetáieva em 4 atos: drama, correspondência, prosa e poesia

 

O Departamento de Letras Orientais convida para a palestra "Marina Tsvetáieva em 4 atos: drama, correspondência, prosa e poesia", que será realizada no dia 22 de outubro, quinta-feira, às 10h, na sala 266 do prédio de Letras.
 
Professores Ministrantes: Aurora Fornoni Bernardini, Paula Costa Vaz de Almeida, Cecília Rosas, Raquel Arantes Toledo Caregaro
Mediação: Bruno Barretto Gomide
 
 
QUI | 22.10.2015 | das 10 às 13h00
 
Prédio de Letras (sala 266). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade universitária, São Paulo
 
 
 

 

Journées du Laboratoire du Manuscrit Littéraire

 

A Área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês promove nos dias 26 e 27 de outubro de 2015, na sala 261 do prédio de Letras, as Journées du Laboratoire du Manuscrit Littéraire - 2015.
 
Evento gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição.
 
Serão emitidos certificados de participação mediante assinatura de lista de presença.
 
Informações: monitoriadofrances@gmail.com
 
SEG e TER | 26 e 27.10.2015 | Programação
 
Prédio de Letras (sala 261). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

II Encontro de Estudos Africanos “Abrindo Caminhos”

 

O Centro de Estudos Africanos, como apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e do CELP - Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa - convida para as atividades do II Encontro de Estudos Africanos “Abrindo Caminhos”, que serão realizadas nos dias 27 e 29 de outubro, na sala 14 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais (Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo).
 
Confira a programação em http://celp.fflch.usp.br/abrindocaminhos
 
 
 
 

 

Boaventura de Sousa Santos faz palestra na FFLCH/USP

 

O Dr. Boaventura de Sousa Santos, diretor do Centro de Estudos Sociais e Professor Catedrático da Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, ministrará no Auditório de História da FFLCH/USP, no dia 27 de outubro de 2015, às 16h, a palestra "As Epistemologias do Sul e a Descolonização das Ciências Sociais" .
 
O evento é gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição.
 
O Serviço de Comunicação Social da FFLCH/USP transmitirá o evento pelo IPTV USP, no link http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=29849
 
 
 
TER | 27.10.2015 | 16h00 | convite
 
Auditório da História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

Palestra: Choques ibéricos: literatura e história – Uma revisão, otimista, de algumas tensões políticas e literárias entre Portugal e Espanha

 
O programa de pós-graduação em Literatura Portuguesa convida para a palestra "Choques ibéricos: literatura e história – Uma revisão, otimista, de algumas tensões políticas e literárias entre Portugal e Espanha", que será proferida pela Profa. Dra. Maria Fernanda de Abreu, em conversa com o poeta Horácio Costa (DLCV-FFLCH-USP/ CHAM-UNL), no dia 27 de outubro, terça-feira, às 14h30, na sala 266 do prédio de Letras.
 
TER | 27.10.2015 | 14h30 | convite
 
Prédio de Letras (sala 266). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
Maria Fernanda de Abreu, professora e ensaísta, doutorada em Literaturas Românicas Comparadas com uma tese sobre a recepção de Cervantes no romantismo português (1993), foi fundadora e coordenadora científica da área de Estudos Hispânicos e Latino-Americanos da Universidade Nova de Lisboa e do respectivo grupo de investigação. Sendo também membro associado do CRIMIC (Paris-Sorbonne), tem dedicado parte da sua investigação e publicações às relações literárias entre Portugal e Espanha. Professora visitante em distintas universidades (Coimbra, Rio de Janeiro-PUC y UFRJ, Paris 8, Lyon2, Ca Foscari), conferencista em universidades europeias e latino-americanas e Visiting Scholar y Research Fellow nas universidades de Harvard e Brown. Membro das direções da Asociación Internacional de Hispanistas (2004-2010) e da Asociación de Cervantistas (2006-2012), foi recentemente (São Paulo, 2015) nomeada membro de honra desta última.
 
 
 
 

 
 

Palestra: Tempo-espaço da pós-colonialidade portuguesa: migrações, africanos e cultura afro-portuguesa

 

O CELP - Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa - convida para a palestra "Tempo-espaço da pós-colonialidade portuguesa: migrações, africanos e cultura afro-portuguesa", que será proferida pelo Prof. Dr. Fernando Arenas (Universidade de Michigan), no dia 29 de outubro, às 14h, na sala 260 do prédio de Letras.
O evento é gratuito. Serão emitidos certificados aos ouvintes.
 
São 45 vagas. Inscrições: http://celp.fflch.usp.br/palestra
 
QUI | 29.10.2015 | 14h00
 
Prédio de Letras (sala 260). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 

Leia mais

 
 

 
 

Palestra: As comunidades francófonas americanas e seus jornais: uma história

 

 

 
 

 

Cinedebate: cinema armênio

 

O Departamento de Letras Orientais convida para sessões de cinema armênio, seguidas de debates, todas as quintas-feiras do mês de novembro, das 14 às 17h, na sala 107 do prédio de Letras.

Exibição de filmes dos diretores Beknazarian, Paradjanov, Pelechian e Tchaldranian. 

Serão emitidos certificados aos ouvintes que assinarem a lista de presença. Não é necessário fazer inscrição prévia.
 
Ministrante: Prof. Sarkis Ampar Sarkissian
 
Organização: Profa. Dra. Deize Crespim Pereira (DLO/FFLCH)
 
 
 
 
 

 
 
 

Simpósio Internacional 70 Anos do Fim da Segunda Guerra Mundial

 

 
Já está disponível a programação do Simpósio Internacional 70 Anos do Fim da Segunda Guerra Mundial, evento que será realizado pelo Departamento de História da FFLCH /USP, de 10 a 12 de novembro de 2015.
 
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site www.segundaguerramundial.fflch.usp.br    
 
Serão emitidos certificados de frequência.
 
 
 

 

Revista Diversitas - Número 4 - Dossiê Educação e Direitos Humanos

 

 

 

O n. 4 da revista Diversitas -Dossiê Educação e direitos humanos - está disponível no site: http://diversitas.fflch.usp.br/node/3682

 

 

 

 

 

 

Leia mais

 
 
 

 

Próximas Defesas:

Aviso:

 

Informamos o novo número de telefone do Centro de Estudos Judaicos (11) 2648-6120, e da Secretaria de Graduação do Departamento de Antropologia (11) 2648-0622.