Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP n. 286

 

Pós-Graduanda da FFLCH recebe Prêmio destaque migrantes latino-americanos em São Paulo

 

É com muita alegria que divulgamos a  outorga do Prêmio Destaque Migrantes Latino-Americanos em São Paulo à Leslie Marko, diretora de teatro, pesquisadora do Núcleo de Estudos Arqshoah do LEER/Universidade de São Paulo e pós-graduanda  do Programa de Estudos Judaicos e Árabes do Departamento de Letras da Universidade de São Paulo. Leslie Marko tem sido uma incansável ativista em prol dos Direitos Humanos e suas peças teatrais têm se destacado como um libelo contra a intolerância e o racismo, em especial. Sua criatividade tem sido aplicada com o objetivo de educar para a diversidade e o respeito ao outro, tendo o teatro como estratégia para um mundo melhor. Parabéns Leslie Marko por este prêmio, mais que merecido!
 
Profa. Dra. Maria Luiza Tucci Carneiro, Coordenadora do LEER-Universidade de São Paulo
 

Leia mais

 
 

 

Vídeo em Destaque:

O que Lévi-Strauss deve aos Ameríndios - depoimento Edson Matarezio

 

Assistam em nosso site http://comunicacao.fflch.usp.br/node/5026 ao video de divulgação de projeto realizado com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, que resultou no documentário "O que Lévi-Strauss deve aos Ameríndios" (2013).
 
Dirigido por Edson Tosta Matarezio Filho (Pós-doutorando PPGAS-FFLCH-USP) e produzido no Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da USP (LISA-USP), o documentário pode ser assistido no link: https://vimeo.com/123957494
 
 
 
 

 

23º SIICUSP - 2ª Fase - Painel "Trajetórias em Ciências"

 
O painel "Trajetórias em Ciências" terá como tema a carreira de cientista no Brasil e contará com a participação de:
 
- Prof. Dr. Marcos Buckeridge - Professor de Fisiologia Vegetal do Instituto de Biociências (IB) da USP, coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol e presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo. Foi coordenador da Biologia da FAPESP por 6 anos, onde ajudou a fundar e foi um dos coordenadores do Programa BIOEN.
 
- Profa. Dra. Beatriz Barbuy -  Professora Titular do Instituto de Astronomia, Geofisica e Ciencias Atmosfericas (IAG) da USP, membro da Academia Brasileira de Ciencias, Academie des Sciences, União Astronômica Internacional e Third World Academy of Sciences (TWAS). Coordenou projeto FAPESP e Instituto do Milênio para Evolução de Estrelas e Galáxias na Era dos Grandes Telescópios para construção de espectrógrafo para o telescópio SOAR.
 
- Prof. Dr. Fernando Limongi - Professor Titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e pesquisador do CEBRAP/CEM/NECI e bolsista do CNPq. É co-autor, com Argelina Figueiredo, de Política Orçamentária no Presidencialismo de Coalizão (Rio de Janeiro, Editora FGV/Konrad Adenauer, 2008); Executivo e Legislativo na Nova Ordem Constitucional (Rio de Janeiro, Editora FGV/Fapesp 1999); e, com Adam Przeworski, Michael Alvarez e José Antonio Cheibub, de Democracy and Development: Political Institutions and Well-Being in the World, 1950-1990 (New York: Cambridge University Press, 2000).
 
O mediador será o Prof. Dr. Hamilton Varela, Professor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) e coordenador do Grupo de Trabalho em Sistemas Complexos no Instituto de Estudos Avançados da USP em São Carlos. É membro fundador e, desde novembro de 2010, Managing Scientist do "Ertl Center for Electrochemistry and Catalysis" na cidade de Gwangju, Coréia do Sul. Foi eleito em 2009 Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências para o período 2010-2014. Classificado em terceiro lugar na edição de 2010 do Prêmio de Excelência em Pesquisa do IQSC/USP e em primeiro na edição de 2011.
 
O painel acontecerá nesta segunda-feira, 26 de outubro, das 9h30 às 11h00, no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) - Rua do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo - e será transmitido pelo IPTV no link http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=30399.
 
 
 

 

Journées du Laboratoire du Manuscrit Littéraire

 

A Área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês promove nos dias 26 e 27 de outubro de 2015, na sala 261 do prédio de Letras, as Journées du Laboratoire du Manuscrit Littéraire - 2015.
 
Evento gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição.
 
Serão emitidos certificados de participação mediante assinatura de lista de presença.
 
Informações: monitoriadofrances@gmail.com
 
SEG e TER | 26 e 27.10.2015 | Programação
 
Prédio de Letras (sala 261). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Boaventura de Sousa Santos faz palestra na FFLCH/USP

 

O Dr. Boaventura de Sousa Santos, diretor do Centro de Estudos Sociais e Professor Catedrático da Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, ministrará no Auditório de História da FFLCH/USP, no dia 27 de outubro de 2015, às 16h, a palestra "As Epistemologias do Sul e a Descolonização das Ciências Sociais" .
 
O evento é gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição.
 
O Serviço de Comunicação Social da FFLCH/USP transmitirá o evento pelo IPTV USP, no link http://iptv.usp.br/portal/transmission.action?idItem=29849
 
 
TER | 27.10.2015 | 16h00 | convite
 
Auditório da História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Conferência: La phénoménologie de l´Esprit est-elle la fondation ultime du système Hégélien?

 

Participem na terça-feira, 27 de outubro, da conferência "La phénoménologie de l´Esprit est-elle la fondation ultime du système Hégélien?".
 
A atividade é promovida pelo Departamento de Filosofia da FFLCH/USP e será dirigida pelo Prof. Dr. Jean-François Kervégan (Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne), às 10h30, na sala 115 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais.
 
Contato: (11) 3091-3761
 
TER | 27.10.2015 | 10h30 | convite
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 115). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Seminário: Tomás Guevara - ponderações sobre o Povo Mapuche e o livro Raza Chilena

 

 O CEDHAL - Centro de Estudos de Demografia Histórica da América Latina - convida para o seminário "Tomás Guevara: ponderações sobre o Povo Mapuche e o livro Raza Chilena” que será dirigido por Mariana Moreno Castilho (Pós-doutoranda - USP), no dia 27 de Outubro (terça-feira), às 14h30, em sua sede, no prédio de Geografia e História.
 
 Contato: (11) 3091-3745
 
TER | 27.10.2015 | 14h30 
 
Prédio de Geografia e História (sala do CEDHAL). Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

 

Palestra: A Descoberta do Insólito: literatura negra e literatura periférica no Brasil (1960-2000)

 

O Professor Mario Augusto de Medeiros (Departamento de Sociologia da UNICAMP) proferirá nesta terça-feira, 27 de outubro, às 14h, na sala 260 do prédio de Letras da FFLCH-USP, a palestra intitulada "A Descoberta do Insólito: literatura negra e literatura periférica no Brasil (1960-2000)".
 
TER | 27.10.2015 | 14h00 | convite
 
Prédio de Letras (sala 260). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Voz do Escritor: Narrativa Brasileira Contemporânea

 

O Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada convida para o evento "Voz do Escritor: Narrativa Brasileira Contemporânea", com os escritores Bernardo Kucinski e João Anzanello Carrascoza, a realizar-se nesta terça-feira, 27 de outubro, às 19h30, no Anfiteatro de História.
 
TER | 27.10.2015 | 19h30
 
Anfiteatro de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

 

Palestra: Choques ibéricos: literatura e história – Uma revisão, otimista, de algumas tensões políticas e literárias entre Portugal e Espanha

 

O programa de pós-graduação em Literatura Portuguesa convida para a palestra "Choques ibéricos: literatura e história – Uma revisão, otimista, de algumas tensões políticas e literárias entre Portugal e Espanha", que será proferida pela Profa. Dra. Maria Fernanda de Abreu, em conversa com o poeta Horácio Costa (DLCV-FFLCH-USP/ CHAM-UNL), no dia 27 de outubro, terça-feira, às 14h30, na sala 266 do prédio de Letras.
 
TER | 27.10.2015 | 14h30 | convite
 
Prédio de Letras (sala 266). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 

Leia mais

 
 

 

 

II Encontro de Estudos Africanos “Abrindo Caminhos”

 

O Centro de Estudos Africanos, como apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e do CELP - Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa - convida para as atividades do II Encontro de Estudos Africanos “Abrindo Caminhos”, que serão realizadas nos dias 27 e 29 de outubro, na sala 14 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais (Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo).
 
Confira a programação 
 
 
 

 

Seminário: Ritual e religião material em Ancash e Cusco: uma abordagem da antropologia visual

 

O CEMA-USP (Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos da USP) receberá na quinta-feira, 29 de outubro, às 17h30, Aristóteles Barcelos Neto da University of East Anglia, Reino Unido, para mais uma sessão do Seminário Permanente “História e Arqueologia da Mesoamérica e Andes”.
 
Sob o título "Ritual e religião material em Ancash e Cusco: uma abordagem da antropologia visual", os debates dessa sessão serão feitos com base na exibição do filme Danzas para Mamacha Carmen. Além disso, o autor indicou outros dois filmes para apreciação prévia (clique no título para assistir): El Terremoto y El Senor e Cruces Vivas.
 
A reunião é aberta a interessados e será realizada no Laboratório do CEMA, próximo à Seção de Alunos, no Prédio de Geografia e História (FFLCH/USP).
 
Para acessar os textos-base das reuniões, acesse o site:  www.usp.br/cema
 
QUI | 29.10.2015 | 17h30 
 
Laboratório do CEMA. Prédio de Geografia e História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

 

Palestra: Tempo-espaço da pós-colonialidade portuguesa: migrações, africanos e cultura afro-portuguesa

 

O CELP - Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa - convida para a palestra "Tempo-espaço da pós-colonialidade portuguesa: migrações, africanos e cultura afro-portuguesa", que será proferida pelo Prof. Dr. Fernando Arenas (Universidade de Michigan), no dia 29 de outubro, às 14h, na sala 260 do prédio de Letras.
O evento é gratuito. Serão emitidos certificados aos ouvintes.
 
São 45 vagas. Inscrições: http://celp.fflch.usp.br/palestra
 
QUI | 29.10.2015 | 14h00
 
Prédio de Letras (sala 260). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 

Leia mais

 
 

 

 

Tradução, transparência, ocultação?

 

 

Prédio de Letras (sala 266). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo

 
 

 

XIIe Journée de Formation - Créativité et enseignement du FLE

A Área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês convida para a "XIIe Journée de Formation - Créativité et enseignement du FLE", que ocorrerá no dia 30 de outubro, das 9h às 18h, no prédio de Letras da FFLCH.
 
Contato: (11) 3091-4850  monitoriadofrances@gmail.com
 
SEX | 30.10.2015 | das 9h às 18h00 | Programação
 
Prédio de Letras (salas diversas). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Palestra: O problema da variação intrafalante para a atribuição de autoria textual em contextos forenses e a análise do plano do conteúdo como solução

 

O Grupo de Estudos Semióticos convida para a palestra de Dayane Celestino de Almeida no Fórum de Atualização em Pesquisas Semióticas - FAPS - na sexta-feira, 30 de outubro, das 14 às 15h30, na sala 261 do prédio de Letras.
 
A palestrante, que defendeu recentemente o doutorado sob a orientação do professor Ronald Beline, falará sobre a operacionalidade das categorias semióticas na atribuição de autoria em contexto forense. O título é "O problema da variação intrafalante para a atribuição de autoria textual em contextos forenses e a análise do plano do conteúdo como solução".
 
O encontro é aberto a todos os interessados; não há necessidade de inscrição prévia.
 
Perfil da conferencista, resumo da palestra e demais informações: http://semiotica.fflch.usp.br/node/401
 
Contato: (11) 3091-4298
 
SEX | 30.10.2015 | das 14 às 15h30
 
Prédio de Letras (sala 261). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Seminário: "Questões de fronteira: sobre uma antropologia da História", com Lilia Schwarcz

 

 

 

clique na imagem para ampliá-la

 

 

 

 

Palestra: As comunidades francófonas americanas e seus jornais: uma história

 

 

 
 

 

III Jornada Paulista de Literatura Italiana Traduzida

 

O Grupo de Pesquisa Literatura Italiana Traduzida no Brasil convida para a III Jornada Paulista de Literatura Italiana Traduzida, que será realizada de 03 a 05 de novembro, no Prédio de Letras.
 
A III Jornada Paulista de Literatura Italiana Traduzida é dedicada à apresentação e discussão das pesquisas das equipes da UFSC e da USP, que constituem o grupo. A pesquisa, que se apoia no Dicionário da Literatura Italiana Traduzida, concentra-se no estudo das estratégias de seleção, tradução e edição, com específica atenção para os elementos paratextuais, da literatura italiana traduzida. Foco maior de observação e análise é o efeito do encontro das obras traduzidas com o mercado livreiro nacional e com os autores e críticos, com as universidades e os editores, com as revistas literárias e os cadernos de cultura nos jornais – isto é, com todos os que contribuem, de algum modo, para a formação dos cânones literários. Em outras palavras, o objetivo final das investigações é a leitura das relações entre as duas literaturas e das transformações que ocorrem no sistema literário de chegada em consequência dos contatos com a literatura traduzida. Por ocasião desta Jornada, o enfoque se abre à observação do encontro da literatura brasileira com seus tradutores, seu público, seus editores, seu contexto de chegada à Itália. 
 
Presença dos escritores brasileiros Milton Hatoum e Luis Ruffato, em diálogo com seus tradutores italianos, respectivamente Amina Di Munno (Universidade de Gênova) e Giorgio De Marchis (Universidade de Roma 3).
 
Inscrições pelo site: http://jplt.fflch.usp.br/node/16 
 
TER a QUI | 03 a 05.11.2015 | Programação
 
Prédio de Letras (salas diversas). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Palestra: Metodologia de ensino de Geografia com base em David Ausubel

 

A Comissão Coordenadora do Curso de Geografia (Bacharelado e Licenciatura) convida para a palestra “Metodologia de ensino de Geografia com base em David Ausubel”, que será proferida pelo Prof. Dr. Eustáquio de Senne, no dia 04 de novembro, quarta-feira, às 18h, no Anfiteatro de Geografia.
 
Serão expedidos certificados de participação aos presentes.
 
QUA | 04.11.2015 | 18h00
 
Anfiteatro de Geografia. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Minicurso: "Bergson e a perspectiva filosófico-literária do tempo", com Franklin Leopoldo e Silva

 

com Franklin Leopoldo e Silva
 
4, 11, 18 e 25 de novembro
 
quartas, 20 às 22h
 
R$ 200
 
As intersecções entre filosofia e literatura com base na crítica feita por Bergson ao conceito de tempo, que abriu a possibilidade de um contato com a experiência temporal como continuidade diferenciada e essencialmente qualitativa. De maneira a substituir a análise quantitativa por uma experiência efetiva do tempo, o curso analisa principalmente representações literárias em que, ao mostrar o fluxo interno das vivências, o ritmo da consciência predomina sobre o discurso que se propõe realista.
 

Leia mais

 

 

 

 

Minicurso: A escola como território interdisciplinar de pesquisa

 

 

clique na imagem para ampliá-la

 

 

 

Cinedebate: cinema armênio

 

O Departamento de Letras Orientais convida para sessões de cinema armênio, seguidas de debates, todas as quintas-feiras do mês de novembro, na sala 107 do prédio de Letras, das 14 às 17h.

Exibição de filmes dos diretores Beknazarian, Paradjanov, Pelechian e Tchaldranian. 

Serão emitidos certificados aos ouvintes que assinarem a lista de presença. Não é necessário fazer inscrição prévia.
 
Ministrante: Prof. Sarkis Ampar Sarkissian
 
Organização: Profa. Dra. Deize Crespim Pereira (DLO/FFLCH)
 
 
 
 
 

 
 

I Encontro Gêneros Literários: A pluma e a razão - Os gêneros literário-filosóficos

 
O Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada e o Departamento de Filosofia da FFLCH/USP promovem nos dias 05 e 06 de novembro, no prédio de Letras (sala 260), o "I Encontro Gêneros Literários: A Pluma e a Razão - Os gêneros literário-filosóficos".
 
QUI e SEX | 05 e 06.11.2015 | Programação
 
Prédio de Letras (sala 260). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

Colloque International: Constructions comparées de la mémoire (Littérature et cinéma)

 

Après les dictatures, après les traumatismes historiques : le Brésil, l'Argentine, la France post-1980
 
Colloque International: Constructions comparées de la mémoire (Littérature et cinéma): Du 5 au 6 novembre 2015
 
Piloté par l’ENS de Lyon et organisé par le CERCC ce congrès fera état des recherches internationales menées dans le champ littéraire et les arts visuels au sein d’un réseau de recherche pluridisciplinaire « Mémoire et sociétés » (droit, histoire, philosophie, art et littérature), associant depuis deux ans différents établissements de la COMUE de Lyon (l’Université Lyon III, l’Université Lyon II, l’ENS de Lyon, l’IEP de Lyon), l’Université de São Paulo (Brésil) et l’université San Martín de Buenos Aires (Argentine).
 
Ce congrès interrogera un corpus d’œuvres romanesques et cinématographiques contemporaines (à partir de 1980), au Brésil, en Argentine et en Europe, qui ont pour point commun la mise en fiction d’une mémoire douloureuse, jusqu’alors occultée, voire exclue de la mémoire collective ou de l’histoire officielle (par suite du secret d’Etat, d’archives inaccessibles, de la disparition des témoins, de lois d’amnistie, etc.), ou qui tout simplement reste à élaborer.
 
Participação dos docentes da FFLCH/USP: Sandra Nitrini, Jaime Ginzburg, Andrea Saad Hossne e Ana Paula Pacheco. Além das discentes do Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura comparada Mariana Delfini e Gisele Frighetto.
 
 
 
 

 

7as Jornadas Europeias na FDUSP

Nos dias 9 a 11 de novembro 2015 terão lugar as Sétimas Jornadas  Europeias, um seminário sobre a integração europeia, na Faculdade de  Direito da USP. Haverá apresentações com diversas perspectivas  (incluindo direito, relações internacionais, ciência política, economia  e história) relacionados ao eixo norteador da “constituição europeia”.  Responsável pela organização é Sven Korzilius, professor visitante e  leitor jurídico no Departamento de Direito Internacional (DIN) da  Faculdade de Direito da USP (FDUSP), em colaboração com Brigitte  Weiffen, a nova titular da Cátedra Martius de Estudos Alemães e  Europeus na FFLCH.  
 
Inscrições até  5 de novembro. Os participantes corretamente inscritos com uma  presença acima de 70 % receberão certificado.
 
Informações detalhadas aqui
 
 
 

 

Simpósio Internacional 70 Anos do Fim da Segunda Guerra Mundial

 

 
Já está disponível a programação do Simpósio Internacional 70 Anos do Fim da Segunda Guerra Mundial, evento que será realizado pelo Departamento de História da FFLCH /USP, de 10 a 12 de novembro de 2015.
 
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site www.segundaguerramundial.fflch.usp.br    
 
Serão emitidos certificados de frequência.
 
 

 

Colóquio sobre psicanálise e teoria política contemporânea

 

O Diversitas - Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos - convida para colóquio sobre psicanálise e teoria política contemporânea, que será realizado de 16 a 19 de novembro no prédio da Antiga Reitoria (Auditório antigo do Conselho Universitário, em frente à Biblioteca Brasiliana).
 
SEG a QUI | 16 a 19.11.2015 | Programação
 
Rua da Biblioteca, Entrada B, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

IV Colóquio Internacional Áfricas, Literatura e Contemporaneidade 

II ENCONTRO DE ESTUDOS AFRICANOS: ABRINDO CAMINHOS

FFLCH - Universidade de São Paulo

23 a 26 de novembro de 2015

 
Iniciativa conjunta do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (DLCV/USP), da Área da Graduação em Literaturas Africanas (DLCV/USP), do Centro de Estudos Africanos (USP), do Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa (USP) e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (USP), o IV COLÓQUIO  INTERNACIONAL ÁFRICAS, LITERATURA E CONTEMPORANEIDADE/II ENCONTRO DE ESTUDOS AFRICANOS: ABRINDO CAMINHOS pretende aprofundar a reflexão sobre os sentidos que nortearam os processos de libertação e a sua repercussão nas produções artísticas dos países africanos de língua portuguesa. A complexidade dos problemas vividos aponta ainda para a necessidade de considerarmos as ligações regionais estabelecidas no continente, independentemente das línguas que as abriga(ra)m.
 
Os escritores Mia Couto (Moçambique) e Pepetela (Angola) são presenças confirmadas.
 
Propostas de comunicação
 
As propostas de comunicação devem ser submetidas exclusivamente no formulário (clique aqui)  até o dia 05 de novembro de 2015. Devem conter o nome completo do autor, e-mail, instituição, orientador, título, resumo e de três a cinco palavras-chave. O resumo não deverá ultrapassar o limite de 300 palavras. As propostas serão avaliadas e o resultado será divulgado dia 12/11/2015. Os autores dos trabalhos aprovados só apresentarão se se inscreverem no evento. 
 
Link para Chamada de trabalhos e entrega de Resumo: http://celp.fflch.usp.br/chamada
 
 
 

 

Simpósio: Objetos vivos - materialidade, transformações culturais e identidades

O MAE - Museu de Arqueologia e Etnologia da USP - promoverá na FFLCH (prédio de Filosofia e Ciências Sociais - sala 14), de 30 de novembro a 2 de dezembro, o Simpósio "Objetos vivos: materialidade, transformações culturais e identidades".
 
O evento é aberto aos interessados e não pede inscrição. No entanto, os ouvintes que desejarem receber certificado, deverão se inscrever com a Profa. Dra. Fabíola Andréa Silva, no dia 27/11, por ocasião do início da disciplina associada ao simpósio.
 
SEG a QUA | 30.11 a 02.12.2015 | programação
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 
 
 
 

 

A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH pode ser vista em http://fflch.usp.br/calendar/2015

Acesse o Portal de Vídeos da FFLCH em nossa página http://comunicacao.fflch.usp.br/portaldevideos