Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP n. 287

Funcionamento da FFLCH no dia 30.10.2015

 

Conforme comunicado da Diretoria, de 23.10.2015, está suspenso o expediente nesta sexta-feira, 30.10.2015, para celebração do Dia do Funcionário Público.
 
Fica, no entanto, mantida a XIIe Journée de Formation - Créativité et enseignement du FLE . Os participantes deste evento terão acesso ao prédio de Letras, das 9 às 18h.
 
Ficam suspensos os eventos:
 
 
 
 
 
 
 

 

 

Prêmio Jabuti 2015: Docentes da FFLCH indicados à premiação

 

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou na quinta-feira, 22 de outubro, a lista de finalistas da 57ª edição do Prêmio Jabuti, considerado o mais importante do mercado editorial brasileiro. Dentre 2.573 inscrições, foram escolhidos 10 finalistas para cada uma das 27 categorias do prêmio. No dia 19 de novembro haverá uma segunda fase de apuração, que indicará os três premiados de cada categoria. A cerimônia de premiação será realizada no dia 03 de dezembro, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. Confira os professores da FFLCH indicados à premiação:
 
 
- Categoria: Ciências Humanas
 
 
Dialética Invertida e Outros Ensaios, de Emília Viotti da Costa, Professora Emérita da FFLCH/USP. Publicado pela Editora Unesp.
 
 
Políticas Culturais e Povos Indígenas, organizado por Pedro de Niemeyer Cesarino e Manuela Carneiro da Cunha, Docentes do Departamento de Antropologia da FFLCH/USP. Publicado pela Editora Unesp – Selo Cultura Acadêmica.
 
Tortura na Era dos Direitos Humanos, organizado por Nancy Cardia e Roberta Astolfi, Pesquisadoras do Núcleo de Estudos da Violência, NEV-USP Publicado pela Editora da Universidade de São Paulo.
 
 
- Categoria: Juvenil
 
Memórias Quase Póstumas de Machado de Assis, de Álvaro Cardoso Gomes, Docente Aposentado do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH/USP. Publicado pela Editora FTD Educação.
 
 
- Categoria: Poesia
 
11/12 Onze Duodécimos, de Horácio Costa, Docente do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH/USP. Publicado pela Lumme Editor.
 
 
- Categoria: Teoria/Crítica Literária, Dicionários e Gramáticas
 
Dialogismo: Teoria E(em) Prática, organizado por Beth Brait, Docente Aposentada do Departamento de Linguística da FFLCH/USP, e por Anderson Salvaterra Magalhães, Docente do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Publicado pela Terracota Editora.
 
Gregório de Matos e Guerra – Letrados, manuscritura, retórica, autoria e público na Bahia dos séculos XVII e XVIII – Volume 5, organizado por João Adolfo Hansen, Docente Aposentado do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH/USP, e por Marcello Moreira, Professor Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Publicado pela Editora Autêntica.
 
A lista  completa dos indicados ao Jabuti 2015 está disponível no site: http://premiojabuti.com.br/
 
 
 
 
 

 

 

Vídeo em destaque: As Epistemologias do Sul e a Descolonização das Ciências Sociais

 

Assistam em nosso site http://comunicacao.fflch.usp.br/node/5054 à palestra ministrada pelo Prof. Dr. Boaventura de Sousa Santos, diretor do Centro de Estudos Sociais e Professor Catedrático da Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, na última terça-feira, 27 de outubro de 2015, no Anfiteatro do Departamento de Geografia da FFLCH/USP.
 
 
 
 
 
 

 

17a Festa do Livro da USP será na FFLCH

 

Organizada anualmente pela Edusp desde 1999, a Festa do Livro da USP tornou-­se um dos eventos editoriais mais importantes do país, atraindo a participação de mais editoras e um público maior a cada edição.
 
Nos últimos anos a Festa do Livro foi sediada pela Escola Politécnica, que não disponibilizou seus espaços para a realização do evento em 2015. Assim, a edição deste ano marca o retorno da Festa do Livro da USP à Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-­USP), que passa a compartilhar a organização do evento com a Edusp, com o apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.
 
A Festa do Livro volta, portanto, a instalar-­se no vão livre do prédio de Geografia e História, de 9 a 11 de dezembro de 2015, e deve estender-­se ao espaço do estacionamento. As inscrições para as editoras serão abertas em breve, e as informações estarão disponíveis no site da Edusp, www.edusp.com.br.
 
Informações:
eventos.edusp@usp.br
 
 

 

Lançamento: "As minas e a agulheta – Romance e história em As minas de prata, de José de Alencar", de Marcos Flamínio Peres

 

Marcos Flamínio Peres, professor de Literatura Brasileira do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH/USP, acaba de lançar, pela Editora da UFMG, o livro As minas e a agulheta – Romance e história em As minas de prata, de José de Alencar
 
Sinopse da editora: 
“Poucas vezes um estudo acadêmico sobre as artimanhas da imaginação romântica terá sido tratado com tanta abrangência como neste ensaio de Marcos Flamínio Peres. E isso não apenas pelo arranjo escrito do argumento, cuja habilidade como que se amolda ao imprevisto das variações temáticas como que a tendência folhetinesca acabou desarticulando a linearidade do romance histórico, ao ajustar o dado bruto dos grotões da Colônia às figurações da quimera e do maravilhoso. Mais do que isso, o alcance do ensaio vale sobretudo pelo modo preciso com que elucida as particularidades do contexto histórico-literário em que se expande essa transformação do gênero”.
 
clique na imagem para ampliá-la

 

 
 
 
 
 

 

 

Lançamento: "Religiões e controvérsias públicas", Paula Montero (Org.)

 

 
O que os estudos sobre religião, em suas distintas expressões e atravessamentos, ainda têm a dizer sobre a sociedade brasileira? O leitor terá a oportunidade de verificar, com a leitura desta obra, o quanto ela ratifica a importância da realização de pesquisas socioantropológicas nesta área, em contínuo processo de mudanças, produzindo dinâmicas e inovações. O eixo utilizado pelos autores para discutir suas temáticas consiste na noção de controvérsia. Tal foco possibilita contextualizar, problematizar e atualizar temas relevantes, como acusações de abuso espiritual, denúncias, pastorado feminino, políticas públicas de patrimonialização, homossexualidade, transplante de células-tronco, educação de surdos, autenticidade, intolerância. Este livro apresenta olhares e perspectivas instigantes e qualificados, que apontam permanências, impactos e ressonâncias da religião no espaço público, caracterizando singularmente pela ideia fundante de diversidade. Trata-se de um convite à reflexão sobre questões em voga no debate contemporâneo sobre Religiões no Brasil.
 
 
 
clique na imagem para ampliá-la
 

 

 
 
 
 
 

 

LEME (DH/FFLCH) lança novo site

 

Como parte das atividades comemorativas de seus dez anos, o Laboratório de Estudos Medievais acaba de lançar a sua nova página: http://www.leme-medieval.com.br/
 
Além de uma identidade visual mais adaptada à leitura em plataformas móveis, a página é a primeira etapa de um Projeto de Inovação Tecnológica, financiado com recursos do CNPq. A segunda etapa será o lançamento, ainda em 2015, do Guia Eletrônico de História Medieval.
 
Medieval indexará e organizará os conteúdos produzidos por medievalistas da Argentina, do Brasil e do Chile. O material a ser indicado consistirá em vídeo-aulas, transcrições de aulas, livros on-line, manuscritos digitalizados, artigos de acesso livre e catálogos de bibliotecas, além de textos de apoio que acompanharão os conteúdos disponibilizados no site. O projeto, voltado para o público discente a partir da graduação e para professores do ensino fundamental, médio e superior que ministram aulas sobre Idade Média, pretende ser uma ferramenta útil para atividades de extensão de alunos e professores, pois permitirá a prática da pesquisa a partir de diversos níveis de especificidade e categorias de busca.
 
O Guia Eletrônico também se insere em um conjunto de iniciativas da USP, destinadas a expandir a utilização de recursos multimídia e da internet como instrumentos didáticos no ensino superior. 
 

 

 
 

 

 

III Jornada Paulista de Literatura Italiana Traduzida

 

O Grupo de Pesquisa Literatura Italiana Traduzida no Brasil convida para a III Jornada Paulista de Literatura Italiana Traduzida, que será realizada de 03 a 05 de novembro, no Prédio de Letras.
 
A III Jornada Paulista de Literatura Italiana Traduzida é dedicada à apresentação e discussão das pesquisas das equipes da UFSC e da USP, que constituem o grupo. A pesquisa, que se apoia no Dicionário da Literatura Italiana Traduzida, concentra-se no estudo das estratégias de seleção, tradução e edição, com específica atenção para os elementos paratextuais, da literatura italiana traduzida. Foco maior de observação e análise é o efeito do encontro das obras traduzidas com o mercado livreiro nacional e com os autores e críticos, com as universidades e os editores, com as revistas literárias e os cadernos de cultura nos jornais – isto é, com todos os que contribuem, de algum modo, para a formação dos cânones literários. Em outras palavras, o objetivo final das investigações é a leitura das relações entre as duas literaturas e das transformações que ocorrem no sistema literário de chegada em consequência dos contatos com a literatura traduzida. Por ocasião desta Jornada, o enfoque se abre à observação do encontro da literatura brasileira com seus tradutores, seu público, seus editores, seu contexto de chegada à Itália. 
 
Presença dos escritores brasileiros Milton Hatoum e Luis Ruffato, em diálogo com seus tradutores italianos, respectivamente Amina Di Munno (Universidade de Gênova) e Giorgio De Marchis (Universidade de Roma 3).
 
Inscrições pelo site: http://jplt.fflch.usp.br/node/16 
 
TER a QUI | 03 a 05.11.2015 | Programação
 
Prédio de Letras (salas diversas). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 
 
 
 
 

 
 

Encontro com o poeta israelense Ronny Someck

 

* clique na imagem para ampliá-la

 

 
 

 

Curso: Tradição e Modernidade no Conto Irlandês Contemporâneo

 

Período: 03 a 24 de Novembro de 2015 (às terças-feiras)
 
Horário: 14h-17h
 
Inscrições: 19 a 30 de Outubro. Curso gratuito.
 
 

 

 

 

Tardes de Linguística

 

A comissão do Tardes de Linguística convida a todos para participar da palestra "A teoria de sistemas adaptativos complexos aplicada aos estudos de desenvolvimento", a ser ministrada pela Profa. Dra. Maria de Fátima Almeida Baia (UESB), no dia 03 de novembro (terça-feira) das 14h às 17h, na sala 102 do prédio de Letras (FFLCH/USP).
 
Fátima Baia possui graduação, mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo, atuando em áreas como Fonologia, desenvolvimento de língua materna, desenvolvimento de língua estrangeira e Psicolinguística. Atualmente, ela é professora adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, coordenando nessa universidade o GEDEF – Grupo de Estudos do Desenvolvimento Fonológico.
 
 
TER | 03.11.2015 | das 14h às 17h00
 
Prédio de Letras (sala 102). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Seminário: Classes Sociais: Cultura, História, Política

 

Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 24). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

Mais informações: http://sociologia.fflch.usp.br/node/964

 

 
 

 

Emissão e Recepção de Experiências Narradas: História Oral - Produção, Performances e Resultados

 

O NEHO - Núcleo de Estudos em História Oral - promove nos dias 04 e 05 de novembro, no Departamento de História, o evento Emissão e Recepção de Experiências Narradas: História Oral - Produção, Performances e Resultados.
 
Consulte a programação
 
Informações detalhadas no site: https://emissaoerecepcaowordpresscom.wordpress.com/
 
 

 

Palestra: Metodologia de ensino de Geografia com base em David Ausubel

 

A Comissão Coordenadora do Curso de Geografia (Bacharelado e Licenciatura) convida para a palestra “Metodologia de ensino de Geografia com base em David Ausubel”, que será proferida pelo Prof. Dr. Eustáquio de Senne, no dia 04 de novembro, quarta-feira, às 18h, no Anfiteatro de Geografia.
 
Serão expedidos certificados de participação aos presentes.
 
QUA | 04.11.2015 | 18h00
 
Anfiteatro de Geografia. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Minicurso: "Bergson e a perspectiva filosófico-literária do tempo", com Franklin Leopoldo e Silva

 

com Franklin Leopoldo e Silva
 
4, 11, 18 e 25 de novembro
 
quartas, 20 às 22h
 
R$ 200
 
As intersecções entre filosofia e literatura com base na crítica feita por Bergson ao conceito de tempo, que abriu a possibilidade de um contato com a experiência temporal como continuidade diferenciada e essencialmente qualitativa. De maneira a substituir a análise quantitativa por uma experiência efetiva do tempo, o curso analisa principalmente representações literárias em que, ao mostrar o fluxo interno das vivências, o ritmo da consciência predomina sobre o discurso que se propõe realista.
 

Leia mais

 

 

 

 

Minicurso: A escola como território interdisciplinar de pesquisa

 

 

clique na imagem para ampliá-la

 

 

 

Cinedebate: cinema armênio

 

O Departamento de Letras Orientais convida para sessões de cinema armênio, seguidas de debates, todas as quintas-feiras do mês de novembro, na sala 107 do prédio de Letras, das 14 às 17h.

Exibição de filmes dos diretores Beknazarian, Paradjanov, Pelechian e Tchaldranian. 

Serão emitidos certificados aos ouvintes que assinarem a lista de presença. Não é necessário fazer inscrição prévia.
 
Ministrante: Prof. Sarkis Ampar Sarkissian
 
Organização: Profa. Dra. Deize Crespim Pereira (DLO/FFLCH)
 
 
 
 
 

 
 

I Encontro Gêneros Literários: A pluma e a razão - Os gêneros literário-filosóficos

 
O Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada e o Departamento de Filosofia da FFLCH/USP promovem nos dias 05 e 06 de novembro, no prédio de Letras (sala 260), o "I Encontro Gêneros Literários: A Pluma e a Razão - Os gêneros literário-filosóficos".
 
QUI e SEX | 05 e 06.11.2015 | Programação
 
Prédio de Letras (sala 260). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

Colloque International: Constructions comparées de la mémoire (Littérature et cinéma)

 

Après les dictatures, après les traumatismes historiques : le Brésil, l'Argentine, la France post-1980
 
Colloque International: Constructions comparées de la mémoire (Littérature et cinéma): Du 5 au 6 novembre 2015
 
Piloté par l’ENS de Lyon et organisé par le CERCC ce congrès fera état des recherches internationales menées dans le champ littéraire et les arts visuels au sein d’un réseau de recherche pluridisciplinaire « Mémoire et sociétés » (droit, histoire, philosophie, art et littérature), associant depuis deux ans différents établissements de la COMUE de Lyon (l’Université Lyon III, l’Université Lyon II, l’ENS de Lyon, l’IEP de Lyon), l’Université de São Paulo (Brésil) et l’université San Martín de Buenos Aires (Argentine).
 
Ce congrès interrogera un corpus d’œuvres romanesques et cinématographiques contemporaines (à partir de 1980), au Brésil, en Argentine et en Europe, qui ont pour point commun la mise en fiction d’une mémoire douloureuse, jusqu’alors occultée, voire exclue de la mémoire collective ou de l’histoire officielle (par suite du secret d’Etat, d’archives inaccessibles, de la disparition des témoins, de lois d’amnistie, etc.), ou qui tout simplement reste à élaborer.
 
Participação dos docentes da FFLCH/USP: Sandra Nitrini, Jaime Ginzburg, Andrea Saad Hossne e Ana Paula Pacheco. Além das discentes do Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura comparada Mariana Delfini e Gisele Frighetto.
 
 
 
 

 

Mesa-redonda: A ciência da História no Brasil - dos Institutos Históricos e Geográficos às Universidades

 

O Grupo de Pesquisa em História Intelectual (DH/USP) e a Revista Intelligere convidam para a mesa-redonda "A ciência da História no Brasil - dos Institutos Históricos e Geográficos às Universidades", com os professores Itamar Freitas de Oliveira (UnB), Paulo Teixeira Iumatti (IEB-USP) e Sara Albieri (FFLCH/USP).
 
O evento será realizado na sexta-feira, 06 de novembro, às 14h, na Sala de Vídeo da Geografia.
 
SEX | 06.11.2015 | 14h00 | convite
 
Sala de Vídeo da Geografia. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 

 


 

Seminário: Gênero, trabalho, cuidado: pistas e desafios

 

O Departamento de Sociologia dá continuidade no dia 6 de novembro de 2015, das 10h às 17h, no prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 118), ao seminário Gênero, trabalho, cuidado: pistas e desafios, organizado pelas Profas. Dras. Helena Hirata e Nadya Araujo Guimarães.
 
Objetivos: A perspectiva de gênero tem inegável valor heurístico. Sua capacidade de revigorar debates tem tido efeito seminal no campo dos estudos do trabalho. Desvelou dimensões obscurecidas pelos vieses de uma ciência social que concebia o trabalho como uma experiência de homens, brancos, qualicados, tecida nos espaços fabris e embebida nos valores e representações (do indivíduo e do coletivo) extraídos de uma visão ocidental e europeizante do mundo. Como todo modo de conhecer, vivo e autocritico, o campo dos estudos de gênero produz desaos, mas também tem se renovado através de controvérsias que o desaam internamente. Nestes seminários tem-se como objetivo enriquecer o debate, trazendo à luz novas pistas fornecidas por pesquisas empíricas e reexões teóricas recentes, que se nutrem da perspectiva de gênero e enfrentam controvérsias teóricas que desaam o debate atual. O campo dos estudos do cuidado servirá como um domínio privilegiado para ilustrarmos o riqueza interpretativa de novas análises que vêem sendo produzidas no Brasil nos âmbitos da Sociologia, da Antropologia e da História.
 
Contato: (11) 3091-3703
 
Acesse aqui a programação completa
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 118). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 

 


 

Conferência: Hegelian and pragmatist perspectives on Philosophical education

 

O Departamento de Filosofia promove na sexta-feira, 06 de novembro, às 14h, na sala 8 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais, a conferência "Hegelian and pragmatist perspectives on Philosophical education", com o professor Prof. Christian Thein (Johannes-Gutenberg Universität Mainz).
 
SEX | 06.11.2015 | 14h00 | convite
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 08). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Palestra: "Um livrinho no cesto da costura… Eis o crime do Padre Amaro", com Giorgio de Marchis

 

Participem da palestra "Um livrinho no cesto da costura… Eis o crime do Padre Amaro", que será proferida pelo professor Giorgio de Marchis, na sexta-feira, 06 de novembro, das 14 às 16h, no prédio de Letras (sala 112).
 
A atividade é gratuita e aberta aos interessados. São 75 vagas. Inscrições no site: http://celp.fflch.usp.br/umlivrinhonocestodacostura
 
Haverá emissão de certificados.
 
SEX | 06.11.2015 | das 14 às 16h00
 
Prédio de Letras (sala 112). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 

Leia mais

 

 

7as Jornadas Europeias na FDUSP

 

Nos dias 9 a 11 de novembro 2015 terão lugar as Sétimas Jornadas  Europeias, um seminário sobre a integração europeia, na Faculdade de  Direito da USP. Haverá apresentações com diversas perspectivas (incluindo direito, relações internacionais, ciência política, economia  e história) relacionadas ao eixo norteador da “constituição europeia”.  
Responsável pela organização é Sven Korzilius, professor visitante e  leitor jurídico no Departamento de Direito Internacional (DIN) da  Faculdade de Direito da USP (FDUSP), em colaboração com Brigitte  Weiffen, nova titular da Cátedra Martius de Estudos Alemães e  Europeus na FFLCH.  
 
Inscrições até 5 de novembro. Os participantes corretamente inscritos e com presença acima de 70 % receberão certificado.
 
Informações detalhadas aqui
 
 
 

 

Simpósio Internacional 70 Anos do Fim da Segunda Guerra Mundial

 

 
Já está disponível a programação do Simpósio Internacional 70 Anos do Fim da Segunda Guerra Mundial, evento que será realizado pelo Departamento de História da FFLCH /USP, de 10 a 12 de novembro de 2015.
 
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site www.segundaguerramundial.fflch.usp.br    
 
Serão emitidos certificados de frequência.
 
 

 

Colóquio sobre psicanálise e teoria política contemporânea

 

O Diversitas - Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos - convida para colóquio sobre psicanálise e teoria política contemporânea, que será realizado de 16 a 19 de novembro no prédio da Antiga Reitoria (Auditório antigo do Conselho Universitário, em frente à Biblioteca Brasiliana).
 
SEG a QUI | 16 a 19.11.2015 | Programação
 
Rua da Biblioteca, Entrada B, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

IV Colóquio Internacional Áfricas, Literatura e Contemporaneidade 

II ENCONTRO DE ESTUDOS AFRICANOS: ABRINDO CAMINHOS

FFLCH - Universidade de São Paulo

23 a 26 de novembro de 2015

 
Iniciativa conjunta do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (DLCV/USP), da Área da Graduação em Literaturas Africanas (DLCV/USP), do Centro de Estudos Africanos (USP), do Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa (USP) e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (USP), o IV COLÓQUIO  INTERNACIONAL ÁFRICAS, LITERATURA E CONTEMPORANEIDADE/II ENCONTRO DE ESTUDOS AFRICANOS: ABRINDO CAMINHOS pretende aprofundar a reflexão sobre os sentidos que nortearam os processos de libertação e a sua repercussão nas produções artísticas dos países africanos de língua portuguesa. A complexidade dos problemas vividos aponta ainda para a necessidade de considerarmos as ligações regionais estabelecidas no continente, independentemente das línguas que as abriga(ra)m.
 
Os escritores Mia Couto (Moçambique) e Pepetela (Angola) são presenças confirmadas.
 
Propostas de comunicação
 
As propostas de comunicação devem ser submetidas exclusivamente no formulário (clique aqui)  até o dia 05 de novembro de 2015. Devem conter o nome completo do autor, e-mail, instituição, orientador, título, resumo e de três a cinco palavras-chave. O resumo não deverá ultrapassar o limite de 300 palavras. As propostas serão avaliadas e o resultado será divulgado dia 12/11/2015. Os autores dos trabalhos aprovados só apresentarão se se inscreverem no evento. 
 
Link para Chamada de trabalhos e entrega de Resumo: http://celp.fflch.usp.br/chamada
 
 
 

 

I Diversidade em Diálogo

 

* clique na imagem para informações detalhadas

 

 

 

Simpósio: Objetos vivos - materialidade, transformações culturais e identidades

O MAE - Museu de Arqueologia e Etnologia da USP - promoverá na FFLCH (prédio de Filosofia e Ciências Sociais - sala 14), de 30 de novembro a 2 de dezembro, o Simpósio "Objetos vivos: materialidade, transformações culturais e identidades".
 
O evento é aberto aos interessados e não pede inscrição. No entanto, os ouvintes que desejarem receber certificado, deverão se inscrever com a Profa. Dra. Fabíola Andréa Silva, no dia 27/11, por ocasião do início da disciplina associada ao simpósio.
 
SEG a QUA | 30.11 a 02.12.2015 | programação
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 14). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 
 

 
 

 

A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH pode ser vista em http://fflch.usp.br/calendar/2015

Acesse o Portal de Vídeos da FFLCH em nossa página http://comunicacao.fflch.usp.br/portaldevideos