Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP n. 288

 

Mostra África Lusófona no CINUSP

 

O CINUSP promove até o dia 14 de novembro, em parceria com a FFLCH/USP, a mostra África Lusófona. Serão exibidos 13 filmes de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde. Todas as sessões são gratuitas.
 
Entre os destaques estão a produção guineense “A República di Mininus" e as cópias restauradas dos filmes moçambicanos “Mueda, Memória e Massacre”, “Tempo dos Leopardos”, “Canta Meu Irmão, Ajuda-me a Cantar” e “Kuxa Kanema: O nascimento do cinema”.
 
Da luta pela independência até os dias atuais, está na ordem do dia do cinema desses países discutir o seu contexto social, fazendo dos eventos e características locais mais do que um pano de fundo, mas elementos propulsores das narrativas.
 
No dia 11 de novembro, data em que se completam 40 anos da Independência de Angola, ocorrerá um debate sobre o cinema angolano com a Profa. Dra. Fabiana Carelli.
 

Leia mais

 
 

 

 

Palestra: Irish Theatre Documentary and the Privatisation of Memory

 

A Cátedra de Estudos Irlandeses W.B. Yeats e o Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês convidam para a palestra "Irish Theatre Documentary and the Privatisation of Memory", que será proferida pela Professora Emilie Pine (University College Dublin), nesta segunda-feira, 9 de novembro, às 11h40, na sala 266 do prédio de Letras.
 
SEG | 09.11.2015 | 11h40 | convite
 
Prédio de Letras (sala 266). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Palestra: Tesouros, museus: florilégios: a riqueza da antologia enquanto gênero e as particularidades de Século de Ouro

 

O CELP, o Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada e o Laboratório de Poéticas Contemporâneas convidam para a palestra “Tesouros, museus: florilégios: a riqueza da antologia enquanto gênero e as particularidades de Século de Ouro”, que será proferida pelo Professor Osvaldo Silvestre (Universidade de Coimbra), nesta segunda-feira, 09 de novembro, às 19h30, na sala 106 do prédio de Letras.
 
SEG | 09.11.2015 | 19h30 | convite
 
Prédio de Letras (sala 106). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Tardes de Linguística

 

A comissão do Tardes de Linguística convida para a apresentação, nesta segunda-feira, 9 de novembro, das 14 às 16h, na sala 165 do prédio de Letras, dos grupos de pesquisa:
 
Grupo de Estudos em Morfologia Distribuída (GREMD)
coordenação: Profa. Dra. Ana Scher
 
Laboratório Linguagem, Interação, Cognição (LLIC)
coordenação:  Profa. Dra. Evani Viotti
 
 
SEG | 09.11.2015 |  das 14 às 16h00
 
Prédio de Letras (sala 165). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Seminário: A Escola de Chicago e as novas abordagens criminológicas dos anos 60

 

O Departamento de Sociologia promove nesta segunda-feira, 09 de novembro, às 17h30, na sala 24 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais, o Seminário "A Escola de Chicago e as novas abordagens criminológicas dos anos 60".
 
 
SEG | 09.11.2015 | 17h30
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 24). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

7as Jornadas Europeias na FDUSP

 

Nos dias 9 a 11 de novembro 2015 terão lugar as Sétimas Jornadas  Europeias, um seminário sobre a integração europeia, na Faculdade de  Direito da USP. Haverá apresentações com diversas perspectivas (incluindo direito, relações internacionais, ciência política, economia  e história) relacionadas ao eixo norteador da “constituição europeia”.  
Responsável pela organização é Sven Korzilius, professor visitante e  leitor jurídico no Departamento de Direito Internacional (DIN) da  Faculdade de Direito da USP (FDUSP), em colaboração com Brigitte  Weiffen, nova titular da Cátedra Martius de Estudos Alemães e  Europeus na FFLCH.  
 
Inscrições até 5 de novembro. Os participantes corretamente inscritos e com presença acima de 70 % receberão certificado.
 
Informações detalhadas aqui
 
 
 

 
 

XII Colóquio Mindlin - Machado de Assis nas páginas d'O Futuro: Herança Portuguesa e relações coloniais

 

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin convida para o "XII Colóquio Mindlin - Machado de Assis nas páginas d'O Futuro: Herança Portuguesa e relações coloniais", que será dirigido pelo Prof. Dr. Hélio Seixas Guimarães (FFLCH/USP), nesta terça-feira, 10 de novembro, às 14h, na sala de palestras.
 
 
TER | 10.11.2015 | 14h00 | convite
 
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (sala de palestras). Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária, São Paulo 
 
 
 

 

Palestra: Diálogos entre a Literatura Japonesa e a Literatura Chinesa

 

Estão abertas no site do Departamento de Letras Orientais http://letrasorientais.fflch.usp.br/node/506 as inscrições para a palestra "Diálogos entre a Literatura Japonesa e a Literatura Chinesa", que será proferida pelo Prof. Dr. Toshiyuki  Sato (Hiroshima University), na terça-feira, 10 de novembro, às 9h, na sala 200 do prédio de Letras.
 
O evento é gratuito. Serão emitidos certificados aos ouvintes.
 
TER | 10.11.2015 | 09h00
 
Prédio de Letras (sala 200). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Simpósio Internacional 70 Anos do Fim da Segunda Guerra Mundial

 

 
Já está disponível a programação do Simpósio Internacional 70 Anos do Fim da Segunda Guerra Mundial, evento que será realizado pelo Departamento de História da FFLCH /USP, de 10 a 12 de novembro de 2015.
 
As inscrições, gratuitas, podem ser feitas no site www.segundaguerramundial.fflch.usp.br    
 
Serão emitidos certificados de frequência.
 
 

 
 

Seminário: Modelagem de Sistemas Complexos para Políticas Públicas: arcabouço e aplicações

 

O Centro de Estudos da Metrópole - CEM - e o Departamento de Ciência Política convidam para o seminário "Modelagem de Sistemas Complexos para Políticas Públicas: arcabouço e aplicações",  que será dirigido por Bernardo Furtado (IPEA), nesta quarta-feira, 11 de novembro, das 10 às 12h, na sala 8 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais.
 
QUA | 11.11.2015 | das 10 às 12h | convite
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 8). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 

Leia mais

 
 

 

120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão

 

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal promove nos dias 11 e 12 de novembro um seminário para celebrar os 120 anos da assinatura do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil-Japão.
O seminário discutirá a trajetória da Imigração Japonesa no Brasil, aspectos culturais e economia.
Na noite do dia 12/11 será realizado um debate, em parceria com o Consulado Japonês, sobre Economia Brasileira e Japonesa. Os palestrantes serão os Professores Heizo Takenaka e Luiz Eduardo Melin (haverá tradução simultânea).
 
Participação dos docentes da FFLCH: Profs. Drs. Sedi Hirano, Koichi Mori e Lica Hashimoto.
 
 
QUA e QUI | 11 e 12.11.2015 | Programação
 
Viaduto Jacareí, 100, Bela Vista, São Paulo
 
 
 

 

Conferência: Saussure, cem anos após a publicação do Curso de Linguística Geral

 

O Departamento de Linguística convida para a conferência "Saussure, cem anos após a publicação do Curso de Linguística Geral", que será proferida por Michel Arrivé (Professor Emérito da Université de Paris Ouest Nanterre), na quarta-feira, 11 de novembro, às 15h, na sala 266 do prédio de Letras.
 
Perfil do conferencista, resumo da palestra e demais detalhes no site do Grupo de Estudos Semióticos: http://semiotica.fflch.usp.br/node/404
 
QUA | 11.11.2015 | 15h00
 
Prédio de Letras (sala 266). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Lançamento: "Bailes e Danças - representados e discursados na Espanha", de Ellen Eliza Pereira

 

O LUDENS - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas - convida  para o lançamento de mais uma publicação da Edições LUDENS, com o apoio do PROEX (Programa de Excelência Acadêmica) e do Programa de Pós-Graduação em História Social da FFLCH/USP.
 
O livro Bailes e Danças - representados e discursados na Espanha, de Ellen Eliza Pereira, é o resultado de uma desafiadora pesquisa de mestrado que almejou entender características da Espanha seiscentista por meio desses movimentos de corpo.
 
QUA | 11.11.2015 | 19h00
 
Livraria Martins Fontes. Av. Paulista, 509, São Paulo
 
 
 

 

Ciclo de palestras: O guarani, língua que nos une

 

O Centro Ángel Rama de Estudos Latino-Americanos convida para o ciclo de palestras “O guarani, língua que nos une”, que serão ministradas nos dias 12 e 25 de novembro, das 18 às 19h30, pelo Prof. Almir da Silveira (Ateneo de Lengua y Cultura Guaraní – Regional de São Paulo).
 
As palestras são gratuitas e ocorrerão no prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo), na sala 107 (12/11) e 102 (25/11).
 
 
 
 
 
 

 

Cinedebate: cinema armênio

 

O Departamento de Letras Orientais convida para sessões de cinema armênio, seguidas de debates, todas as quintas-feiras do mês de novembro, na sala 107 do prédio de Letras, das 14 às 17h.

Exibição de filmes dos diretores Beknazarian, Paradjanov, Pelechian e Tchaldranian. 

Serão emitidos certificados aos ouvintes que assinarem a lista de presença. Não é necessário fazer inscrição prévia.
 
Ministrante: Prof. Sarkis Ampar Sarkissian
 
Organização: Profa. Dra. Deize Crespim Pereira (DLO/FFLCH)
 
 
 
 
 

 
 

Homenagem à Ana Hatherly (1929-2015)

 

O Programa de Pós-graduação em Literatura Portuguesa convida para evento em homenagem à Ana Hatherly (1929-2015), a realizar-se no dia 17 de novembro (terça-feira), às 14h30, na sala 107 do prédio de Letras.
 
Organização Prof. Horácio Costa
 
Mais informações aqui
 
TER | 17.11.2015 | 14h30 
 
Prédio de Letras (sala 107). Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Colóquio Gramsci: a centralidade da política

 

O Grupo de Pesquisa Pensamento e Política no Brasil, o Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic) e o Departamento de Ciência Política promovem nos dias 17 e 18 de novembro, no prédio de Filosofia e Ciências Sociais, o "Colóquio Gramsci: a centralidade da política".
 
Este colóquio é produto do grupo de pesquisa “Pensamento e política no Brasil”, coordenado pelos professores André Singer e Bernardo Ricupero. O propósito intelectual do grupo é articular reflexões clássicas sobre o país, as chamadas “interpretações do Brasil”, com a análise da política brasileira contemporânea. Neste evento, tal ideia é levada a cabo através do diálogo com os diferentes usos que se tem feito de Gramsci no Brasil e da discussão da crise atual da política brasileira a partir das categorias do marxista italiano.
 
Como ideia articuladora do evento está o pressuposto de que Gramsci não só formula uma abordagem teórica que coloca a política no centro das demais reflexões, como também nos fornece ferramentas heurísticas para interpretar os fenômenos políticos de maneira complexa, pois articulada com questões culturais, econômicas, diplomáticas etc.
 
TER e QUA | 17 e 18.11.2015 | Programação
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais . Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

V Fórum Arte e Cultura na América Latina

 

O núcleo de pesquisadores do Fórum Permanente Arte e Cultura da América Latina, com o apoio do PROLAM-USP, da Fundação Memorial da América Latina e do Instituto de Arte da UNESP, convida para o V Fórum Arte e Cultura na América Latina, que será realizado na Biblioteca do Memorial da América Latina, nos dias 18 e 19 de novembro.
 
As inscrições podem ser feitas pelos emails: moirabush@gmail.com ou forum-arte-identidade@hotmail.com 
 
 
 
 
 

 

"Diálogos entre História e Literatura", com Milton Hatoum

 

O Grupo de Pesquisa em História Intelectual e a Revista Intelligere, com o apoio do Programa de Pós-Graduaçao em História Social da USP e da Biblioteca Brasiliana Mindlin promovem no dia 18 de novembro, quarta-feira, às 16h, na Sala de Música da Biblioteca Brasiliana Mindlin, o evento "Diálogos entre História e Literatura", com o escritor Milton Hatoum e os docentes do Departamento de História da FFLCH/USP, Profs. Drs. Francine Iegelski e Julio Pimentel Pinto.
 
QUA | 18.11.2015 | 16h00 | convite
 
Sala de Música da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. R. da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Seminário: As doenças e os espaços de exclusão

 

 O LEER - Laboratório de Estudos sobre Etnicidade, Racismo e Discriminação - promove nos dias 18 e 19 de novembro, das 09 às 18h, no Anfiteatro de História, o Seminário "As doenças e os espaços de exclusão".
 
Inscrições: leer@usp.br
 
Informações: (11) 3091-8598
 
QUA e QUI | 18 e 19.11.2015 | Programação
 
Anfiteatro de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

Projeto Selo editorial Malha Fina Cartonera

 

Confiram a Primeira convocatória para Publicação de Narrativa e Poesia Malha Fina Cartonera e participem no dia 19 de novembro das oficinas de design editorial e confecção de capas ligadas ao projeto Selo editorial Malha Fina Cartonera, desenvolvido pela docente do Departamento de Letras Modernas, Profa. Dra. Idalia Morejón Arnaiz, e por uma equipe de estudantes da FFLCH, no marco do Programa Unificado de Bolsas. 
 
 
 
 
 
 

 

Centro de Estudos Da Metrópole integra Seminário Internacional na Cidade do México

 

O evento "Gobernanza, violencia y participación: hacia la construcción de agendas entre México y Brasil" é uma iniciativa do Centro de Investigaciones y Estudios Superiores en Antropología Social (CIESAS), do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) y la Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales, Sede México (FLACSO), a ser realizado na Cidade do México entre os dias 11, 12 e 13 de novembro de 2015. 

O objetivo é ampliar a qualidade do trabalho de pesquisa conjunta entre as ciências sociais do México e do Brasil;
- fortalecer e aprofundar as relações entre as instituções participantes
- explorar campos transversais de diálogo entre as iniciativas temáticas atualmente existentes
- publicar estas agendas de pesquisa com vistas a ampliar os poessíveis projetos e intercâmbios futuros.
 
O seminário foi formulado para compartilhar as temáticas e agendas culturais de trabalho e as oportunidades de colaboração e investigação conjunta entre os pesquisadores das instituições participantes, bem como estudantes e pesquisadores de outras instituições. Dessa forma, não se propõe a ser um espaço voltado para a apresentação de resultados de pesquisa e publicação de textos. A ideia geral é construir uma agenda de pesquisa conjunta sobre pontos de interesse de investigação que possam resultar confluentes.
 
A dinâmica do Seminário Internacional "Gobernanza, violencia y participación: hacia la construcción de agendas entre México y Brasil" está voltada para um diálogo organizado em três dias e quatro meses temáticas. As primeiras três mesas temáticas abordarão respectivamente: governança, violência e participação. Em cada mesa três pesquisadores (dois mexicanos e um brasileiro) apresentarão as principais características de seu trabalho, certificandos-e de expor na ordem aqui sugerida: (a) os objetos empíricos com os que trabalham e uma breve descrição de resultados; (b) ferramentas conceituais com as que aobrdam esses objetos e (c) como se localiza isto na sua agenda de pesquisa.
 
O programa completo pode ser acessado no site do CEM: http://www.fflch.usp.br/centrodametropole/
 
Acesso livre mediante inscrição prévia: eventosespeciales@flacso.edu.mx
 
 
 

 

Chamada para comunicações: II Seminário Internacional Iconomia - Democracia e Dinheiro no Século 21: Direitos, Tecnologias e Saberes

 

Prazo Prorrogado para 12/11/2015
 
A Comissão Organizadora convida pesquisadores de diversas áreas a enviar propostas de comunicação com até 300 palavras. Data-limite para envio de abstracts: 12 de novembro de 2015.

Leia mais

 
 

 

Lançamento: "A flecha do ciúme: o parentesco e seu avesso segundo os Aweti do Alto Xingu", de Marina Vanzolini

 

Livro retrata cotidiano de povo indígena do Alto Xingu
 
Em A flecha do ciúme, a antropóloga Marina Vanzolini analisa a feitiçaria e o parentesco entre os Aweti
 
Baseado em trabalho de campo desenvolvido desde 2006 pela antropóloga Marina Vanzolini na região do Alto Xingu, o livro A flecha do ciúme é uma etnografia sobre a feitiçaria e suas imbricações com o parentesco no sistema multilíngue xinguano, sob a perspectiva de um dos povos que o integram, os Aweti. Habitantes das margens dos rios Curisevo e Tuatuari, nas cabeceiras do rio Xingu, ao norte do Mato Grosso, os Aweti são um povo falante de língua tupi ainda pouco conhecido na literatura etnológica.
 
Mostrando que o feitiço ocorre geralmente entre pessoas muito próximas, o que contrasta com a imagem, nativa e antropológica, do pacifismo como marca da relação entre os povos xinguanos, a autora busca descrever como a feitiçaria pode ser uma antítese do parentesco e, ao mesmo tempo, dele derivada. "Se é verdade que tornar-se xinguano significa abdicar da violência guerreira, como mostram depoimentos nativos reunidos por diversos autores que trabalharam na área, a feitiçaria revela que o processo de transformação de estrangeiro ou inimigo em xinguano não é um evento histórico isolado, mas algo que exige contínua recriação”, conclui.
 
 
Sobre a autora
Marina Vanzolini é docente do Departamento de Antropologia da FFLCH/USP, doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ e trabalha com os Aweti, povo do Alto Xingu, desde 2004. Tem diversos artigos publicados sobre este povo indígena em revistas científicas.
 

Leia mais

 
 

 

Revista Epígrafe

 

A Revista Epígrafe (ISSN: 2318-8855) é uma publicação eletrônica de caráter científico, organizada por estudantes de graduação em História da FFLCH/USP. Desde o ano de 2013, a revista vem trabalhando para promover a publicação de trabalhos científicos, como artigos, resenhas e ensaios de graduandos (as) de todo o país, além de entrevistas com renomados (as) pesquisadores (as) no campo da disciplina histórica. A Revista Epígrafe  integra o Portal de revistas da Universidade de São Paulo e, no corrente ano de 2015, lançou a sua edição dois que conta com artigos de diferentes áreas. Esta edição bem como as suas anteriores (edição um e zero) podem ser acessadas gratuitamente no endereço eletrônico http://www.revistas.usp.br/epigrafe. A Epígrafe conta também com uma página na rede social Facebook no seguinte endereço https://pt-br.facebook.com/RevistaEpigrafe. Divulgamos o periódico pela via da lista de e-mails dos (as) participantes do 23º SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP) pois julgamos que a revista poderá ser bastante aproveitada desta maneira, não só adquirindo mais leitores (as) como também mais contribuições por parte dos (as) graduandos (as) interessados (as) em publicar seus trabalhos científicos. Desde já agradecemos a atenção e desejamos uma ótima semana a todos e todas, Comissão Editorial Revista Epígrafe" target="_blank">http://www.revistas.usp.br/epigrafe.  
 
A Epígrafe conta também com uma página na rede social Facebook, no endereço https://pt-br.facebook.com/RevistaEpigrafe
 
 
 

 

Próximas Defesas:

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH pode ser vista em http://fflch.usp.br/calendar/2015

Acesse o Portal de Vídeos da FFLCH em nossa página http://comunicacao.fflch.usp.br/portaldevideos