Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP n. 290

Homenagem ao Prof. Antonio Carlos Robert Moraes

 

 

 

 
 

 
 

Revisitando Raduan - Colóquio em homenagem aos 80 anos do escritor

 

No dia 27 deste mês o escritor paulista Raduan Nassar completará 80 anos. Para homenagear a data, o Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira, 
com apoio da CAPES, realizará o evento "Revisitando Raduan - colóquio em homenagem aos 80 anos do escritor".
 
O evento, organizado pelo Prof. Dr. Augusto Massi (USP) e pela Profa. Dra. Masé Lemos (Unirio), terá conferência de abertura realizada pela Profa. Dra. Marilena Chauí, do Departamento de Filosofia da USP.
 
Haverá emissão de certificado de participação (necessário ter pelo menos 75% de presença nas palestras).
Para se inscrever encaminhe o nome completo para o e-mail seminariolbusp@gmail.com

SEG e TER | 23 e 24.11.2015 | das 14h às 19h00 | Programação

Prédio de Letras (Sala 102). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo

 
 

 
 

Conferência: Lógica dialética e lógica do capital

 

O Departamento de Filosofia promove nesta segunda-feira, 23 de novembro, às 18h30, na sala 08 do Conjunto Didático de Filosofia e Ciências Sociais, a Conferência "Lógica dialética e lógica do capital", com o Prof. Dr. Bruce Gilbert (Bishop’s University – Canadá).
 
Informações detalhadas: http://eventos.fflch.usp.br/node/73
 
 
 

 
 

Palestra: Mario Monicelli

 

O Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas e o Instituto Italiano di Cultura de São Paulo convidam para a palestra  "Mario Monicelli", com o professor e crítico cinematográfico Ennio Bispuri, nesta segunda-feira, 23 de novembro, às 19h30, na sala 266 do prédio de Letras.
 
SEG | 23.11.2015 | 19h30 | convite
 
Prédio de Letras (sala 266). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo

 


 
 

Tardes de Linguística

 

Nesta segunda-feira, 23 de novembro, às 14h, na sala 165 do prédio de Letras, haverá a apresentação do grupo Minimalismo e Teoria da Gramática, coordenado pelo Prof. Jairo Nunes.
 
 
 
 

 
 

Psicanálise e as formas do político - VIII Encontro da Sociedade Internacional de Psicanálise e Filosofia (SIPP-ISPP)

 

O Departamento de Filosofia convida para o VIII Encontro da Sociedade Internacional de Psicanálise e Filosofia (SIPP-ISPP), que será realizado de 23 a 27 de novembro no Conjunto Didático de Filosofia e Ciências Sociais da FFLCH/USP e no Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais.
 
Informações detalhadas em: http://eventos.fflch.usp.br/node/72 
 
 
 

 
 

Seminário: 40 anos de Vigiar e Punir: histórias e destinos de um livro

 

O Laboratório de Pesquisa Social do Departamento de Sociologia da USP (LAPS) convida a todos para o seminário temático “40 anos de Vigiar e Punir: histórias e destinos de um livro”.

“Vigiar e Punir” é um livro hoje clássico das Ciências Humanas, que transformou de forma decisiva a maneira de pensar não apenas a prisão, como objeto de estudo da História e das Ciências Sociais, mas, de forma mais geral, a análise da punição e dos ilegalismos nas sociedades modernas e contemporâneas. O objetivo desse seminário consiste em discutir o efeito do livro em diferentes campos de conhecimento e sua possível atualidade.

A programação pode ser conferida aqui.

TER | 24.11.2015 | das 14h às 18h

Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (Sala 08). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

 
 

 
 

Mini-curso: Economia Mundial e Relações Internacionais no Século XXI - A América Latina entre a China e os Estados Unidos

 

O CEDHAL, Centro de Estudos de Demografia História da América Latina, convida a todos para o mini-curso “Economia Mundial e Relações Internacionais no Século XXI: A América Latina entre a China e os Estados Unidos”.

Ministrante: Prof. Dr. Gustavo Arce (Universidad de la República, Uruguai).

Informações: prolam@usp.br

TER e QUA | 24 e 25.11.2015 | das 14h00 às 16h30 | Programação

Auditório do SIBi. Biblioteca Brasiliana. R. da Biblioteca, s/n - Cidade Universitária, São Paulo 

 
 

 
 

Jornadas de Crítica Literária e Psicanálise

 

O Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada convida para as “Jornadas de Crítica Literária e Psicanálise”, evento organizado pelo Grupo de Estudos de Crítica Literária e Psicanálise, a realizar-se nesta terça e quarta-feiras, 24 e 25 de novembro, na sala 266 do prédio de Letras.
 
TER e QUA | 24 e 25.11.2015 | Programação
 
Prédio de Letras (Sala 266). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

Lançamento: "Flores, votos e balas", de Angela Alonso

 

 

 
 

 
 

Palestra: A literatura neerlandesa no Brasil: necessidade de formar tradutores

 

O Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã promove nesta terça-feira, 24 de novembro, às 15h, na sala 208 do prédio de Letras, a palestra: “A literatura neerlandesa no Brasil: necessidade de formar tradutores”, com Harrie Lemmens.
 
Aberta aos interessados, sem necessidade de inscrição. A a palestra será em português .
 
TER | 24.11.2015 | 15h00
 
Prédio de Letras (sala 208). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

Seminários Temáticos do Laboratório de Pesquisa Social

 

O LAPS- Laboratório de Pesquisa Social do Departamento de Sociologia, promove nos dias 24 e 26 de novembro, das 18 às 19h30, nas salas 24 e 118 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais o seminário temático 10 anos de perfil dos estudantes das Ciências Sociais - Mobilidade, gênero e raça, expectativas e evasão (2006-2015).
 
Informações detalhadas: http://sociologia.fflch.usp.br/node/974 
 
Participe também do Seminário Temático - “Oficina de Pesquisa: A militarização da gestão urbana e a emergência da chamada ‘guerra urbana’ ou ‘novas-novíssimas guerras’.
 
25 de novembro, sala 118 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais.
 
Informações detalhadas: http://sociologia.fflch.usp.br/node/969
 
 
 
 

 
 

Lançamento: "Professor Oliveiros S. Ferreira: Brasil, Teoria Política e Relações Internacionais em sua Obra", Carlos Enrique Ruiz Ferreira (Org.)

 

 

 

 

Oliveiros S. Ferreira recebe neste livro uma justa homenagem, na forma de um balanço crítico de seu legado intelectual. Este pode ser dividido, grosso modo, em três eixos: a teoria política, o pensamento político e histórico brasileiro e as relações internacionais. A fim de promover a pesquisa, o debate e a reflexão sobre temas tão fundamentais quanto instigantes, cada eixo articula análises dos livros do professor. Assim, Nossa América: Indoamérica (1971) é comentada por Bernardo Ricupero e Carlos Enrique Ruiz Ferreira; Os 45 Cavaleiros Húngaros (1986), por Cicero Araujo, Francisco Weffort e Raquel Kritsch; Vida e Morte do Partido Fardado (2000), por Leonardo Trevisan; Elos Partidos (2007), por Eliézer Rizzo e Carlos Eduardo Lobo; A Crise da Política Externa (2001), por Rubens Ricupero e Rafael Villa. Encerra a obra um ensaio inédito de Oliveiros S. Ferreira, escrito especialmente para esta publicação.

 

 

 

 

 

 

 

 
 

 
 

Literatura Italiana e cinema: exibição de filme e palestra

 

Prédio de Letras (Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo).

 

 

 
 

Palestra: Constituição "Imposta" e/ou Política "Submissa"? A Sociedade Japonesa do Pós-Guerra sob o Sistema Imperial

 

O Departamento de Letras Orientais promove na quarta-feira, 25 de novembro, às 10h, na sala 130 do prédio de Letras a palestra Constituição "Imposta" e/ou Política "Submissa"? A Sociedade Japonesa do Pós-Guerra sob o Sistema Imperial.
 
Informações e inscrições: http://letrasorientais.fflch.usp.br/node/519
 
Participe também das palestras:
 
"O Brasil e a invenção da Literatura de Imigração no Japão na década 1930"
Quinta-feira, 26 de novembro de 2015, às 10h
sala 134 do Prédio de Letras.
Informações e inscrições: http://letrasorientais.fflch.usp.br/node/521
 
A política linguística na esfera individual no mundo globalizado
Sexta-feira, 27 de novembro de 2015 às 10h
sala 260 do Prédio de Letras
Informações e inscrições: http://letrasorientais.fflch.usp.br/node/520
 
 
 

 
 

III Colóquio Brasileiro de Morfologia - FFLCH/USP

 

O Departamento de Linguística convida para o III Colóquio Brasileiro de Morfologia - FFLCH/USP, que será realizado de 24 a 26 de novembro, na sala 14 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais (Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade  Universitária, São Paulo)
 
 
 
 

 
 

Seminário Permanente: “História e Arqueologia da Mesoamérica e Andes"

 

O CEMA-USP (Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos da USP) receberá Carolina Segre e Esteban Valdivia (Diretores do projeto Sonidos de América - Ministerio de Cultura y Patrimonio del Ecuador / Museo de Antropología y Arte Contemporáneo) para uma sessão extra do Seminário Permanente “História e Arqueologia da Mesoamérica e Andes” neste 2015.
 
Sob o título Revivendo los sonidos ancestrales del Ecuador. Objetos sonoros precolombinos de las cinco reservas nacionales del Ministerio de Cultura y Patrimonio del Ecuador, os debates dessa sessão serão feitos com base na apreciação de dois vídeos e de um pequeno texto. Esses materiais estão disponíveis para download no site do CEMA: www.usp.br/cema
 
A reunião é aberta a interessados e será realizada na quarta-feira, 25 de novembro, às 17h30, no Laboratório do CEMA, próximo à Seção de Alunos, no Prédio de Geografia e História (FFLCH/USP).
 
Confira a programação completa do Seminário Permanente para o ano de 2015 em http://200.144.182.130/cema/images/Semin%C3%A1rio_Permanente_2015_final.pdf
 
QUA | 25.11.2015 | 17h30 | convite
 
Laboratório do CEMA, próximo à Seção de Alunos, no Prédio de Geografia e História (FFLCH/USP). Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

 

 

 
 

Ciclo de Cinema Galego-Catalão

A Cátedra de Estudos Galegos convida a todos para o Ciclo de Cinema Galego-Catalão.

Programação

Prédio de Letras (Salas 133 e 170). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo

 


 
 

Oficina: L’étranger dans la chanson française. Qui est-ce?

 

Programa da oficina:
Num primeiro momento, estudaremos as canções “Couleur-café”, de Serge Gainsbourg; “Emmenez-moi”, de Charles Aznavour; “Bahia”, de George Moustaki, e a representação do estrangeiro por via do “exotismo”. Em seguida, passaremos à canção “A-France”, de Gael Faye, que ilustra a questão da voz do “exilado” africano ou latino na França, a partir do rap contemporâneo.

Objetivo geral:
Refletir sobre a representação do estrangeiro na música francesa da segunda metade do século XX e no rap contemporâneo.

Bibliografia:
PASCAL, Blanchard, Culture coloniale: la France conquise par son Empire, 1871-1931,  Autrement, 2006.

A inscrição deverá ser feita aqui.

QUI | 26.11.2015 | das 14h às 17h | Informações

 

 

 
 

Seminário: Intelectuais em circulação: literatura e história na América Latina

 

 O CEDHAL, Centro de Estudos de Demografia História da América Latina, convida a todos para o Seminário “Intelectuais em circulação: literatura e história na América Latina”

 Palestrantes:
- Margarida Nepomuceno (Doutoranda – USP), "Lívio Abramo no Paraguai: entretecendo culturas"
- Carlos Suárez Morales (Mestre - USP), "Germán Arciniegas e a Argentina: diplomacia e mediações culturais"
- Jáder Muniz (Doutorando - USP), "Bolaño e o México: a poesia como forma de utopia em Los detectives salvajes"

Informações: 3091-0280

QUI | 26.11.2015 | às 14h30 

Sala de Vídeo do Departamento de História. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

 
 

 
 

Lançamento Revista Malala v. 3, n. 5

 

O GT USP Oriente Médio e Mundo Muçulmano promove na sexta-feira, 27 de novembro, a partir das 15h, na
Sala da Congregação do Instituto de Relações Internacionais (IRI/USP), tarde de debates e lançamento da Revista Malala v.3, n.5, nov. 2015.
 
 
SEX | 27.11.2015 | Programação
 
IRI/ USP (Sala da Congregação - 2º Andar). Av . Prof. Lúcio Martins Rodrigues, s/n, travessas 4 e 5, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

Lançamento: "Homossexualidade: Preconceito e Intolerância Familiar", de Edith Modesto

 

O livro resulta de tese de doutoramento defendida na FFLCH/USP.

 


 
 

Café Acadêmico: Uma escrita no contexto das diásporas africanas

 

O Instituto de Estudos Brasileiros e o Programa de Pós-Graduação Culturas e Identidades Brasileiras convida a todos para o Café Acadêmico “Uma escrita no contexto das diásporas africanas: narrativa proverbial e humor em Carolina Maria de Jesus”.

Não há necessidade de inscrições.
Informações: 3091-3196, iebpos@usp.br ou ieb.usp.br

SEX | 27.11.2015 | das 10h às 12h30 | Convite

Departamento de História (Sala 12). Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

 
 

 
 

Oficina: O professor como mediador em sala de aula

 

Objetivo geral:
Expor e discutir os conceitos e critérios de mediação, a partir da teoria de Reuven Feuerstein.

Conteúdo:
Na primeira parte, pretende-se expor e discutir  sobre vida e obra de  Reuven Feuerstein.  Em seguida, pretende-se descrever o que é mediação, quais são os critérios de mediação e suas características, com exposição de trechos de filmes de longa metragem para exemplificar e discutir  as estratégias de mediações das personagens, em contexto de ensino aprendizagem.

Na segunda parte, serão propostas atividades em que os participantes da oficina planejarão que estratégias de mediação adotariam em situações específicas.

A inscrição deverá ser feita aqui.

SEX | 27.11.2015 | das 9h às 11h | Informações

 
 

 
 

II Seminário: O Tupi Antigo e as Línguas Gerais na Formação da Civilização Brasileira

 

O Centro Ángel Rama convida a todos para o II Seminário “O Tupi Antigo e as Línguas Gerais na Formação da Civilização Brasileira”.

Inscrições podem ser feitas no dia do evento ou pelo email grupotupiusp@gmail.com

SEX | 27.11.2015 | das 10h às 21h | Programação

Prédio de Letras (Sala 102). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403 Cidade Universitária, São Paulo

 
 

 
 

I Conferência sobre a presença húngara no Brasil

 

O Departamento de Letras Orientais e o Curso de Língua e Cultura Húngara convidam para a "I Conferência sobre a presença húngara no Brasil", que será realizada no Anfteatro da Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP, no sábado, 28 de novembro, das 9 às 14h.
 
Inscrições e informações: magyar@usp.br   facebook.com/cursodehungaro
 
SÁB | 28.11.2015 | das 9 às 14h00 | programação
 
Anfteatro da Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP. Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 158, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

Mangiare all'italiana a São Paulo

 

O Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas convida para “Mangiare all’italiana a São Paulo: um intercâmbio de linguagens e sabores nas mesas paulistanas”.

A culinária trazida pelos imigrantes foi absorvida na capital paulista e tem um papel significativo na formação do nosso gosto. Mas será possível transpor a tradição gastronômica de um país, sem submetê-lo a adaptações? Qual é o papel dos chefs de cozinha nesse processo?

O convite do evento por ser conferido aqui.

SEG | 30.11.2015 | às 19h

Prédio de Letras (Sala 102 ou 107 - a confirmar). Avenida Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo

 
 

 
 

Seminário: Informing policy makers with web-based policy simulations - Designing Equality in Brazil’s education, por Davoud Taghawi-Nejad

 

No dia 30 de novembro, segunda-feira, o pesquisador do CEM, Davoud Taghawi-Nejad (Doutor em Complexity Economics and Creativity pela Università degli Studi di Torino e  Pós-Doutorando CEM/Fapesp) realiza um seminário onde aborda a comunicação de pesquisas junto a formuladores e gestores de políticas públicas: "Informando os formuladores de políticas com simulações disponíveis na web - Desenhando igualdade  na educação do Brasil". 
 
Resumo: Pouco é conhecido sobre a igualdade na prestação de serviços. Para testar as políticas que buscam aumentar a igualdade na distribuição de serviços na educação, o pesquisador criou um Agent-Based Model (ABM) que simula os gastos com educação nos níveis nacionais, estaduais e municipais. Ele mostra que a política corrente atual, de redistribuir 80% de cada orçamento para educação do município centralizado no nível estadual, tem um efeito positivo na igualdade. O pesquisador nota que um aumento na centralização eleva a igualdade distributiva, mas com retornos decrescentes. O expositor apresenta um gráfico que mostra a correspondência entre centralização e igualdade na prestação de serviços.
 
Aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição. O Seminário será em inglês.
 
SEG | 30.11.2015 | das 17h30 às 19h00 | convite
 
Prédio de Filosofia e das Ciências Sociais (sala 08). Av. Prof.  Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 

 

Seminário Internacional: Justiça Espacial e o Direito à Cidade

 

Organizado pelo GESP e pelo Programa de Pós Graduação em Geografia Humana, com coparticipação do Instituto de Estudos Avançados da USP, o Seminário Internacional conta com o apoio do Departamento de Geografia da USP, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP), da FAPESP e da CAPES. Dentre as atividade podemos contar com:

Três conferências:

  • a conferência de abertura, "La justice spatiale, expériences et pistes de recherche", proferida pelo Prof. Dr. Philippe Gervais-Lambony, coordenador da revista Justice spatiale/spatial justice, da Université de Paris Ouest Nanterre la Défense (França);
  • a conferência intitulada "Shadow Citizens and the Right to the City", proferida pelo Prof. Dr. Andy Merrifield, da Murray Edwards College, University of Cambridge;
  • a conferência de encerramento, a ser proferida pela professora Nuria Benach, da Universitat de Barcelona (Espanha);
     

Cinco mesas redondas e quatro sessões temáticas, contemplando temas que perpassam as reflexões em torno da temática da Justiça Espacial e o Direito à  Cidade, sendo:

  • a crise urbana e a reprodução do econômico;
  • a segregação socioespacial e o direito à cidade;
  • as formas de resistência e a luta pelo urbano;
  • as políticas públicas e a justiça espacial; e
  • a justiça espacial e justiça ambiental na cidade.

Das mesas redondas, contabilizando um total de 20 trabalhos, participarão somente convidados. Dentre estes podemos contar com pesquisadores estrangeiros e brasileiros de outras instituições, participantes de movimentos sociais urbanos e membros do GESP autores de capítulos do livro "Justiça espacial e o direito à cidade", que está em preparação e com lançamento previsto para o período do evento.

Quatro sessões temáticas que contarão com 35 trabalhos selecionados pela comissão científica e alguns painéis. O seminário envolverá no conjunto de suas atividades pesquisadores das áreas de sociologia, arquitetura, engenharia, direito, antropologia, geografia e filosofia.

Convidados:

Andy Merrifield (University of Cambridge - Londres); Núria Benach (Universidade de Barcelona - Espanha); Philippe Gervais-Lambony (Universidade de Paris/Nanterre - França); Alysson Mascaro (Faculdade de Direito - USP); Análida Rincón Patiño (Universidad Nacional de Colombia - Medellín); Ângelo Serpa (UFBA); Arlete M. Rodrigues (Unicamp); Blanca Ramires (Universidad Autónoma Metropolitana-Xochimilco - México); Cibele Rizek (IA-USP); Edvânia Tôrres Gomes (UFPE); Francisco Comaru (UFABC); Guilherme Boulos (MTST); Jorge Luis Barbosa (UFF); Naxheli Ruiz (UNAM); Paul van der Lindert (Utrecht University - Holanda).

Confira a programação do evento aqui.

SEG a QUI | 07 a 10.12.2015 | das 9h30 às 22h30

Prédio de Geografia e História (Auditório Nicolau Sevcenko). Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

 

 

 
 

 

Lançamento: "Clássicos do conto russo"

 

A Livraria da Vila e a Editora 34 convidam para o lançamento do livro "Clássicos do conto russo".
 
Reunindo doze dos maiores escritores dos séculos XIX e XX e 24 histórias, a antologia Clássicos do conto russo é uma excelente introdução a uma das literaturas que mais têm fascinado o leitor contemporâneo. De Púchkin à Bábel, passando por Gógol, Turguêniev, Dostoiévski, Tolstói, Leskov, Tchekhov, Górki, Búnin, Andrêiev e Bulgákov, esta coletânea mescla textos famosos — como “Diário de um louco”, de Gógol, e “O Grande Inquisidor”, de Dostoiévski — com contos inéditos no Brasil — como “O espírito da senhora Genlis”, de Leskov, e “Cenas de Moscou”, de Bulgákov —, todos eles traduzidos diretamente do russo e acompanhados por uma pequena biografia de cada autor.
 
Apresentação: Arlete Cavaliere
 
Tradução: Boris Schnaiderman, Paulo Bezerra, Tatiana Belinky, Irineu Franco Perpetuo, Priscila Marques, Noé Oliveira Policarpo Polli, Denise Sales, Renata Esteves, Arlete Cavaliere e Nivaldo dos Santos.
 
O evento de lançamento será realizado na terça-feira, 8 de dezembro, às 19h30, na Livraria da Vila-Fradique Coutinho. Haverá uma leitura dramática do conto "Respiração suave", de Ivan Búnin, seguida de bate-papo entre Arlete Cavaliere e Mário Ramos, com mediação de Alberto Martins.
 
TER | 08.12.2015 | 19h30 | convite
 
Livraria da Vila. Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena, São Paulo
 
 
 

 
 

Projeto Semear Ciência: Centro de Estudos da Metrópole disponibiliza aplicativo sobre escolas

 

Qualquer pessoa pode saber muito sobre as escolas da Região Metropolitana de São Paulo pela internet.
Uma ferramenta totalmente on line foi formulada especialmente para que o visitante possa conhecer muitos aspectos ligados às escolas da cidade. A ideia principal é permitir que qualquer pessoa conheça as escolas do ensino fundamental e médio graças a pesquisas desenvolvidas com o conhecimento das ciências sociais, de geoprocessamento, de demografia, de estatística e de programação.
 
O Projeto Semear Ciência foi formulado para que a população saiba mais sobre a ciência produzida na Universidade de São Paulo, de modo que esta possa contribuir para demandas da sociedade.  O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) é um dos CEPIDs financiados pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e integra o Projeto Semear Ciência.
 
Graças a uma parceria do CEM, da Secretaria Estadual de Tecnologia do Estado de São Paulo e do Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo) o Projeto Semear Ciência divulgará junto aos usuários do Metrô o aplicativo "Escola também tem Nota" durante o mês de novembro. A campanha busca a difusão da ciência junto à população, para despertar interesse científico em diversas áreas do conhecimento bem como produzir conhecimento que seja útil à sociedade.
 
Hot site elaborado no CEM permite conhecer as escolas da cidade
A plataforma, de livre acesso, permite que você localize no mapa qualquer escola de seu interesse e obtenha informações sobre notas obtidas nos exames nacionais, as instalações (laboratórios, quadras de esportes, biblioteca) e as condições sócio-econômicas dos alunos.
 
O aplicativo também permite comparar essas informações com as de outra escola. Ainda, apresenta um glossário que explica as informações disponíveis no aplicativo, vídeos em que pesquisadores do CEM explicam questões importantes sobre a relação das escolas com os alunos e seu desempenho escolar.
 
A ferramenta foi construída pelo Centro de Estudos da Metrópole com base em dados produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação e Cultura, utilizando um Sistema de Informação Geográfica (SIG) que permite a localização das escolas na região metropolitana de São Paulo. Todos os dados serão periodicamente atualizados.
 
O link para o hot site é: http://centrodametropole.org.br/escolas/
 
 
 

 
 

17a Festa do Livro da USP muda para Praça do Relógio

 

A 17ª Festa do Livro da USP será realizada entre os dias 9 e 11 de dezembro de 2015,  na Praça do Relógio, e não na FFLCH/USP, conforme anunciamos em outubro.
 
As inscrições para as editoras já estão abertas e em breve haverá informações sobre as editoras participantes na página www.edusp.com.br/festadolivro.
 
Outras informações por e-mail: festadolivro@usp.br.
 
 
 

 
 

Lançamento: "Por rumos da agulha: documentos do ouro do século XVIII", Heitor Megale, Silvio de Almeida Toledo Neto, Phablo Roberto Marchis Fachin (Orgs.)

 

 
 
 
 
 
A obra completa pode ser acessada em http://issuu.com/editoracubo/docs/livro-completo-low/1
 
Editora: Cubo
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 

Próximas Defesas:

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 

A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH pode ser vista em http://fflch.usp.br/calendar/2015

Acesse o Portal de Vídeos da FFLCH em nossa página http://comunicacao.fflch.usp.br/portaldevideos