Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP n. 291

Artes Tradicionais do Japão: Cerimônia do Chá e Ikebana

 

O Centro de Estudos Japoneses da FFLCH/USP dá continuidade neste sábado, na Casa de Cultura Japonesa, às atividades do evento "Artes Tradicionais do  Japão: Cerimônia do Chá e Ikebana".
 
Confira a programação
 
Casa de Cultura Japonesa. Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária, São Paulo
 
 

 

I Conferência sobre a presença húngara no Brasil

 

O Departamento de Letras Orientais e o Curso de Língua e Cultura Húngara convidam para a "I Conferência sobre a presença húngara no Brasil", que será realizada no Anfiteatro da Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP, no sábado, 28 de novembro, das 9 às 14h.
 
Inscrições e informações: magyar@usp.br   facebook.com/cursodehungaro
 
SÁB | 28.11.2015 | das 9 às 14h00 | programação
 
Anfiteatro da Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP. Av. Prof. Luciano Gualberto, travessa 3, nº 158, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

I Diversidade em Diálogo: o direito à diversidade sexual e a cidade

 

O Diversitas - Núcleo de estudos das diversidades, intolerâncias e conflitos - promove neste sábado, 28 de novembro de 2015, a partir das 10h, no auditório do Departamento de Geografia, o evento "I Diversidade em Diálogo: o direito à diversidade sexual e a cidade".
 
SÁB | 28.11.2015 | programação
 
Auditório do Departamento de Geografia. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

Seminário: Informing policy makers with web-based policy simulations - Designing Equality in Brazil’s education, por Davoud Taghawi-Nejad

 

No dia 30 de novembro, segunda-feira, o pesquisador do CEM, Davoud Taghawi-Nejad (Doutor em Complexity Economics and Creativity pela Università degli Studi di Torino e  Pós-Doutorando CEM/Fapesp) realiza um seminário onde aborda a comunicação de pesquisas junto a formuladores e gestores de políticas públicas: "Informando os formuladores de políticas com simulações disponíveis na web - Desenhando igualdade  na educação do Brasil". 
 
Resumo: Pouco é conhecido sobre a igualdade na prestação de serviços. Para testar as políticas que buscam aumentar a igualdade na distribuição de serviços na educação, o pesquisador criou um Agent-Based Model (ABM) que simula os gastos com educação nos níveis nacionais, estaduais e municipais. Ele mostra que a política corrente atual, de redistribuir 80% de cada orçamento para educação do município centralizado no nível estadual, tem um efeito positivo na igualdade. O pesquisador nota que um aumento na centralização eleva a igualdade distributiva, mas com retornos decrescentes. O expositor apresenta um gráfico que mostra a correspondência entre centralização e igualdade na prestação de serviços.
 
Aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição. O Seminário será em inglês.
 
SEG | 30.11.2015 | das 17h30 às 19h00 | convite
 
Prédio de Filosofia e das Ciências Sociais (sala 08). Av. Prof.  Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

IV Workshop de Línguas Indígenas

 

O Grupo de Estudos em Línguas Indígenas do Departamento de Linguística convida para o "IV Workshop de Línguas Indígenas", que acontece nesta segunda-feira, 30 de novembro, das 09 às 17h, na sala 261 do Prédio de Letras.
 
SEG | 30.11.2015 | Programação 
 
Prédio de Letras (sala 261). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo  
 
 
 

 

Encontro de licenciatura: Como organizar minhas AACC's

 

O Departamento de Letras Modernas promove na segunda-feira, 30 de novembro, de manhã (das 12 às 13h) e à noite (das 18 às 19h), na sala 102 do prédio de Letras, o Encontro de licenciatura: Como organizar minhas AACC's.
 
Serão emitidos certificados válidos para AACC's.
 
SEG | 30.11.2015 | Programação
 
Prédio de Letras (sala 102). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

Mangiare all'italiana a São Paulo

 

O Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas convida para o evento “Mangiare all’italiana a São Paulo: um intercâmbio de linguagens e sabores nas mesas paulistanas”.
 
A culinária trazida pelos imigrantes foi absorvida na capital paulista e tem um papel significativo na formação do nosso gosto. Mas será possível transpor a tradição gastronômica de um país, sem submetê-lo a adaptações? Qual é o papel dos chefs de cozinha nesse processo?
 
SEG | 30.11.2015 | 19h00 | convite
 
Prédio de Letras (sala 102 ou 107  - a confirmar). Avenida Prof. Luciano Gualberto, 403, cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

Mesa Redonda: Base Nacional Comum Curricular: qual o papel da geografia?

 

 

 
 

 

I Mo(N)stra Fantástica de Cinema

 

O  CELP - Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa - promove, de 1 a 4 de dezembro, nas salas 266 e 107 do prédio de Letras, a "I Mo(N)stra Fantástica de Cinema".
 
 
TER a SEX | 01 a 04.12.2015 | Consulte a programação
 
Prédio de Letras (sala 266 de 1 a 03/12; sala 107 dia 04/12). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

Palestra: Um fantoche no controle: professora e alunos negociando poder e redefinindo regras em uma sala de aula de Português Língua Estrangeira de nível primário

 

O Grupo de Estudos de Português para Falantes de Outras Línguas (GE-PFOL) convida para palestra: "Um fantoche no controle: professora e alunos negociando poder e redefinindo regras em uma sala de aula de Português Língua Estrangeira de nível primário", que será proferida pelo Prof. Dr. Ricardo Moutinho (Universidade de Macau - China), no dia 03 de dezembro, quinta-feira, às 14h, na sala 109 do prédio de Letras.
 
 
QUI | 03.12.2015 | 14h00 
 
Prédio de Letras (sala 109). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

Quality of Democracy: Institutions, Agents and Public Policy

 

3 e 4 de dezembro de 2015, das 9 às 17 horas
 
Pesquisadores do Brasil, Argentina, Chile e dos Estados Unidos se reunirão no IEA para uma análise comparativa dos princípios democráticos, instituições e participação política dos países. Eles analisarão a penetração e efetividade de conceitos democráticos em instituições como imprensa, judiciário, leis, políticas públicas e movimentos sociais. O seminário traz um olhar interdisciplinar a partir das contribuições de pesquisadores das ciências políticas, ciências sociais e direito. 
 
Informações detalhadas no site do IEA/USP
 
Transmissão pela web www.iea.usp.br/aovivo ou www.iptv.usp.br
 
Informações e inscrições com Claudia Regina: clauregi@usp.br
 
Organização: Grupo de Pesquisa Qualidade da Democracia do IEA e Núcleo de Pesquisa em Políticas Públicas (NUPPs) da USP
 
Evento gratuito, aberto ao público e sem inscrição prévia
 
Sala de Eventos do IEA. Rua Praça do Relógio, 109, bl. K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

Conferência: "A construção metafórica de palavras chave para a descrição de experiências interculturais: um estudo a partir da análise da conversação multimodal"

 

O Grupo de Pesquisa “Pragmática (interl)linguística, cross-cultural e intercultural” (CNPq), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas convida para a conferência "A construção metafórica de palavras chave para a descrição de experiências interculturais: um estudo a partir da análise da conversação multimodal", que será proferida pela Profa. Dra. Ulrike Schroeder (Universidade Federal de Minas Gerais), na sexta-feira, 04 de dezembro, às 11h, na sala 266 do Prédio de Letras.
 
 SEX | 04.12.2015 | 11h00 | convite
 
Prédio de Letras (sala 266). Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo      
 
 
 

 
 

Seminário Internacional "Justiça Espacial e o Direito à Cidade"

 

Organizado pelo GESP e pelo Programa de Pós Graduação em Geografia Humana, com coparticipação do Instituto de Estudos Avançados da USP, o Seminário Internacional conta com o apoio do Departamento de Geografia da USP, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP), da FAPESP e da CAPES. Dentre as atividade podemos contar com:

Três conferências:

  • a conferência de abertura, "La justice spatiale, expériences et pistes de recherche", proferida pelo Prof. Dr. Philippe Gervais-Lambony, coordenador da revista Justice spatiale/spatial justice, da Université de Paris Ouest Nanterre la Défense (França);
  • a conferência intitulada "Shadow Citizens and the Right to the City", proferida pelo Prof. Dr. Andy Merrifield, da Murray Edwards College, University of Cambridge;
  • a conferência de encerramento, a ser proferida pela professora Nuria Benach, da Universitat de Barcelona (Espanha);
     

Cinco mesas redondas e quatro sessões temáticas, contemplando temas que perpassam as reflexões em torno da temática da Justiça Espacial e o Direito à  Cidade, sendo:

  • a crise urbana e a reprodução do econômico;
  • a segregação socioespacial e o direito à cidade;
  • as formas de resistência e a luta pelo urbano;
  • as políticas públicas e a justiça espacial; e
  • a justiça espacial e justiça ambiental na cidade.

Das mesas redondas, contabilizando um total de 20 trabalhos, participarão somente convidados. Dentre estes podemos contar com pesquisadores estrangeiros e brasileiros de outras instituições, participantes de movimentos sociais urbanos e membros do GESP autores de capítulos do livro "Justiça espacial e o direito à cidade", que está em preparação e com lançamento previsto para o período do evento.

Quatro sessões temáticas que contarão com 35 trabalhos selecionados pela comissão científica e alguns painéis. O seminário envolverá no conjunto de suas atividades pesquisadores das áreas de sociologia, arquitetura, engenharia, direito, antropologia, geografia e filosofia.
 
Convidados:
 
Andy Merrifield (University of Cambridge - Londres); Núria Benach (Universidade de Barcelona - Espanha); Philippe Gervais-Lambony (Universidade de Paris/Nanterre - França); Alysson Mascaro (Faculdade de Direito - USP); Análida Rincón Patiño (Universidad Nacional de Colombia - Medellín); Ângelo Serpa (UFBA); Arlete M. Rodrigues (Unicamp); Blanca Ramires (Universidad Autónoma Metropolitana-Xochimilco - México); Cibele Rizek (IA-USP); Edvânia Tôrres Gomes (UFPE); Francisco Comaru (UFABC); Guilherme Boulos (MTST); Jorge Luis Barbosa (UFF); Naxheli Ruiz (UNAM); Paul van der Lindert (Utrecht University - Holanda).
 
Confira a programação do evento aqui.
 
SEG a QUI | 07 a 10.12.2015 | das 9h30 às 22h30
 
 Prédio de Geografia e História (Auditório Nicolau Sevcenko). Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

Lançamento: "Clássicos do conto russo"

 

A Livraria da Vila e a Editora 34 convidam para o lançamento do livro "Clássicos do conto russo".
 
Reunindo doze dos maiores escritores dos séculos XIX e XX e 24 histórias, a antologia Clássicos do conto russo é uma excelente introdução a uma das literaturas que mais têm fascinado o leitor contemporâneo. De Púchkin à Bábel, passando por Gógol, Turguêniev, Dostoiévski, Tolstói, Leskov, Tchekhov, Górki, Búnin, Andrêiev e Bulgákov, esta coletânea mescla textos famosos — como “Diário de um louco”, de Gógol, e “O Grande Inquisidor”, de Dostoiévski — com contos inéditos no Brasil — como “O espírito da senhora Genlis”, de Leskov, e “Cenas de Moscou”, de Bulgákov —, todos eles traduzidos diretamente do russo e acompanhados por uma pequena biografia de cada autor.
 
Apresentação: Arlete Cavaliere
 
Tradução: Boris Schnaiderman, Paulo Bezerra, Tatiana Belinky, Irineu Franco Perpetuo, Priscila Marques, Noé Oliveira Policarpo Polli, Denise Sales, Renata Esteves, Arlete Cavaliere e Nivaldo dos Santos.
 
O evento de lançamento será realizado na terça-feira, 8 de dezembro, às 19h30, na Livraria da Vila-Fradique Coutinho. Haverá uma leitura dramática do conto "Respiração suave", de Ivan Búnin, seguida de bate-papo entre Arlete Cavaliere e Mário Ramos, com mediação de Alberto Martins.
 
TER | 08.12.2015 | 19h30 | convite
 
Livraria da Vila. Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena, São Paulo
 
 
 

 
 

17ª Festa do Livro da USP: novo local definido

 

Festa do Livro da USP, que será realizada entre os dias 9 e 11 de dezembro de 2015, precisou alterar novamente o local de sua realização, passando para a travessa C da avenida Professor Mello Moraes, entre a Raia Olímpica e a Praça do Relógio Solar, na Cidade Universitária. Uma estrutura de galpões e tendas totalizará 3.600 m² para comportar as cerca de 150 editoras que normalmente participam do evento e seu público. 
 
Outras informações pelo e–mail: festadolivro@usp.br
 
 
 
 

 
 

Oficina: "Desafios a serem enfrentados na Itália e na Alemanha por intercambistas brasileiros"

 

O Centro de Línguas da FFLCH promove no dia 11 de dezembro, das 14h às 16h, na Casa de Cultura Japonesa, a oficina "Desafios a serem enfrentados na Itália e na Alemanha por intercambistas brasileiros". 
 
A atividade é gratuita.
 
informações e inscrições: http://clinguas.fflch.usp.br/node/2227
 
SEX | 11.12.2015 | das 14h às 16h00
 
Casa de Cultura Japonesa. Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

Revista Teresa aborda o Romance de 30

 

 
 
Com ilustrações e textos raros, número 16 lança olhar renovador sobre autores como Mário de Andrade, Graciliano Ramos, Jorge Amado e Erico Verissimo.
 
Publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP, a revista traz em sua nova edição críticos como Alfredo Bosi, Luís Bueno, Ivan Marques, Maria da Glória Bordini, Luiz Roncari, Kenneth David Jackson, além de entrevista com o brasilianista Randal Johnson e várias resenhas.
 
Disponível no endereço: http://revistateresa.fflch.usp.br/
 

 

 

 

 

 
 

 
 

Lançamento: "O tiro de um milhão de anos", de Hugo Guimarães

 

 
À primeira vista, o mundo criado pela narrativa sugere uma paisagem para além do real, um daqueles mundos alternativos que surgem, com maestria, vez por outra, no cinema e na literatura, como a futurista Los Angeles, de Blade Runner, para citar apenas um exemplo. Entretanto, nos entreatos da leitura, o leitor vai percebendo, não sem algum horror: é deste mundo, é deste tempo no qual vivemos que parte a narrativa. Um mundo em decomposição, atravessado por severas perdas de sentido, por uma apartação desagregadora entre o ser humano e instâncias poderosas como a beleza, a natureza, o sonho.
 
 
Hugo Guimarães nasceu em 1985. É poeta, contista, cronista, romancista e ator. Publicou o livro de poemas Poesia Gay Underground: História e Glória (Ed. Annablume, 2008) e livro de contos O Estranho Mundo de Hugo Guimarães (Ed. Edith, 2013). O Tiro de Um Milhão de Anos é seu primeiro romance. Hugo Guimarães já colaborou para a seção de literatura das revistas Junior e Zunai entre outros períodicos.
É aluno de Graduação em Letras na FFLCH/USP.
 
 

 

 

 

 

 
 

 
 

Plantões para atendimento presencial das licenciaturas em Letras (DLM)

 

 

 
 

 
 

Curso de Inglês para Funcionários USP

 

O Centro de Línguas da FFLCH/USP divulgou a o calendário de inscrições do curso de inglês para funcionários da USP, que será oferecido no primeiro semestre de 2016.
 
Confira as informações no site: http://clinguas.fflch.usp.br/node/1766
 

 

 

 
 

Próximas Defesas:

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 

A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH pode ser vista em http://fflch.usp.br/calendar/2015

Acesse o Portal de Vídeos da FFLCH em nossa página http://comunicacao.fflch.usp.br/portaldevideos