Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP n. 292

Jabuti 2015

 

Foi realizada na noite desta quinta-feira, 03 de dezembro, no Auditório Ibirapuera, a cerimônia de premiação da 57ª edição do Prêmio Jabuti, considerado o mais importante do mercado editorial brasileiro. 
 
Foram premiados na Categoria Ciências Humanas a coletânea O Brasil Colonial, organizada por João Fragoso e Maria de Fátima Gouvêa, que contou com participação da docente do Departamento de História da FFLCH/USP, Profa. Dra. Iris Kantor e recebeu o primeiro lugar; o livro Políticas Culturais e Povos Indígenas, organizado pelos docentes do Departamento de Antropologia da FFLCH/USP, Profs. Drs. Pedro de Niemeyer Cesarino e Manuela Carneiro da Cunha, que ficou em 2º lugar, e o livro Tortura na Era dos Direitos Humanos, organizado por Nancy Cardia e Roberta Astolfi, Pesquisadoras do Núcleo de Estudos da Violência, NEV-USP, 3º lugar.
 
O 3º lugar na Categoria Juvenil foi recebido por Memórias Quase Póstumas de Machado de Assis, de Álvaro Cardoso Gomes, Docente Aposentado do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH/USP.
 
A lista completa dos vencedores do Jabuti 2015 está no site http://premiojabuti.com.br/vencedores-2015/todas-categorias-3/
 
 
 

 
 

Docentes da FFLCH compõem a chapa eleita para o biênio 2016-2017 da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos

 

Os docentes da FFLCH/USP, Profs. Drs. Paulo Martins, Alexandre Pinheiro Hasegawa, Mary Macedo de Camargo Neves Laffer e Norberto Luiz Guarinello, foram eleitos, sob a presidência do primeiro, durante o XX Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, realizado em MarianalMG (UFOP), como membros da chapa para o biênio 2016-2017 da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, entidade que congrega mais de mil professores e pesquisadores das áreas de História Antiga, Filosofia Antiga, Arqueologia, Literatura e Língua Grega e Latina.
 
Composição completa da chapa:
Presidente - Paulo Martins (FFLCHIUSP)
• Vice-Presidente - Tatiana Oliveira Ribeiro (UFRJ)
• Secretário Geral - Vagner Carvalheiro Porto (MAEIUSP)
• Secretário Adjunto - Alexandre Pinheiro Hasegawa (FFLCH/USP)
• Tesoureira - Mary Macedo de Camargo Neves Laffer (FFLCH/USP)
• Tesoureiro Adjunto - Norberto Luiz Guarinello (FFLCH/USP)
 
 
 
 
 

 
 

Seminário: Identidade Cultural e Patrimônio Linguístico dos povos originários da América Latina

 

O Centro Ángel Rama de Estudos Latino-Americanos convida para o Seminário Identidade Cultural e Patrimônio Linguístico dos povos originários da América Latina, que acontece neste sábado, 05 de dezembro, das 14 às 19h30, no Auditorio da Biblioteca do Memorial da América Latina.
 
Confira a programação
 

 

 

 
 

Seminário Internacional: Justiça Espacial e o Direito à Cidade

 

Organizado pelo GESP e pelo Programa de Pós Graduação em Geografia Humana, com coparticipação do Instituto de Estudos Avançados da USP, o Seminário Internacional conta com o apoio do Departamento de Geografia da USP, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP), da FAPESP e da CAPES. 

Convidados:
 
Andy Merrifield (University of Cambridge - Londres); Núria Benach (Universidade de Barcelona - Espanha); Philippe Gervais-Lambony (Universidade de Paris/Nanterre - França); Alysson Mascaro (Faculdade de Direito - USP); Análida Rincón Patiño (Universidad Nacional de Colombia - Medellín); Ângelo Serpa (UFBA); Arlete M. Rodrigues (Unicamp); Blanca Ramires (Universidad Autónoma Metropolitana-Xochimilco - México); Cibele Rizek (IA-USP); Edvânia Tôrres Gomes (UFPE); Francisco Comaru (UFABC); Guilherme Boulos (MTST); Jorge Luis Barbosa (UFF); Naxheli Ruiz (UNAM); Paul van der Lindert (Utrecht University - Holanda).
 
Confira a programação do evento aqui.
 
SEG a QUI | 07 a 10.12.2015 | das 9h30 às 22h30
 
 Prédio de Geografia e História (Auditório Nicolau Sevcenko). Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

Lançamento: "Velas ao Mar. U. S. Exploring Expedition (1838-1842). A viagem científica de circum-navegação dos norte-americanos", de Mary Anne Junqueira

 

A autora, Profa. Dra. Mary Anne Junqueira, a Editora Intermeios - Casa de Artes e Livros e a Livraria da Vila convidam para o lançamento do livro Velas ao Mar. U. S. Exploring Expedition (1838-1842). A viagem científica de circum-navegação dos norte-americanos, que será realizado nesta terça-feira, 8 de dezembro, a partir das 18h30, na Livraria da Vila-Fradique.
 
TER | 08.12.2015 | 18h30 às 21h30 | convite
 
Livraria da Vila-Fradique. Rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros, São Paulo
 
 
 

 
 

Lançamento: "Clássicos do conto russo"

 

A Livraria da Vila e a Editora 34 convidam para o lançamento do livro Clássicos do conto russo.
 
Reunindo doze dos maiores escritores dos séculos XIX e XX e 24 histórias, a antologia Clássicos do conto russo é uma excelente introdução a uma das literaturas que mais têm fascinado o leitor contemporâneo. De Púchkin à Bábel, passando por Gógol, Turguêniev, Dostoiévski, Tolstói, Leskov, Tchekhov, Górki, Búnin, Andrêiev e Bulgákov, esta coletânea mescla textos famosos — como “Diário de um louco”, de Gógol, e “O Grande Inquisidor”, de Dostoiévski — com contos inéditos no Brasil — como “O espírito da senhora Genlis”, de Leskov, e “Cenas de Moscou”, de Bulgákov —, todos eles traduzidos diretamente do russo e acompanhados por uma pequena biografia de cada autor.
 
Apresentação: Arlete Cavaliere
 
Tradução: Boris Schnaiderman, Paulo Bezerra, Tatiana Belinky, Irineu Franco Perpetuo, Priscila Marques, Noé Oliveira Policarpo Polli, Denise Sales, Renata Esteves, Arlete Cavaliere e Nivaldo dos Santos.
 
O evento de lançamento será realizado na terça-feira, 8 de dezembro, às 19h30, na Livraria da Vila-Fradique Coutinho. Haverá uma leitura dramática do conto "Respiração suave", de Ivan Búnin, seguida de bate-papo entre Arlete Cavaliere e Mário Ramos, com mediação de Alberto Martins.
 
TER | 08.12.2015 | 19h30 | convite
 
Livraria da Vila. Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena, São Paulo
 
 

 
 
 
 
festadolivro@usp.br    www.edusp.com.br/festadolivro
 
 
 

 
 

Conferência: "Gesticulação: Uma curiosa raiz cultural", com Jürgen Streeck (Universidade do Texas)

 

O  Grupo de Estudos de Antropologia e Linguistica (GEAL-USP) convida para a conferência "Gesticulação: Uma curiosa raiz cultural", que será proferida pelo professor Jürgen Streeck (Universidade do Texas), no dia 11 de dezembro, sexta-feira, às 14h, na sala 24 do prédio de Filosofia e Ciências Sociais.
 
A conferência é aberta aos interessados e será proferida em inglês.
 
Mais informações no site do Departamento de Antropologia: http://www.fflch.usp.br/da/conferenciagestualidade/
 
SEX | 11.12.2015 | 14h00 | convite
 
Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (sala 24). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

Oficina: "Desafios a serem enfrentados na Itália e na Alemanha por intercambistas brasileiros"

 

O Centro de Línguas da FFLCH promove no dia 11 de dezembro, das 14h às 16h, na Casa de Cultura Japonesa, a oficina "Desafios a serem enfrentados na Itália e na Alemanha por intercambistas brasileiros". 
 
A atividade é gratuita.
 
informações e inscrições: http://clinguas.fflch.usp.br/node/2227
 
SEX | 11.12.2015 | das 14h às 16h00
 
Casa de Cultura Japonesa. Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária, São Paulo
 
 
 

 
 

 
 

 
 

Mesa redonda: Governança Municipal: gestão, financiamento e participação

 

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) realiza em dezembro a mesa redonda: Governança Municipal: gestão, financiamento e participação.
 
O evento acontecerá no prédio de Filosofia e Ciências sociais (sala 8), na terça-feira, 15 de dezembro, a partir das 17 horas, sendo aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia.
 
Será mediado pelo pesquisador do CEM e professor livre-docente do Departamento de Ciência Política da FFLCH/USP, Eduardo Marques, e contará com a presença de Ednaldo Ribeiro (Universidade Estadual de Maringá), José Roberto Afonso (Instituto Brasiliense de Direito Público e IBRE/FGV) e Ursula Peres (EACH/USP). 
 
Contatos: http://www.fflch.usp.br/centrodametropole  (11) 5574-0399 ramal 128 (CEM/CEBRAP)   ximena@cmetropole.org.br
 
TER | 15.12.2015 | 17h00 | convite
 
Prédio de Filosofia e Ciências sociais (sala 8). Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo
 
 

Leia mais

 
 

 
 

II Encontro Internacional de Poesia Hispano-americana

 

 
O evento será realizado na FFLCH/USP nos dias 28 e 29 de abril de 2016.
 
 
 

 
 

Revista Linha D'água: chamada de textos

 

A Revista Linha D'água, vinculada ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH/USP, divulgou chamada de textos para o Número 29 /1, que será publicado em julho de 2016 e terá como tema "Discurso, memória e ensino".
 
O número congregará artigos que abordam o papel da memória na construção dos mais variados discursos, sejam eles artísticos, jornalísticos, jurídicos, de divulgação científica etc. Entre os mais variados discursos, merecem destaque aqueles que se relacionam ao ensino e suas práticas.
 
Os textos inéditos (de pesquisadores com título de doutorado ou em coautoria com pesquisadores doutores) devem ser encaminhados por meio do site da revista: http://www.revistas.usp.br/linhadagua
 
Linha D'água está indexada no Google Scholar, Latindex, CiteFactor e nos diretórios da Capes Periódicos, Diadorim e Ibict. Os artigos aceitos e publicados online têm o número DOI®. 
 
Os números anteriores da revista estão disponíveis no endereço: http://www.revistas.usp.br/linhadagua/issue/archive
 
 
Prazo limite para entrega dos originais: 28 de fevereiro de 2016
 
Organizadoras: 
Profa. Dra. Maria Inês Campos 
Profa. Dra. Guaraciaba Micheletti (Unicsul)
 
 
 

 
 

Próximas Defesas:

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 
 

A programação de eventos, defesas de mestrado e doutorado da FFLCH pode ser vista em http://fflch.usp.br/calendar/2015

 

Acesse o Portal de Vídeos da FFLCH em nossa página http://comunicacao.fflch.usp.br/portaldevideos