Boletim Acontece na FFLCH-USP n. 301

Seminário Temático: Sociologia, política e história

O Laboratório de Pesquisa Social do Departamento de Sociologia (LAPS) convida a todos para o seminário “Sociologia, política e história”.

TER e QUA | 15/03, 30/03, 13/04, 27/04, 11/05, 01/06 e 15/06 | das17h às 19h | Programação

Sala 2073, Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo.

Seminário Temático: Michel Foucault e os cursos no Collège de France

O Laboratório de Pesquisa Social do Departamento de Sociologia (LAPS) convida a todos para o seminário temático “Michel Foucault e os cursos no Collège de France”.

QUI | 24.03, 14.04, 28.04, 05.05, 02.06, 16,06 | das 17h30 às 19h30 | Programação

Sala 1041, Prédio de Filosofia e Ciências Sociais. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, São Paulo, SP

Seminário Temático - Juventude, Punição e Controle Social

O Laboratório de Pesquisa Social do Departamento de Sociologia (LAPS) convida a todos para o seminário “Juventude, punição e controle social”.

SEG | 28/03, 25.04, 30.05 e 27.06 | das 18h às 19h30 | Programação

Seminário Temático: 50 anos de feminismo (1965-2015)

O Laboratório de Pesquisa Social do Departamento de Sociologia (LAPS) convida a todos para o seminário “50 anos de feminismo (1965-2015): novos paradigmas, desafios futuros - Argentina, Brasil e Chile”.

TER | 29/03 | às 17h | Programação

Sala 14, Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo.

Palestra de Lançamento: “A retomada das negociações Mercosul-UE: andamento e perspectivas”

O Núcleo de Estudos Comparados e Internacionais (NECI) convida a todos os interessados para a palestra de lançamento “A retomada das negociações Mercosul-UE: andamento e perspectivas”.

TER | 29.03 | 17h30 | Programação

Sala de Congregação do IRI, 2ª andar, Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, S/N, São Paulo, SP.

Lançamento e Debate: Indústria e interesse nacional no Brasil do Século XXI

O Laboratório de Pesquisa Social do Departamento de Sociologia (LAPS) convida a todos para o lançamento e debate “Indústria e interesse nacional no Brasil do Século XXI”.

TER | 29/03 | às 18h | Programação

Sala 107, Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo.

Futebol e Política: Episódios da História do Santos F. C.

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Futebol e Modalidades Lúdicas (Ludens) convida a todos os interessados para o evento "Futebol e Política: Episódios da História do Santos F. C."

TER | 29.03 | das 18 às 21h30 | Informações

II Jornada Arquivos e Memórias - 50 anos de fundação do CAPH

O Centro de Apoio à Pesquisa em História ‘Sérgio Buarque de Holanda’ convida a todos os interessados para a “II Jornada Arquivos e Memória - 50 anos do CAPH”.

QUA | 30.03 | das 13h30 às 16h30 | Programação

Anfiteatro Nicolau Sevcenko, Av. Prof. Lineu Prestes 338, Cidade Universitária,São Paulo, SP.

Mostra de Cinema: "Ecos do Colonialismo: Cinema em Tempos de Violência"

O Laboratório de Pesquisa Social do Departamento de Sociologia (LAPS) convida a todos para a mostra de cinema “Ecos do Colonialismo: cinema em tempos de violência”.

QUA | 30/03 a 25/05 | das 17h às 19h | Programação

Sala 14, Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo.

Debate: "Desigual e combinado: avanços e recuos do projeto lulista"

O Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic) convida a todos os interessados para o debate “Desigual e combinado: avanços e recuos do projeto lulista”.

QUA e QUI | 30.01 e 31.01 | às 17h30 | Programação

Sala 14, Prédio de Filosofia e Ciências Sociais. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, São Paulo, SP.

Palestra: “Os Impactos do Orientalismo na Literatura e Historiografia Chinesas”

O Laboratório de Estudos da Ásia (LEA) do Departamento de História da USP convida para a palestra: “Os Impactos do Orientalismo na Literatura e Historiografia Chinesas”.

Palestrantes: Shu Changsheng e Victor Artuza (USP, Brasil; Universidade de Fudan, China)
A entrada é livre e não é necessária inscrição  prévia.

QUA | 30.03 | 18h30

Auditório do Departamento de História da USP, Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo, SP.

Minicurso - Teoria Social e Sistemas de Ação (I)

O Laboratório de Pesquisa Social do Departamento de Sociologia convida a todos os interessados para o minicurso "Teoria Social e Sistemas de Ação (I) : Durkheim, Weber e o voluntarismo de Talcott Parsons".

Às Quintas | 31.03, 07.04, 14.04, 28.04, 05.05, 12.05, 19.05, 02.06 | das 18h às 19h30 | Programação

Sala 118, Prédio de Ciências Sociais, Av. Prof. Luciano Gualberto 315, Cidade Universitária, São Paulo.

Colóquio Internacional - Literatura e Memória: A Escrita do Trauma Histórico

“Literatura e Memória: A escrita do trauma histórico” propõe-se como continuidadedo Colóquio Internacional Brasil-Argentina-França “Après les dictatures, après lestraumatismes historiques”, realizado na École Normale Supérieure de Lyon, nos dias 5 e 6 de novembro de 2015. O encontro teve o intuito de apresentar resultados das pesquisas internacionais no campo da literatura e das artes visuais, no âmbito de uma rede de pesquisa pluridisciplinar “Memória e sociedades (direito, história, filosofia, arte e literatura)”, desenvolvida há mais de dois anos pela COMUE de Lyon, congregando suas universidades e instituições superiores, e que conta com a participação da USP e da Universidad Nacional de San Martín, de Buenos Aires.

Defesas

Sea of Poppies (2008) de Amitav Ghosh: Uma web de relações de gênero, cultura e mito na Índia colonial do século XIX

Intersecções entre as fotografias e a narrativa de Juan Rulfo

A intensificação do plantio de cana-de-açúcar e suas consequências na economia urbana entre 1975 e 2010 na região noroeste do Estado de São Paulo