Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP n. 305

Aula Inaugural 2016 “Bolsas de Mandinga: história e historiografia”

O Programa de Pós-Graduação em História Social convida todos os interessados para a Aula Inaugural 2016 “Bolsas de Mandinga: história e historiografia” com a Profa. Dra. Laura de Mello e Souza (USP / Université Paris 4).

As bolsas de mandinga foram um artefato muito usado durante os séculos XVII e XVIII no Império Português, sobretudo no Brasil, mas também em Lisboa, onde conheceram um comércio significativo. A análise da historiografia sobre o tema, sobretudo os estudos recentes desenvolvidos por brasileiros e norte-americanos, remetem aos impasses da história cultural na atualidade.

SEG | 25.04 | às 17h30 |

Auditório Nicolau Sevcenko, Prédio de Geografia e História , Av. Prof. Lineu Prestes, 338.


Bate-Papo com Lilia Moritz Schwarcz

A nova temporada da série “Entrevista”, da TV Futura, irá entrevistar a historiadora, antropóloga Lila Moritz Schwarcz.

Participantes:
Agnaldo Farias (Doutor em arquitetura urbana e curador);
Ricardo Teperman (Antropólogo e Escritor);
Antônio Nobrega (Músico e Dançarino).

É necessário retirar senha 1 hora antes na recepção do Unibes.

SEG | 25.04 | às 19h | Convite

Uniões Cultural, Rua Oscar Freire, 2500 - Sumaré, São Paulo.


Seminário Temático: Sociologia, política e história

O Laboratório de Pesquisa Social do Departamento de Sociologia (LAPS) convida todos para o seminário “Sociologia, política e história”.

TER e QUA | 15/03, 30/03, 13/04, 27/04, 11/05, 01/06 e 15/06 | das17h às 19h | Programação

Sala 2073, Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo.


Seminário Temático: Michel Foucault e os cursos no Collège de France

O Laboratório de Pesquisa Social do Departamento de Sociologia (LAPS) convida todos para o seminário temático “Michel Foucault e os cursos no Collège de France”.

QUI | 31.03, 28.04, 05.05, 02.06, 16.06 e 30.06 | das 17h30 às 19h30 | Programação

Sala 1041, Prédio de Filosofia e Ciências Sociais. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, São Paulo, SP


Seminário Temático: Juventude, punição e controle social

O Laboratório de Pesquisa Social do Departamento de Sociologia (LAPS) convida todos para o seminário “Juventude, punição e controle social”.

SEG | 28/03, 25.04, 30.05 e 27.06 | das 18h às 19h30 | Programação

Sala 1041, Prédio de Filosofia e Ciências Sociais. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, São Paulo, SP


Seminário Temático: Ecos do Colonialismo - Cinema em Tempos de Violência

O Laboratório de Pesquisa Social do Departamento de Sociologia (LAPS) convida todos para o seminário temático “Ecos do Colonialismo: Cinema em Tempos de Violência”.

O evento é aberto e não há necessidade de inscrição prévia.

Informações: 3091-3703 ou socioinfo@usp.br

QUA | 30.03 a 27.07 | das 17h às 19h | Programação I e Programação II

Salas 24 e 118, Prédio de Filosofia e Ciências Sociais. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, São Paulo, SP.


Seminário Internacional “Governança em grandes metrópoles: Paris, Londres, Cidade do México, Milão e São Paulo”

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) convida todos os interessados para o seminário internacional “Governança em grandes metrópoles: Paris, Londres, Cidade do México, Milão e São Paulo”.

O evento representa o quarto seminário do projeto comparativo do CEM/Cepid "Governança nas grande metrópoles: Paris, Londres, Cidade do Mexico, Milão e São Paulo". A pesquisa objetiva a análise dos padrões de governo e de governança em São Paulo, Paris, Londres, Milão e Cidade do México, na busca de regularidades e diferenças. A investigação é desenvolvida em colaboração do Centro de Estudos da Metrópole com pesquisadores da Science Po Paris, Bartlett School/UCL, Milan Biccoca and Colegio de Mexico. O seminário será realizado na Universidade de São Paulo (FFLCH USP, Sala 14), Cidade Universitária, Butantã

Leia mais


Seminário Permanente do CEMA com Francine Iegelski

O Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos da Universidade de São Paulo (CEMA/USP) receberá Francine Iegelski (Doutora em História Social pela USP), para mais uma sessão do Seminário Permanente História e Arqueologia da Mesoamérica e Andes. Sob o título Diálogos contemporâneos entre história e antropologia: regimes de historicidade e perspectivismo ameríndio, os debates dessa sessão serão feitos com base no texto que a pesquisadora nos indicou, que deverá ser solicitado pelo email cema@usp.br

A reunião é aberta a interessados e será realizada no Laboratório do CEMA, andar térreo do Depto. de História da FFLCH/USP, ao lado da Sessão de Alunos.

QUA | 27.04 | às 17h30

CEMA - Centro de Estudos Mesoamericanos e Ameríndios, Avenida Professor Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo.


II Ciclo de Seminários de Licenciatura em Letras

Promovido pelo Laboratório de Ensino de Línguas e Literaturas da USP, organizado pela Profa. Dra. Fátima Bueno e monitoras, coordenadora da Comissão de Licenciatura em Letras e vice-diretora do CELP/Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa.

Conversa com a Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos
Tema: "Gêneros orais no livro didático de Português"

Leia mais


Palestra de lançamento: "Rússia, Ontem e Hoje”

O Laboratório de Estudos da Ásia (LEA) do Departamento de História convida todos os interessados para a palestra de lançamento do novo livro do LEA “Rússia, ontem e hoje” com Angelo Segrillo, Camilo Domingues e Vicente Ferraro Jr. Nesse livro estão ensaios de pesquisadores do LEA especializados em Rússia sobre diversas épocas na história daquele país. Camilo Domingues escreveu artigo sobre "A institucionalização dos Estudos Orientais na Rússia" (descrevendo como os Estudos da Ásia se desenvolveram na Rússia desde a época czarista). Angelo Segrillo escreveu artigo sobre sobre o peso das despesas militares na economia da União Soviética. Vicente Ferraro Jr. escreveu longo ensaio descrevendo a formação do sistema político e partidário da Rússia pós-soviética, de 1992 até hoje. Além disso, há uma anexo inédito, com a primeira tradução completa para o português da famosa Tabela de Patentes (civis e militares) do czar Pedro, o Grande. Incrivelmente, na maioria das línguas ocidentais (incluindo português e inglês) esse importantíssimo documento da história russa nunca foi traduzido de forma completa (as traduções existentes atualmente são versões resumidas do documento original). Os autores proferirão palestra discutindo esses ensaios. O evento é aberto ao público em geral e nele o livro poderá ser adquirido com 40% de desconto sobre o preço das livrarias: de R$50 por R$30.

QUA | 27.04 | 18h30

Auditório Nicolau Sevcenko. Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo.


Mesa-Redonda: "Encontro Internacional de Poesia Hispano-americana"

O Departamento de Letras Modernas convida todos os interessados para o “Encontro Internacional de Poesia Hispano-americana” com os professores e poetas Anahí Mallol (Universidad Nacional de La Plata): “Los poetas traductores y los traductores poetas”, e Felipe García Quintero (Universidad del Cauca, Colombia): “La lírica colombiana del medio siglo: poéticas insulares”.

QUI | 28.04 | às 14h30 | Banner

Sala 266, Prédio de Letras, Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, São Paulo, SP.


Debate “Arte e periferia: vozes do outro lado da ponte”

O Centro Maria Antonia convida todos os interessados para o debate “Arte e periferia: vozes do outro lado da ponte” com Rose Satiko, Érica Peçanha, Elizandra Souza e Bob Jay.

QUA | 27.04 | às 19h | Informações | Programação

Centro Universitário Maria Antonia, Rua Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.


Ensaios Abertos: Drummond, a máquina e o mundo

No dia 28 de abril, às 19h30, acontece no Centro Universitário Maria Antonia a palestra Drummond, a máquina e o mundo, da série Ensaios Abertos, com José Miguel Wisnik.

Há na poesia de Carlos Drummond de Andrade um processo de interação problemática entre a “Grande Máquina” (expressão que aparece em “Elegia 1938”, poema de Sentimento do mundo) e “A Máquina do Mundo” (no poema do mesmo nome, em Claro enigma, 1951). A primeira é a máquina de exploração capitalista, que se entranha nas dimensões objetivas e nas mais subjetivas do viver. A segunda é a demanda por uma totalização cosmológica, tal como se encontra em A Divina Comédia e em Os Lusíadas – totalização já impossível à poesia moderna. Wisnik desenvolve o tema em seu contraponto surdo com a criação, em 1942, da Companhia Vale do Rio Doce, destinada a explorar e a exportar o minério de ferro de Itabira para a indústria bélica norte-americana, durante a Segunda Guerra Mundial, e para o mercado mundial do pós-guerra.

Leia mais


Manifestações locais da Crise do Antigo Sistema Colonial?

O grupo de Pesquisa “Antigo Sistema Colonial: estrutura e dinâmica” convida todos os interessados para o seminário com a Profa. Dra. Avante Sousa (UESB).

Leia mais


Seminário das pesquisas música e cidadania e vozes dos músicos

No seminário das pesquisas “Música e cidadania e as vozes dos músicas” será apresentado o percurso das pesquisas de Pós-Doc: Música e Cidadania e As Vozes dos Músicos - ambas desenvolvidas junto à Orquestra Sinfônica de Heliópolis -, com o objetivo de estimular os alunos do Diversitas, e interessados em geral, a refletir sobre o processo de pesquisar.

Leia mais


Sigmund Freud e Norbet Elias - Diálogos entre a Psicanálise e a Sociologia

O Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerância e Conflitos (Divertias) convida todos os interessados para o evento com a participação de André Oliveira Costa (pós-doutorando do Diversitas).

Leia mais


Defesas

 Teatro de Sami Feder: espaço poético de resistência nos tempos do holocausto (1933-1950)

A mesa de inspeção do açúcar e tabaco da Bahia, 1751-1808

Vozes de Lagos: brasileiros em tempos do império britânico

Arrivismo feminino em Machado de Assis e Marcel Proust

Clarice Lispector e os limites da linguagem - uma leitura interdisciplinar do romance Água Viva

Crise política, abertura democrática e processos de paz na Colombia dos anos 1980

Uma história da Síria do século XXI além do sectarismo religioso

Cidade real e cidade imaginária: a criação de Belo Horizonte (1895-1910)

A poética do romance gótico na coletânea Noites em uma granja perto de Dikankav de N.V. Gógol

Pós-fordismo no sertão? A modernização da cadeia produtiva do carvão vegetal no norte de Minas Gerais

A tradução do verso livre em inglês por tradutores brasileiros: um panorama de ideias

A vida como ela é no mundo de faz de contas: uma análise enunciativa-discursiva das revistas Gente e Contigo!


A programação de eventos e defesas de mestrado e doutorado da FFLCH pode ser vista em http://fflch.usp.br/calendar/2016

Acesse o Portal de Vídeos da FFLCH em nossa página http://comunicacao.fflch.usp.br/portaldevideos

Youtube: https://www.youtube.com/c/FFLCHUSPoficial

Facebook: https://www.facebook.com/FFLCH.USP