Autismo, Linguagem e Cognição - Briseida Dôgo, Maria Célia, Fraulein Vidigal, Marcelo Módolo e Sheila Cavalcante

Este livro oferece contribuição relevante para pesquisas acadêmicas e de cunho profissional sobre o transtorno do espectro autista, pois apresenta seus aspectos linguísticos, sociais e cognitivos, no âmbito do desenvolvimento, da aprendizagem e do atendimento clínico de indivíduos que são assim diagnosticados. Os autores apresentam os aspectos linguísticos, sociais e cognitivos; descrevem modos de avaliação e terapêutica utilizados em Fonoaudiologia, Psiquiatria e Psicologia e discutem os diferentes aspectos do TEA, assim como propõem uma abordagem holística do transtorno.

Os textos que integram este volume discutem o tema do autismo numa perspectiva interdisciplinar e integram pesquisadores de várias de conhecimento, dentre os quais citamos Linguagem, Linguística, Fonoaudiologia, Psicologia e Psiquiatria. O interesse por uma melhor compreensão a respeito dos mecanismos cognitivos presentes no processamento linguístico levou o grupo a aproximar-se e criar um espaço de atenção conjunta na Universidade de São Paulo. Nesse espaço, institucionalizado como duas disciplinas de pós-graduação nomeadas Processos de Cognição e de Linguagem: Diálogos Interdisciplinares I e II, as professoras Dras. Sheila Cavalcante Caetano (UNIFESP), Fraulein Vidigal de Paula (USP), Briseida Dogo de Resende (USP), Maria Célia Lima-Hernandes (USP) e o Prof. Dr. Marcelo Módolo (USP) fizeram exposições temáticas e incitaram debates ricos sobre o tema do  autismo e sua correlação teórica com as ciências da linguagem.

Editora:
Paco Editorial