Métodos em movimento: as pesquisas transnacionais e seus desafios

Data do Evento:
qua, 29/06/2016 - 10:00 - 12:00

CONVITE SEMINÁRIO METODOLÓGICAS CEM

O último evento da série Metodológicas-CEM  no primeiro semestre/2016 recebe a Profa. Dra. Bianca Freire-Medeiros, do depto. de Sociologia USP, quem aborda "Métodos em movimento: as pesquisas transnacionais e seus desafios". O seminário será realizado no Auditório do CEM/Cebrap, na Vila Mariana, das 10 às 12 horas, sendo aberto a todos e sem necessidade de inscrição prévia.

Resumo: Parece haver consenso, no campo dos estudos urbanos, em torno do potencial heurístico do que se tem convencionado chamar de “desnaturalização do nacional” (Cf. Urry 2008; Sheller 2012) como referente de pesquisa. Mas como viabilizar, no chão empírico, investigações qualitativas de cunho comparativo e transnacional? Este seminário pretende refletir sobre os desafios, as potencialidades e as armadilhas dos trabalhos sociológicos que se ocupam da dimensão propriamente empírica da globalização, buscando oferecer um panorama de seus desenhos de pesquisa, assim como de seus métodos de coleta e de interpretação de dados.

Sobre a palestrante: Bianca Freire-Medeiros, professora  do Dept. de Sociologia da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do UrbanData - Brasil (banco de dados sobre o Brasil Urbano). Possui graduação em Ciências Sociais pela UERJ, pós-graduação em Sociologia Urbana pela mesma universidade e mestrado em Sociologia pelo IUPERJ. Seu doutorado foi em História e Teoria da Arte e da Arquitetura (Universidade de Binghamton, NY). Como docente e pesquisadora tem procurado consolidar o chamado Paradigma das Novas Mobilidades a partir, sobretudo, do diálogo com o grupo de pesquisadores que gravitam em torno do CeMoRe (Center for Mobilities Research, Lancaster University), onde realizou seu estágio de pós-doutoramento sob supervisão de John Urry.

Informações gerais

Evento: Seminário Metodológicas-CEM 2016  "Métodos em movimento: as pesquisas transnacionais e seus desafios", por Bianca Freire-Medeiros

Data: 29 de junho (quarta-feira), das 10 às 12h

Local: Auditório do  CEM/Cebrap, rua Morgado de Mateus, 615 - Vila Mariana. (15 min. de caminhada da estação do Metrô Ana Rosa)