Boletim Acontece na FFLCH-USP n. 317

Simpósio: "Imigração e Raça no Brasil"

O Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina - Prolam/USP convida todos os interessados para o simpósio “Imigração e Raça no Brasil”.

SEG e TER | 08.08 e 09.08 | das 9h às 18h30 | Cartazes 1 e 2

Sala 14, Prédio de Filosofia e Ciências Sociais. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, São Paulo, SP.

Ciclo de Palestras - Preparação Pedagógica (PAE)

O Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) da FFLCH convida todos os interessados para o “Ciclo de Palestras: Preparação Pedagógica”, organizado pela Profa. Dra. Rita de Cássia Ariza da Cruz.

Informações: paeposfflch@gmail.com

TER, QUA e QUI | 09.08, 10.08 e 11.08 | das 10h às 12h | Programação

Anfiteatro da Geografia, Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo.

2º Seminário Discente do Programa de Pós-graduação em Sociologia

O Departamento de Sociologia convida todos os interessados para o 2º Seminário Discente do Programa de Pós-graduação em Sociologia.

Mais informações: http://sociologia.fflch.usp.br/node/1119

TER a QUI | 09.08 a 11.08 | das 10h às 19h30 | Programação

1ª Oficina de Survey LAPS / PET-CS

O Laboratório de Pesquisa Social do Departamento de Sociologia (LAPS) convida todos os interessados para a "1ª Oficina de Survey LAPS / PET-CS: as diferentes escolas de interpretação do comportamento eleitoral, definição e hipóteses e discussão do questionário".

QUA | 10.08 | das 14h às 17h | Informações

Sala 101, Prédio de Filosofia e Ciências Sociais. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, São Paulo, SP.

Lançamento: "A Hora e Vez de Candy Darling" de Horácio Costa

A Martelo Casa Editorial convida todos os interessados para o lançamento duplo dos livros “A hora e vez de Candy Darling” do Prof. Dr. Horácio Costa e “Desilluminismo” do poeta Glauco Mattoso. Haverá leitura conjunta, conversa e debate.

QUA | 10.08 | das 19h às 21h30 | Convite

Livraria da Vila, Rua Fradique Coutinho, 915, São Paulo.

Mostra de Documentários “Ecos do Colonialismo”

O Departamento de Sociologia convida todos os interessados para a Mostra de Documentários “Ecos do Colonialismo”.

SEX | 12.08 | das 17h30 às 19h30 | Informações

Sala 118, Prédio de Filosofia e Ciências Sociais. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, São Paulo, SP.

Clube do Cinema Alemão

Organizado por alunos da Germanistik da USP, o Filmklub é uma oportunidade para assistir e discutir filmes em alemão.

SÁB | 06.08 | das 9h30 às 12h30 | Programação

Sala 107, Prédio de Letras, Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, São Paulo, SP.

Curso de Extensão - “Narrativas Africanas de Língua Portuguesa: Leituras e Reflexões”

O Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa (CELP) e o Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas convidam todos os interessados para o curso de extensão “Narrativas Africanas de Língua Portuguesa: Leituras e Reflexões”.

Objetivo:
Apresentar aos professores do ensino básico um panorama dos sistemas literários moçambicano e angolano por meio da leitura e problematização de narrativas literárias seminais em suas relações com a história e sociedade. Nesse sentido, o curso visa a proporcionar contato com um repertório literário que auxilie o educador no cumprimento da Lei 11.645/08, que determina a inclusão de temas referentes à história e culturas da África e dos africanos, história e culturas afro-brasileiras nos currículos escolares.

Informações: http://sce.fflch.usp.br/node/2245

SÁB | 20.08 a 26.11 | das 9h às 14h | Flyer

Sala 102, Prédio de Letras, Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, São Paulo, SP.

Submissão de Trabalhos para o "II Encontro do Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH"

As submissões de trabalhos para o II Encontro do Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH/USP, cujo tema é Centro de Línguas e profissionais das Letras: Competências em línguas e culturas para a internacionalização das universidades, estarão abertas até 16/08/2016. O evento também se deve à comemoração dos 25 anos do Centro de Línguas e ocorrerá em 22 e 23 de setembro de 2016.

Mais informações podem ser encontradas no site www.clinguas.dev.fflch.usp.br, na aba "Modalidades de participação e submissão de trabalhos" dentro de "II Encontro CL".

Casa de Cultura Japonesa, Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Butantã, São Paulo.

Defesas

Iracema no cinema: nação e identidade na passagem do literário para fílmico

Sociedades africanas frente à situação colonial europeia: o Estado Independente do Congo (1876-1908)

Elementos verdes: os integralistas brasileiros investigados pelo DPOS-SP (1938-1981)