Boletim Acontece na FFLCH-USP n. 318

Palestra: "Como pensar as relações entre as artes e a literatura?"

O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) convida todos os interessados para a palestra “Como pensar as relações entre as artes e a literatura?” com o Prof. Gérard Dessons (Universidade Vincennes-Saint-Denis.

SEG | 15.08 | às 14h | Cartaz | Informações

Sala 271, Prédio de Letras, Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, São Paulo, SP.

Palestra: “A nova emigração e a relação com a sociedade portuguesa: metodologia e principais resultados de um projeto de investigação”

O Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana (PPGH-USP) e o Laboratório de Geografia Política e Planejamento Territorial (LABOPLAN) convidam todos os interessados para a palestra “A nova emigração e a relação com a sociedade portuguesa: metodologia e principais resultados de um projeto de investigação” com o Prof. Dr. João Peixoto (Centro de Investigações em Sociologia Económica e das Organizações (SOCIUS), pertencente ao Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), da Universidade de Lisboa).

Inscrições online (http://ppgh.fflch.usp.br) - Serão emitidos certificados

SEG | 15.08 | às 18h | Cartaz

Sala 2 (de Vídeo), Prédio de Geografia e História, Av. Lineu Prestes, 338, São Paulo, SP.

IV Colóquio Internacional: “Poética das Margens no Espaço Literário e Cultural Franco-Brasileiro”

A Université Paris Lumières, Universidade de São Paulo e o Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira convidam todos os interessados para o IV Colóquio Internacional de Doutorandos e Pós-Doutorandos Abordagens Epistemológicas “Poética das Margens no Espaço Literário e Cultural Franco-Brasileiro”.

Vagas limitadas | Inscrições em: casaguilhermedealmeida.org.br
Mais informações: https://poeticadasmargens.wordpress.com/
Contato: (11) 3673-1883 | (11) 3803-8525

Cartaz | Folder

TER | 16.08 | das 10h às 17h30
QUA | 17.08 | das 9h30 às 18h

Casa Guilherme de Almeida , Rua Cardoso De Almeida, 1943, Perdizes.

Lançamento do Portal EDI-RED (Editores y editoriales iberoamericanos)

O portal EDI-RED: História cultural da edição Ibero-americana (ss. XIX-XXI) tem o objetivo de mapear e analisar o processo de construção do campo editorial contemporâneo a partir de uma perspectiva transnacional, transcontinental e interdisciplinar.

A web acadêmica visa a mostrar a constituição de uma República das Letras a partir do espaço, da circulação, do intercâmbio, das relações e das comunicações criados pelo livro de ficção nas línguas da Ibero-América.

QUI e SEX | 18.08 e 19.08 | das 10h30 às 16h | Programação

Espaço integrado das artes (Antigo MAC) - Rua da Praça do Relógio, 160, Cidade Universitária.

Palestra: “La descripción en el quehacer de la Geografia”

O Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana (PPGH-USP) convida todos os interessados para a palestra “La descripción en el quehacer de la Geografia” com a Profa. Dra. Perla Zusman (Universidade de Buenos Aires) seguida do lançamento do livro “Argentina e Brasil: Territórios em Redefinição” e apresentação realizada pelas Profas. Dras. Perla Zusman, Sandra Lencioni e Monica Arroyo.

QUI | 18.08 | às 18h | Informações

Anfiteatro da Geografia, Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo.

Mostra de Documentários: “Ecos do Colonialismo”

O Departamento de Sociologia convida todos os interessados para a Mostra de Documentários “Ecos do Colonialismo”.

SEX | 19.08 | das 17h30 às 19h30 | Informações

Sala 118, Prédio de Filosofia e Ciências Sociais. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, São Paulo, SP.

Curso de Extensão: “Narrativas Africanas de Língua Portuguesa: Leituras e Reflexões”

O Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa (CELP) e o Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas convidam todos os interessados para o curso de extensão “Narrativas Africanas de Língua Portuguesa: Leituras e Reflexões”.

Objetivo:
Apresentar aos professores do ensino básico um panorama dos sistemas literários moçambicano e angolano por meio da leitura e problematização de narrativas literárias seminais em suas relações com a história e sociedade. Nesse sentido, o curso visa a proporcionar contato com um repertório literário que auxilie o educador no cumprimento da Lei 11.645/08, que determina a inclusão de temas referentes à história e culturas da África e dos africanos, história e culturas afro-brasileiras nos currículos escolares.

Informações: http://sce.fflch.usp.br/node/2245

SÁB | 20.08 a 26.11 | das 9h às 14h | Flyer

Sala 102, Prédio de Letras, Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, São Paulo, SP.

Submissão de Trabalhos para o "II Encontro do Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH"

As submissões de trabalhos para o II Encontro do Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH/USP, cujo tema é Centro de Línguas e profissionais das Letras: Competências em línguas e culturas para a internacionalização das universidades, estarão abertas até 16/08/2016. O evento também se deve à comemoração dos 25 anos do Centro de Línguas e ocorrerá em 22 e 23 de setembro de 2016.

Mais informações podem ser encontradas no site www.clinguas.dev.fflch.usp.br, na aba "Modalidades de participação e submissão de trabalhos" dentro de "II Encontro CL".

Casa de Cultura Japonesa, Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Butantã, São Paulo.

Oficina de Pesquisas: “Questões Urbanas”

O Laboratório de Pesquisa Social do Departamento de Sociologia (LAPS) convida todos os interessados para a Oficina de Pesquisas “Questões Urbanas” com a Profa. Dra. Marcia Leite (PPCIS. UERJ)

Informações: laps@usp.br

QUA | 17.08 | às 14h | Programação