Boletim Acontece na FFLCH-USP n. 319

A Cátedra de Estudos Irlandeses W. B. Yeats convida todos os interessados para o XI Symposium of Irish Studies in South America “Ireland at the Crossroads of History”.

SEG a QUA | 22.08 a 24.08 | Programação

Prédio de Letras, Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, São Paulo, SP.

II Simpósio do Grupo de Estudos da Língua de Sinais e Cognição

O objetivo do II Simpósio do Grupo de Estudos LiSCo é dar continuidade às discussões propostas no I LiSCo, promovendo a apresentação de trabalhos científicos de colegas que estudam língua de sinais e cognição e estimular a discussão na área.

O evento é voltado para os profissionais que se interessam pelos Estudos Surdos, como professores, profissionais da área de Letras e Linguística, Pedagogos, Psicólogos, Fonoaudiologia, Médicos, dentre outros.

SEG e TER | 22.08 e 23.08 | das 8h às 19h | Informações

Auditório István Jancsó, Biblioteca Brasiliana, Rua da Biblioteca, s/n, Cidade Universitária, São Paulo.

Revista Machado de Assis em Linha nº 18

A edição 18 da Machado de Assis em linha traz dois textos raros do escritor. Editada pelo Prof. Dr. Hélio de Seixas Guimarães, a revista tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira.

“Em ‘Um texto crítico de Machado de Assis’, José Américo Miranda, da Universidade Federal do Espírito Santo, e Alex Sander Luiz Campos, da Universidade Federal de Minas Gerais, apresentam um texto crítico do autor, originalmente publicado no Jornal do Commercio em 18 de dezembro de 1898, acerca do livro de poemas Procelárias, de Magalhães de Azeredo. Os pesquisadores confirmam a autoria desse texto por meio da citação de uma carta enviada por Machado de Assis a Magalhães de Azeredo, datada de 25 de dezembro de 1898, em que o autor de Dom Casmurro faz menção à sua crítica acerca de Procelárias e lamenta o pouco tempo que tivera para escrevê-la, em virtude do excesso de trabalho em seu novo cargo de Secretário do Ministro da Viação…” Leia o texto completo aqui.

Acesse o número 18 da Machado de Assis em linha em http://machadodeassis.fflch.usp.br/
O periódico conta também com uma página no Facebook: https://www.facebook.com/machadodeassisemlinha

Jornada Flávio de Carvalho: "O berço da força poética"

Promovido pelo Programa de Pós-Graduação de Literatura Brasileira da USP, o evento homenageia o modernista brasileiro nos 80 anos de seu livro Os ossos do mundo.

O evento ocorrerá no dia 22 de agosto na FAU-Maranhão, das 10:00hs às 19:00hs e a sua programação conta com a participação de Rui Moreira Leite, Raúl Antelo, Veronica Stigger, Eliane Robert Moraes, Fernanda Arêas Peixoto, Augusto Massi e Marcelo Moreschi.

Inscrições: jornadaflaviodecarvalho@gmail.com

SEG | 22.08 | das 10 às 19h | Cartaz | Programação

FAU - Maranhão - Sala dos Espelhos Rua Maranhão, 88, Higienópolis. 01240-000 – São Paulo/SP

XVI EECLLP: Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa

O Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa (CELP) convida todos os interessados para o “XVI EECLLP: Encontro de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa”.

O encontro é o mais importante evento do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa e já está em sua décima sexta edição. Este ano, a organização optou por centrar a atenção nas variadas atividades desenvolvidas pelos pesquisadores e discentes vinculados ao programa, sem esquecer que elas são frutos de um trabalho iniciado em 1994. Nas mesas plenárias haverá a participação de colegas da Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT)*, com a qual a Faculdade mantém uma parceria interinstitucional e de apoio desde 1999.

Palestra: "On the logic of universal quantification over time intervals"

O Departamento de Letras convida todos os interessados para a palestra “On the logic of universal quantification over time intervals” com Maria del Mar Bassa Vanrell, doutoranda da University of Texas em Austin.

TER | 23.08 | das 14h às 16h | Informações

Sala 230, Prédio de Letras, Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, São Paulo, SP.

Mostra de Documentários “Ecos do Colonialismo”

O Departamento de Sociologia convida todos os interessados para a Mostra de Documentários “Ecos do Colonialismo”.

QUI | 25.08 | das 17h30 às 19h30 | Informações

Sala 118, Prédio de Filosofia e Ciências Sociais. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, São Paulo, SP.

Debate “O Ensino de História” com o lançamento do “Caderno de atividades - Brasil: uma biografia”

O Instituto Cervantes e Companhia das Letras convidam para o debate “O Ensino de História” com o lançamento do “Caderno de atividades - Brasil: uma biografia” com Diego Escanhuela (See-Saw Panamby e COC Sapiens), Sebastião Soares (Colégio Marulhara) e as autoras Heloisa M. Starling (UFMG) e Lilia M. Schwarcz (USP e Princeton).

É necessário confirmar presença até o dia 22 de agosto pelo e-mail professores@companhiadasletras.com.br

QUI  | 25.08 | às 19h00 | Programação

Instituto Cervantes, Avenida Paulista, 2439, São Paulo.

Clube do Cinema Alemão

Organizado por alunos da Germanistik da USP, o Filmklub é uma oportunidade para assistir e discutir filmes em alemão.

SÁB | 20.08 | das 9h30 às 12h30 | Programação

Sala 107, Prédio de Letras, Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, São Paulo, SP.

Defesas

Napoleão Bonaparte entre russos e luso-brasileiros: o estudo comparado de sua representação em Guerra e Paz e Gazeta do Rio de Janeiro

A persistência das sombras: sonhos, devaneios e lembranças em O Lustre, de Clarice Lispector

A personagem feminina como elemento de subversão em duas novelas de Kleist