Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP n. 324

Ciclo de Palestras de Linguagens Híbridas: Expressões Literárias, Visuais e Cinematográficas

O Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas convida todos os interessados para o "Ciclo de Palestras de Linguagens Híbridas: Expressões Literárias, Visuais e Cinematográficas".
 
O Ciclo de palestras “Linguagens híbridas: expressões literárias, visuais e cinematográficas” visa trazer para discussão diálogos entre obras literárias, visuais e fílmicas, procedendo a um estudo interdisciplinar que abarque relações entre processos criativos, projetos estéticos, ideológicos e construção de imaginários. Coloca-se em pauta o universo do fantástico e seus arredores.
 
Responsável:  Profa. Dra. Maria Zilda da Cunha (Área de Literatura Infantil e Juvenil do Programa de Pós-Graduação de Literatura Portuguesa)
 
Informações: mariazildacunha@hotmail.com; celp@usp.br
Inscrições: https://plccj.wordpress.com/
 
(Haverá emissão de certificados de participação, também válidos para as AACC´s)

SAB | 24.09 | 10h às 12h

Sala 266, Prédio de Letras, Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Butantã, São Paulo, SP.


I Workshop do Programa de Pós-Graduação em Geografia Física da USP

O Departamento de Geografia convida todos os interessados para o I Workshop do Programa de Pós-Graduação em Geografia Física da USP.

O Workshop, restrito a alunos regulares do Programa, tem a finalidade de gerar oportunidade para debates científicos entre alunos e docentes. A Comissão Organizadora receberá resumos para apresentação de trabalhos no formato oral ou pôster até o dia 20 de agosto de 2016.

Mais informações e inscrição dos trabalhos a serem apresentados: http://sites.usp.br/posgf/vamos-debater-nossas-pesquisas/

 
SEG | 26.09 | 8h às 17h20
 
Prédio da História e Geografia, Avenida Prof. Lineu Prestes, 338, Butantã, São Paulo, SP.
 

VI Fórum Arte e Cultura da América Latina

A Secretaria de Eventos do Departamento de História convida todos os interessados para o evento "VI Fórum Arte e Cultura da América Latina".

Realização: Pesquisadores do Fórum Permanente Arte e Cultura da América Latina.

Informações: secreteventos.dh@gmail.com
Inscrições gratuitas pelo email: sextoforumamericalatina@gmail.com

(Certificados aos participantes)
 
TER e QUA | 27.09 e 28.09 | 9h às 19h | Programação

Auditório do Instituto de Artes da UNESP, Rua Dr. Bento Theobaldo Ferraz, 271, Barra Funda, São Paulo, SP.


Seminário: "50 anos da ECA-USP: Contribuições da ECA-USP na Construção do Campo Acadêmico das Artes e das Comunicações no Brasil"

A Escola de Comunicações e Artes (ECA) convida todos os interessados parao o seminário "50 anos da ECA: Contribuições da ECA na Construção do Campo Acadêmico das Artes e das Comunicações no Brasil".

Informações e inscrições aqui.

TER e QUA | 27.09 e 28.09 | Horários variados | Programacão 1 e 2
 
Auditório Paulo Emílio, Prédio Central, Escola de Comunicações e Artes, Av. Prof. Lucio Martins Rodrigues, 443, 2° andar, Butantã, São Paulo, SP.
 

Oficina: Teoria do Romance

O Laboratório de Estudos do Romance (LERo), instância vinculada ao Departamento de Letras Modernas (DLM) convida todos os interessados para a oficina "Teoria do Romance".

Texto: "Dinheiro, Memória, Beleza" (O Pai Goriot) de Roberto Shawarcz.

Leia mais


Conferência: “Sobre o estilo de Tucídides”

Os Grupo de Pesquisa “Gêneros da Prosa Greco-Latina" convida todos os interessados para a conferência da Profa. Dra. Sandra Lúcia Rodrigues da Rocha (UnB) intitulada “Sobre o estilo de Tucídides”.

TER | 27.09 | às 16h | Programação

Sala 260, Prédio de Letras, Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, São Paulo, SP.


Seminário Temático: “Sociologia, política e história"

O Laboratório de Pesquisa Social do Departamento de Sociologia (LAPS) convida todos os interessados para o seminário temático “Sociologia, política e história: movimentos sociais, sociedade e Estado - mapeamento preliminar do debate contemporâneo”.

TER | 27.09 | das 17h30 às 19h | Cartaz

Sala 1039, Prédio de Filosofia e Ciências Sociais. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, São Paulo, SP.


Seminário Temático “Epistemopolíticas da cidade contemporânea: Arquitetura da Gentrificação”

O Laboratório de Pesquisa Social do Departamento de Sociologia (LAPS) convida todos os interessados para o seminário temático “Epistemopolíticas da cidade contemporânea: Arquitetura da Gentrificação” com Sabrina Duran.

O evento é aberto a todos os interessados e não há necessidade de inscrição prévia.

Informações: laps@usp.br

TER | 30.08 | às 18h | Programação

Sala 2073, Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo.


Curso: Geoprocessamento com TerraView Política Social

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) convida todos os interessados para o curso "Geoprocessamento com TerraView Política Social".

Ementa: O curso de Geoprocessamento elaborado para o programa livre TerraView Política Social proporciona uma visão geral do sistema, tanto do ponto de vista conceitual como prático.  Os participantes conhecerão as funcionalidades básicas e serão habilitados a explorar as possibilidades de apresentação e de análise espacial de dados sociais, econômicos e demográficos, proporcionadas pelo programa e pelas bases de dados disponíveis. Ao final do treinamento, espera-se que os participantes possam visualizar, pesquisar e analisar dados geográficos e tabulares, além de gerar mapas e gráficos com qualidade cartográfica. Para realizar o curso TerraView Política Social não são necessários conhecimentos prévios de geoprocessamento, sendo voltado a todos os profissionais e estudantes com conhecimentos básicos de informática e internet.
 
Sobre o corpo docente: Daniel Waldvogel é bacharel e mestrando em Geografia pela USP e José Donizete Cazzolato é Mestre e Bacharel em Geografia pela USP.

Seminário Temático: “Michel Foucault e os Cursos no Collège de France"

O Laboratório de Pesquisa Social do Departamento de Sociologia (LAPS) convida todos os interessados para o seminário temático “Michel Foucault e os Cursos no Collège de France”.

QUA | 28.09 | das 17h30 às 19h30 | Cartaz

Sala 2073, Prédio de Filosofia e Ciências Sociais. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, São Paulo, SP.

 

Evento: "Roger Casement e os Direitos Humanos na Amazônia"

A Universidade Federal do Pará, em parceria com a Cátedra de Estudos Irlandeses W. B. Yeats (USP) e a Secretaria de Cultura do Estado convidam todos os interessados para o evento "Roger Casement e os Direitos Humanos na Amazônia".

Leia mais


Evento: "Trajetória entre Culturas: Kabengele Munanga, um Intérprete Africano do Brasil"

O Instituto de Estudos Avançados USP convida todos os interessados para o evento "Trajetória entre Culturas: Kabengele Munanga, um Intérprete Africano do Brasil".

A história de vida de um dos maiores especialistas da presença africana no Brasil, o antropólogo Kabengele Munanga, será o pano de fundo para uma discussão sobre as relações étnico-raciais no Brasil, o racismo e a antropologia da população afro-brasileira. Ele falará sobre sua história, desde a infância e graduação no antigo Zaire (atualmente República Democrática do Congo), o doutorado na Bélgica com conclusão no Brasil e a vinda para a USP, onde é professor titular no Centro de Estudos Africanos da Faculdade de Filosofia, Letras, Ciências e Humanidades (FFLCH) da USP.

Informações: http://www.iea.usp.br

Evento gratuito com inscrição prévia.

QUA | 28.09 | 9h às 12h

Sala de Eventos do IEA, Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo, SP.


VIII Colóquio História e Arqueologia da América Indígena

O Centro de Estudos Mesoamericanos e Andinos (CEMA) convida todos os interessados para o VIII Colóquio História e Arqueologia da América Indígena.

QUA a SEX | 28.09 a 30.09 | O dia inteiro | Informações

28.09: Anfiteatro Fernand Braudel, Prédio de Geografia e História, Av. Prof. Lineu Prestes, 338, São Paulo, SP.

29.09 e 30.09: Casa de Cultura Japonesa, Avenida Professor Lineu Prestes, 159, São Paulo, SP.

 

Jornada 500 Anos do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende

O Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa convida todos os interessados para a "Jornada 500 Anos do Cancioneiro Geral de Garcia de Resende".

No dia 28 de setembro de 2016 faz 500 anos que o Cancioneiro Geral de Garcia de Resende foi impresso em Portugal. Ao lado de trovas em luso-castelhano – variante lusitana do código poético palaciano ibérico, cujo centro era a corte e a língua castelhanas –, encontram-se documentados, pela primeira vez em letra de forma, poemas escritos na língua portuguesa, ao longo da segunda metade do século XV, até o ano da sua publicação, em 1516.

Com um ciclo de palestras que revisita o Cancioneiro de Resende como documento/monumento tipográfico e poético musical da poesia palaciana ibérica em Portugal, esta jornada integra as comemorações do seu quinto centenário. A fim de rever o seu o lugar inaugural na história da poesia em língua portuguesa, objetiva-se revisitar os diversos gêneros e formas da poesia palaciana, cantada, musicada ou vocalizada, em performance, segundo a teatralidade de corte ibérica. A jornada reúne  palestrantes como Sheila Moura Hue, Marcello Moreira, Márcio Muniz, Geraldo Augusto Fernandes e Ana Carolina Neves. 

Leia mais

 

Ciclo de Palestras de divulgação dos cursos de Italiano e Galego

Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas tem a satisfação de convidar para um ciclo de palestras, que acontecerá nos dias 22 e 29 de setembro 2016 no Prédio de Letras, sala 160, 8h00 às 12h00.  O programa completo se encontra no anexo.

Palestrante: ProfDr. Manuele Masini (Investigador FCT- Universidade Nova de Lisboa)

Leia mais

 

Evento:"Os refugiados e o refúgio no Brasil: a lei, as situações e os desafios"

O Núcleo de Pesquisas de Políticas Púlicas convida todos os interessados para o evento "Os refugiados e o refúgio no Brasil: a lei, as situações e os desafios".

Informações e inscrições: Vera C. Silva, Analista Acadêmica, NUPPs-USP – nupps@usp.br - (11) 3091.3272 / 2648.1238

QUI | 29.09 | das 9h30 às 12h30 | Informações


Conferência: "A história da Universidade de São Paulo e a contratação de seus primeiros docentes – contextualizando documentos"

O Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria de Governo, o Arquivo Público do Estado de São Paulo e o Arquivo Geral da USP convida todos os interessados para a Conferência "A história da Universidade de São Paulo e a contratação de seus primeiros docentes - contextaualizando documentos".

O Arquivo Público do Estado de São Paulo e o Arquivo Geral da USP promove Conferência sobre aspectos importantes da formação da Universidade de São Paulo, a partir de documentos que registram a contratação de ilustres intelectuais desde a década de 1930, como Fernand Paul Achille Braudel, Claude Levi-Strauss, Pierre Monbeig entre outros.
 
A “redescoberta” de livros de contratos de trabalho de antigos professores, assistentes e técnicos científicos da então recém-criada Universidade de São Paulo reflete a importância do papel dos arquivos, para fins de prova e produção da memória institucional e de indivíduos.
 

Informações: www.arquivoestado.sp.gov.br

Inscrição através deste link.

QUI | 29.09 | 14h às 18h | Banner

Auditório do APESP, Rua Voluntários da Pátria, 596, Santana, São Paulo, SP.


Seminário especial - Metodológicas CEM

No dia 30 de setembro de 2016 (sexta-feira), das 9h30 às 11h30, acontece um seminário especial dentro da série Metodológicas CEM:  Simulação Social Baseada em Evidências (Evidence-based social simulation modelling). A conferência será proferida por Scott Moss (Manchester University) na Sala 8 do Prédio da Filosofia e das Ciências Sociais (FFLCH/USP), Av. Prof.

Leia mais

 

Jornada de Estudos: o trabalho crítico

O Instituto de Estudos Brasileiros convida todos os interessados para o a "Jornada de Estudos: o trabalho crítico".

Programação:

10h30 - 12h30: Discussão do ensaio de Alcides Villaça "Um elefante de mentira e de verdade"

14h - 16h: Conversa com o Professor Alcides Villaça (FFLCH-USP)

Informações: (11) 3091-1149

Inscrições: trabalhodacritica@gmail.com

SEX | 30.09 | 10h30 às 16h | Banner

Auditório do SiBI USP, Complexo Brasiliana, Praça do Relógio Solar, 342, Butantã, São Paulo, SP.


Seminário Temático: “Vigilância e Controle"

O Laboratório de Pesquisa Social do Departamento de Sociologia (LAPS) convida todos os interessados para o seminário temático “Vigilância e Controle: tecnologias securitárias e disciplinares”.

SEX | 30.09 | das 18h às 19h30 | Cartaz

Sala 1041, Prédio de Filosofia e Ciências Sociais. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, São Paulo, SP.


Produção intelectual dos docentes registradas no Dedalus em Agosto/2016

A Biblioteca Florestan Fernandes divulga a lista da produção intelectual dos nossos docentes registradas no Dedalus em Agosto/2016.

Os arquivos podem ser conferidos aqui.

 

Inscrição para a palestra: "Exames internacionais de língua inglesa: TOEFL iBT, TOEFL ITP e IELTS"

O Centro Interdepartamental de Línguas convida todos os interessados para a palestra: "Exames internacionais de língua inglesa: TOEFL iBT, TOEFL ITP e IELTS"

Objetivo geral: Apresentar as principais características de três exames internacionais de língua inglesa: TOEFL iBT, TOEFL ITP e IELTS.
 
Principais características de três exames internacionais de língua inglesa (TOEFL iBT, TOEFL ITP e IELTS):
  • Seções dos testes
  • Tipos de questões
  • Critérios de avaliação
  • Escalas de pontuação
  • Fontes online de material de estudo
  • Procedimentos de inscrição

Leia mais


VII Jornada sobre Ensino-Aprendizadem de Línguas em Ambientes Virtuais (JEALAV)

O Centro de Línguas em parceria com o Departamento de Letras Modernas convidam todos os interessados para a “VII Jornada sobre Ensino-Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais (JEALAV)".

Envio de resumos com propostas de comunicações: 10.09.2016 a 26.09.2016

SEX | 21.10 | das 8h às 18h | Inscrições | ProgramaçãoNormas | Cartaz

Sala 260, Prédio de Letras, Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, São Paulo, SP.

 

Defesas

Os (des)caminhos da nação: um estudo comparado do espaço em Terra sonâmbula e Mãe, Materno Mar

Prosa do coração, poesia do mundo: incorporação da lírica nos contos de Katherine Mansfield

Um olhar da semiótica para os discursos em libras: descrição do tempo

Por outros olhos: alteridade em tradução de (e em) Rafik Schami

Pirandello e as inquietações de uma época em Il fu Mattia Pascal: da imprensa, do intelectual, da literatura popular e da crise do Novecentos

Um outro fim do mundo é possível: energia, entropia, e o colapso da civilização industrial

Autoridade, comércio e liberdade civil: a política como florescimento em David Hume

Ociosos e sedicionários: populações indígenas e os tempos do trabalho nos Campos de Piratininga (século XVII)

Contos e cantos de resistência: diálogos entre narrativas breves de Boaventura Cardoso e canções de Chico Buarque

Meritocracia de laços: gênese e reconfigurações do espaço dos economistas no Brasil

Conflitos e potencialidades na educação pública: uma reflexão a partir da análise da Escola Estadual Francisco Escobar

A polêmica judaico-cristã nas Atas dos Mártires

Vladímir G. Korolienko - contos siberianos

Semente-estrutura-composição: os três caminhos de Zeami para a ciração de uma peça nō

Da América do Sul à América Latina: o Brasil e os Estados Unidos nas relações interamericanas (1933-1945)

Princesa: natura, cultura, acaso e liberdade

Ulisses em tempos de estagnação: tradução e estudo de Moskvá - Petuchki, de Venedíkt Eroféiev

O universo grotesco em Uma anedota desagradável, de Dostoiévski

Representação social da mulher e interdiscurso em editoriais da revista Tpm

Representação gráfica da oralidade em blogs idol japoneses

Penetrando o Éden: Anticristo, de Lars von Trier, à luz de Brecht, Strindberg e outros elementos inquietantes

Os 'outros japoneses': festivais e construção identidária na comunidade okinawana da cidade de São Paulo

Se penso, é porque existo: as construções correlativas com 'se...Verbo ser + porque' sob uma perspectiva funcionalista

Construindo a cidade: a participação dos imigrantes italianos na formação do espaço urbano de Juiz de Fora (1895-1939)

A imaginação e seus dulplos: costume, opinião e fantasia em Pascoal

A 'hipótese da retradução' pelas modalidades tradutórias, nas traduções para a língua inglesa de A paixão segundo G.H.

A liberdade - um estudo sobre os escritos de Frankfurt de Hegel

Ciência, política e natureza na contrusção do 'parlamento ambiental' brasileiro: o conama e a institucionalização do meio anbiente no Brasil

Nas ruas é que me sinto bem: o teatro de rua e o direito à cidade

Paisagem: cultura-natureza em perspectiva - uma abordagem trajetiva do conceito de paisagem

Georges Canguilhem: combates pela História das Ciências

A Invencível Armada na Pena de Shakespeare: diplomacia e dramaturgia na transição do século XVI para o XVII

Gilberto Freyre e o legado luso-hispânico: uma construção no pós-guerra

O mar e a beleza moderna - uma análise do pequeno poema em prosa 'O Porto', de Charles Baudelaire

Confessar em segredo: edição e estudo de um Livro de Confissões quinhentista (Inquisição de Lisboa, Liv.777, Salvador, Bahia, 1591-1592)


A programação de eventos e defesas de mestrado e doutorado da FFLCH pode ser vista em http://fflch.usp.br/calendar/2016

Acesse o Portal de Vídeos da FFLCH em nossa página http://comunicacao.fflch.usp.br/portaldevideos

Youtube: https://www.youtube.com/c/FFLCHUSPoficial

Facebook: https://www.facebook.com/FFLCH.USP