Seminário: “A experiência da Transparência Brasil na coleta de dados primários”

Data do Evento:
qua, 19/10/2016 - 17:30 - 19:30

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) convida todos os interessados para o seminário “A experiência da Transparência Brasil na coleta de dados primários” com Manoel Galdino (CAENI-USP).

Resumo:
A Transparência Brasil foi pioneira na coleta e disseminação de dados primários em política no Brasil, notadamente com os projetos Às Claras, com dados de contribuição de campanhas, e Excelências, com dados sobre processos judiciais sobre deputados e senadores. Neste trabalho serão descritas algumas das dificuldades sobre organizações de bases de dados e implicações metodológicas para a interpretação de índices construídos a partir de dados primários coletados. Particularmente, o palestrante vai enfatizar a importância da metodologia de coleta ser reproduzível, organizada por conceitos bem definidos e operacionalizáveis empiricamente. Além disso, irá discutir alguns princípios de construção de bases de dados que devem orientar a coleta de dados. Esse segundo aspecto se insere dentro da agenda de pesquisa vinculada ao conceito de data tidying.

Wickham, Hadley. "Tidy Data." Journal of Statistical Software 59.i10 (2014).

Sobre o conferencista:
Manoel Galdino é Mestre e Doutor pelo DCP-USP. Bacharel em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador do CAENI.

Aberto a todos sem necessidade de inscrição prévia.

QUA | 19.10 | das 17h30 às 19h30 | Programação
Sala 8 (auditório), Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo, SP