Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP n. 327

Clube do Cinema Alemão

Organizado por alunos da Germanistik da USP, o Filmklub é uma oportunidade para assistir e discutir filmes em alemão.

SÁB | 15.10 | das 9h30 às 12h30 | Programação

Sala 107, Prédio de Letras, Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, São Paulo, SP.


 

Luiz Bernardo Pericás é eleito Intelectual do Ano e recebe Juca Pato 2016

O Prof. Dr. Luiz Bernardo Pericás, docente do Departamento de História da FFLCH, recebeu  em cerimônia na Academia Paulista de Letras, no último dia 6 de outubro, o Troféu Juca Pato 2016. O professor de história contemporânea foi indicado ao prêmio por seu livro mais recente, Caio Prado Júnior: uma biografia política (Boitempo Editorial).


 

Profa. Dra. Maria Helena da Nóbrega participa do programa "Abrace uma Carreira"

A Profa. Dra. Maria Helena da Nóbrega participou, no dia 13/10, do programa “Abrace uma Carreira” da Rádio USP. A reprise acontecerá no dia 16/10 e poderá ser acessada na Rádio USP (93,7 FM).


 

Minicursos do III Colóquio Internacional de Clínica da Atividade

O Departamento de Letras Modernas convida todos os interessados para os minicurso do III Colóquio Internacional de Clínica da Atividade.

Informações: (11) 3091-5041 (Secretaria do Departamento de Letras Modernas) 
Progamação e inscrições no site: http://cica2016.fflch.usp.br/
 

Leia mais


 

II Simpósio Pensar e Repensar a América Latina

O II Simpósio Internacional Pensar e Repensar a América Latina, promovido pelo Programa de Pós-graduação Integração da América Latina da Universidade de São Paulo, de 17 a 21 de outubro de 2016, pretende reunir em sua segunda edição, profissionais, pesquisadores e estudantes em torno de temas prementes que envolvem aspectos diversos dos estudos latino-americanos e caribenhos, tais como: movimentos sociais e lutas por emancipação em países da América Latina; política externa e relações do Brasil e América Latina; novos atores institucionais nos processos de integração do continente; patrimônio e práticas culturais, representações artísticas e literárias na América Latina, a situação dos negros nas sociedades latino-americanas e demais temas. Serão 25 seminários de pesquisas ou grupos de trabalho com temas os mais diversificados, destinados a “Pensar e Repensar a América Latina”, temática central desse simpósio.

Inscrições e informações: prolam_usp@usp.br

SEG a SEX | 17.10 a 21.10 | das 8h às 22h | Programação

Locais: ECA (abertura/encerramento; conferências e mesas redondas; feira de livros e lançamento de livros)
FFLCH (minicursos e seminários de pesquisas)


 

IX MiniEnapol – 2016

O Centro de Documentação e Historiografia Linguística (CEDOCH – DL – USP) tem o prazer de convidá-los todos para o VIII MiniEnapol de Historiografia Linguística, que ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2016.

Este evento teve sua primeira edição em 1999, e as seguintes em 2000, 2002, 2004, 2010, 2011, 2013, e 2015. Convidamos os pesquisadores a submeterem trabalhos produzidos em Historiografia Linguística sob qualquer uma das propostas teórico-metodológicas da área.

Curso: "Etnografias Urbanas - epistemologia, experiência, exercício"

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) convida todos os interessados para o curso "Etnografias Urbanas - epistemologia, experiência, exercício." 

Ementa
O curso terá três (3) dias de trabalho, sendo 4 horas/dia de aula teóricas e práticas e 4 horas/dia de estudos e redação de notas de campo. Na primeira aula são apresentadas a história da etnografia urbana, suas principais vertentes e escolas, bem como preparada e realizada uma observação de campo inicial. Na segunda aula, os diários de campo do dia anterior são analisados minuciosamente, e deles extraídas categorias de análise, a serem retrabalhados em nova observação de contexto urbano eleito pelos estudantes. Na terceira aula, os textos preliminares dos estudantes são comentados, para finalização no dia seguinte. A construção etnográfica das categorias de análise e de texto interpretativo, a partir de observação participante sistemática, será assim ensaiada e discutida coletivamente. 

Sobre o corpo docente
Gabriel Feltran é professor do Departamento de Sociologia da UFSCar e Coordenador Científico do CEM. André de Pieri, Deborah Fromm e Evandro Cruz são pesquisadores do grupo de Pesquisas Urbanas NaMargem/CEM.

Leia mais


 

Minicurso "Choisir les méthodes indirectes pour analyser le travail enseignant en situation réelle"

O Departamento de Letras Modernas convida todos os interessados para o minicurso "Choisir les méthodes indirectes pour analyser le travail enseignant en situation réelle".

O minicurso será realizado pelo Prof. Dr. Daniel Faïta da AMU Université, Marseille, França.

Gratuito para os alunos dos Programas de Pós-Graduação da USP, USF e UNICAMP.

Leia mais


 

Natsume Sōseki: "Época, Sociedade e obras literárias"

Por ocasião do centenário da morte do grande escritor japonês Natsume Sōseki, o Centro de Estudos Japoneses da Universidade de São Paulo tem a honra de convidá-los para o “Simpósio Natsume Sōseki: época, sociedade, obra”.

O Simpósio será realizado na Casa de Cultura Japonesa com uma programação composta de conferências, mesas redondas e apresentações de filmes baseados em algumas obras do autor seguidos de debates dirigidos, de 18 a 20 de outubro.

Segue o link para ver a programação completa no site e para inscrições: http://letrasorientais.fflch.usp.br/node/526 

TER, QUA e QUI | 18, 19, 20/10 | Cartaz

Auditório da Casa de Cultura Japonesa, Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Butantã, São Paulo, SP.


 

VIII Jornada do GERAR

O Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação (GERAR) convida todos os interessados para a “VIII Jornada do Gerar”.

TER | 18.10 | das 9h às 17h30 | Programação

Faculdade do Mosteiro São Bento, Largo de São Bento, s/n, Centro, São Paulo, SP.


 

Seminário Temático: A pesquisa sociológica de Erving Goffman

O Laboratório de Pesquisa Social (LAPS) de Departamento de Sociologia convida todos os interessados para o seminário temático: "A pesquisa sociológica de Erving Goffman".

O sociólogo Erving Goffman (1922 – 1982) é autor de uma obra bastante ampla e atual. Suas considerações sobre interações sociais, instituição total e estigma, inspiram não somente pesquisas das ciências sociais brasileiras, mas também de outras áreas. Este seminário privilegia a discussão sobre suas três publicações mais conhecidas no Brasil – Asylums, Stigma e The presentation of self in everyday life – bem como os artigos The interaction order e The insanity of place, com o intuito de aprofundar o conhecimento para possíveis contribuições deste autor para as pesquisas sociológicas.

Leia mais


 

Curso: "Mário de Andrade: textos sobre música"

O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) convida todos os interessados para o curso "Mário de Andrade: textos sobre música".

Leia mais


 

III Colóquio Internacional de Clínica da Atividade

O Departamento de Letras Modernas convida todos os interessados para o III Colóquio Internacional de Clínica da Atividade.

Informações: (11) 3091-5041 (Secretaria do Departamento de Letras Modernas) 
Progamação e inscrições no site: http://cica2016.fflch.usp.br/
 

Leia mais


 

Encontro “Una città, due autori: la Ferrara di Ludovico Ariosto e Giorgio Bassani”

A Área de Língua, Cultura e Literatura Italianas da USP convida todos os interessados para o encontro “Una città, due autori: la Ferrara di Ludovico Ariosto e Giorgio Bassani”.

O encontro "Una città, due autori: la Ferrara di Ludovico Ariosto e Giorgio Bassani" é uma iniciativa da Área de Língua, Cultura e Literatura Italianas da USP e do grupo de estudos «A tradição literária italiana», para relembrar dois eventos muito significativos para os estudos literários: os 500 anos da primeira edição do Orlando Furioso, obra-prima do escritor renascentista Ludovico Ariosto, que muito influenciou o desenvolvimento da poesia cavaleresca na Europa (inclusive o próprio Don Quixote); os 100 anos do nascimento de Giorgio Bassani, inteletual anti-fascista, escritor e crítico literário na Itália do segundo pós-guerra, autor do importante romance Il giardino dei Finzi-Contini (1962), que inspirou o filme homônimo de Vittorio De Sica.

Informações: (11) 3091-5041 (Secretaria do Departamento de Letras Modernas) 

Leia mais


 

Oficina: "Leitura e Compreensão da Escrita Acadêmica”

O Laboratório de Pesquisa Social do Departamento de Sociologia “Curso de Leitura e Compreensão da Escrita Acadêmica”.

A oficina, em 4 sessões, abordará a compreensão de textos acadêmicos em Ciências Sociais, a partir da análise de sua estrutura argumentativa. Ademais, oferecerá instrumentos para a elaboração de fichamentos e resenhas críticas, apresentando modelos desses tipos de texto, bem como as normas científicas de citação e referência.

Informações: laps@usp.br

às QUA | 14.09, 28.09, 05.10 e 19.10 | Horários variados | Programação

Salas 12 e 118, Prédio de Filosofia e Ciências Sociais. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, São Paulo, SP.


 

Seminário Temático: “Michel Foucault e os Cursos no Collège de France"

O Laboratório de Pesquisa Social do Departamento de Sociologia (LAPS) convida todos os interessados para o seminário temático “Michel Foucault e os Cursos no Collège de France”.

às QUA | 31.08 a 30.11 | das 17h30 às 19h30 | Cartaz

Sala 2073, Prédio de Filosofia e Ciências Sociais. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, São Paulo, SP.


 

Seminário: “A experiência da Transparência Brasil na coleta de dados primários”

O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) convida todos os interessados para o seminário “A experiência da Transparência Brasil na coleta de dados primários” com Manoel Galdino (CAENI-USP).

Resumo:
A Transparência Brasil foi pioneira na coleta e disseminação de dados primários em política no Brasil, notadamente com os projetos Às Claras, com dados de contribuição de campanhas, e Excelências, com dados sobre processos judiciais sobre deputados e senadores. Neste trabalho serão descritas algumas das dificuldades sobre organizações de bases de dados e implicações metodológicas para a interpretação de índices construídos a partir de dados primários coletados. Particularmente, o palestrante vai enfatizar a importância da metodologia de coleta ser reproduzível, organizada por conceitos bem definidos e operacionalizáveis empiricamente. Além disso, irá discutir alguns princípios de construção de bases de dados que devem orientar a coleta de dados. Esse segundo aspecto se insere dentro da agenda de pesquisa vinculada ao conceito de data tidying.

Wickham, Hadley. "Tidy Data." Journal of Statistical Software 59.i10 (2014). 

Leia mais


 

V Encontro de Pesquisa na Graduação de História de 2016 (EPEGH)

Informações: epegh2016@gmail.com
 
QUI e SEX | 20 e 21.10

Prédio de História e Geografia, Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo, SP.


 

Palestra do Prof. Dr. Daniel Kölligan (Universidade de Colônia/Alemanha)

O Departamento de Letras Clásicas e Vernáculas e o Departamento de Linguística convida todos os interessados para a palestra do Prof. Dr. Daniel Kölligan (Universidade de Colônia/Alemanha).

QUI | 20.10 | às 14h | Informações

Sala 266, Prédio de Letras, Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, São Paulo, SP.


 

Palestra: “Política na Rússia atual: A Evolução do Sistema Partidário Russo Pós-Soviético, 1992-2016”

O Laboratório de Estudos da Ásia (LEA) do Departamento de História convida todos os interessados para a palestra: “Política na Rússia atual: A Evolução do Sistema Partidário Russo Pós-Soviético, 1992-2016”.

Leia mais


 

VII Jornada sobre Ensino-Aprendizadem de Línguas em Ambientes Virtuais (JEALAV)

O Centro de Línguas em parceria com o Departamento de Letras Modernas convidam todos os interessados para a “VII Jornada sobre Ensino-Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais (JEALAV)".

Envio de resumos com propostas de comunicações: 10.09.2016 a 26.09.2016

SEX | 21.10 | das 8h às 18h | Inscrições | ProgramaçãoNormas | Cartaz

Sala 260, Prédio de Letras, Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, São Paulo, SP.


 

Seminário Temático: Michel Foucault e o discurso como instrumento de pesquisa

O Laboratório de Pesquisa Social (LAPS) de Departamento de Sociologia convida todos os interessados para o seminário temático: "Michel Foucault e o discurso como instrumento de pesquisa".

Michel Foucault possui uma obra extensa que abrange diversos focos. Também por isso, sua produção é utilizada por várias áreas, incluindo a Sociologia, e um dos temas trabalhados por este autor foi a análise do discurso. Esse seminário busca aprofundar a reflexão acerca da análise do discurso foucaultiana e sua possível aplicação em pesquisas sociológicas. Utilizando A ordem do discurso como obra norteadora, busca-se debater as diferentes interpretações de autores que se debruçaram sobre o tema e se propuseram a explicar e dialogar com a perspectiva de Michel Foucault.
 
Textos disponíveis em: https://usp-br.academia.edu/discurso

Leia mais


 

Defesas

Leopoldo Zea, Arturo Ardao e João Cruz Costa: história das ideias, discursos identitários e conexões intelectuais

Espelhos em trio: por uma reflexão sobre o corpo no processo ensino-aprendizagem de Ryûkyû Buyô

A (des)socialização do negro em Kinaxixe, de Arnaldo Santos

A elaboração de Livro Didático baseado em gêneros textuais por professores de francês: análise d uyma experiência

Estar em movimento é estar vivo: territorialidade, pessoa e sonho entre famílias Tupi Guarani

O internacionalismo operário entre o local e o global: as redes sindicais de trabalhadores químicos e metalúrgicos no Brasil

O Brasil e a guerra civil espanhola: fluxos econômicos e negociações oficiosas (1936-1939)

Exílio íntimo: leitura da poesia de Dante Milano

Idols em imagens e sons, fãs em re-ação: uma etnografia da prática musical do K-pop em São Paulo

Do culto à cultura: fatos linguísticos e sociais no colégio republicano paulista

O acontecimento Eloísa Cartonera: memória e identificações

O ciclope de Eurípides: estudo e tradução

A universidade do sertão: o novo retrato cultural da música sertaneja


A programação de eventos e defesas de mestrado e doutorado da FFLCH pode ser vista em http://fflch.usp.br/calendar/2016

Acesse o Portal de Vídeos da FFLCH em nossa página http://comunicacao.fflch.usp.br/portaldevideos

Youtube: https://www.youtube.com/c/FFLCHUSPoficial

Facebook: https://www.facebook.com/FFLCH.USP