Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Boletim Acontece na FFLCH-USP n. 330

Seminário: A Necessidade da Pesquisa Multiestratégica

O Instituto de Estudos Avançados (IEA) convida todos os interessados para o seminário “A Necessidade da Pesquisa Multiestratégica”.

SEG | 07.11 | das 14h às 17h | Programação

Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo.


 

Colóquio Internacional: Procedimentos Interdisciplinares Aplicados ao Egito Antigo e Oriente Próximo

O Programa de História Social da FFLCH convida todos os interessados para o Colóquio Internacional “Procedimentos Interdisciplinares Aplicados ao Egito Antigo e Oriente Próximo” e para o Curso “Fontes e Abordagens para a história do Egito Antigo”.

Colóquio
SEG a QUI | 07.11 a 10.11 | às 14h30 | Informações | Cartaz

Curso
Ter a SEX | 08.11 a 11.11 | às 19h30

Prédio de Geografia e História, Av. Lineu Prestes, 338, São Paulo, SP.


 

Palestra: Foco narrativo e ideologia liberal nas novelas "Bartleby, the Scrivener" e "Benito Cereno", de Herman Melville

O Laboratório de Estudos do Romance, convida todos os interessados para a palestra: "Foco narrativo e ideologia liberal nas novelas 'Bartleby, the Scrivener' e 'Benito Cereno', de Herman Melville".

A comunicação aborda a estruturação narrativa de duas novelas de Herman Melville - "Bartleby, or the Scrivener" (1853) e Benito Cereno (1855) - à luz do esforço do autor de tematizar literariamente o processo histórico e social norte-americano. Para tanto, colocaremos ambos os trabalhos sob a perspectiva mais ampla da prosa de Melville, no âmbito da qual avaliaremos o emprego de determinadas técnicas (o uso de primeira pessoa narrativa e o discurso indireto livre, respectivamente) e, desse modo, sua contribuição para a formação do romance norte-americano.

Informações: dlm@usp.br

SEG | 07.11 | 14H30 | Cartaz
Sala 164, Prédio de Letras FFLCH-USP, Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Butantã, São Paulo, SP.


 

Evento: in memorian à Marcia Yumi Takeuchi

No próximo dia 7/11 o LEER estará organizando  em parceria com a Edusp  um evento in memoriam à nossa querida historiadora Marcia Yumi Takeuchi. Nesta ocasião será lançado o livro Imigração Japonesa nas Revistas Ilustradas, resultado da sua tese de Doutorado apresentada  em 2009 junto ao Programa de  História Social do Depto de História, FFLCH-USP.

Participam da mesa coordenada os professores que, no decorrer da trajetória acadêmica da autora, influenciaram com suas propostas teóricas e metodologia da pesquisa direcionadas para os  estudos da imagem e da imigração: Ana Luiza Martins, Boris Kossoy, Elias Thomé Saliba e Sedi Hirano. Priscila Ferreira Perazzo estará representando suas colegas de graduação e pós-graduação.

SEG | 07.11 | às 16h | Convite

Anfiteatro da Casa de Cultura Japonesa, Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária, São Paulo, SP.


 

II Ciclo de Seminários da Licenciatura em Letras

O Laboratório do Ensino de Línguas e Literaturas da USP convida todos os interessados para o II Ciclo de Seminários da Licenciatura em Letras com a Profa. Dra. Tânia Celestino Macedo cujo tema será “Literaturas Africanas e Oralidade”.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. As inscrições estarão abertas enquanto houver vagas. Haverá certificados válidos também para as AACC.



SEG | 07.11 | das 18h às 19h30 | Cartaz | Inscrições

Sala 102, Prédio de Letras, Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, São Paulo, SP.


 

Lançamentos: “Umseteum” e “… No dos Outros é Refresco...” do Prof. Dr. Carlos Alberto da Fonseca

Lançamentos: “Umseteum” e “… No dos Outros é Refreso” do Prof. Dr. Carlos Alberto da Fonseca

SEG | 07.11 | às 18h30 | Convite

Rua Mourato Coelho, 838 (esquina com a Inácio Pereira da Rocha), Vila Madalena.


 

4º Colóquio Internacional Artífices da Correspondência

O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) convida todos os interessados para o “4º Colóquio Internacional Artífices da Correspondência”.

TER e QUA | 08.11 e 09.11 | das 9h às 18h30 | Programação

Sala de Eventos do Instituto de Estudos Avançados (IEA), Rua da Praça do Relógio, 109, bloco k, 5º andar,  Cidade Universitária, São Paulo, SP.


 

Workshop Internacional: A poiesis da democracia

O Workshop Internacional “A poiesis da democracia” foi concebido em razão da carência de estudos, no âmbito da lusofonia, sobre a democracia ateniense pensada como problema e prática cotidianos cujas soluções então encontradas ainda contribuem para a reflexão sobre os desafios sociais, intelectuais e ético-políticos da democracia contemporânea. Tem por problema principal a análise, preferencialmente interdisciplinar e aberta a múltiplas abordagens teórico-metodológicas, da construção do conceito de democracia ateniense como arena político-cultural conflituosa e problemática (e não meta, estrutura ou programa) perceptível em distintos autores e/ou discursos da época clássica (historiográfico, trágico, cômico, biográfico, oratório, filosófico, tratadístico etc), bem como em reflexões que os suplementaram ao longo dos séculos V e IV a.C. E põe em confronto abordagens tão criticamente inovadoras quanto o foram em suas épocas textos centrados em problemas como o das relações entre justiça pública e privada, entre modos de governo e valia de seu funcionamento, entre direitos e deveres configuradores da cidadania, entre autonomia individual e coerção arbitrária ou entre limitações e possibilidades do exercício do poder – dentre outras problemáticas que formam a espinha dorsal de conceitos de democracia antigos e/ou contemporâneos.

Leia mais


 

Seminário Temático: A pesquisa sociológica de Erving Goffman

O Laboratório de Pesquisa Social (LAPS) de Departamento de Sociologia convida todos os interessados para o seminário temático: "A pesquisa sociológica de Erving Goffman".

O sociólogo Erving Goffman (1922 – 1982) é autor de uma obra bastante ampla e atual. Suas considerações sobre interações sociais, instituição total e estigma, inspiram não somente pesquisas das ciências sociais brasileiras, mas também de outras áreas. Este seminário privilegia a discussão sobre suas três publicações mais conhecidas no Brasil – Asylums, Stigma e The presentation of self in everyday life – bem como os artigos The interaction order e The insanity of place, com o intuito de aprofundar o conhecimento para possíveis contribuições deste autor para as pesquisas sociológicas.

Leia mais


 

Simpósio: "80 anos da Revolução Espanhola"

O Departamento de História convida todos os interessados para o “Simpósio 80 anos da Revolução Espanhola”.

QUA a SEX | 09.11 a 11.11 | das 14h às 19h30 | Programação | Cartaz

Prédio de Geografia e História, Av. Lineu Prestes, 338, São Paulo, SP.


 

Debate de lançamento do livro "As contradições do lulismo: a que ponto chegamos?"

A aguardada antologia de interpretação do Brasil contemporâneo, resultado de dois anos de pesquisas coordenadas por André Singer no Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic), da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, fornece um levantamento a quente das contradições da experiência lulista e suas expressões mais agudas na atualidade.

Leia mais


 

VI Jornada de Estudos Shakespeareanos

O Departamento de Letras Modernas convida todos os interessados para a "VI Jornada de Estudos Shakespeareanos".

No ano em que serão celebrados os 400 anos da morte de Shakespeare, propomos refletir não apenas sobre o legado deixado pelo autor de Stratford-Upon-Avon, mas também sobre o meio teatral em que ele viveu e trabalhou, em especial seus companheiros de profissão atuantes na Inglaterra e nas demais cortes europeias da época. Assim, a VI Jornada propõe privilegiar reflexões e debates sobre os dramaturgos, poetas e prosistas contemporâneos de Shakespeare, aquém e além mar.

QUI a SAB | 10.11 a 12.11 | às 8h30

Casa de Cultura Japonesa, Av. Prof. Lineu Prestes, 159 e Sala 112 no Prédio de Letras, Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, São Paulo, SP.


 

V Encontro de Estudos Coreanos

SEX | 11.11 | das 9 às 17h | Programação

Sala 107, Prédio de Letras, Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, São Paulo, SP.


 

Haddad e Erundina apresentam no IEA suas experiências como prefeitos de São Paulo

O programa USP Cidades Globais inicia no dia 11 de novembro um ciclo de conversas com todos os prefeitos da capital paulista. A série Gestão de uma Metrópole: a Experiência dos Prefeitos de São Paulo terá como primeiro convidado o atual prefeito Fernando Haddad.

A partir das 9h30 da manhã, na Sala de Eventos do IEA, ele apresentará os principais desafios para a administração da cidade, em sua visão. Após sua fala, Haddad participará de um diálogo com os pesquisadores do USP Cidades Globais.

Leia mais


Inscrição para a bolsa do projeto de pesquisa "Estratégias construídas por mulheres negras no Brasil e no Canadá"

O GEPPIS – Grupo de Estudos e Pesquisas das Políticas Públicas para Inclusão Social e o Diversitas – Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos – FFLCH/USP, selecionam dois (2) estudantes de graduação da Universidade de São Paulo  para participar das etapas nacional e internacional do projeto de pesquisa "Estratégias construídas por mulheres negras no Brasil e no Canadá: educando para o enfrentamento da discriminação por gênero e raça", coordenado pela Professora Gislene Aparecida dos Santos (Universidade de São Paulo), no Brasil e pela Professora Njoki Wane (Universidade de Toronto), no Canadá.

Os procedimentos para inscrição encontram-se no Edital de Seleção.

Para informações não constantes no presente edital: geppis-each@usp.br

TER a TER | 01.11 a 15.11


Defesas

Influência dos movimentos de massas nas taxas de denudação a long-termo da Serra do Mar/SP

Constituição e responsabilidade: a articulação de mecanismos para controlar os atos ministeriais pela Assembleia Geral Legislativa do Império do Brasil (1826-1829)

A exemplaridade do abandono: epístola elegíaca e intratextualidade nas Heroides de Ovídio

Alma e corpo: um estudo sobre mente, sofrimento e deficiência

O sistema de escrita japonês: além da fala

Tuberculose e território: caminhos geográficos da tuberculose em Guarulhos

Tornar-se compositor: a construção do modernismo musical e o processo de institucionalização da música de concerto em São Paulo (1920-1950)

Fenômeno otaku: de problema social à solução política

Organização hierárquica e linguística: o modelo jesuítico após a restauração

Entre 'perifeminas' e 'minas de artilharia': participação e identidade de mulheres no hip hop e no funk

Fronteiras da pátria: dos campos sem vida aos campos de morte

Contradições do contemporâneo: a memória, oa nacional e o universal em O sol se põe em São Paulo e Diário da queda

Cartografia temática aplicada à analise ambiental do município de Juquitiba - SP

'Melhor que o melhor dos sonhos': família e ordem social na prosa de Machado de Assis (décadas de 1860 e 1870) e no teatro realista brasileiro

Crônicas da guerra na Itália: estudo sobre o estilo de Rubem Braga e a história dos pracinhas

A ficção histórica de Goethe: do Sturm und Drang à revolução francesa

Análise da aplicação da Convenção da Basiléia pelo governo brasileiro com foco no trânsito transfronteiriço de resíduos

A cruz e o lulismo: um estudo de caso na periferia de São Paulo com fiéis da Igreja Universal nas eleições de 2014

Mikhail Vassílievitch Lomonóssov: uma apresentação

GIZ - desenvolvendo um software de uso fácil para o ensino de geografia

Peles de papel: caminhos da tradução poética das artes verbais ameríndias


 

A programação de eventos e defesas de mestrado e doutorado da FFLCH pode ser vista em http://fflch.usp.br/calendar/2016

Acesse o Portal de Vídeos da FFLCH em nossa página http://comunicacao.fflch.usp.br/portaldevideos

Youtube: https://www.youtube.com/c/FFLCHUSPoficial

Facebook: https://www.facebook.com/FFLCH.USP