Linguagens do Oriente: contemporaneidade - Arlete Cavaliere e Antonio Bezerra Menezes (Orgs.)

As transformações no panorama internacional, com o crescente deslocamento do eixo geopolítico para a Ásia e os conflitos interétnicos e interculturais acirrados nos últimos anos, resultaram na crescente demanda de discussão e análise acerca das culturas orientais.
Questões relativas aos estudos literários, estudos linguísticos, tradução, pensamento, cultura e arte surgem no presente volume, a propor uma ampla discussão, tão instigante quanto necessária, para o estudo do Oriente e suas diferentes culturas. Duas partes estruturam esta coletânea: Literatura e cultura (parte I) e Teatralidades (parte II).
Participaram deste projeto, além de docentes do Departamento de Letras Orientais (DLO) da FFLCH/USP, pesquisadores do Grupo de Estudos Orientais, Eslavos e Neo-helênicos (GEO) da Universidade de Estrasburgo, com o qual o DLO mantém um convênio de intercâmbio acadêmico.

Os ensaios aqui reunidos facultam ao leitor uma compreensão abrangente do universo cultural e artístico desses multiplos "orientes", segundo uma perspectiva atual, que possa, afinal, iluminar nuanças e novas abordagens de um imaginário rico e multifacetado, que ainda resiste à compreensão do Ocidente.

A análise das culturas orientais e, portanto, de outras modalidades do pensamento humano abre a fecunda possibilidade da toletância com o diferente e do diálogo interdisciplinar com culturas milenares, de indubitável contribuição para a história das civilizações.

Editora:
Paulistana