Chamada para submissão de poster: Primeira Jornada de Estudos do Grupo de Pesquisa "A aquisição de marcadores discursivos na fala dialógica de aprendizes de italiano LE"

Data do Evento:
seg, 24/04/2017 - 09:30 - sex, 28/04/2017 - 16:30
A Área de Língua e Literatura Italianas promoverá no dia 04 de agosto, das 09h30 às 16h30, no prédio de Letras, a Jornada de estudos "Análise da Conversação: Aplicações e Perspectivas".

Submissão de poster até o dia 03 de julho.

SEX | 04.08.2017 | 09h30 às 16h30

Prédio de Letras. Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE POSTER

Convidamos, para a submissão de trabalhos na modalidade Poster, aqueles que desenvolvam pesquisas a respeito da interação social, relacionadas com os estudos conversacionais aplicados a diversos âmbitos de investigação, como por exemplo: construção e análise de corpus, ensino-aprendizagem de línguas maternas e estrangeiras, produção de material voltado para o ensino e formação docente.

As propostas deverão conter um resumo que indique de forma clara e sucinta (máximo de 200 palavras) os objetivos, a metodologia, os resultados e as conclusões do estudo e deverão ser enviadas até o dia 03 de julho de 2017 em formato PDF/Adobe para o e-mail:  jornada.ac@gmail.com

Das 9h30 às 9h45         Boas-vindas e apresentação da Jornada de Estudos

Das 9h45 às 10h45  ZILDA AQUINO, DLCV-Universidade de São Paulo

Do pioneirismo do Projeto NURC no Brasil e suas repercussões nas transcrições     atuais.

Das 10h45 às 11h    Pausa café

Das 11h às 12h     DANIELA VERONESI, Libera Università di Bolzano (Itália)

Análise da Conversação e Práticas de transcrição: (re) apresentar a interação face a face entre a  linguagem falada e multimodalidades

Das 12h às 13h         Sessão de pôsteres

Das 13h às 14h         Pausa almoço

Das 14h às 15h        ELISABETTA SANTORO, DLM-Universidade de São Paulo

Entre a pragmática e a análise conversacional: intersecções e confluências

Das 15h às 16h       ROBERTA FERRONI, DLM-Universidade de São Paulo

Aplicabilidade da Análise da Conversação à didática das línguas estrangeiras: investigação de uma proposta operacional

Das 16h às 16h30  Discussão e encerramento do evento

No ano de 1974 foi publicado, na edição de número 50 da revista Language, o artigo intitulado A simplest systematics for the organization of turn-taking for conversation, escrito por Sacks, Schegloff e Jefferson. Tal artigo contribuiu para consagrar oficialmente o nascimento de uma nova disciplina: a Análise da Conversação.

Daquele momento até os dias atuais, pode-se afirmar que os sofisticados instrumentos à disposição dessa abordagem teórica se revelaram de grande utilidade para traçar os mecanismos que se seguiram, os quais regulam a “trama” da conversação nos mais variados contextos situacionais: dos encontros terapêuticos às interações com finalidades didáticas, às comunidades linguísticas bilíngues, à mediação linguística, entre outras.

O objetivo desta Jornada de Estudos é discutir e analisar, conjuntamente, os êxitos que, após quarenta anos, a Análise da Conversação continua a ter entre os estudiosos de diferentes âmbitos disciplinares, bem como as suas possibilidades de aplicação e a oferta de indicações operacionais para as pesquisas.

Comissão organizadora

Profa. Dra. Roberta Ferroni