Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Debate: 100 anos da Greve Geral de 1917: marco na história da classe operária

Data do Evento: 
ter, 20/06/2017 - 18:30 - 20:30

Na terça-feira, 20 de junho, o Centro de Documentação e Memória da UNESP realiza o debate 100 anos da Greve Geral de 1917: marco na história da classe operária.

Julho de 1917 representa um marco na história da classe operária brasileira. Em protesto contra os baixos salários, insuficientes para alimentar as famílias; contra as longas jornadas de trabalho impostas a homens, mulheres e crianças, que chegavam a lidar 14 horas diárias; ambientes  insalubres e jornadas noturnas para mulheres e crianças, os operários têxteis iniciaram uma greve. A intervenção policial resultou na morte do sapateiro José Ineguez Martinez, de 21 anos. O episódio fez recrudescer o movimento grevista. Na saída do enterro do sapateiro, a multidão dirigiu-se à Praça da Sé, em São Paulo, para um grande comício de protesto, onde exigiu-se a reabertura das ligas operárias, proibidas de funcionar no dia anterior; a libertação dos grevistas presos e a punição dos assassinos de Martinez. Uma simples greve converteu-se numa insurreição, pela qual os operários conseguiram algumas reivindicações, mas principalmente fundaram as bases do movimento operário nacional. No âmbito externo, acontecia a 1º Guerra Mundial e a Revolução Russa.  

Expositores:

Prof. Me. Augusto Buonicore - Historiador com mestrado em Ciência Política pela Unicamp e doutorando em curso pela mesma instituição; presidente do Conselho Curador da Fundação Maurício Grabois e autor dos livros: Marxismo, história e a revolução brasileira: encontros e desencontros; Meu Verbo é Lutar: a vida e o pensamento de João Amazonas e Linhas Vermelhas: marxismo e os dilemas da revolução, todos publicados pela Editora Anita Garibaldi.

João Guilherme Vargas Netto - Jornalista e consultor sindical de entidades de trabalhadores.

Mediação:
Solange Souza - Historiógrafa do CEDEM com graduação em História pela FFLCH/USP.

Contato: (11) 3116–1701   eventos@cedem.unesp.br

Serão emitidos certificados de participação.

Inscrições gratuitas: http://www.cedem.unesp.br/#!/evento1

TER | 20.06.2017 | 18h30

Praça da Sé, 108, 7º andar, São Paulo