Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Inscrições abertas: Curso “O que produz a violência”

Data do Evento: 
seg, 10/07/2017 - 08:00 - seg, 31/07/2017 - 18:00

Fruto de parceria entre o Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid) e o Conselho Britânico, o curso faz parte do projeto “Tackling Violence in Latin America”. Será realizado entre agosto e novembro, no CEBRAP.

Inscrições online até 31 de Julho de 2017 em: https://goo.gl/forms/9MiQIXuLjpFuLaMf1

O curso é gratuito. Serão emitidos certificados de participação.

Carga Horária: 64 horas (8 encontros quinzenais, com cada encontro acontecendo sexta à tarde e sábado pela manhã, de 18 de agosto a 17 de novembro).

Parte da seguinte constatação: há um descompasso entre o que dizem as pesquisas recentes sobre as causas da violência na América Latina e as formas pelas quais os governos têm procurado combatê-la.
De um lado, as pesquisas apontam para a globalização de mercados ilegais - armas, drogas, contrabando, veículos roubados – e para a ineficiência das políticas locais de encarceramento e punição dos operadores baixos desses mercados. Há três décadas sendo implementadas, essas políticas não ofertam sensação de segurança ao cidadão. Ao contrário, sentimo-nos cada vez mais inseguros.
Ainda assim, os governos seguem investindo cada vez mais na punição e no encarceramento massivo, na militarização e nas estratégias de guerra ao crime e às drogas, que aumentam o conflito social e urbano. O discurso penal tem cada vez mais espaço nos debates públicos, enquanto as facções e grupos criminais se profissionalizam e se conectam internacionalmente.

Informações detalhadas aqui

Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Rua Morgado de Mateus, 615 Vila Mariana, São Paulo