Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Simpósio USP de História da Ciência e Tecnologia: Construindo Diálogos Interdisciplinares

Data do Evento: 
seg, 13/11/2017 - 08:00 - ter, 14/11/2017 - 17:00
O Instituto de Estudos Avançados e o Centro Interunidade de História da Ciência convidam todos os interessados para o Simpósio USP de História da Ciência e Tecnologia: Construindo Diálogos Interdisciplinares.
 
Ao passar dos anos, a área de História da Ciência adquiriu grande multiplicidade, admitindo diferentes olhares teóricos, perspectivas metodológicas, fontes e objetos de pesquisa. Em relação a estes últimos, a análise das ciências envolve seu desenvolvimento teórico-conceitual, mas também suas práticas instrumentais de pesquisa, as instituições, as relações ciência e sociedade e outros elementos que envolvem a compreensão da ciência como atividade socialmente localizada. A História da Ciência inclui as mais diversas áreas, a Matemática, as Ciências Naturais, as Engenharias, a Arquitetura, a Medicina, a Psicologia, as Ciências Humanas, isto é, um conjunto amplo de conhecimentos. Ela reflete a natureza das universidades, isto é, um espaço que se enriquece com a diversidade de saberes que, ao mesmo tempo em que se individualizam pelas suas características epistemológicas, unificam-se por compartilhar seus contextos de produção. Pesquisadores com as mais diversas formações iniciais se dedicam à História da Ciência. Além disso, ela não apenas se realiza em departamentos ou institutos de História, mas também é desenvolvida em espaços de pesquisa com os mais diferentes fins. Na Universidade de São Paulo encontramos realidade semelhante. Em suas diferentes unidades, encontramos docentes e discentes com interesse e dedicação a esta área do conhecimento. A realização de trabalhos em História da Ciência nas diferentes unidades da USP é algo a ser preservado e que reflete a natureza desta área do conhecimento. Contudo, muitas vezes, as pesquisas passam a ser feitas de modo isolado, sem o diálogo com trabalhos semelhantes. Buscando contribuir para a superação dessa condição, o Centro Interunidades de História da Ciência da USP (CHC-USP) convida toda a comunidade USP para este simpósio que pretende promover um espaço rico para a promoção de debates e reflexões sobre temas atuais desta área de pesquisa.
 
O evento é gratuito e contará com pesquisadores de referência convidados para palestras e mesas-redondas. Estas sessões são abertas ao público geral, mediante inscrição na página do IEA até o dia 3 de novembro.
 
SEG e TER | 13.11 e 14.11 | Informações
 
Anfiteatro Nicolau Sevcenko, prédio da História e Geografia, Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo.