Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Conferência: Stefan Zweig – O projeto do exílio - Das Exilprojekt

Data do Evento: 
ter, 19/09/2017 - 14:00 - qua, 20/09/2017 - 17:00

A conferência foi idealizada pelo Stefan Zweig Centre/Universität Salzburg (Áustria) e pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Literatura Alemã do Departamento de Letras Modernas da FFLCH USP, em colaboração da Casa Stefan Zweig (Petrópolis, RJ).

Rememora 75 anos do falecimento do escritor, em Petrópolis, RJ, e contará com quatorze especialistas nacionais e estrangeiros. Os textos de Zweig escritos no exílio são considerados parte de um mesmo projeto intelectual. Os estudos históricos, o romance, as novelas e ensaios, o livro sobre o Brasil, bem como sua autobiografia são compreendidos como uma tentativa geral de Zweig de redefinir seu trabalho como escritor. Não se trata de analisar gêneros, motivos ou a biografia do autor, mas de delinear o Projeto do exílio, ou sua tentativa de definir a posição de um intelectual no exílio.  (Cf. Renoldner, 2015).

O evento será realizado nos dias 19 e 20 de setembro de 2017, na Sala Villa Lobos da Biblioteca Brasiliana da USP e, no período noturno, na sede do Instituto Goethe.

Aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição.

Certificados serão emitidos aos participantes que assinarem a lista de presença e comparecerem a 70% do evento.

Confira aqui a programação.

Informações : conferenciastefanzweig@gmail.com  https://konferenzstefanzweig.blogspot.com.br/