Memória, Verdade e Justiça: Passado e Presente na América Latina

Data do Evento:
seg, 11/09/2017 - 09:00 - 20:00

Evento deliberado e promovido pela assembleia setorial de professores da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas com o fim de debater o terrorismo de Estado no passado, sua relação com a desigualdade e com as políticas econômicas adotadas no período, assim como suas reverberações no presente. Busca-se com a programação, abaixo reproduzida, reafirmar o compromisso intransigente com a memória e a verdade que deve prevalecer no espaço universitário público.

Aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição.

Programação completa

Auditório de História

Av. Prof. Lineu Prestes, 338

Cidade Universitária, São Paulo

9h Abertura

Direção da FFLCH e membro da comissão organizadora do evento.

9h30 O golpe de 1973 no Chile

Horácio Gutierrez (professor Departamento de História USP)

10h – 11h45 Memória, justiça e papel da universidade

Graciela Foglia (professora UNIFESP - Letras)

Edson Teles (professor UNIFESP - Filosofia) e membro da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos da Ditadura

11h45-12h Santiago Maldonado: um desaparecido no governo Macri. Apresentação a cargo de residentes argentinos em São Paulo organizados na campanha pela sua aparição com vida.

12 – 13h30 Almoço

Auditório sala 14 prédio de Filosofia e Ciências Sociais

Av. Prof. Luciano Gualberto, 315

Cidade Universitária, São Paulo

13h30 – 15h30  O genocídio da juventude negra

Suzane Jardim (PG História Social USP), organizadora da campanha “30 dias para Rafael Braga”.

Paulo Ramos (PG Sociologia USP)

Karin Sant’Ana Kössling, rede estadual de ensino, mestre em História Social pela USP.

15h30 – 16h Intervalo

16h-17h30 - Violência no campo e contra os povos indígenas

Marta Inês Medeiros Marques (professora Departamento de Geografia USP)

Pádua Fernandes, Instituto de Pesquisa em Direitos e Movimentos Sociais e rede Índio é Nós.

17h30-20h Ditadura brasileira e poder econômico.

Projeção do filme: "Cúmplices? A Volkswagen e a Ditadura Militar no Brasil", de Stefanie Dodt.

Debate:

Amélia Teles, Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos, da União de Mulheres de São Paulo e ex-coordenadora da Comissão Verdade do Estado de São Paulo "Rubens Paiva"

Adriano Diogo, ex-deputado estadual e membro da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo "Rubens Paiva"