XIV Semana de Geografia da USP

Data do Evento:
qua, 18/10/2017 - 09:00 - sex, 20/10/2017 - 22:00

Trata-se de um projeto de extensão, desenvolvido por docentes e discentes do Departamento de Geografia da FFLCH USP que tem como principal objetivo promover o diálogo, através de ações de ensino, pesquisa e extensão, entre discentes e docentes da universidade e da educação básica.

Em 2017, as apresentações dos projetos ocorrerão nos dias 18, 19 e 20 de outubro, das 09 às 22 horas, no prédio Departamento de Geografia da FFLCH USP (Av. Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo).

Evento gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição.

Consulte a programação

Mais informações: https://www.facebook.com/semangeousp/

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

PROJETO “SEMANA DA GEOGRAFIA”

RESUMO

O projeto “Semana da Geografia” completa, em 2017, 14 anos de existência. Trata-se de um projeto de extensão, desenvolvido por docentes e discentes do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo que tem como principal objetivo promover o diálogo, através de ações de ensino, pesquisa e extensão, entre discentes e docentes da universidade e da educação básica.

O projeto se estrutura em dois momentos. No decorrer do ano, as escolas parceiras desenvolvem projetos de ensino de geografia, com a participação de monitores-bolsistas do Departamento de Geografia. Tais projetos buscam construir ações de ensino-aprendizagem que possibilitem aos estudantes desenvolver conhecimentos, conteúdos e linguagens da geografia que contribuam na compreensão do lugar em que vivem e da relação dos mesmos com outros lugares. É importante ressaltar que são os docentes e discentes das escolas públicas que propõem os projetos, garantindo assim a autonomia da escola. O papel dos monitores da universidade é acompanhar os projetos propostos, produzindo reflexões e contribuindo no planejamento e execução de ações nas escolas.

Como os monitores são alunos e alunas do curso de licenciatura / bacharelado em Geografia, trata-se de momento fundamental no processo formativo, uma vez que podem acompanhar, de forma mais intensa, a dinâmica de uma unidade escolar, compreendendo as diferentes dimensões do trabalho docente em geografia. De forma geral, para a o curso, o projeto significa uma importante ponte no diálogo com a escola pública, fundamental no entendimento das demandas para o ensino de geografia e, consequentemente, para a formação docente no mundo contemporâneo.

No mês de outubro, ocorre o ponto culminante da Semana. Em três dias, os docentes e discentes da educação básica vêm ao Departamento de Geografia apresentar os resultados dos projetos desenvolvidos. Esta apresentação coloca em diálogo estudantes de diferentes escolas públicas do estado de São Paulo que, assim, têm a oportunidade de conhecer outros projetos e estabelecer diálogo através da Geografia. Além disso, os discentes e docentes da Educação Básica aproveitam a visita ao Departamento para conhecer outros espaços da USP (Museus, Faculdades, Institutos, etc.), em visitas acompanhadas pelos monitores da Semana.

Em 2017, as apresentações dos projetos ocorrerão nos dias 18, 19 e 20 de outubro, das 09 às 22 horas. É esperada a participação de cerca de 1100 discentes de escolas públicas do Estado de São Paulo. Além das apresentações dos resultados dos projetos, ocorrerão mesas de debate sobre o ensino de geografia, a formação docente e o mundo contemporâneo.

Nestes 14 anos de existência, a Semana de Geografia se consolidou como um dos principais projetos que coloca em diálogo a Universidade e a Escola Pública, demonstrando-se um importante espaço de formação e reflexão sobre a importância da geografia, da educação e da escola na construção de um projeto de sociedade mais equitativo, justo e democrático.

Contato: http://labur.fflch.usp.br/node/14