Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Debate: Mulheres e lutas na periferia de SP, do MCV ao MTST

Data do Evento: 
qua, 04/10/2017 - 19:00 - 21:00

O debate sobre o Movimento do Custo de Vida e a participação das mulheres na política, dos anos 1970 aos dias de hoje, é baseado no livro de Thiago Nunes Monteiro e será realizado quarta-feira, 04 de outubro, na Av. São Luiz, 187, 2º andar, loja 29, galeria metrópole (Tapera Taperá).



Editado pela editora Humanitas em parceira com a Fapesp, é resultado da dissertação de mestrado realizada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Além do autor, contaremos com Alana Moraes, Irma Passoni e outrxs convidadxs.

SOBRE A OBRA:

O livro aborda a dinâmica interna do Movimento do Custo de Vida (MCV), também conhecido como Movimento Contra a Carestia (MCC), considerado um dos maiores movimentos populares que emergiram no contexto das lutas dos anos 1970 e 1980, na zona Sul de São Paulo.

Amparado por extensa pesquisa em documentação, o livro contribui para a compreensão da trajetória do movimento, de seu imaginário, de suas disputas internas e também com o Estado. Em um momento histórico no qual, apesar das dificuldades impostas pelo aparato repressivo do regime militar, o MCV foi capaz de mobilizar milhares de pessoas em torno de reivindicações que iam contra a política econômica defendida pelo governo, como o congelamento dos preços dos alimentos de primeira necessidade.

Liderado por mulheres da periferia, fora dos canais tradicionais de representação, o MCV exerceu, ainda, a função de movimento-receptáculo de vários outros movimentos sociais que marcaram o período e teve papel fundamental no processo de reocupação e repolitização do espaço público, movimentos até então sufocados pelo regime militar.

SOBRE O AUTOR
Thiago Nunes Monteiro é bacharel, licenciado e mestre em História Universidade de São Paulo. É docente na rede municipal de ensino de São Paulo.



Informações