SESC-SP abre inscrições para seminário gratuito

Data do Evento:
seg, 09/10/2017 - 13:30 - sex, 13/10/2017 - 21:00

Estão abertas as inscrições para o seminário "Domesticidade, Gênero e Memória" que será realizado pelo Centro de Pesquisa e Formação  - SESC São Paulo, de 23 a 25 de outubro.

O seminário “Domesticidade, Gênero e Memória” tem como objetivo aprofundar o diálogo entre a arquitetura, as ciências sociais e a história, de forma a relacionar as permanências e transformações dos espaços construídos com os processos técnicos, estéticos, espaciais, morais, sociais, econômicos e políticos mais amplos. Assim, foram pensadas seis mesas com questões distintas, mas inter-relacionadas, que propõem a discussão em torno dos três temas elencados: domesticidade, gênero e memória.

Os trabalhos a serem apresentados enfocam o espaço de casas, edifícios de apartamentos, conjuntos habitacionais, suas concepções arquitetônicas ou formas de apropriação, sua materialidade ou suas representações – escritas, visuais, cênicas.
Centrados ora em sua produção, ora em seu uso, ora em suas interpretações e significados, põem em cena agentes dos mais diversos: proprietárias(os), moradoras(es), promotoras(es), profissionais – de arquitetura, engenharia, decoração, design, jornalismo, literatura, artes visuais, assistência social, negócios imobiliários ou da construção – e instituições – profissionais, empresariais, políticas, religiosas, sociais e culturais.

Os suportes documentais que mobilizam exprimem também a diversidade de vozes e papéis que representam: leis, regulamentos, periódicos, artefatos, construções exemplares, desenhos, plantas, fotografias, manuais de donas de casa, álbuns de família, relatos orais, cartas, diários, anúncios, projetos, escritos literários, políticas de governo. Além das seis mesas, estão previstas três sessões de conferências de convidados estrangeiros e nacionais.

O evento pretende oferecer uma visão plural das mutações e significados dos espaços urbanos e arquitetônicos nos séculos XIX e XX à luz de questões postas pelas histórias de gênero, práticas profissionais, vida privada, memórias e objetos.

O espaço arquitetônico é aqui pensado como algo móvel, polissêmico, negociado, que envolve dimensões materiais, sociais e simbólicas, assim como práticas, normas, experiências, sentimentos, relações, subjetividades. De múltiplos pontos de vista, o universo doméstico, privado ou coletivo, patriarcal ou moderno, popular ou burguês, rotineiro ou experimental, empírico ou representado, feminino ou masculino é o enfoque das seis mesas propostas.

O evento é uma segunda edição do Seminário “Domesticidade, Gênero e Cultura Material” que foi realizado nos dias 27 e 29 de maio de 2014 pelo Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo (CPC-USP), o Programa de Pós-graduação em História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (IFCH-Unicamp) e o Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP), contando para tal também com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Esta segunda edição propõe ampliar algumas temáticas e aprofundar outras discussões levantadas no evento anterior.

Atividade gratuita.

Inscrições: http://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/seminario-domesticidade-genero-e-memoria

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

contato: centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

SEG a QUA | 23 a 25.10.2017 | das 13h30 às 21h00

Centro de Pesquisa e Formação  - SESC São Paulo. Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar, Bela Vista, São Paulo

23/10 – segunda-feira