Boletim Acontece na FFLCH-USP nº 101

Quanta verdade o Brasil suporta?: Debatendo a Comissão de Verdade

O Departamento de Filosofia promove nos dias 19 e 20 de setembro o evento "'Quanta verdade o Brasil suporta?': Debatendo a Comissão de Verdade", que conta com a participação, entre outros, dos Professores Doutores Vladimir Safatle e Paulo Arantes, além da Deputada Federal Luiza Erundina. O evento é gratuito e aberto aos interessados.

Inscrições aqui

Mais informações: filosofo@usp.br ou (11) 3091-3761

SEG e TER | 19 e 20.09 | Programação

Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, sala 14. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

Conferência: "Laut denken: publicité et transparence dans la philosophie de Kant", com François Calori, Université de Rennes I

O Departamento de Filosofia da Faculdade promove no dia 20 de setembro a conferência "Laut denken: publicité et transparence dans la philosophie de Kant", com o Prof. Dr. François Calori, da Université de Rennes I. O evento é gratuito e aberto aos interessados.

Inscrições aqui

Mais informações: filosofo@usp.br ou (11) 3091-3761

TER | 20.09 | 14h30

Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, sala 1031. Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, Cidade Universitária, São Paulo

Lançamento: "Coleção Estudos Históricos", direção dos professores Fernando Novais e João Paulo Garrido Pimenta

Os autores e a Hucitec Editora  convidam para o lançamento da coleção "Estudos Históricos", dirigida pelos Professores Doutores Fernando Novais e João Paulo Garrido Pimenta. Durante o evento será lançada também a nona edição do livro "Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial (1777 a 1808)", do Professor Fernando Novais.

TER | 20.09 | 18h30 | Convite

Canto Madalena. Rua Medeiros de Albuquerque, 471, Vila Madalena, São Paulo

Palestra: "Leituras de Herberto Helder", com o Prof. Dr. Claudio Willer

O Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada convida para a palestra: "Leituras de Herberto Helder", com o Prof. Dr. Claudio Willer. O evento é gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia.

QUI | 22.09 | 14h00

Prédio de Letras, sala 202. Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária

Palestra: "O Ulysses como ápice do romance moderno ... e além", com o Prof. Caetano Galindo (UFPr)

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês e o Laboratório de Estudos do Romance promovem, no dia 22 de setembro, a palestra: "O Ulysses como ápice do romance moderno ... e além", com o  Prof. Dr. Caetano Galindo (UFPr), responsável pela nova tradução do romance de Joyce, a ser lançada pela Companhia das Letras no início de 2012. O evento é gratuito e aberto aos interessados, sem necessidade de inscrição prévia.

QUI | 22.09 | 14h30

Prédio de Letras, sala 110. Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo.

Simpósio Internacional: "Estudos Japoneses na América Latina: Diálogos, Perspectivas e Projetos Conjuntos"

Ainda é possível inscrever-se no Simpósio Internacional Estudos Japoneses na América Latina: Diálogos, Perspectivas e Conjuntos, que será promovido pelo Departamento de Letras Orientais, em co-promoção com a ABEJ - Associação Brasileira de Estudos Japoneses e com as Faculdades Integradas Rio Branco,  entre os dias 27 e 29 de setembro, no Memorial da América Latina. O evento é gratuito e aberto aos interessados. As inscrições devem ser feitas no site do Serviço de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade.

TER a QUI | 27 a 29.09

Memorial da América Latina. Av. Mauro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda,  São Paulo (Metrô Barra Funda)

Colóquio Internacional Livros sem Fronteiras

Estão abertas no site do Serviço de Cultura e Extensão Universitária as inscrições para o "Colóquio Internacional Livros sem Fronteiras", que será promovido pelo Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas nos dias 13 e 14 de outubro. O colóquio tem como objetivo promover o encontro de pesquisadores das relações entre as Literaturas de Língua Portuguesa, em especial os que trabalham com questões relacionadas com a circulação do livro e a formação de bibliotecas. É gratuito e aberto aos interessados.  Serão emitidos certificados aos participantes.

QUI e SEX | 13 e 14.10 | das 08h30 às 18h30

Prédio de Letras, sala 266. Av. Prof. Luciano Gualberto, 403, Cidade Universitária, São Paulo

Vídeo em Destaque: "Manuscrito Achado num Bolso - Aula especial com o Prof. Dr. Davi Arrigucci"

Catálogo de Relações Internacionais da FFLCH