Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Cartografia

Maria Lêda Oliveira Alves da Silva

Aposentado: 
Não
Departamento: 
História
Linhas de Pesquisa: 
História Moderna
História das Ideias
História do Brasil
História Barroca
Cartografia
Antônio Dias Quaresma: o baiano de setecentos que queria ser papa
Preservação da memória falada da FFLCH/USP: das mesas-redondas aos depoimentos do Projeto Memória
Observações: 

Possui graduação (1994) e mestrado (1997) em História pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em História e Teoria das Ideias pela Universidade Nova de Lisboa (2007). Professora de História Moderna, da Universidade de São Paulo, e pesquisadora do Centro de História da Cultura, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Atualmente desenvolve trabalho de pesquisa sobre o Brasil na cartografia portuguesa (1500-1650) e na área de Historiografia Moderna (séculos XVI-XVII). Áreas de interesse: Ideias Políticas no Império português (séculos XVI e XVII), Historiografia Barroca, História Moderna, Historia do Brasil e Edição de texto. (Texto informado pelo autor)

Iris Kantor

Aposentado: 
Não
Departamento: 
História
Email: 
Linhas de Pesquisa: 
Laboratório de Estudos de Cartografia Histórica
História do Brasil Colônia
História Ibérica
América portuguesa
Iluminismo
Historiografia Setecentista
Pensar o atlas na cultura científica e artística modernas: representação, organização e conservação dos objetos.
O Governo dos Outros: Imaginários Políticos no Império Português (1496-1961)
Terras Lusas: Territorialidade e conflito no Império Português do Setecentos
Dimensões do Império Português: Investigação sobre as Estruturas e Dinâmicas do Antigo Sistema Colonial
A fundação do Estado e da nação brasileiros (c.1780-c.1850)
O Quanto em Portugal é o Mundo: Experiências Individuais e Redes de Sociabilidade nas Malhas do Império Português (c. 1500 - c. 1800)
Observações: 

Graduou-se em História na Universidade de São Paulo (1988), defendeu o mestrado (1996) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2002). É professora e pesquisadora do Departamento de História da Universidade de São Paulo, onde leciona a disciplina de história ibérica, historiografia do período colonial e história da cartografia. Participa de projetos temáticos financiados pelo CNPq, FAPESP, CAPES e FCT. Trabalhou na curadoria de exposições de cartografia no Museu Paulista (USP), Pinacoteca do Estado de São Paulo e Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo. Coordena o Laboratório de Estudos de Cartografia Histórica (Cátedra Jaime Cortesão da FFLCH USP). Bolsista produtividade do CNPq (PQ2). (Texto informado pelo autor)

Reinaldo Paul Pérez Machado

Aposentado: 
Não
Departamento: 
Geografia
Email: 
Linhas de Pesquisa: 
Cartografia de Fenômenos Cársicos
Cartografia e planejamento urbano: representação dasimétrica de dados socioeconômicos e de saúde do município de São Paulo
Metodologia de identificação tipológica das formas de ocupação espacial dos assentamentos precários na Cidade de São Paulo.
Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento aplicado ao Planejamento
Observações: 

Possui graduação em Geografia - Universidad de La Habana (1981), pós-graduação no International Institute for Aerospace Survey and Earth Sciences ITC da Holanda (1990), doutorado em Ciências (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001) e Livre Docência pela Universidade de São Paulo (2012). Realizou pós-doutorado na Universitat de Barcelona (2006-2007), e no Center for International Earth Science Information Network CIESIN da Universidade de Columbia, em Nova Iorque (2009). É professor da Universidade de São Paulo na graduação e na pós-graduação do Departamento de Geografia desde 1994. Participante como Professor Convidado do Programa Erasmus Mundus na Faculty of Geoinformation Science and Earth Observation ITC da University of Twente em Holanda, e na University of Lund, de Suécia (2010). Presidente da Comissão Organizadora e do Comitê Científico do II Simpósio Internacional Caminhos Atuais da Cartografia na Geografia 2º CARTOGEO, celebrado no DG - USP (2010). Tem experiência na área de Cartografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, sistemas de informações geográficas, análise espacial, sensoriamento remoto e as aplicações das Tecnologias da Informação Geográfica nos temas sociais. (Texto informado pelo autor)

 

Regina Araujo de Almeida

Aposentado: 
Não
Departamento: 
Geografia
Email: 
Linhas de Pesquisa: 
Populações Indígenas
Cartografia, Percepção e Representação do Espaço
Geografia, Cultura e Turismo
Cartografia Escolar
Cartografia para Deficientes Visuais
Ensino de Geografia
Observações: 

Regina Araujo de Almeida concluiu a graduação em História no ano de 1976, Geografia em 1982, fez sua pós-graduação em Geografia Física (mestrado concluído em 1988 e doutorado em 1993), ambos pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas FFLCH da Universidade de São Paulo. Foi Professora Doutora na Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH, campus USP Leste entre 2005 e 2007. Atualmente é Professora Doutora do Departamento de Geografia da FFLCH - USP. Sua produção acadêmica inclui 14 capítulos de livros e artigos em periódicos, sendo 5 deles no exterior, 11 livros organizados e publicados, dentre eles um Atlas Ilustrado. Participou de congressos e reuniões científicas no Brasil e no exterior, com apresentação de trabalhos, participação em mesas e conferências proferidas, com 44 trabalhos publicados. Professora no curso de Pós-Graduação da FFLCH-USP, com orientação de 9 teses de doutorado e 15 dissertações de mestrado, total de 24 orientações das quais 5 em andamento, 19 concluídas. Coordenou inúmeros projetos de pesquisa nacionais e internacionais, além de orientar monografias e pesquisas de iniciação científica. Atua como docente e pesquisadora nas seguintes áreas: Cartografia Escolar, Cartografia Tátil, Ensino de Geografia, Geografia Indígena e Formação de Professores do Ensino Básico.(Texto informado pelo autor)

Marcello Martinelli

Aposentado: 
Sim
Departamento: 
Geografia
Linhas de Pesquisa: 
Representações gráficas da geografia
Atlas do Estado de São Paulo
Cartografia Ambiental
Cartografia para escolares
Cartografia de atlas
Cartografia Temática
O Atlas do estado de São Paulo: uma reflexão metodologica
Observações: 

Obteve o título de Livre-docente pela Universidade de São Paulo (1999) com o trabalho "Representações gráficas da geografia: os mapas temáticos". Possui doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1984). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Representações Gráficas, atuando principalmente nos seguintes temas: cartografia temática, cartografia do turismo, representação gráfica, mapas de atlas geográfico e cartografia ambiental. É orientador de Mestrado, Doutorado, e Supervisor de Pós-Doutorado, pelo Programa de Pós-Graduação e Comissão de Pesquisa, respectivamente, em Geografia Humana da FFLCH/USP. (Texto informado pelo autor)

Ligia Vizeu Barrozo

Aposentado: 
Não
Departamento: 
Geografia
Email: 
Linhas de Pesquisa: 
Fatores ambientais favoráveis ao fungo patogênico Paracoccidioides brasiliensis
PAISAGEM E PLANEJAMENTO AMBIENTAL - Ambiente e Saúde
INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA: TRATAMENTO, REPRESENTAÇÃO E ANÁLISE - Geocartografia: Temas e Métodos
Observações: 

Possui bacharelado em Geografia pela Universidade de São Paulo e Mestrado e Doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Botucatu. Atualmente é professora doutora (DR2) do Departamento de Geografia da FFLCH da Universidade de São Paulo. Suas áreas de interesse incluem geocartografia, planejamento ambiental e geografia médica/da saúde. (Texto informado pelo autor)

Jurandyr Luciano Sanches Ross

Aposentado: 
Não
Departamento: 
Geografia
Email: 
Linhas de Pesquisa: 
Análise Ambiental Integrada
Análise Geomorfológica:Instrumento de Investigação do meio físico
Observações: 

É geógrafo formado pela Universidade de São Paulo (1972), com mestrado e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1987). Atualmente é membro do conselho editorial da Revista do Instituto Florestal, Revista Brasileria de Geomorfologia, conselho consultivo do Boletim de Geografia da Universidade Estadual de Maringá e professor titular da Universidade de São Paulo, além de chefe do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia, cartografia, gestão ambiental, zonamento ecológico-econômico e planjemaneto ambiental e produção do conhecimento geocientífico. (Texto informado pelo autor)

Fernanda Padovesi Fonseca

Aposentado: 
Não
Departamento: 
Geografia
Linhas de Pesquisa: 
Dinâmicas de urbanização e representações espaciais: abordagem geohistórica dos territórios com Sistemas de Informação Geográfica (SIG)
Proposição metodológica para análise de mapas históricos em Geografia
O meio geografico atual do Rio Grande do Norte: novas materialidades, novas dinâmicas.
Projeto EuroBroadMap
Análise e avaliação da presença da cartografia na Geografia do ensino médio (sistema público), como subsídio à estruturação dos cursos de cartografia no ensino universitário.
A representação do urbano pelo mapa
Observações: 

Professora do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado (1995) e doutorado (2004) em Geografia (FFLCH - USP). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geocartografia, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de cartografia, cartografia, ensino de geografia e cartografia geográfica. (Texto informado pelo autor)

 

Antonio Carlos Colangelo

Aposentado: 
Não
Departamento: 
Geografia
Email: 
Linhas de Pesquisa: 
Geomorfossíntese e Geomorfocinamética Aplicadas à Evolução e Estabilidade de Vertentes
Observações: 

Professor Associado da Universidade de São Paulo tendo, pela mesma universidade, graduação em Geografia (1984), mestrado (1990) e doutorado (1995) na área de Geografia Física. Defendeu sua tese de Livre-Docência pela Universidade de São Paulo em 2007. Tem experiência nas áreas de Geografia Física Global, Geomorfologia de Processos e Cartografia Geomorfológica de Detalhe. Seus temas de interesse atuais são: a "Geomorfossíntese e a Geomorfocinemática aplicadas à evolução e estabilidade de vertentes" (tema de sua tese de 2007), hidrologia de vertentes; avaliação e mapeamento de áreas de risco e análise espacial de magnitude-freqüência de movimentos de massa e processos erosivos e; Geomorfologia e mudanças globais. (Texto informado pelo autor)

Alfredo Pereira de Queiroz Filho

Aposentado: 
Não
Departamento: 
Geografia
Email: 
Linhas de Pesquisa: 
Representações cartográficas tridimensionais
Os significados e aplicações do significado de escala
Representação cartográfica das diferenças sócioespaciais do município de São Paulo
Políticas públicas e impactos regionais e locais das mudanças climáticas sobre áreas frágeis
Cartografia e planejamento urbano: representação dasimétrica de dados socioeconômicos e de saúde do município de São Paulo
Observações: 

Graduado em Geografia pela Universidade de São Paulo (1989), mestrado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1993), doutorado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2005), ambos realizados na sub-área de Informações Espaciais (Laboratório de Geoprocessamento). Pós doutorado no Institut des Hautes Etudes de l Amérique Latine (IHEAL) Université Paris III Sorbonne Nouvelle (2008-09). Professor da área de Cartografia do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Leciona disciplinas de Cartografia e pesquisa nas áreas de Cartografia e Geoprocessamento. (Texto informado pelo autor)

Divulgar conteúdo