Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

Língua e literatura latina

Sidney Calheiros de Lima

Aposentado: 
Não
Departamento: 
Letras Clássicas e Vernáculas
Área: 
Língua e Literatura Latina
Linhas de Pesquisa: 
Relações entre filosofia, retórica e poética em textos latinos
Invectiva em filosofia e invectiva na oratória pública. Cícero filósofo e orador
Oradores e filósofos no De finibus de Cícero
A exposição da ética de Epicuro no De finibus de Cícero
Projeto Odorico Mendes
Observações: 

Graduou-se como Bacharel em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2003); Realizou Mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas, Área de Letras Clássicas (2004) e Doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas, Área de Letras Clássicas (2009), com período de Estágio de Doutorando na Universidade Paris IV, Sorbonne (2007-2008). Atualmente, é Professor Doutor na Área de Língua e Literatura Latina da Universidade de São Paulo, onde é responsável pela linha de pesquisa "Relações entre retórica e filosofia no mundo romano". É também colaborador em projeto de pesquisa da Universidade Estadual de Campinas, onde faz parte do projeto "Odorico Mendes". Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Clássica, Literatura Latina, Filosofia Helenística, Filosofia Romana, Retórica Antiga, obras de Cícero.

Robson Tadeu Cesila

Aposentado: 
Não
Departamento: 
Letras Clássicas e Vernáculas
Área: 
Língua e Literatura Latina
Linhas de Pesquisa: 
O palimpsesto epigramático de Marcial: intertextualidade e geração de sentidos na obra do poeta de Bílbilis
Metapoesia nos epigramas de Marcial: tradução e análise
Tradução e anotação da 'Vita Neronis', de Suetônio
Observações: 

É Professor Doutor MS-3 na graduação em Língua e Literatura Latina da Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Letras - Bacharelado e Licenciatura - pela Universidade Estadual de Campinas (2000), mestrado em Linguística/Letras Clássicas pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado em Linguística/Letras Clássicas pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Participou do grupo responsável pela tradução do método Reading Latin ao português. Integra os grupos de pesquisa "Verve: Verbum Vertere: Estudos de Poética, Tradução e História da Tradução de Textos Latinos e Gregos" e "Grupo de Trabalho Odorico Mendes", ambos registrados no CNPq. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: epigrama, Marcial, poesia latina da época de Augusto e de Nero, intertextualidade, biografia latina, Suetônio.

Ricardo da Cunha Lima

Aposentado: 
Não
Departamento: 
Letras Clássicas e Vernáculas
Área: 
Língua e Literatura Latina
Linhas de Pesquisa: 
Discurso teórico greco-latino
A dinâmica da intertextualidade na obra poética do humanista português Antônio de Gouveia e em suas fontes clássicas
Observações: 

Possui graduação em Cinema (Comunicação Social) pela ECA/USP (Universidade de São Paulo) (1989), graduações incompletas em Filosofia e Letras (Unicamp), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo, com estágio de doutorado na Universidade de Coimbra. Atualmente é Professor Doutor da área de Língua e Literatura Latina da Universidade de São Paulo e membro de diversas associações científicas e culturais. É líder do grupo de pesquisa "República das Letras - Estudos da Literatura Renascentista em Latim". Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Latina, Literatura Neolatina, Renascimento, Língua Latina (tradução), Literatura Infantojuvenil e Poesia Infantil. Foi agraciado, como escritor e poeta, com vários prêmios literários, incluindo, por duas vezes, o Prêmio Jabuti. 

Paulo Martins

Aposentado: 
Não
Departamento: 
Letras Clássicas e Vernáculas
Área: 
Língua e Literatura Latina
Email: 
Linhas de Pesquisa: 
Discurso Téorico Greco-Latino
Poesia lírica, satírica e didática
Elegia Romana
A imagem das palavras e a palavra das imagens
Imagens da Antigüidade Clássica
A Elegia Clássica
Observações: 

Bacharel em Letras Clássicas (Grego e Latim) pela Universidade de São Paulo em 1991, Mestre e Doutor em Letras Clássicas e Livre-Docente em Literatura Latina pela mesma Universidade em 1996, 2003, 2013 respectivamente, Paulo Martins foi professor de língua e Literatura Latina em diversas universidades particulares de São Paulo e na Universidade Estadual Paulista (UNESP/ Assis), além de ter sido professor de Literatura e Língua Portuguesa no Ensino Médio em colégios de São Paulo. Atualmente é Professor Associado da Universidade de São Paulo junto ao Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na graduação e pós-graduação. Foi Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos - SBEC (2010-2011), foi Presidente do Conselho Editorial da revista Classica (2010-2011) e seu editor (2011-2012) . Foi coordenador do programa de pós-graduação em Letras Clássicas/USP entre julho de 2009 e julho de 2011. Foi Visiting Professor and Researcher no King's College London (KCL) da University of London, desenvolvendo pesquisa sobre Visualidades Poéticas em Virgílio (2012). É pesquisador (Membro Associado) junto ao Programa de Altos Estudos em Representações da Antiguidade (PROAERA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Pesquisador do Grupo de Pesquisa "Retórica e Doutrinas Artísticas". Coordena o núcleo de pesquisa e de estudos "Imagens da Antiguidade Clássica - IAC/USP", credenciado junto a SBEC e CNPq. É Membro do Conselho Consultivo-Deliberativo e Sócio Fundador da Sociedade Brasileira de Retórica. Tem experiência nas áreas das Letras Clássicas, com ênfase nos seguintes temas: Elegia Clássica (greco-Iatina) e Retórica e Poética da Imagem Verbal e Não-verbal na Antiguidade Clássica. É membro do Institute of Classical Studies of London (ICS) da School of Advenced Studies da University of London. Possui quatro livros publicados recentemente: Imagem e Poder pela Edusp; Algumas Visões da Antiguidade pela 7Letras/Faperj; Literatura Latina (IESDE) e Elegia Romana - Construção e Efeito (Humanitas). Organizou o volume: Vertentes da Écfrase e Outras Visualidades (em preparação).

Pablo Schwartz Frydman

Aposentado: 
Não
Departamento: 
Letras Clássicas e Vernáculas
Área: 
Língua e Literatura Latina
Email: 
Linhas de Pesquisa: 
Descrição de documentos em língua latina da Biblioteca Brasiliana Digital
Sêneca o rétor e a declamação latina
Observações: 

Possui graduação em Letras / Filología Clásica - Universidad de la República, Uruguai (1996) e doutorado em Letras (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo (2004). Tem experiência na área de Letras Clássicas,com ênfase em Língua e Literatura Latina, atuando principalmente nos seguintes temas: retórica, declamação e literatura latina pós-clássica.

Marly de Bari Matos

Aposentado: 
Não
Departamento: 
Letras Clássicas e Vernáculas
Área: 
Língua e Literatura Latina
Linhas de Pesquisa: 
Discurso teórico greco-latino
Modelos discursivos clássicos
Elogio/vitupério na obra de Plínio o Jovem: a representação da pueritia na divulgação dos princípios educativos estoicos
A representação da infância nas cartas de Plínio o Jovem e no Panegírico a Trajano
Observações: 

Bacharel em Letras (português- latim) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas USP (1993), licenciada em português pela Faculdade de Educação USP (1993), Mestre e Doutora em Letras Clássicas (Universidade de São Paulo, 1999 e 2006). Foi professora de língua e literatura latina na Universidade Federal do Paraná (1997-1998) e nas Faculdades São Judas Tadeu (2001-2003). Atualmente é Professora Doutora de Língua e Literatura Latinas no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP) em nível de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu (Letras Clássicas). Suas pesquisas têm como enfoques principais epistolografia latina (Cícero e Plínio o Jovem) e representação da infância (pueritia) na Roma Antiga (I a.C - II d.c). 

Marcos Martinho dos Santos

Aposentado: 
Não
Departamento: 
Letras Clássicas e Vernáculas
Área: 
Língua e Literatura Latina
Linhas de Pesquisa: 
Os meios de produzir o riso na poesia e na prosa greco-latina
Métrica e música na Antigüidade clássica
Épica grega e latina: confluência de gêneros
Gramáticos gregos e latinos: metaplasmos, figuras e tropos
Observações: 

Possui graduação e bacharelado em latim pela FFLCH/USP (1988); graduação e bacharelado em português pela FFLCH/USP (1988); graduação e licenciatura em latim pela FE/USP (1988); graduação e licenciatura em português pela FE/USP (1988); mestrado em Letras Clássicas pela FFLCH/USP (1997); doutorado em Letras Clássicas pela FFLCH/USP (2002), desenvolvido com bolsa da CAPES na UMR 710 do Centre Nacional de la Recherche Scientifique "Année épigraphique" (Paris/FRANÇA, dez. 1999 - mai. 2001). Além disso, realizou estágio pós-doutoral na Fondation Hardt "Pour l'étude de l'Antiquité classique" (Genebra/SUÍÇA, 2004). Atualmente, é professor do curso de graduação em letras e do programa de pós-graduação em letras clássicas da Universidade de São Paulo e é líder do grupo de pesquisa do CNPq "Entre retórica e gramática greco-latina". Atuou como Professor Visitante em: cursos de graduação e pós-graduação em letras clássicas da UFR da Université de Lille 3 (França, fev.-abr. 2008), curso de pós-graduação em letras clássicas da Université de Paris IV - Sorbonne (França, mai.-jun. 2010), curso de pós-graduação em letras da Université Paris-Est (França, mai.-jun. 2010), curso de pós-graduação em lingüística do IEL/UNICAMP (abr.-jul. 2012), curso de pós-graduação em estudos antigos da Université Laval (Canadá, abr. 2013). Membro de: Conselho de International Society for the History of Rhetoric (2013-2017); Conselho Consultivo e Deliberativo (2011-2012) da Sociedade Brasileira de Retórica (SBR); Conselho Consultivo e Deliberativo (2010-2011) da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC); POLYMNIA Programme de Recherche sur les Mythographes Antiques et Modernes; Conselho Científico da Société Internationale des Amis de Cicéron (SIAC). Bolsista do CNPq (Bolsa de Produtividade em Pesquisa: 2013-2016).Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas e Literaturas Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: retórica, poética e gramática greco-latina e mitografia greco-latina.

Marcelo Vieira Fernandes

Aposentado: 
Não
Departamento: 
Letras Clássicas e Vernáculas
Área: 
Língua e Literatura Latina
Linhas de Pesquisa: 
Poesia e prosa técnica antiga, grega e latina
Poética e estilística antiga, grega e latina
Gramática grega e latina.
Observações: 

Professor doutor (MS-3, em RDIDP) do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Latim e Português (USP - 2002), mestre (2006) e doutor (2012) em Letras Clássicas (USP) com bolsa do PDEE (CAPES) na Universidade de Paris IV - Sorbonne (2009-10), como "boursier d'excellence" da Universidade de Genebra, Suíça, pelo "Coimbra Group Scholarships Programme for Young Professors and Researchers from Latin American Universities" (2009, semestre de primavera) e como bolsista da Fondation Hardt, em Vandoeuvres, Suíça (com apoio da Fondation Hans Wilsdorf, Genève, da Fondation Saint-Charles, Vaduz, e da Georges und Selma Weinberg-Stiftung, Zurich), pelo "Programme de Bourses de Recherche pour Jeunes Chercheurs à la Fondation Hardt" (2009). Áreas de interesse: poesia e prosa técnica antiga, grega e latina; poética e estilística antiga, grega e latina; gramática grega e latina.

José Rodrigues Seabra Filho

Aposentado: 
Não
Departamento: 
Letras Clássicas e Vernáculas
Área: 
Língua e Literatura Latina
Email: 
Linhas de Pesquisa: 
Gramática Latina
Destino e liberdade em Cícero
Noites Áticas - estudo e tradução
Observações: 

Pela Universidade de São Paulo, possui graduação em Letras (1979), doutorado em Letras Clássicas (1991) e Livre-docência (2008). Atualmente é Professor Associado da Universidade de São Paulo. Sua área de especialização é Gramática Latina e tradução de textos do latim clássico. 

José Eduardo dos Santos Lohner

Aposentado: 
Não
Departamento: 
Letras Clássicas e Vernáculas
Área: 
Língua e Literatura Latina
Linhas de Pesquisa: 
O diálogo De ira de Sêneca: estudo, tradução e notas
Tragédias de Sêneca ('Agamêmnon', 'Tiestes', 'Troianas'): estudo e tradução
O diálogo 'De ira' de Sêneca: estudo, tradução e notas
Tragédias de Sêneca: estudo e tradução
Observações: 

Possui graduação em Letras (Português e Latim) pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é Professor Doutor, ms-3, em RDIDP, da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras Clássicas, atuando principalmente nos seguintes temas: poesia dramática latina, tragédias de L. A. Sêneca, tragédia latina da época republicana; retórica e poética antigas; epistolografia latina (Cícero, Sêneca e Plínio, o Jovem); teorização antiga sobre os gêneros discursivos; métrica na poesia latina; gramática da língua latina e tradução de obras de autores latinos. 

Divulgar conteúdo