Graduação Pós-Graduação Pesquisa Extensão Biblioteca Intercâmbios Comunicação A FFLCH  
Skip to Content

São Paulo

Maria Inez Machado Borges Pinto

Aposentado: 
Não
Departamento: 
História
Linhas de Pesquisa: 
História do Brasil
História socio-cultural
Identidades Plurais, Cosmopolitismo e Urbanização, São Paulo, 1890-1945
Cidadania, Sociedade e Cultura em São Paulo, 1830-1930
Urbanização e Culturas Populares
Observações: 

Professora Livre-Docente do Departamento de HIstória da Faculdade de Filosofia Letras e Ciência Humanas da Universidade de São Paulo. É especialista em História do Brasil Império e República, principalmente nos seguintes temas, historia socio-cultural, literatura, cinema, cultura de massa, urbanização, imigração, identidades modernas. No Programa de Pós-Graduação em História do Departamento de História da FFLCH-USP ministra cursos e orienta pesquisas de Mestrado e Doutorado. É membro da Comissão de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação do Departamento de História da FFLCH-USP. É membro da Comissão Editorial da Editora Annablume. É membro da Comissão Editorial da Editora da Universidade Federal do Espírito Santo. (Texto informado pelo autor)

 

Wagner Costa Ribeiro

Aposentado: 
Não
Departamento: 
Geografia
Email: 
Linhas de Pesquisa: 
Política científica e tecnológica - Brasil
Ordem ambiental internacional
Políticas públicas ambientais
Mudanças climáticas
Segurança e gestão de águas transfronteiriças
Segurança e cooperação na gestão dos recursos hídricos transfronteiriços na Amazônia e no Aquífero Guarani
Políticas públicas e impactos regionais e locais das mudanças climáticas em áreas frágeis
Atlas de vulnerabilidade às mudanças climáticas no Brasil
Waterlat - Governança e cidadania na gestão da água na América Latina
Análise do Plano Nacional de Mudanças Climáticas de São Tomé e Príncipe
Análise da gestão de áreas verdes na Grande São Paulo
Políticas públicas e meio ambiente
Implementação de acordos internacionais ambientais no Brasil
Globalização e processos urbanos em São Paulo e Barcelona
Os militares e a defesa no Brasil: a indústria de armamentos
História da técnica e da tecnologia no Brasil
Observações: 

Geógrafo (Universidade de São Paulo - 1986) e Doutor em Geografia Humana (Universidade de São Paulo - 1999), é professor Titular do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo, que presidiu entre 2006 e 2008. Obteve a Livre Docência em 2004, também na USP, e realizou estudos de Pós-Doutorado na Universidad de Barcelona. Foi professor visitante da Universidad de Salamanca, em 2013, e da Universidad de Sevilla, em 2008. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Política e meio ambiente. Os principais temas de pesquisa são: políticas públicas ambientais, relações internacionais e meio ambiente, gestão dos recursos hídricos, ordem ambiental internacional e cidade e meio ambiente. Foi coordenador do Grupo de Pesquisa de Ciências Ambientais do Instituto de Estudos Avançados da USP entre 2008 e 2012. Autor de vários artigos acadêmicos, dos livros A ordem ambiental internacional (2001 e 2005 - segunda edição), Geografia política da água (2008) e da coleção didática Por dentro da Geografia. (Texto informado pelo autor)

Tarik Rezende de Azevedo

Aposentado: 
Não
Departamento: 
Geografia
Email: 
Linhas de Pesquisa: 
Climatologia Urbana em Áreas Tropicais
Recomposição de Bancos de Dados Digitais em Climatologia
Conforto ambiental e saúde
A influência da atividade urbana na distribuição espacial e temporal da chuva na Região Metropolitana de São Paulo
Condicionantes ambientais na conservação do acervo do Museu Paulista
Reconstituição das condições climáticas originais da Região Metropolitana de São Paulo
Caracterização da doença cerebrovascular no Brasil
Distribuição espacial do fluxo radiativo em ondas longas na Região Metropolitana de São Paulo
Observações: 

Possui graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade de São Paulo(1995), graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo(1996) e doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo(2001). Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Climatologia, São Paulo, Clima urbano, Ritmo, Baixa atmosfera. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Sandra Lencioni

Aposentado: 
Sim
Departamento: 
Geografia
Email: 
Linhas de Pesquisa: 
Desenvolvimento Urbano
Desenvolvimento Econômico e Urbanização
Processos de Transformação Urbana
Reestruturação Produtiva
Metropolização do Espaço
Teoria da Região
Desenvolvimento Regional
O Mapa da Indústria no Início do Seculo XXI. Diferentes Paradigmas para a Leitura Territorial da Dinâmica Econômica no Estado de São Paulo.
Observações: 

Professora Titular do Departamento de Geografia, defendeu tese de livre-docência em 1997, tendo desenvolvido seu pós-doutorado em 1992, na Universidade de Paris I (Pantheon-Sorbonne). Possui Bachalerado em Geografia pela Universidade de São Paulo, (1975) e Licenciatura em Geografia, também pela mesma universidade e ano. O mestrado e o doutorado são em Geografia (Geografia Humana), sendo o primeiro título de 1985 e , o segundo, de 1991, ambos obtidos na Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da região, metrópole, indústria e São Paulo.(Texto informado pelo autor)

Reinaldo Paul Pérez Machado

Aposentado: 
Não
Departamento: 
Geografia
Email: 
Linhas de Pesquisa: 
Cartografia de Fenômenos Cársicos
Cartografia e planejamento urbano: representação dasimétrica de dados socioeconômicos e de saúde do município de São Paulo
Metodologia de identificação tipológica das formas de ocupação espacial dos assentamentos precários na Cidade de São Paulo.
Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento aplicado ao Planejamento
Observações: 

Possui graduação em Geografia - Universidad de La Habana (1981), pós-graduação no International Institute for Aerospace Survey and Earth Sciences ITC da Holanda (1990), doutorado em Ciências (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (2001) e Livre Docência pela Universidade de São Paulo (2012). Realizou pós-doutorado na Universitat de Barcelona (2006-2007), e no Center for International Earth Science Information Network CIESIN da Universidade de Columbia, em Nova Iorque (2009). É professor da Universidade de São Paulo na graduação e na pós-graduação do Departamento de Geografia desde 1994. Participante como Professor Convidado do Programa Erasmus Mundus na Faculty of Geoinformation Science and Earth Observation ITC da University of Twente em Holanda, e na University of Lund, de Suécia (2010). Presidente da Comissão Organizadora e do Comitê Científico do II Simpósio Internacional Caminhos Atuais da Cartografia na Geografia 2º CARTOGEO, celebrado no DG - USP (2010). Tem experiência na área de Cartografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, sistemas de informações geográficas, análise espacial, sensoriamento remoto e as aplicações das Tecnologias da Informação Geográfica nos temas sociais. (Texto informado pelo autor)

 

Marcello Martinelli

Aposentado: 
Sim
Departamento: 
Geografia
Linhas de Pesquisa: 
Representações gráficas da geografia
Atlas do Estado de São Paulo
Cartografia Ambiental
Cartografia para escolares
Cartografia de atlas
Cartografia Temática
O Atlas do estado de São Paulo: uma reflexão metodologica
Observações: 

Obteve o título de Livre-docente pela Universidade de São Paulo (1999) com o trabalho "Representações gráficas da geografia: os mapas temáticos". Possui doutorado em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (1984). Atualmente é professor associado da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Representações Gráficas, atuando principalmente nos seguintes temas: cartografia temática, cartografia do turismo, representação gráfica, mapas de atlas geográfico e cartografia ambiental. É orientador de Mestrado, Doutorado, e Supervisor de Pós-Doutorado, pelo Programa de Pós-Graduação e Comissão de Pesquisa, respectivamente, em Geografia Humana da FFLCH/USP. (Texto informado pelo autor)

Divulgar conteúdo